Repositório de Conteúdos
Atualizado/Updated: 2023-03-24
O repositório de conteúdos é uma funcionalidade que permite gerir/disponibilizar:
- Ficheiros
- Links
- Sub Pastas
- Texto
Todo o corpo docente da UC é gestor do repositório, não existindo diferenças de permissões entre si.
Por omissão apenas os estudantes inscritos na UC conseguem consultar o conteúdo do repositório, mas os gestores do repositório (docentes) poderão alterar este comportamento.
Na 1ª entrada na funcionalidade de repositório de conteúdo é pedido ao docente para criar um novo repositório.
O Repositório de Conteúdos da plataforma Fénix é uma alternativa ao Moodle.
Para consultar o repositório de conteúdos, seguir os seguintes passos:
- Aceder à plataforma de gestão académica do Iscte em https://fenix.iscte-iul.pt
- Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
- Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
- Aceder ao separador “Estudante”.
- Selecionar a opção “Repositório de Conteúdos”, no menu lateral esquerdo.
Na 1ª entrada na funcionalidade de repositório de conteúdo é pedido ao docente para criar um novo repositório.

Versão simples: com apenas uma execução (UC leccionada em apenas um curso)

Versão complexa: caso a UC esteja a ser leccionada em mais do que um curso (mais do que uma unidade de execução). Então será mostrado a lista de unidades de execução da mesma unidade de competência (lista da mesma UC noutros cursos/turmas).
Caso o docente pretenda unificar e gerir toda a UC no módulo de gestão de repositório de conteúdos junta, então deverá seleccionar todas as UCs que pretenda juntar e de seguida carregar no botão Criar repositório.

Se o docente não tiver associado todos os cursos no passo anterior, poderá posteriormente associar a UC noutro curso que estiver em falta.
Deverá ir a cada uma delas, carregar no link criar repositório e de seguida associar ao repositório existente.

Repositório de conteúdos criado.

Posteriormente poderá verificar a configuração do repositório na funcionalidade de Avançadas > Associação de UCs ao repositório.

Carregando no botão “Ver legenda“.

Para adicionar conteúdo nas pastas deverá usar o seguinte botão que se encontra junto de cada pasta.

Ao carregar no botão de adicionar conteúdo irá abrir o ecrã seguinte que permite criar ou uma pasta, ficheiro ou link.
Adicionar pasta

Adicionar ficheiro
Para adicionar um ficheiro deverá alternar para a tab respectiva.

Adicionar link
Para adicionar um link deverá alternar para a tab respectiva.

Adicionar texto
Para adicionar texto deverá alternar para a tab respectiva.

Início publicação
Poderá adicionar um conteúdo com uma data de início de publicação diferida. Ou seja por exemplo introduzindo uma data futura, os estudantes apenas consigam consultar um documento daqui a uns dias.
Segurança
Caso pretenda que os estudantes não tenham acesso ao conteúdo imediatamente poderá restringir o seu acesso, carregando na opção de restrito a determinados grupos. Após a criação do conteúdo (ou carregamento de ficheiro) poderá posteriormente disponibilizar o conteúdo aos estudantes (ou a um sub conjunto de estudantes).
Adicionar vários
Caso pretenda criar vários conteúdos (carregar vários ficheiros) rapidamente.

Ao carregar no upload irá ficar no mesmo ecrã, mas é lhe mostrado uma mensagem semelhante a.

Desta forma poderá adicionar um novo ficheiro, ou até criar uma sub pasta – caso altere para a tab Adicionar pasta.

O resultado será:

Adicionar com etiqueta
Caso pretenda adicionar novo conteúdo logo com uma etiqueta, poderá seleccionar uma etiqueta previamente usada no ecrã seguinte no campo “Adicionar etiqueta existente“. Caso pretenda criar o conteúdo com uma novo etiqueta poderá escrever a etiqueta no campo “Adicionar nota etiqueta”.

Caso haja necessidade de obter os documentos colocados no repositório, pode fazê-lo através da opção “Download dos ficheiros” (seta para baixo no menu lateral direito).
Ao selecionar a opção apresentada acima na pasta raiz do repositório, irá obter um ficheiro ZIP com todos os documentos e pastas incluídas no repositório de acordo com a hierarquia definida.
Esta opção é útil para o caso de querer transferir o conteúdo do repositório para outra plataforma (Moodle, por exemplo).
Se pretender apenas um documento em específico, a opção para download é a mesma mas no documento em questão.
Existem outros modos de visualização do repositório que poderão ser úteis ao utilizador.
Abrir / fechar pastas
Para fechar as sub pastas carregar no botão Fechar pastas.

Resultado após carregar no botão Fechar pastas.

Poderá abrir as sub pastas carregando nos triângulos junto as pastas.

Para voltar a abrir as pastas.

Vista em árvore ou lista


Para voltar a visualizar em modo árvore deverá carregar no botão Vista em árvore.

Para entrar no modo de ordenação deverá carregar no botão Modo de ordenação. Este modo permite mover os conteúdos no repositório.Poderá usar as setas para cima ou para baixo ou usar o botão de ordenar alfabeticamente. Adicionalmente também é possível fazer drag-and-drop. Apenas o drag-and-drop suporta o mover conteúdos entre pastas.

Vista do modo de ordenação.

Botão mover conteúdo para cima, dentro da mesma pasta.

Botão mover conteúdo para baixo, dentro da mesma pasta.

Botão ordena alfabeticamente os conteúdos da pasta.

Drag-and-drop
Atenção, para que o drag-and-drop funcione é necessário que faça drop sobre outro conteúdo – ver imagem seguinte.

Resultado do drag-and-drop de cima.

Seleccionar repositório de origem

Seleccionar conteúdo a copiar
Para copiar carregar no link Copiar junto do conteúdo que pretende copiar.

Resultado da cópia

Etiquetar conteúdos. Para gerir as etiquetas (tags) dos conteúdos. As etiquetas são mostradas a todos os utilizadores com acesso ao repositório incluindo alunos.


Por omissão apenas os alunos inscritos na UC conseguem consultar o conteúdo. No entanto é possível Para editar a segurança de cada item poderá carregar no seguinte botão.

Ao carregar no botão irá surgir um ecrã semelhante ao seguinte.
Para dar acesso a mais utilizadores deverá carregar no botão Dar acesso a grupo de utilizadores ou caso numa situação excepcional dar acesso extra a um utilizador.
Caso pretenda remover o acesso deverá carregar no link Remover acesso no grupo respectivo.
Para despiste e verificação dos utilizadores com acesso deverá carregar no botão Utilizadores com acesso.

Poderá dar acesso específico aos alunos de uma turma, de um curso ou de um turno.

Ou dar acesso aos alunos de um curso.


Para consultar o histórico de operações de gestão (alteração) do repositório o gestor do mesmo deverá ir às avançadas e seleccionar a opção de Histórico de operações de gestão.
Aí será possível consultar todas as operações de escrita realizadas nomeadamente operação, conteúdo afecto, quem e quando.
É possível exportar para excel.
Para consultar o histórico de downloads é entrar nas avançadas do repositório e fazer essa consulta.É possível exportar para excel.
Para consultar o espaço ocupado pelo repositório, poderá usar a funcionalidade de Espaço ocupado nas Avançadas do repositório.
Por omissão cada repositório tem um limite total de 250 MB e de 25 MB por ficheiro. Limites esses que poderão ser aumentados caso seja necessário.
Se necessitar de mais espaço, deverá entrar em contacto com o suporte do sistema.


Passado dois ano lectivos o docente deixará de conseguir editar o repositório de conteúdos. O objectivo é que o docente não se engane e edite um repositório de uma UC muito antiga.
