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Gestão de Sumários

Os sumários da unidade curricular podem ser visualizados usando campos de filtros. Por predefinição são mostrados os sumários criados pelo próprio docente. Nesta página é mostrado aviso no caso de existirem aulas no calendário cuja data e hora seja anterior à actual e não tenham sumários definidos.

Para a visualizar os sumários, efetuar os seguintes passos:

  1. Aceder à plataforma Fénix em https:/fenix.iscte-iul.pt/
  2. Aceder ao separador “Página de Entrada (Login)” e efetuar a autenticação usando as credenciais da conta do Iscte (p.ex., xxnes@iscte-iul.pt e respetiva palavra-passe, no caso do utilizador Xisto Ximenes).
  3. Clicar no separador “Docência“.
  4. Escolher o “Período de execução“.
  5. Clicar sobre a “Unidade curricular“.
  6. Selecionar a opção “Sumários“, no menu lateral esquerdo.
  7. Usar facultativamente os campos de filtro:
    • Tipo(s) – permite indicar se pretende visualizar o corpo do sumário;
    • Ordenação – permite ordenar os sumários pela data e hora da aula;
    • Tipo de aula – permite filtrar os sumários pelo tipo de aula (Laboratorial, Teórica, etc.);
    • Turno – permite filtrar os sumários pelo turno (Tipo/turma);
    • Docente – permite filtrar os sumários indicando o docente que os criou.

Nota: os sumários são agrupados por semanas.

O sumário pode ser criado a partir da data e hora de início da aula por qualquer docente da unidade curricular ou pelo seu responsável.

O sumário também pode ser criado através da importação de um plano de aula ou de outro sumário, no entanto, apenas é possível efetuar a importação de dados que já existam no Fénix.

Para inserir um sumário, efetuar os seguintes passos:

  1. Aceder à plataforma Fénix em https:/fenix.iscte-iul.pt/
  2. Aceder ao separador “Página de Entrada (Login)” e efetuar a autenticação usando as credenciais da conta do Iscte (p.ex., xxnes@iscte-iul.pt e respetiva palavra-passe, no caso do utilizador Xisto Ximenes).
  3. Clicar no separador “Docência“.
  4. Escolher o “Período de execução“.
  5. Clicar sobre a “Unidade curricular“.
  6. Selecionar a opção “Sumários“, no menu lateral esquerdo.
  7. Clicar em “Inserir novo sumário“.



  8. No calendário de aulas, clicar em “Inserir Sumário“, na linha correspondente à respetiva aula.



  9. Na janela apresentada:
    • Selecionar a “Sala” onde ocorreu a aula.
    • Indicar o “N.º de alunos” que assistiram à aula.
    • No caso de se pretender importar um plano de aula para o sumário, escolher a opção “Plano de aula“.
    • No caso de se pretender importar um sumário anteriormente criado no sistema Fénix, selecionar a opção “Sumário anterior“.
    • Indicar o “Título” do sumário. No caso de se pretender alterar a língua, escolher a “Língua“. Por omissão, é mostrada a língua portuguesa.
    • No caso de se pretender inserir o “Título” do sumário noutra língua, clicar em “Adicionar nova língua” e indicar a língua em que está a inserir o “Título“. Pode “Remover” este campo apenas a partir da segunda língua.
    • Inserir o texto do corpo do “Sumário“. Neste campo é disponibilizado um editor que pode ou não ser usado para formatação do texto – recomenda-se a sua utilização.
    • No caso de se pretender inserir o corpo do “Sumário noutra língua, clicar em “Adicionar nova língua” e indicar a nova língua. Pode “Remover” este campo apenas a partir da segunda língua.
    • Definir quem pode consultar o sumário no campo “Visibilidade:
      • Público – qualquer utilizador que consulte a secção de Sumários da página pública da UC.
      • Só inscritos na UC – apenas os estudantes inscritos na UC e os respetivos docentes. Naturalmente, requer que uns e outros se autentiquem no Fénix.
    • Clicar no botão “Guardar“, para criar o sumário e regressar à página de gestão de sumários.

Notas

  • Se existir necessidade de registar o sumário de uma aula de substituição, o docente pode inseri-lo criando uma aula de substituição.
  • Os sumários das aulas de substituição e das aulas extraordinárias só podem ser inseridos  após a criação das respetivas aulas de substituição ou aulas extraordinárias no Calendário de aulas.
  • Uma aula de substituição só pode ser criada após uma aula prevista ter sido marcada como não lecionada no Calendário de aulas.
  • O sumário de uma aula que for lecionada em data não prevista no calendário de aulas e não substitua uma aula normal deve ser inserido criando previamente uma aula extraordinária.
  • Recomenda-se a criação dos sumários também em Inglês dirigidos aos alunos inseridos em programas de mobilidade (ERASMUS, etc.).
  • Caso não encontre a funcionalidade “Inserir Sumário“, na linha correspondente à aula em que pretende inserir o sumário, verifique se a data e hora de início da aula ainda não ocorreram ou se o sumário já foi criado.

Apenas o docente que criou o sumário pode alterá-lo. Para alterar um sumário, efetuar os seguintes passos:

  1. Aceder à plataforma Fénix em https:/fenix.iscte-iul.pt/
  2. Aceder ao separador “Página de Entrada (Login)” e efetuar a autenticação usando as credenciais da conta do Iscte (p.ex., xxnes@iscte-iul.pt e respetiva palavra-passe, no caso do utilizador Xisto Ximenes).
  3. Clicar no separador “Docência“.
  4. Escolher o “Período de execução“.
  5. Clicar sobre a “Unidade curricular“.
  6. Selecionar a opção “Sumários“, no menu lateral esquerdo.
  7. Clicar em “Editar“.
  8. Alterar o sumário.
  9. Clicar no botão “Guardar“, para gravar as alterações introduzidas.

Apenas o docente que criou o sumário pode apagá-lo. Para apagar um sumário, efectuar os seguintes passos:

  1. Aceder à plataforma Fénix em https:/fenix.iscte-iul.pt/
  2. Aceder ao separador “Página de Entrada (Login)” e efetuar a autenticação usando as credenciais da conta do Iscte (p.ex., xxnes@iscte-iul.pt e respetiva palavra-passe, no caso do utilizador Xisto Ximenes).
  3. Clicar no separador “Docência“.
  4. Escolher o “Período de execução“.
  5. Clicar sobre a “Unidade curricular“.
  6. Selecionar a opção “Sumários“, no menu lateral esquerdo.
  7. Clicar em “Apagar“.



  8. Confirmar a intenção de eliminar o sumário, clicando em “Yes“.

Consultar a assiduidade dos estudantes aqui.