Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Confirmação de Serviço Docente – Planeamento

Última atualização: 27/01/2022

Introdução

Foram criadas funcionalidades que permitem gerir no sistema Fénix o estado de confirmação do serviço atribuído aos docentes.

A gestão da disponibilização do serviço docente é efectuada pelos secretariados das escolas no portal Planeamento.

A confirmação do serviço docente é efectuada pelos docentes sobre o total de horas que lhes é atribuído em cada turno das unidades curriculares, no portal Docência.

Apenas o serviço docente atribuído a docentes reais pode ser disponibilizado aos docentes para a respectiva confirmação.
O serviço docente atribuído a docentes futuros fica no estado Rascunho enquanto não for associado um docente real.

Estados do serviço docente nos turnos

O serviço docente pode apresentar os seguintes estados:

  • Rascunho – Estado em que o serviço docente de um turno atribuído a um docente não se encontra disponível para confirmação.
  • Pendente – Estado em que o serviço docente de um turno atribuído a um docente se encontra disponível para confirmação.
  • Confirmado – Estado em que o serviço docente de um turno atribuído a um docente se encontra confirmado por esse docente.
  • Rejeitado – Estado em que o serviço docente de um turno atribuído a um docente se encontra rejeitado por esse docente.

Visualização da informação

Procedimentos para visualizar a informação referente aos estados do serviço docente:

  1. Aceder à plataforma Fénix em https://fenix.iscte.pt/
  2. Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
  3. Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
  4. Aceder ao separador “Planeamento”.
  5. Clicar em “Gerir Planos e execuções“, na secção “Gestão de Execuções“, no menu lateral esquerdo.
  6. Clicar no “Tipo do curso” e, na linha do curso, seguir a hiperligação correspondente à execução do “Ano lectivo“.
  7. Na página apresentada, com a informação das UC do curso, na coluna com o título “Confirmação de serviço docente“, é indicada a seguinte informação:
  • número de turnos atribuídos a docentes reais:
    • número de turnos no estado Rascunho (a vermelho);
    • número de turnos no estado Pendente (a amarelo);
    • número de turnos no estado Confirmado (a azul)
    • número de turnos no estado Rejeitado (a vermelho bold);
  • número de turnos atribuídos a docentes futuros: número de turnos no estado Rascunho (a vermelho).

Ainda na mesma página, com a informação das UC do curso, na coluna com o título “Serviço Docente“, pode efectuar os seguintes procedimentos:

  1. Clicar na hiperligação que permite a gestão do serviço docente de cada unidade curricular “x Docentes”;
  • na página apresentada, de gestão dos turnos, a seguir ao nome de cada turno atribuído aos docentes, é indicada a seguinte informação:
    • o estado actual de cada turno ;
    • é mostrada a página do histórico de estados de cada turno ao clicar em .

Funcionalidades

Existem duas formas de disponibilização do serviço docente aos respectivos docentes, ou seja, alterar o estado do turno atribuído para “Pendente“:

  • disponibilizar o serviço docente de um só turno e
  • disponibilizar o serviço docente de vários turnos de uma só vez.

Disponibilizar o serviço docente de um só turno

Alterar um turno atribuído a um docente

Para disponibilizar para confirmação o serviço docente de um turno atribuído a um docente, deve:

  • efectuar a autenticação no Fénix (https://fenix.iscte.pt);
  • clicar no portal Planeamento;
  • no menu lateral esquerdo, na secção Gestão de Execuções, clicar em Gerir Planos e execuções
  • clicar no Tipo do curso pretendido e, na linha do curso, clicar no Ano lectivo;
  • na página apresentada, na coluna com o nome “Serviço Docente“, clicar na hiperligação que permite a gestão do serviço docente de cada unidade curricular;
  • na página apresentada, de gestão do serviço docente, clicar no lápis que se encontra na linha do turno a alterar na coluna do tipo de horas pretendido;
  • na página apresentada, é alterada a informação pretendida tendo em conta que:
    • se colocar a plica no campo Notificar docente, o turno será colocado no estado Pendente e o sistema envia de forma automática uma mensagem de correio electrónico ao docente respectivo a informar que o serviço docente se encontra para confirmação;
    • se não colocar a plica no campo Notificar docente, o turno será colocado no estado Rascunho e ficará visível mas o docente não poderá confirmar/rejeitar as horas respectivas;
  • clicar no botão Submeter.

Atribuir um turno a um docente

Na atribuição de um turno a um docente, o serviço docente pode ser disponibilizado imediatamente ou não para a respectiva confirmação. Se for disponibilizado imediatamente ficará no estado Pendente, caso contrário ficará no estado Rascunho.

Para atribuir um turno a um docente, deve efectuar os seguintes procedimentos:

  • efectuar a autenticação no Fénix (https://fenix.iscte.pt);
  • clicar no portal Planeamento;
  • no menu lateral esquerdo, na secção Gestão de Execuções, clicar em Gerir Planos e execuções
  • clicar no Tipo do curso pretendido e, na linha do curso, clicar no Ano lectivo;
  • na página apresentada, na coluna com o nome “Serviço Docente“, clicar na hiperligação que permite a gestão do serviço docente de cada unidade curricular;
  • na página apresentada, de gestão do serviço docente, clicar na funcionalidade já existente Adicionar Turno;
  • na página apresentada, indicar a seguinte informação:
    • Seleccionar o turno;
    • Indicar o n.º de horas a atribuir;
    • No campo “Motivo” indicar a resposta ao motivo de rejeição do docente;
    • No campo “Notificar docente“:
      • se colocar a plica, o turno será colocado no estado “Pendente” e o sistema envia de forma automática uma mensagem de correio electrónico ao docente respectivo a informar que o serviço docente se encontra para confirmação;
      • se não colocar a plica, o turno será colocado no estado “Rascunho” e ficará visível mas o docente não poderá confirmar/rejeitar as horas respectivas;
  • Clicar no botão “Submeter“.

Notificar docentes – Disponibilizar o serviço docente de vários turnos de uma só vez

A funcionalidade “Notificar docentes“, permite disponibilizar de uma só vez o serviço docente de vários turnos já atribuídos a docentes.

Através desta funcionalidade são mostrados os seguintes turnos:

  • turnos cujo estado actual seja o estado “Rascunho” e
  • que se encontrem associados a docentes reais e a unidades curriculares que pertençam à escola a que se encontra associado o funcionário do secretariado.

A funcionalidade permite filtrar os turnos de uma unidade curricular.

Para disponibilizar o serviço docente de vários turnos de uma só vez, deve efectuar os seguintes procedimentos:

  • efectuar a autenticação no Fénix (https://fenix.iscte.pt);
  • clicar no portal Planeamento;
  • no menu lateral esquerdo, na secção Gestão de Execuções, clicar em Gerir Planos e execuções
  • clicar no Tipo do curso pretendido e, na linha do curso, clicar no Ano lectivo;
  • na página apresentada, clicar na hiperligação Notificar docentes;
  • na página apresentada, pode filtrar os turnos de uma unidade de execução da seguinte forma:
    • preencher o campo Unidade de execução;
    • clicar no botão Procurar;
  • seleccionar os turnos pretendidos colocando a plica na primeira coluna da tabela;
  • clicar no botão Submeter.

Após clicar no botão Submeter, os turnos são colocados no estado Pendente e os respectivos docentes recebem automaticamente uma mensagem de correio electrónico, enviada pelo Fénix, informando-os de que os turnos se encontram disponíveis para confirmação das horas atribuídas.

Tratar o serviço docente “Rejeitado

Para tratar o serviço docente rejeitado, efectuar os seguintes procedimentos:

  • efectuar a autenticação no Fénix (https://fenix.iscte.pt);
  • clicar no portal Planeamento;
  • no menu lateral esquerdo, na secção Gestão de Execuções, clicar em Gerir Planos e execuções
  • clicar no Tipo do curso pretendido e, na linha do curso, clicar no Ano lectivo;
  • na página apresentada, na coluna com o nome “Serviço Docente“, clicar na hiperligação que permite a gestão do serviço docente de cada unidade curricular;
  • na página apresentada, de gestão do serviço docente, clicar em ;
  • na página apresentada, indicar a seguinte informação:
    • seleccionar o turno;
    • indicar o n.º de horas a atribuir;
    • no campo Motivo indicar a resposta ao motivo de rejeição do docente;
    • no campo Notificar docente:
      • se colocar a plica, o turno será colocado no estado Pendente e o sistema envia de forma automática uma mensagem de correio electrónico ao docente respectivo a informar que o serviço docente se encontra para confirmação;
      • se não colocar a plica, o turno será colocado no estado Rascunho e ficará visível mas o docente não poderá confirmar/rejeitar as horas respectivas;
  • clicar no botão Submeter.

Os docentes têm a possibilidade de anular uma rejeição, ou seja, existe uma funcionalidade disponível para os docentes que permite anular uma rejeição.

Fluxo da gestão da confirmação do serviço docente

De forma genérica, a gestão da confirmação do serviço docente é efectuada da seguinte forma:

  1. o secretariado da escola atribui os turnos aos docentes:
    • caso não pretenda disponibilizá-los imediatamente aos docentes para confirmação, deve colocá-los no estado Rascunho e, para isso, não deve colocar a plica no campo Notificar docente;
    • caso pretenda disponibilizá-los imediatamente aos docentes para confirmação, deve colocá-los no estado Pendente e, para isso, deve colocar plica no campo Notificar docente;
  2. o docente Confirma ou Rejeita os turnos que se encontrem no estado Pendente;
  3. o secretariado da escola trata dos turnos rejeitados, tendo em conta o motivo de rejeição indicado pelo docente, colocando-os novamente no estado Pendente (para colocá-los no estado  Pendente deve ser colocada a plica no campo Notificar docente);
  4. o docente Confirma ou Rejeita os turnos tratados pelo secretariado da escola (referidos no ponto 3.).

Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos.