Integração entre as plataformas Fénix e Ciência-IUL
Última atualização: 12/01/2022
Integração entre o sistema Fénix e o sistema Ciência-IUL
Esta página contém informação acerca dos dados dos docentes e investigadores que são enviados do sistema Fénix para o sistema Ciência-IUL.
Desde novembro de 2017, a informação relativa ao resumo do CV, qualificações académicas e interesses de investigação deixou de ser preenchida na secção Curriculum do Fénix e passou a ser preenchida diretamente no Ciência-IUL.
Use os seguintes links para editar essa informação no Ciência-IUL:
Dados enviados do Fénix para o Ciência-IUL
Indicam-se a seguir os dados que são enviados pelo Fénix para o Ciência-IUL relativamente a informação pessoal e institucional e currículo.
De todos os dados indicados neste capítulo, apenas alguns necessitam de ser introduzidos/actualizados pelo próprio docente no Fénix. No capítulo a seguir indicam-se os dados que o docente necessita de introduzir/actualizar no Fénix.
Informação pessoal e institucional
- Número de funcionário;
- Nome do funcionário;
- Nome de utilizador (login, por exemplo xxxx@iscte-iul.pt);
- Fotografia;
- Endereço de correio electrónico institucional;
- Endereço de correio electrónico pessoal;
- Extensão (ver nota 1.);
- Gabinete (ver nota 1.);
- Cacifo (ver nota 1.);
- Lista de contactos;
- Acrónimo da unidade orgânica do local de trabalho;
- Nome da unidade orgânica do local de trabalho;
- Percentagem do contrato;
- Categoria do contrato;
Notas:
- A extensão, o gabinete e o cacifo são actualizados no Fénix pela UER-Unidade de Edifícios e Recursos.
Currículo
- Endereço do CV DeGóis (ver nota 1.);
- Informação sobre as orientações (ver nota 2.);
- Informação sobre as unidades curriculares leccionadas no ano lectivo actual (ver nota 3.);
Notas:
- Para que o endereço do CV DeGóis seja importado para o sistema Fénix e disponibilizado ao Ciência-IUL, é necessário que o endereço de correio electrónico que consta no CV DeGóis esteja registado no sistema Fénix.
- As orientações são introduzidas no Fénix pelos Secretariados das Escolas dos cursos dos alunos.
- Caso o docente detecte situações relativamente às unidades curriculares leccionadas sobre as quais necessite de esclarecimentos, deve contactar o secretariado da sua Escola.
Actualizar a fotografia no Fénix
A actualização de fotografias no Fénix passa por:
- o próprio colocar/submeter no Fénix o ficheiro actualizado da fotografia
- o Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI) aprovar a fotografia submetida.
Após a fotografia ter sido submetida pelo docente no Fénix, esta será mostrada na área pessoal (do docente) com o estado pendente e submetida para aprovação do GCI. Enquanto se encontrar pendente para aprovação do GCI não será disponibilizada aos restantes utilizadores nem enviada para o Ciência-IUL. Para ver, o docente deverá clicar no portal Pessoal, a seguir, no menu lateral esquerdo, clicar em Informação pessoal e, na página apresentada, poderá verificar que a fotografia será mostrada com o estado (Pendente) à direita.
Após a aprovação do Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI), a fotografia será então disponibilizada no Fénix aos restantes utilizadores e enviada para o Ciência-IUL (o estado (Pendente) referido será eliminado). Para colocar/submeter a fotografia no Fénix, existem duas formas possíveis. Assim, após efectuar a autenticação no Fénix em https://fenix.iscte.pt e clicar no portal Pessoal, o docente deverá actualizar a fotografia através do seguinte procedimento.
- após efectuar a autenticação no Fénix em https://fenix.iscte-iul.pt, clique no portal Pessoal;
- no menu lateral esquerdo, na secção Área pessoal, clique em Informação pessoal;
- na página apresentada, clique em Submeter fotografia;

- na página apresentada, clique em Upload;

- após clicar no botão, é aberta uma janela de exploração de directorias que permite indicar o ficheiro com a fotografia, pelo que o deve selecionar;
- a seguir, clique no botão Guardar para submeter o registo;
- a fotografia será então submetida para aprovação do Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI) pelo que deve aguardar algum tempo pela sua disponibilização.
Actualizar contactos pessoais
Para actualizar os contactos pessoais a enviar para o Ciência-IUL, o docente deverá efectuar os seguintes procedimentos:
- após efectuar a autenticação no Fénix em https://fenix.iscte-iul.pt, clique no portal Pessoal;
- no menu lateral esquerdo, na secção Área pessoal, clique em Informação pessoal;
- na página apresentada, no separador Contactos:


- para actualizar o(s) número(s) de telemóvel:
- caso ainda não exista um número de telemóvel:
- na linha do campo Telemóvel, clique em Adicionar;
- na página apresentada, preencha os campos indicados;
- clique no botão Guardar para guardar o registo.
- caso já exista um ou mais números de telemóvel:
- para alterar cada um dos números:
- clique em Editar na linha do número a alterar;
- na página apresentada, preencha os campos indicados;
- clique no botão Guardar para guardar o registo.
- para alterar cada um dos números:
- caso ainda não exista um número de telemóvel:
- para inserir novos números ou outro tipo de dados:
- clique em Criar contacto abaixo da tabela;
- na página apresentada, preencha os campos indicados;
- clique no botão Guardar para guardar o registo.

- para adicionar um contacto de emergência:
- clique em Criar contacto abaixo de Contactos de Emergência;
- na página apresentada, preencha os campos indicados;
- clique no botão Guardar para guardar o registo.
