Reserva de Salas
Última atualização: 13/01/2022
Todos os trabalhadores do Iscte podem efectuar pedidos de reserva de salas a partir do portal “Espaços” na plataforma Fénix.
O pedido é enviado para a UGE que está encarregue de efectuar a atribuição de uma sala.
Após a atribuição da sala, é possível consultar, no Portal Pessoal de quem fez o pedido, a informação de pedido resolvido (sala(s), data e hora) assim como as mensagens associadas.
Existe também a possibilidade de consultar o calendários de todas as marcações efectuadas para datas futuras.
Fazer Pedido de Reserva
Para efetuar um pedido de reserva de sala, executar os seguintes passos:
- Aceder à plataforma de gestão académica do Iscte em https://fenix.iscte-iul.pt
- Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
- Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
- Aceder ao separador “Espaços”.
- Seleccionar a opção “Reserva de Salas“, na secção “Pedidos“, no menu lateral esquerdo.
- Seguir a ligação “Fazer Pedido de Reserva“.
- Escolher a língua do “Assunto“. É possível adicionar uma nova língua.
- Indicar o “Assunto“.
- Escolher a língua da “Descrição“. É possível adicionar uma nova língua.
- Efetuar o pedido propriamente dito na “Descrição“.
- Clicar em “Submeter“.
- O sistema apresenta a informação detalhada do pedido. Ver em Consultar detalhe de Pedido de Reserva.
Lista de Pedidos de Reserva
Para visualizar a lista de pedidos de reserva de sala deve, no Portal Pessoal:
- Seleccionar a opção “Reserva de Salas” existente no menu lateral esquerdo
Se já existir pelo menos um pedido de reserva criado no sistema,é apresentada a lista dos mesmos.
Para cada pedido de reserva o sistema apresenta:
- Data de criação de pedido
- Assunto do pedido
- Estado do Pedido (Em processamento, Resolvido)
- Indicação de que existente ou não marcações associadas ao pedido
- Número de mensagens novas por ler associadas ao pedido

Consultar detalhe de Pedido de Reserva
Para consultar o detalhe do pedido de reserva deve seleccionar o assunto do pedido pretendido.
No detalhe do pedido de reserva é possível consultar:
- Assunto o pedido
- Estado
- Marcações, se existirem
- Descrição
- Mensagens associadas (quer tenham sido enviadas ou recepcionadas)
Exemplo de detalhe de pedido sem marcação associada:

Exemplo de detalhe de Pedido com marcação associada:

Editar Pedido
Apenas é possível editar o pedido se não existirem marcações associadas.
Para editar o pedido, deve seleccionar Editar Pedido existente no detalhe do pedido de reserva.
No ecrã Pedido de Reserva de Sala(s), o utilizador deve indicar:
- A língua do Assunto
- O Assunto
- A língua da Descrição
- A Descrição
De seguida deve premir o botão Submeter.

Enviar Mensagem
Se for necessário enviar mais informação relacionada com o pedido de reserva de salas, pode-se enviar uma mensagem.
Para enviar mensagem deve-se:
- Introduzir a mensagem
De seguida deve-se premir o botão Submeter.

Enviar Mensagem e Marcar como Reaberto
Se pedido está com o estado Resolvido e se o utilizador não concordar com a marcação efectuada pode enviar uma mensagem e reabrir o pedido de reserva.
Para enviar mensagem e reabrir o pedido de reserva deve-se:
- Introduzir a mensagem
De seguida deve-se premir o botão Enviar e Marcar como Reaberto.
O estado do processo é alterado para “Em processamento” e enviada uma mensagem para as marcações de salas.

Calendário de Marcações de reserva
Para visualizar o calendário de marcações de reserva de sala deve, no Portal Pessoal:
- Seleccionar a opção “Reserva de Salas” existente no menu lateral esquerdo
Se existirem marcações efectuadas para datas futuras o calendário é apresentado.
Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos.