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Reserva de Salas

Última atualização: 13/01/2022

Todos os trabalhadores do Iscte podem efectuar pedidos de reserva de salas a partir do portal “Espaços” na plataforma Fénix.

O pedido é enviado para a UGE que está encarregue de efectuar a atribuição de uma sala.

Após a atribuição da sala, é possível consultar, no Portal Pessoal de quem fez o pedido, a informação de pedido resolvido (sala(s), data e hora) assim como as mensagens associadas.

Existe também a possibilidade de consultar o calendários de todas as marcações efectuadas para datas futuras.

Fazer Pedido de Reserva

Para efetuar um pedido de reserva de sala, executar os seguintes passos:

  1. Aceder à plataforma de gestão académica do Iscte em https://fenix.iscte-iul.pt
  2. Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
  3. Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
  4. Aceder ao separador “Espaços”.
  5. Seleccionar a opção “Reserva de Salas“, na secção “Pedidos“, no menu lateral esquerdo.
  6. Seguir a ligação “Fazer Pedido de Reserva“.


  7. Escolher a língua do “Assunto“. É possível adicionar uma nova língua.
  8. Indicar o “Assunto“.
  9. Escolher a língua da “Descrição“. É possível adicionar uma nova língua.
  10. Efetuar o pedido propriamente dito na “Descrição“.
  11. Clicar em “Submeter“.


  12. O sistema apresenta a informação detalhada do pedido. Ver em Consultar detalhe de Pedido de Reserva.

Lista de Pedidos de Reserva

Para visualizar a lista de pedidos de reserva de sala deve, no Portal Pessoal:

  • Seleccionar a opção “Reserva de Salas” existente no menu lateral esquerdo

Se já existir pelo menos um pedido de reserva criado no sistema,é apresentada a lista dos mesmos.

Para cada pedido de reserva o sistema apresenta:

  • Data de criação de pedido
  • Assunto do pedido
  • Estado do Pedido (Em processamento, Resolvido)
  • Indicação de que existente ou não marcações associadas ao pedido
  • Número de mensagens novas por ler associadas ao pedido

Consultar detalhe de Pedido de Reserva

Para consultar o detalhe do pedido de reserva deve seleccionar o assunto do pedido pretendido.

No detalhe do pedido de reserva é possível consultar:

  • Assunto o pedido
  • Estado 
  • Marcações, se existirem
  • Descrição
  • Mensagens associadas (quer tenham sido enviadas ou recepcionadas)

Exemplo de detalhe de pedido sem marcação associada:

Exemplo de detalhe de Pedido com marcação associada:

Editar Pedido

Apenas é possível editar o pedido se não existirem marcações associadas.

Para editar o pedido, deve seleccionar Editar Pedido existente no detalhe do pedido de reserva.

No ecrã Pedido de Reserva de Sala(s), o utilizador deve indicar:

  • A língua do Assunto
  • O Assunto
  • A língua da Descrição
  • A Descrição

De seguida deve premir o botão Submeter.

Enviar Mensagem

Se for necessário enviar mais informação relacionada com o pedido de reserva de salas, pode-se enviar uma mensagem.

Para enviar mensagem deve-se:

  • Introduzir a mensagem

De seguida deve-se premir o botão Submeter.

Enviar Mensagem e Marcar como Reaberto

Se pedido está com o estado Resolvido e se o utilizador não concordar com a marcação efectuada pode enviar uma mensagem e reabrir o pedido de reserva.

Para enviar mensagem e reabrir o pedido de reserva deve-se:

  • Introduzir a mensagem

De seguida deve-se premir o botão Enviar e Marcar como Reaberto.

O estado do processo é alterado para “Em processamento” e enviada uma mensagem para as marcações de salas.

Calendário de Marcações de reserva

Para visualizar o calendário de marcações de reserva de sala deve, no Portal Pessoal:

  • Seleccionar a opção “Reserva de Salas” existente no menu lateral esquerdo

Se existirem marcações efectuadas para datas futuras o calendário é apresentado.

Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos.