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Colibri (Zoom)

Última atualização: 21/04/2022

O serviço Colibri da FCCN é um serviço de videoconferência que se encontra disponível para todas as instituições pertencentes à RCTS.

Baseado no sistema de videoconferência Zoom, suporta até 300 participantes por sessão e pode ser usado a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel (Wndows, MacOSX, Linux, iOS, Android, Blackberry, salas Zoom e sistemas H.323/SIP).

 

Esta plataforma utiliza o Sistema de Federação de Contas RCTSaai gerido pela FCCN.

  1. Aceder à plataforma Colibri em https://videoconf-colibri.zoom.us/ ou através do cliente Zoom instalado no computador.
  2. Realizar autenticação federada (SSO) usando as credenciais da conta do Iscte (e.g., xxnes@iscte-iul.pt e respectiva palavra-passe).
    • Selecionar “Sign In“.

    • Selecionar “Sign In with SSO“.

    • Definir o “Domain (domínio)“: videoconf-colibri.

    • Selecionar o “Iscte“.

    • Memorizar a instituição (Iscte).

    • Usar as credenciais do Iscte.

    • Confirmar abertura do Zoom.

 

O serviço Colibri/Zoom oferece três tipos de conta: Basic, Pro e Webinar.


Contas Básicas:

  • Permitem realizar reuniões com uma duração máxima de 40 minutos e um número máximo de 100 participantes por sessão.

Contas Pro / Licensed:

  • Permitem realizar reuniões com mais de 40 minutos e um máximo de 300 participantes por sessão (disponíveis para contas staff ou faculty);
  • Possibilidade de gravação na cloud (durante 10 dias – aconselhamos a transferir para o EDUCAST);
  • Polls;
  • Ligação a terminais de videoconferência (H.323);
  • Breakout rooms.

Webinar:

  • Permitem realizar reuniões com mais de 40 minutos;
  • Reuniões com 300 a 500 participantes ou com 500 a 1000 participantes (disponíveis para contas staff ou faculty);
  • Partilha de vídeo apenas para oradores;
  • Os participantes não interagem com áudio.

Como saber de que tipo é a minha conta Zoom?     Tabela comparativa tipos de conta

O licenciamento funciona em regime flutuante, que atribui contas Pro, mediante login federado na plataforma.

O relatório exibe informações de reuniões encerradas há, pelo menos, 15 minutos. O relatório é retido na nuvem durante 1 mês, pelo que deve ser descarregado antes.

  1. Iniciar sessão na plataforma Zoom/Colibri conforme descrito no separador “Como aceder?“.
  2. Selecionar “Relatórios” (“Reports“, em língua inglesa).
  3. Selecionar “Uso” (“Usage“, em língua inglesa).

  4. Definir um intervalo de tempo e pesquisar a reunião.

  5. Na linha referente a aula, selecionar o número de participantes na coluna “Participants” e, de seguida, exportar os dados para um ficheiro CSV, clicando no botão “Export”.

O serviço é oferecido em dois ambientes: Conferência Web e Videoconferência.

  • Conferência Web – Orientado para sessões em que se privilegia a partilha de documentos e a interação entre os participantes em detrimento da qualidade de vídeo.
  • Videoconferência – Orientado para sessões em que a qualidade de vídeo é superior e a interoperabilidade com terminais tradicionais (H.323) é fundamental para a sessão.
  • Troca de mensagens entre participantes por instant messaging (chat);
  • Partilha de ecrã, documentos e aplicações multimédia;
  • Possibilidade de ligação a terminais H.323;
  • Gravação de sessões locais ou na cloud, com possibilidade de download;
  • Autenticação federada;
  • Multidispositivo (computadores, tablets, smartphones, terminais H.323);
  • Multilíngue (Português e Inglês).