Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Integração entre as plataformas Fénix e Ciência-IUL

Última atualização: 12/01/2022

Integração entre o sistema Fénix e o sistema Ciência-IUL

Esta página contém informação acerca dos dados dos docentes e investigadores que são enviados do sistema Fénix para o sistema Ciência-IUL.

Desde novembro de 2017, a informação relativa ao resumo do CV, qualificações académicas e interesses de investigação deixou de ser preenchida na secção Curriculum do Fénix e passou a ser preenchida diretamente no Ciência-IUL.

Use os seguintes links para editar essa informação no Ciência-IUL:

Dados enviados do Fénix para o Ciência-IUL

Indicam-se a seguir os dados que são enviados pelo Fénix para o Ciência-IUL relativamente a informação pessoal e institucional e currículo.

De todos os dados indicados neste capítulo, apenas alguns necessitam de ser introduzidos/actualizados pelo próprio docente no Fénix. No capítulo a seguir indicam-se os dados que o docente necessita de introduzir/actualizar no Fénix.

Informação pessoal e institucional

  • Número de funcionário;
  • Nome do funcionário;
  • Nome de utilizador (login, por exemplo xxxx@iscte-iul.pt);
  • Fotografia;
  • Endereço de correio electrónico institucional;
  • Endereço de correio electrónico  pessoal;
  • Extensão (ver nota 1.);
  • Gabinete (ver nota 1.);
  • Cacifo (ver nota 1.);
  • Lista de contactos;
  • Acrónimo da unidade orgânica do local de trabalho;
  • Nome da unidade orgânica do local de trabalho;
  • Percentagem do contrato;
  • Categoria do contrato;

Notas:

  1. A extensão, o gabinete e o cacifo são actualizados no Fénix pela UER-Unidade de Edifícios e Recursos.

Currículo

  • Endereço do CV DeGóis (ver nota 1.);
  • Informação sobre as orientações (ver nota 2.);
  • Informação sobre as unidades curriculares leccionadas no ano lectivo actual (ver nota 3.);

Notas:

  1. Para que o endereço do CV DeGóis seja importado para o sistema Fénix e disponibilizado ao Ciência-IUL, é necessário que o endereço de correio electrónico que consta no CV DeGóis esteja registado no sistema Fénix.
  2. As orientações são introduzidas no Fénix pelos Secretariados das Escolas dos cursos dos alunos.
  3. Caso o docente detecte situações relativamente às unidades curriculares leccionadas sobre as quais necessite de esclarecimentos, deve contactar o secretariado da sua Escola.

Actualizar a fotografia no Fénix

A actualização de fotografias no Fénix passa por:

  1. o próprio colocar/submeter no Fénix o ficheiro actualizado da fotografia 
  2. o Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI) aprovar a fotografia submetida. 

Após a fotografia ter sido submetida pelo docente no Fénix, esta será mostrada na área pessoal (do docente) com o estado pendente e submetida para aprovação do GCI. Enquanto se encontrar pendente para aprovação do GCI não será disponibilizada aos restantes utilizadores nem enviada para o Ciência-IUL. Para ver, o docente deverá clicar no portal Pessoal, a seguir, no menu lateral esquerdo, clicar em Informação pessoal e, na página apresentada, poderá verificar que a fotografia será mostrada com o estado (Pendente) à direita.

Após a aprovação do Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI), a fotografia será então disponibilizada no Fénix aos restantes utilizadores e enviada para o Ciência-IUL (o estado (Pendente) referido será eliminado). Para colocar/submeter a fotografia no Fénix, existem duas formas possíveis. Assim, após efectuar a autenticação no Fénix em https://fenix.iscte.pt e clicar no portal Pessoal, o docente deverá actualizar a fotografia através do seguinte procedimento.

  • após efectuar a autenticação no Fénix em https://fenix.iscte-iul.pt, clique no portal Pessoal;
  • no menu lateral esquerdo, na secção Área pessoal, clique em Informação pessoal;
  • na página apresentada, clique em Submeter fotografia;
  • na página apresentada, clique em Upload;
  • após clicar no botão, é aberta uma janela de exploração de directorias que permite indicar o ficheiro com a fotografia, pelo que o deve selecionar;
  • a seguir, clique no botão Guardar para submeter o registo;
  • a fotografia será então submetida para aprovação do Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI) pelo que deve aguardar algum tempo pela sua disponibilização.

Actualizar contactos pessoais

Para actualizar os contactos pessoais a enviar para o Ciência-IUL, o docente deverá efectuar os seguintes procedimentos:

  • após efectuar a autenticação no Fénix em https://fenix.iscte-iul.pt, clique no portal Pessoal;
  • no menu lateral esquerdo, na secção Área pessoal, clique em Informação pessoal;
  • na página apresentada, no separador Contactos:
  • para actualizar o(s) número(s) de telemóvel:
    • caso ainda não exista um número de telemóvel:
      • na linha do campo Telemóvel, clique em Adicionar;
      • na página apresentada, preencha os campos indicados;
      • clique no botão Guardar para guardar o registo.
    • caso já exista um ou mais números de telemóvel:
      • para alterar cada um dos números:
        • clique em Editar na linha do número a alterar;
        • na página apresentada, preencha os campos indicados;
        • clique no botão Guardar para guardar o registo.
  • para inserir novos números ou outro tipo de dados:
    • clique em Criar contacto abaixo da tabela;
    • na página apresentada, preencha os campos indicados;
    • clique no botão Guardar para guardar o registo.
  • para adicionar um contacto de emergência:
    • clique em Criar contacto abaixo de Contactos de Emergência;
    • na página apresentada, preencha os campos indicados;
    • clique no botão Guardar para guardar o registo.