Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Avaliações parcelares

Página de suporte das funcionalidades de gestão das avaliações parcelares nas unidades curriculares dos cursos geridos pelo Iscte.

No âmbito da avaliação dos estudantes nas unidades curriculares, foi criado no Fénix um módulo de funcionalidades que permitem gerir avaliações de vários tipos. Ao módulo composto por estas funcionalidades foi atribuído o nome Avaliações parcelares.

Existem os seguintes tipos de avaliações parcelares: Avaliação contínuaTesteProjecto e Exame.

No Fénix:

  • os exames são criados pelos secretariados das escolas;
  • as avaliações parcelares dos restantes tipos – Avaliação contínuaTeste e Projecto, são criadas pelos docentes das unidades curriculares.

As avaliações parcelares de cada unidade curricular podem ser geridas por qualquer docente da unidade curricular.

As avaliações parcelares podem ser criadas através da interface do sistema/ecrã ou através de importação de ficheiro excel. No Fénix, no módulo das avaliações parcelares não são criadas pautas com as notas das avaliações parcelares.

As pautas com a avaliação final dos estudantes nas unidades curriculares devem continuar a ser criadas e confirmadas no módulo da avaliação final tal como já era feito.

As notas que os docentes atribuírem aos estudantes nas avaliações parcelares são independentes entre si e também são independentes das notas finais dos estudantes nas unidades curriculares. Ou seja, as notas das avaliações parcelares não substituem nem são usadas no sistema para o cálculo das notas finais dos estudantes nas unidades curriculares.

O lançamento de notas nas avaliações parcelares pode ser efectuado através da interface do sistema (ecrã) ou através da importação de ficheiro excel.

O ficheiro excel deve ser criado por exportação do Fénix através da página das avaliações parcelares da unidade curricular para garantir a estrutura correcta no processo de importação do mesmo.

As notas dos estudantes nas avaliações parcelares de cada unidade curricular são inseridas no Fénix através da funcionalidade Avaliações parcelares.

As notas finais dos estudantes nas unidades curriculares são inseridas no Fénix através do lançamento das pautas através da funcionalidade Avaliação Final.

Nome

O nome das avaliações parcelares em cada unidade curricular deve ser único. Assim, caso o docente pretenda criar mais do que um “Teste” numa unidade curricular deve indicar um nome único em cada teste (“Teste 1”, “Teste 2”, “Mini-Teste”…).

Tipo

Encontram-se definidos os seguintes tipos de avaliações parcelares:Avaliação contínuaTesteProjecto e Exame.

Apenas o tipo Exame permite indicar a época de avaliação (1.ª Época, 2.ª Época ou Época especial).

No Fénix, os exames são criados pelos secretariados das escolas.

Todas as avaliações parcelares criadas nas UC pelos docentes ou pelos secretariados das escolas são visíveis pelos docentes nas páginas das respectivas unidades curriculares.

Data e hora do início e do fim das avaliações parcelares

As datas e horas de início e fim da avaliação parcelar são usadas para:

  • Definir a duração da avaliação;
  • Como prazo de submissão de ficheiros, caso o docente indique que a avaliação parcelar permite a submissão de ficheiros pelos estudantes.

Ponderação

Nas avaliações parcelares o docente pode indicar a ponderação (o preenchimento deste campo não é obrigatório).

A ponderação não é usada pelo Fénix para efectuar qualquer cálculo mas é exportada para o ficheiro excel pelo que pode, assim, ser usada no ficheiro para cálculos.

Restrito para Turnos

A inscrição dos estudantes nas avaliações parcelares com inscrição
prévia pode ser restringida apenas a determinados turnos.

Inscrições de estudantes

O sistema permite que o docente configure um período para os estudantes se inscreverem nas avaliações parcelares. A configuração é efectuada através do campo Requer inscrição prévia em cada avaliação parcelar.

Nas avaliações parcelares em que todos os estudantes devem ficar inscritos de forma automática, o campo Requer inscrição prévia deve ter o valor OFF visível (por omissão é este o valor atribuído ao campo). As inscrições dos estudantes nestas avaliações parcelares não podem ser removidas.

Nas avaliações parcelares em que devem ser os estudantes a inscrever-se num determinado prazo, então, o campo Requer inscrição prévia deve ter o valor ON visível e deve ser indicado o período de inscrição. Nestas avaliações parcelares, o docente também pode inscrever e desinscrever estudantes sem estar sujeito ao prazo definido para a inscrição.

Para alterar a configuração da inscrição prévia de uma avaliação parcelar, após aceder à página das avaliações parcelares da unidade curricular, clique em [Editar] na coluna Período de Inscrição da avaliação pretendida, efectue a alteração e clique no botão Gravar para terminar a alteração.

Grupos de estudantes

A existência de grupos de estudantes nas avaliações parcelares é configurada pelo docente. A configuração é efectuada através do campo Grupo de alunos de cada avaliação parcelar.

No caso de uma avaliação parcelar sem grupos, o campo Grupo de alunos deve ter o valor OFF visível (por omissão é este o valor atribuído ao campo).

No caso de uma avaliação parcelar com grupos, o campo Grupo de alunos deve ter o valor ON visível e deve ser indicado o número máximo de elementos de cada grupo bem como o número máximo de grupos.

Numa avaliação parcelar sem grupos de estudantes, não é possível fazer a alteração para que passe a ter grupos. Assim, caso seja necessário efectuar a correção referida a avaliação parcelar sem grupos deve ser eliminada/apagada e, a seguir, deve ser criada a avaliação parcelar com grupos.

Submissão de ficheiros

O docente pode indicar se permitem a submissão de ficheiros pelos estudantes em cada avaliação parcelar.

A configuração é efectuada através do campo Submissão de ficheiros da avaliação parcelar. No caso de uma avaliação parcelar sem submissão de ficheiros, o campo Submissão de ficheiros deve ter o valor OFF visível (por omissão é este o valor atribuído ao campo).

No caso de uma avaliação parcelar com  submissão de ficheiros, o campo Submissão de ficheiros deve ter o valor ON visível e deve ser indicado o número máximo de ficheiros a submeter por cada estudante ou por cada grupo no caso de avaliações parcelares com grupos e também o tamanho máximo de cada ficheiro.

Para alterar a configuração sobre a submissão de ficheiros de uma avaliação parcelar, na página das avaliações parcelares da unidade curricular, na coluna Nome da avaliação pretendida, clique em [Editar], altere os campos e clique no botão Submeter para guardar a alteração.

Pedidos de reserva de salas

Nas avaliações parcelares cujo início e fim ocorra no mesmo dia o docente pode criar um pedido de reserva de salas clicando em Requerer Salas na avaliação.

No pedido de reserva de salas pode ser indicado o número previsto de estudantes bem como observações relevantes para a reserva das salas.

O pedido de reserva de salas será tratado pelo serviço respectivo, UER-Unidade de Edifícios e Recursos.

A sala reservada para a avaliação será mostrada na linha da avaliação parcelar, na mesma coluna em que foi feito o pedido de reserva.

Caso seja necessário solicitar uma alteração a um pedido que já se encontre no estado Resolvido basta clicar em Requerer salas e indicar a necessidade da alteração. Ao submeter a informação o estado do pedido será automaticamente alterado para Pendente.

Notas dos estudantes nas avaliações parcelares

O sistema permite introduzir as notas dos estudantes nas avaliações parcelares ou importá-las por ficheiro excel.

Nas notas a atribuir nas avaliações parcelares, pode ser indicados números inteiros e números decimais com o ponto como separador da parte decimal.

As notas que os docentes atribuírem aos estudantes nas avaliações parcelares são independentes entre si e também são independentes das notas finais dos estudantes nas unidades curriculares. Ou seja, as notas das avaliações parcelares não substituem nem são usadas no sistema para o cálculo das notas finais dos estudantes nas unidades curriculares.

Para aceder a página de gestão de uma UC, seguir os seguintes passos:

  1. Aceder à plataforma de gestão académica do Iscte em https://fenix.iscte-iul.pt
  2. Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
  3. Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
  4. Aceder ao separador “Docência”.
  5. Selecionar a opção “Administração de Unidades Curriculares”, no menu lateral esquerdo.
  6. Selecionar o “Período de Execução“.
  7. Clicar na hiperligação da “Unidade Curricular“.



  8. Selecionar a opção “Avaliações parcelares“, o menu lateral esquerdo.

Seguir os seguintes passos:

  1. Aceder à plataforma de gestão académica do Iscte em https://fenix.iscte-iul.pt
  2. Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
  3. Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
  4. Aceder ao separador “Docência”.
  5. Selecionar a opção “Administração de Unidades Curriculares”, no menu lateral esquerdo.
  6. Selecionar o “Período de Execução“.
  7. Clicar na hiperligação da “Unidade Curricular“.



  8. Selecionar a opção “Avaliações parcelares“, o menu lateral esquerdo.



  9. Clicar no botão “+ Criar avaliação“.



  10. Preencher os campos e clicar no botão “Criar“, para guardar a nova avaliação parcelar.

 

As avaliações parcelares, para além de poderem ser criadas uma a uma através da interface do sistema (ecrã), também podem ser criadas pela importação do ficheiro excel.

De forma genérica, os passos para a criação de avaliações parcelares através da importação de ficheiro excel são os seguintes:

  • crie o ficheiro excel exportando-o do Fénix clicando no botão Importar/Exportar Avaliações (Excel);
  • no ficheiro excel, na folha Avaliações, preencha as colunas da secção Avaliações com a informação das avaliações parcelares a criar;
  • caso pretenda importar as notas ao mesmo tempo que cria as avaliações parcelares no Fénix, então (ver imagem a seguir):
    • no ficheiro excel, na folha Avaliações, na secção Alunos, preencha o nome de cada avaliação nas colunas a seguir à coluna do Nome e
    • preencha as notas dos estudantes na(s) avaliação(ões) nas linhas/colunas de cada estudante/avaliação ;
  • importe o ficheiro para o Fénix para criar as avaliações parcelares e as notas se for o caso.

A folha Ajuda do ficheiro excel contém informação útil sobre:

  • as épocas de avaliação;
  • os tipos de avaliação;
  • a lista de valores possíveis para o lançamento de notas.

Procedimentos para exportar e importar o ficheiro excel das avaliações parcelares
Para criar e importar o ficheiro excel com a estrutura correcta, efectue os procedimentos indicados a seguir:

1. efectue a autenticação no Fénix;
2. clique no portal Docência;
3. no menu lateral esquerdo, clique em Administração de unidades curriculares;
4. na página das unidades curriculares, seleccione o Período de execução e clique no nome da Unidade curricular pretendida;
5. no menu lateral esquerdo, clique em Avaliações parcelares;
6. na página das avaliações parcelares, clique no botão Importar/Exportar Avaliações (Excel);
7. na caixa mostrada:
– para criar o ficheiro com todos os estudantes deve clicar na funcionalidade Download template;
– para filtrar os estudantes por turma deve ser usada a funcionalidade que indica o nome da turma pretendida Download template para turma: [XXX];
8. preencha a informação no ficheiro excel;
9. para importar o ficheiro excel:
– clique no botão Importar/Exportar Avaliações (Excel);
– clique no botão Choose File e indique o ficheiro a importar;
– clique no botão Upload;
– clique no botão Submeter.

Notas sobre o preenchimento do ficheiro excel:

  • na folha Avaliações, na secção Avaliações, devem ser indicadas as avaliações parcelares a criar: para tal, devem ser preenchidas as colunas:
    • Nome;
    • Tipo;
    • Época de Avaliação;
    • Ponderação a ponderação não é de preenchimento obrigatório uma vez que no Fénix é apenas informativa mas o docente pode preenchê-la e usá-la para efectuar cálculos no excel;
  • caso seja necessário, o docente pode criar linhas na secção Avaliações para criar mais avaliações parcelares;
  • as notas dos estudantes nas avaliações parcelares, são indicadas na secção Alunos, para isso, na linha do cabeçalho do número e do nome dos estudantes, deve indicar os nomes das avaliações parcelares e nas células respectivas preencher as notas dos estudantes;
  • podem ser usadas fórmulas;
  • não podem ser usadas ligações para outros ficheiros.

Seguir os seguintes passos:

  1. Aceder à plataforma de gestão académica do Iscte em https://fenix.iscte-iul.pt
  2. Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
  3. Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
  4. Aceder ao separador “Docência”.
  5. Selecionar a opção “Administração de Unidades Curriculares”, no menu lateral esquerdo.
  6. Selecionar o “Período de Execução“.
  7. Clicar na hiperligação da “Unidade Curricular“.



  8. Selecionar a opção “Avaliações parcelares“, o menu lateral esquerdo.



  9. Na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar, clicar em “Alunos“.
  10. Na página da avaliação parcelar, clicar no botão “Editar“, que se encontra no fim da página a seguir ao campo “Publicação de notas“.



  11. Alterar o campo “Publicação de notas” para o estado pretendido.

    As notas das avaliações parcelares podem ou não ser visíveis para os estudantes e também podem ou não ser publicadas na página pública da unidade curricular do Fénix. A configuração é efectuada pelos docentes das unidades curriculares.

    Existem os seguintes estados de visibilidade e de publicação das notas das avaliações parcelares:

    • Não publicadas – as notas não ficam visíveis no portal Estudante nem na página pública da unidade curricular;
    • Apenas ao próprio aluno1 – cada estudante só vê a sua nota e pode consultá-la no portal Estudante ou na página pública das avaliações da unidade curricular no Fénix acedendo através do link no nome da UC no portal Estudante. Neste caso, as notas não se encontram visíveis para o público na página pública da UC;
    • Alunos inscritos na disciplina1 – as notas encontram-se visíveis apenas para os estudantes inscritos na unidade curricular. Cada estudante pode consultar a sua nota no portal Estudante ou na página pública das avaliações da unidade curricular no Fénix acedendo através do link no nome da UC no portal Estudante onde vê também as notas dos restantes estudantes inscritos na UC. Neste caso, as notas não se encontram visíveis para o público na página pública da UC;
    • Público – cada estudante pode consultar a sua nota no portal Estudante ou na página pública das avaliações da unidade curricular no Fénix. Neste caso, as notas encontram-se visíveis para o público na página pública da UC.

    Notas
    1Consulta do estudante, efectuada a partir da sua área privada no Fénix, clicando no nome da unidade curricular que dá acesso à respectiva página pública.

    Por omissão, as avaliações parcelares são criadas com o seguinte estado de publicação de notas – Não publicadas.

    Para alterar o estado indicado, o docente deve aceder à avaliação parcelar pretendida, clicar em “Alunos” e, na parte final da página da avaliação parcelar, no campo “Publicação de notas” alterar o estado.

  12. Clicar no botão “Gravar“, para terminar o procedimento.

 

 

As avaliações parcelares das unidades curriculares podem ser consultadas através da página pública das unidades curriculares ou da página pública das avaliações dos cursos.

Procedimentos de consulta das avaliações parcelares através da página pública da unidade curricular:

  1. Aceder ao endereço https://fenix.iscte-iul.pt.
  2. Na linha do curso, clicar em “execuções“.
  3. Clicar no nome da unidade curricular (semestre e ano).
  4. Clicar em “avaliação“, no menu lateral esquerdo.

Procedimentos de consulta das avaliações parcelares através da página pública do curso:

  1. Aceder ao endereço https://fenix.iscte-iul.pt.
  2. Na linha do curso, clicar em “exames“.
  3. É apresentada a lista das unidades curriculares do curso e as respectivas avaliações parcelares.

 

As avaliações parcelares apenas podem ser eliminadas ou apagadas nas seguintes condições:

  • uma avaliação parcelar com inscrição prévia dos estudantes, só pode ser removida se não existirem estudantes inscritos;
  • uma avaliação parcelar sem inscrição prévia dos estudantes, só pode ser removida se não existirem estudantes avaliados;
  • uma avaliação parcelar com grupos, só pode ser removida se não existirem grupos.

A funcionalidade Remover só se encontra visível em cada avaliação parcelar se se verificarem as condições necessárias para a mesma poder ser removida.

Procedimentos para eliminar ou apagar uma avaliação parcelar

  1. Aceder à plataforma de gestão académica do Iscte em https://fenix.iscte-iul.pt
  2. Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
  3. Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
  4. Aceder ao separador “Docência”.
  5. Selecionar a opção “Administração de Unidades Curriculares”, no menu lateral esquerdo.
  6. Selecionar o “Período de Execução“.
  7. Clicar na hiperligação da “Unidade Curricular“.



  8. Selecionar a opção “Avaliações parcelares“, o menu lateral esquerdo.



  9. Na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar, clicar em “Remover” e, de seguida, em “Confirmar“.

Nas avaliações parcelares com grupos de estudantes, os grupos são criados pelos estudantes mas o docente também pode criar grupos. Quando o estudante se inscreve num grupo, o sistema disponibiliza as seguintes possibilidades:

  • inscrição num dos grupos existentes com vagas;
  • inscrição num novo grupo.

O sistema permite que o docente crie grupos para além do número máximo de grupos definido. O sistema também permite que o docente inscreva estudantes nos grupos para além do limite máximo de estudantes por grupo.

Procedimentos para criar um grupo numa avaliação parcelar

  1. Aceder à plataforma de gestão académica do Iscte em https://fenix.iscte-iul.pt
  2. Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
  3. Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
  4. Aceder ao separador “Docência”.
  5. Selecionar a opção “Administração de Unidades Curriculares”, no menu lateral esquerdo.
  6. Selecionar o “Período de Execução“.
  7. Clicar na hiperligação da “Unidade Curricular“.



  8. Selecionar a opção “Avaliações parcelares“, o menu lateral esquerdo.



  9. Na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar, clicar em “Alunos“.
  10. Clicar no botão “Criar Grupo“.

No Fénix é possível reutilizar (importar) grupos de estudantes nas avaliações parcelares. Para tal, a avaliação parcelar em que vão ser reutilizados/importados os grupos de estudantes (avaliação parcelar de destino) deve ser criada (com grupos) indicando nas configurações o valor ON no campo Grupo de alunos. A seguir, para fazer a importação dos grupos aceda à avaliação parcelar de destino.

Procedimentos para importar grupos de uma avaliação parcelar A para uma avaliação parcelar B

  1. Aceder à plataforma de gestão académica do Iscte em https://fenix.iscte-iul.pt
  2. Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
  3. Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
  4. Aceder ao separador “Docência”.
  5. Selecionar a opção “Administração de Unidades Curriculares”, no menu lateral esquerdo.
  6. Selecionar o “Período de Execução“.
  7. Clicar na hiperligação da “Unidade Curricular“.



  8. Selecionar a opção “Avaliações parcelares“, o menu lateral esquerdo.



  9. Na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar, clicar em “Alunos“.
  10. Na página de gestão da avaliação parcelar, clicar no botão “Importar Grupos“.
  11. Na caixa mostrada, na linha da avaliação parcelar de origem, clique em “Importar grupo“.

Nas avaliações parcelares, os grupos só podem ser eliminados ou apagados se não tiverem estudantes inscritos. O botão Remover só se encontra visível em cada grupo quando se verifica a condição indicada.

Procedimentos para eliminar ou apagar um grupo

  1. Aceder à plataforma de gestão académica do Iscte em https://fenix.iscte-iul.pt
  2. Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
  3. Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
  4. Aceder ao separador “Docência”.
  5. Selecionar a opção “Administração de Unidades Curriculares”, no menu lateral esquerdo.
  6. Selecionar o “Período de Execução“.
  7. Clicar na hiperligação da “Unidade Curricular“.



  8. Selecionar a opção “Avaliações parcelares“, o menu lateral esquerdo.



  9. Na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar, clicar em “Alunos“.
  10. Na página da avaliação parcelar, na linha do grupo que se pretende remover, clicar em “Apagar“.

O pedido de reserva de salas para avaliações parcelares é efectuado na página das avaliações parcelares através da funcionalidade Requerer salas.

A funcionalidade só se encontra disponível nas avaliações parcelares cujo início e fim ocorra no mesmo dia.

Caso as avaliações parcelares ocorram durante as aulas previstas no calendário letivo das unidades curriculares, não é necessário pedir reserva de salas uma vez que as aulas já têm as salas reservadas.

No pedido de reserva de sala(s) podem ser preenchidos pelo docente os seguintes campos:

  • Número previsto de alunos: este campo deve ser preenchido quando o número de estudantes previsto for diferente do número de estudantes inscritos na avaliação parcelar (por exemplo, um teste ou exame em que todos os estudantes da unidade curricular são automaticamente inscritos mas o docente prevê que nem todos comparecerão):
  • Observações: este campo pode ser preenchido se o docente pretender indicar outra informação relacionada com a marcação da sala.

Após o pedido de reserva de salas ser efectuado passa a ser mostrada a informação “Pedido efectuado” na coluna Salas da respetiva avaliação parcelar.

A lista de salas atribuídas a cada avaliação parcelar é mostrada na coluna Salas. Nos casos em que a data da reserva da(s) sala(s) ainda não se encontra ultrapassada, podem ser efectuados pedidos de alteração da reserva. Para isso, é necessário clicar em Requerer Salas e preencher os campos:

  • Número previsto de alunos;
  • Observações.

Procedimentos para efectuar pedidos de reserva de salas

  1. Aceder à plataforma de gestão académica do Iscte em https://fenix.iscte-iul.pt
  2. Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
  3. Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
  4. Aceder ao separador “Docência”.
  5. Selecionar a opção “Administração de Unidades Curriculares”, no menu lateral esquerdo.
  6. Selecionar o “Período de Execução“.
  7. Clicar na hiperligação da “Unidade Curricular“.



  8. Selecionar a opção “Avaliações parcelares“, o menu lateral esquerdo.



  9. Na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar, clicar em “Requerer Salas“.



  10. Se se considerar necessário, preencher os campos “Número previsto de alunos” (sempre que o número previsto de estudantes que estarão presentes for diferente do número de estudantes inscritos na unidade curricular) e “Observações“.
  11. Clicar em “Gravar“.

Avaliações parcelares sem inscrição prévia

Todos os estudantes da unidade curricular são inscritos de forma automática. Nestas avaliações não existe a possibilidade de retirar a inscrição de estudantes.

Avaliações parcelares com inscrição prévia

Apenas ficam inscritos os estudantes que se inscreverem no prazo definido ou que o docente inscrever.  O docente não se encontra sujeito ao prazo de inscrição definido pelo que pode inscrever ou retirar a inscrição de estudantes fora do prazo de inscrição definido em cada avaliação parcelar.

Avaliações parcelares com inscrição prévia, sem grupos

Em avaliações parcelares com inscrição prévia, sem grupos, a importação de ficheiro excel com notas de estudantes que ainda não se encontrem inscritos nestas avaliações parcelares cria automaticamente as respectivas inscrições.

Avaliações parcelares com inscrição prévia, com grupos

Em avaliações parcelares com inscrição prévia, com grupos, a importação de ficheiro excel com notas de estudantes que ainda não se encontrem inscritos num grupo não cria as inscrições pelo que os estudantes já devem estar inscritos nos grupos para a importação das notas por ficheiro excel poder ser efectuada.

A inscrição de estudantes em avaliações parcelares deve ser efectuada pelos próprios estudantes através da sua área privada no portal “Estudante“. No entanto, pode haver necessidade de o docente inscrever ou retirar a inscrição de estudantes, então, o sistema disponibiliza ao docente funcionalidades que permitem a gestão de inscrições de estudantes nos grupos de uma avaliação parcelar.

O docente não está sujeito ao prazo de inscrição definido numa avaliação parcelar caso pretenda inscrever ou retirar as inscrições dos estudantes nos respectivos grupos.

Procedimentos para inscrever um estudante numa avaliação parcelar, com inscrição prévia

  1. Aceder à plataforma de gestão académica do Iscte em https://fenix.iscte-iul.pt
  2. Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
  3. Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
  4. Aceder ao separador “Docência”.
  5. Selecionar a opção “Administração de Unidades Curriculares”, no menu lateral esquerdo.
  6. Selecionar o “Período de Execução“.
  7. Clicar na hiperligação da “Unidade Curricular“.



  8. Selecionar a opção “Avaliações parcelares“, o menu lateral esquerdo.



  9. Na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar, clicar em “Alunos“.
  10. Na página da avaliação parcelar, clicar em “Inscrever Aluno“.



  11. Na linha do estudante, clicar em “Inscrever” ou selecionar vários estudantes e clicar no botão “Inscrever Alunos seleccionados“.

 

Na página de inscrição de estudantes existe a possibilidade de aplicar filtros para serem mostrados apenas determinados estudantes. Os parâmetros disponíveis permitem filtrar por:

  • Turnos;
  • Nomes;
  • Notas;
  • Época da nota;
  • Alunos sem inscrição em avaliação deste tipo: este campo permite filtrar estudantes inscritos ou não noutra avaliação parcelar do mesmo tipo. Se a avaliação em causa for, por exemplo, do tipo teste, então, este campo marcado mostra estudantes sem inscrição noutras avaliações do tipo teste;
  • campo de filtro aberto em que é possível indicar o número ou o nome do(s) estudante(s) a filtrar.

Numa avaliação parcelar com inscrição prévia, a inscrição de um estudante pode ser removida pelo próprio estudante, dentro do prazo de inscrições, ou por um docente da unidade curricular dentro ou fora do período de inscrições.

Para que a inscrição possa ser retirada é necessário que o aluno não tenha nota atribuída nessa avaliação parcelar pelo que a funcionalidade “Remover” só se encontra visível quando se verifica esta condição.

Procedimentos para retirar inscrições de estudantes de avaliações parcelares

  1. Aceder à plataforma de gestão académica do Iscte em https://fenix.iscte-iul.pt
  2. Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
  3. Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
  4. Aceder ao separador “Docência”.
  5. Selecionar a opção “Administração de Unidades Curriculares”, no menu lateral esquerdo.
  6. Selecionar o “Período de Execução“.
  7. Clicar na hiperligação da “Unidade Curricular“.



  8. Selecionar a opção “Avaliações parcelares“, o menu lateral esquerdo.



  9. Na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar, clicar em “Alunos“.
  10.  Na página da avaliação parcelar, que mostra a lista de estudantes inscritos, na linha do estudante cuja inscrição da anavliação se pretende anular, clicar em “Remover“.
  11. Confirmar que se deseja remover o estudante.

 

O lançamento ou a alteração de notas nas avaliações parcelares, através da interface do sistema (ecrã), é efectuado através do portal Docência, na área reservada à gestão de cada unidade curricular, no módulo das avaliações parcelares, na funcionalidade Alunos da avaliação parcelar pretendida.

Associada a cada nota fica registada a informação sobre o nome do docente, a data e a hora da introdução ou alteração da nota.

O campo que se encontra imediatamente antes da tabela de estudantes permite filtrar os estudantes . No campo pode ser indicado o número ou o nome do aluno.

Procedimentos para introduzir/alterar as notas de uma avaliação parcelar através da interface do sistema (ecrã)

  1. Aceder à plataforma de gestão académica do Iscte em https://fenix.iscte-iul.pt
  2. Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
  3. Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
  4. Aceder ao separador “Docência”.
  5. Selecionar a opção “Administração de Unidades Curriculares”, no menu lateral esquerdo.
  6. Selecionar o “Período de Execução“.
  7. Clicar na hiperligação da “Unidade Curricular“.



  8. Selecionar a opção “Avaliações parcelares“, o menu lateral esquerdo.



  9. Na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar, clicar em “Alunos“.
  10.  Na página da avaliação parcelar, a seguir à lista de estudantes inscritos, clicar no botão “Avaliar Alunos“.



  11. Na página de estudantes inscritos, na coluna “Nota“, inserir/alterar/eliminar a nota nos estudantes.
  12. Concluir o lançamento da notas clicando em “Gravar“.

As notas das avaliações parcelares podem ser lançadas no Fénix através de importação de ficheiro excel. Para garantir que o ficheiro tem a estrutura correcta deve criá-lo através do botão Importar/Exportar Avaliações (Excel) disponível na página das avaliações parcelares.

Associada a cada nota fica registada a informação sobre o nome do docente, a data e a hora da introdução ou alteração da nota.

Após o preenchimento do ficheiro, o seu carregamento no Fénix é efectuado através do mesmo botão: Importar/Exportar Avaliações (Excel).

O ficheiro excel criado pelo sistema indica os seguintes dados:

  • na folha Avaliações:
    • identificação da unidade curricular e do(s) respectivo(s) curso(s);
  • identificação do docente que está a fazer a exportação do ficheiro;
  • identificação das avaliações parcelares que já existam, no Fénix, na unidade curricular bem como as respectivas épocas, datas de avaliação e ponderações;
  • a lista de todos os estudantes da unidade curricular ou os estudantes de uma determinada turma se tiver optado por filtrar por turma na criação do ficheiro;
  • colunas identificadas com o nome das avaliações parcelares que já existirem, no Fénix, na UC – caso já existam notas lançadas serão indicadas nas células respectivas;
  • na folha Ajuda, são indicados os seguintes dados informativos:
    • a lista de épocas de avaliação que podem ser indicadas;
  • os tipos de avaliações parcelares que podem ser indicados;
  • a lista de docentes da unidade curricular;
  • o conjunto de valores que podem ser usados nas notas a atribuir nas avaliações parcelares – para além dos números inteiros indicados podem ser usados números decimais com o ponto como separador da parte decimal.

Para a utilização do ficheiro excel, referem-se as seguintes regras:

  • o ficheiro a importar deve ser criado através da funcionalidade (botão) Importar/Exportar Avaliações (Excel) para garantir a estrutura correcta;
  • no ficheiro a importar não podem ser usadas ligações a ficheiros externos nas células;
  • podem ser criadas folhas no ficheiro excel desde que não sejam criadas antes da folha Avaliações, ou seja, a folha Avaliações deve ser a 1.ª folha do ficheiro;
  • podem ser usadas fórmulas no cálculo das notas da folha “Avaliações“;
  • na folha Avaliações (que deve ser sempre a primeira folha do ficheiro):
    • os nomes das avaliações parcelares que já existam na UC, no Fénix, indicados nas colunas de lançamento das notas não podem ser alterados;
  • na secção Avaliações, podem ser indicadas avaliações parcelares a criar no Fénix, para tal, devem ser preenchidas as colunas:
    • Nome;
    • Tipo;
    • Época de Avaliação;
    • Ponderação: a ponderação não é de preenchimento obrigatório uma vez que no Fénix é apenas informativa mas o docente pode preenchê-la e usá-la para efectuar cálculos no excel;
    • caso seja necessário, o docente pode criar linhas na secção Avaliações para criar mais avaliações parcelares;
  • se o docente também pretender lançar as notas nas avaliações parcelares que está a criar, então para além de indicar estas novas avaliações parcelares na secção Avaliações também tem que indicar, na linha do cabeçalho do número e do nome dos estudantes, o nome de cada uma destas avaliações que estão a ser criadas e as notas nas respectivas linhas dos estudantes;
  • em avaliações parcelares com inscrição prévia e sem grupos, a importação de ficheiro excel com notas de estudantes que ainda não se encontrem inscritos nestas avaliações parcelares cria automaticamente as respectivas inscrições;
  • em avaliações parcelares com inscrição prévia e com grupos, a importação de ficheiro excel com notas de estudantes que ainda não se encontrem inscritos num grupo não cria as inscrições pelo que os estudantes já devem estar inscritos nos grupos para a importação das notas por ficheiro excel poder ser efectuada.

O procedimento de importação das notas será efectuado da seguinte forma:

  • na avaliação parcelar sem grupos:
    • se os estudantes se encontram inscritos e ainda não têm notas, as notas serão lançadas;
  • caso um aluno não se encontre inscrito, então, ficará inscrito na avaliação parcelar e a nota será lançada;
  • se a nota indicada no ficheiro for diferente da que um aluno já tem, então, o sistema mostrará a lista de todas as diferenças encontradas no ficheiro para o docente confirmar ou cancelar a importação do ficheiro –  este procedimento de confirmação é válido para todo o processo de importação, ou seja, se o docente confirmar o procedimento, então, todas as notas diferentes serão alteradas, se o docente cancelar o procedimento, então, não será importada qualquer nota do ficheiro;
  • na avaliação parcelar com grupos:
    • se os estudantes se encontram inscritos nos grupo e ainda não têm notas, as notas serão lançadas;
  • se um aluno não se encontrar inscrito, então, o ficheiro não será importado e será mostrado o aviso de que o aluno não está inscrito na avaliação parcelar.

Procedimentos para importar as notas das avaliações parcelares através de ficheiro excel

  1. Aceder à plataforma de gestão académica do Iscte em https://fenix.iscte-iul.pt
  2. Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
  3. Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
  4. Aceder ao separador “Docência”.
  5. Selecionar a opção “Administração de Unidades Curriculares”, no menu lateral esquerdo.
  6. Selecionar o “Período de Execução“.
  7. Clicar na hiperligação da “Unidade Curricular“.



  8. Selecionar a opção “Avaliações parcelares“, o menu lateral esquerdo.



  9.  Na página da avaliação parcelar, clicar no botão “Importar/Exportar Avaliações (Excel)“.
  10. Para criar o ficheiro com todos os estudantes, clicar na funcionalidade “Download template“; para filtrar os estudantes por turma, usar a funcionalidade que indica o nome da turma pretendida: “Download template para turma: [XXX]”.
  11. Preencher e guardar o ficheiro excel.
  12. Clicar no botão “Importar/Exportar Avaliações (Excel)“.
  13. Selecionar o ficheiro excel gravado anteriormente, clicando em “Choose File“.
  14. Clicar no botão “Upload“.
  15. Clicar no botão “Submeter“.

Nas avaliações parcelares com grupos, é possível avaliar todos os estudantes de um grupo de uma só vez, atribuindo-lhes a mesma nota.

Para atribuir a nota por grupo, o docente deve aceder à unidade curricular/período de execução e, na página das avaliações parcelares, clicar em Alunos na avaliação parcelar pretendida. A seguir, na página dos estudantes por grupo deve clicar no botão Avaliar grupos e indicar a nota a atribuir aos estudantes de cada grupo.

Para consultar as notas de uma avaliação parcelar, o docente deve aceder à unidade curricular/período de execução e, na página das avaliações parcelares, clicar em Alunos na avaliação parcelar pretendida.

O campo que se encontra imediatamente antes da tabela de estudantes permite filtrar os estudantes indicando o número ou o nome do aluno.

Todas as notas das avaliações parcelares e as notas finais dos estudantes na unidade curricular podem ser exportadas para um ficheiro excel através da funcionalidade (botão) Importar/Exportar Avaliações (Excel), mas, as notas finais só serão exportadas se a respectiva pauta se encontrar confirmada.

Procedimentos para consultar as notas de uma avaliação parcelar

  1. Aceder à plataforma de gestão académica do Iscte em https://fenix.iscte-iul.pt
  2. Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
  3. Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
  4. Aceder ao separador “Docência”.
  5. Selecionar a opção “Administração de Unidades Curriculares”, no menu lateral esquerdo.
  6. Selecionar o “Período de Execução“.
  7. Clicar na hiperligação da “Unidade Curricular“.



  8. Selecionar a opção “Avaliações parcelares“, o menu lateral esquerdo.



  9. Na página das avaliações parcelares, na linha da avaliação parcelar, clicar em “Alunos“.

A funcionalidade “Ver Notas” permite consultar as notas das avaliações parcelares e as notas finais da unidade curricular. No entanto, as notas finais da unidade curricular só serão mostradas se a respetiva pauta se encontrar confirmada.

As notas das avaliações parcelares e as notas finais da unidade curricular podem ser exportadas para um ficheiro excel através da funcionalidade (botão) “Importar/Exportar Avaliações (Excel)“. No entanto, as notas finais da unidade curricular só serão indicadas no ficheiro se a respetiva pauta se encontrar confirmada.

O campo que se encontra imediatamente antes da tabela de estudantes permite filtrar os estudantes . No campo pode ser indicado o número ou o nome do aluno.

Procedimentos para consultar as notas das avaliações parcelares e as notas finais da unidade curricular

  1. Aceder à plataforma de gestão académica do Iscte em https://fenix.iscte-iul.pt
  2. Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
  3. Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
  4. Aceder ao separador “Docência”.
  5. Selecionar a opção “Administração de Unidades Curriculares”, no menu lateral esquerdo.
  6. Selecionar o “Período de Execução“.
  7. Clicar na hiperligação da “Unidade Curricular“.



  8. Selecionar a opção “Avaliações parcelares“, o menu lateral esquerdo.



  9. Na página das avaliações parcelares, clicar no botão “Ver Notas“.

Aviso mostrado: A avaliação [x] não está declarada na secção Avaliações do ficheiro excel.

Causa: O sistema detectou que no ficheiro excel, na primeira folha “Avaliações”, existe uma coluna com o nome de uma avaliação parcelar [xxx] que ainda não existe no sistema nem se encontra indicada na secção “Avaliações” da folha.

A situação impede a importação do ficheiro? Sim

Solução:  No caso de pretender criar a avaliação parcelar [xxx] e importar as respectivas notas em simultâneo, então, o nome e os restantes dados da avaliação parcelar devem ser indicados na secção “Avaliações“.

Aviso mostrado: O utilizador do docente responsável é obrigatório.

Causa: No ficheiro excel, na primeira folha Avaliações, o sistema detectou que existem estudantes com notas diferentes das notas anteriormente lançadas.

A situação impede a importação do ficheiro? Sim

Solução: Deve confirmar que a primeira folha do ficheiro é a folha das “Avaliações” a importar. Caso não seja, deve colocá-la em primeiro lugar.

Caso a primeira folha esteja correcta, o login do docente poderá não se encontrar correctamente indicado na célula respectiva (célula que se encontra à direita da célula com o nome “Docente Responsável“). Neste caso, o docente que vai fazer a importação do ficheiro deve indicar correctamente o seu login na célula.

Aviso mostrado: Conflito de notas. Existem notas que irão sobrescrever notas submetidas anteriormente. Deseja continuar com a submissão? (Indicando um ou mais estudantes com diferenças nas notas).

A situação impede a importação do ficheiro? Sim

Solução: O sistema indica a vermelho as notas em que detectou diferenças. Assim, é possível verificar as alterações e, caso estejam correctas, confirmar (clicando no botão “Continuar Submissão“). No caso de pretender cancelar a importação, deve clicar no botão “Cancelar” e o ficheiro não será importado.

Aviso mostrado: O aluno com o nº [xxxxx] não está inscrito à disciplina.

Causa: No ficheiro excel, na primeira folha “Avaliações“, o sistema detectou que existe um aluno que não se encontra inscrito na unidade curricular.

A situação impede a importação do ficheiro? Sim

Solução: Neste caso, deve eliminar da folha “Avaliações” o estudante que não se encontra inscrito na unidade curricular.

Aviso mostrado: O nome do aluno não é igual ao identificado pelo sistema: [xxx].

Causa: No ficheiro excel, na primeira folha “Avaliações“, o sistema detectou que existe um aluno cujo nome não está correcto de acordo com o que consta no Fénix.

A situação impede a importação do ficheiro? Sim

Solução: Na coluna “Nome” deve indicar o nome do aluno tal como consta no Fénix.

De acordo com as regras implementadas para cada ação, podem ser mostrados avisos que enquanto se mantiverem abertos não permitem efectuar mais ações no ecrã.

Para fechar estes avisos (e desbloquear o ecrã) deve clicar sobre barra vermelha do aviso ou premir a tecla “Esc“.

As notas lançadas no Fénix apenas através da funcionalidade “Avaliação Final” são visíveis na página das avaliações parcelares?

As notas lançadas no Fénix apenas através da funcionalidade “Avaliação Final” ficam visíveis na página “Ver Notas” das avaliações parcelares apenas depois da respectiva pauta ser confirmada.

As notas lançadas nos estudantes nas avaliações parcelares do tipo exame substituem a avaliação final dos estudantes na unidade curricular?

Não. As notas lançadas nas avaliações parcelares do tipo exame ou qualquer outro tipo não substituem a avaliação final dos estudantes na unidade curricular.

O lançamento de notas nas avaliações parcelares não cria pautas pelo que estas não podem substituir a avaliação final.

A avaliação final dos estudantes na unidade curricular tem que ser sempre lançada através da funcionalidade “Avaliação Final“. Só esta funcionalidade permite ao docente criar e confirmar as pautas de avaliação final.

As notas lançadas nas avaliações parcelares do tipo exame devem ser iguais às notas lançadas na avaliação final dos estudantes na unidade curricular?

As notas lançadas nas avaliações parcelares do tipo exame não têm que ser iguais às notas lançadas na avaliação final dos estudantes na unidade curricular.

As notas lançadas através da funcionalidade “Avaliação Final” são as notas que constam nas pautas de avaliação final dos estudantes na unidade curricular.