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Autenticação Multifator (2FA)

A autenticação multifator (ou verificação de dois passos), como o próprio nome indica, acrescenta uma verificação adicional de segurança no processo de início de sessão do Office 365.

Consiste numa combinação do nome-de-utilizador, da palavra-passe e do número de um telemóvel. Ou seja, sempre que iniciar sessão num dispositivo não fidedigno, o utilizador receberá um código de segurança no telemóvel de autenticação para confirmar a sua identidade.

Este procedimento visa impedir que um hacker possa iniciar sessão apenas com uma palavra-passe roubada.

De momento (Julho 2020), os SIIC apenas estão a ativar a autenticação multifator para as contas que estão em risco, quer por terem sido comprometidas, quer por forte suspeita de que possam ter sido comprometidas.

Nestes casos, após a autenticação em qualquer aplicação do Office 365, o titular da conta receberá um pedido de cedência de informação adicional para ajudar a manter a conta segura.

Para aceder à “página adicional de verificação de segurança“, basta clicar em “Next“.

No primeiro passo (“Step 1“), o utilizador escolhe a opção preferencial de contato (aplicação móvel, telemóvel ou telefone do emprego) e o método de verificação propriamente dito, de acordo com a tabela abaixo.

  • Aplicação móvel
    • Receber notificações para verificação
      O utilizador recebe uma notificação na aplicação autenticadora no seu smartphone ou tablet.
    • Usar código de verificação
      A aplicação gera um código de verificação que atualiza a cada 30 segundos. O utilizador deve inserir o código de verificação mais recente na janela de autenticação.
  • Telemóvel de autenticação
    • Receber chamada telefónica
      O utilizador recebe uma chamada automática para verificar a sua identidade.
    • Receber mensagem de texto
      O utilizador recebe uma mensagem de texto com um código composto por seis dígitos.

No exemplo que se segue, o titular da conta optou pelo telefone de autenticação (“Authentication phone“) e pelo envio do código de verificação através de uma mensagem de texto (“Send me a code by text message“).

No segundo passo (Step 2), o utilizador deve inserir o código de verificação no campo indicado para o efeito (“When you receive the verification code, enter it here“), e concluir a operação de ativação clicando em “Verify“.

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Em complemento, veja:

Nota: Os números de telefone só serão utilizados para efeitos de segurança da conta. São aplicáveis tarifas padrão de telefone e SMS.