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Matrículas e inscrições de candidatos e novos estudantes

Última atualização: 09/09/2022

Manual de matrículas e inscrições para candidatos e novos estudantes

O presente manual tem como objectivo auxiliar os candidatos e os novos estudantes durante o processo online de matrícula/inscrição nos cursos de 1.º ciclo do Iscte, através do Fénix.

O público alvo deste manual é assim constituído pelos:

Para a matrícula/inscrição no curso em que ficou colocado o estudante não necessita de se deslocar ao Iscte, basta que tenha uma ligação à internet.

O processo de matrícula/inscrição nos cursos do Iscte divide-se nos seguintes passos:

Concurso Nacional de Acesso 2022 – 3.ª fase

Matrícula e inscrição dos candidatos colocados no Iscte

17 a 20 de outubro

1. INSCRIÇÃO NO FÉNIX

A matrícula e inscrição são online. O candidato pode optar por realizar este passo em qualquer computador com acesso à internet, ou no campus Iscte no horário indicado.

O sistema não comporta dispositivos móveis. Por favor, use um computador.

O quê: Matrícula e inscrição
 
Onde: https://fenix.iscte-iul.pt/ ou no campus das 10h às 16H
 
Quando: Plataforma Fénix disponível a partir das 9h30m de dia 30 de setembro até às 23h59m de dia 20 de outubro
 
Como: Através das credenciais enviadas por sms (as credenciais DGES são válidas)
 
IMPORTANTE: Ter disponível para upload os seguintes documentos:
      • comprovativo de morada em nome próprio (por ex.: extrato bancário; carta de condução; documento das finanças; leitura do cartão de cidadão que inclua morada; outro doc. com o nome do estudante e a morada habitual);
      • documento de identificação.
 

2. CARTÃO DE ESTUDANTE

A Caixa Geral de Depósitos é o banco parceiro do Iscte na emissão dos cartões de estudante. Os cartões podem ter opção bancária ou não.

O quê: Requisição e ativação do cartão de estudante

Onde e quando: Até 30 de setembro no Campus Iscte, das 10h às 19h; a partir dessa data, na agência do Campo Grande da CGD

Como: Apresentação do comprovativo de matrícula/inscrição, em papel ou digital; este comprovativo está disponível na última etapa de matrícula/inscrição no Fénix

Para aceder ao sistema Fénix abra um Browser, preferencialmente utilize o Mozilla Firefox, e aceda ao seguinte endereço: https://fenix.iscte-iul.pt (ou https://fenix.iscte.pt).

O sistema Fénix disponibiliza uma área de informação pública e outra de informação privada.

Área de informação pública

Na área pública do Fénix é mostrada informação sobre todos os cursos do Iscte.

Área de informação privada

Na área privada, são efetuadas as matrículas/inscrições nos cursos do Iscte.
O acesso à área pessoal ou privada é efetuado através de autenticação no endereço: https://fenix.iscte-iul.pt.

A autenticação na área pessoal ou privada é efetuada da seguinte forma:

  • clique em Página de entrada (login);
  • no ecrã mostrado, preencha os campos com a informação indicada:
    • no campo do Nome de utilizador,indique o número de identificação que consta no documento de identificação (por exemplo, Bilhete de identidade ou Cartão de cidadão, autorização de residência, etc.);
    • no campo da Palavra-passe: indique a palavra-passe que lhe foi enviada pela DGES ou pelo Iscte;
  • finalmente, clique em Entrar.

A localização do n.º de identificação no cartão de cidadão (a introduzir no campo Nome de utilizador) pode ser consultada na imagem.
Não devem ser introduzidos os 4 caracteres existentes à direita do n.º de identificação.

A seguir, se existir apenas uma candidatura a um curso, ou seja, se não existirem outras candidaturas neste ano lectivo ou anteriores, será mostrado o ecrã Detalhes da Candidatura.

No caso de ter mais alguma candidatura a um curso do Iscte, então,visualizará os seguintes ecrãs antes do ecrã Detalhes da Candidatura.

Neste ecrã, clique em Ver / continuar no menu lateral esquerdo.

A seguir, no ecrã Consultar candidaturas que mostra a lista de candidaturas a cursos do Iscte, clique em Ver Detalhes na linha correspondente ao curso em que pretende efetuar a matrícula/inscrição.
A candidatura deverá encontrar-se no estado Pendente.

Após clicar em Ver Detalhes, visualizará o ecrã Detalhes da Candidatura mostrado a seguir.

No ecrã Detalhes da Candidatura:

  • pode consultar este manual, clicando em Suporte às Inscrições;
  • é mostrada informação referente à sua colocação no Iscte através do CNAES – Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior;
  • é iniciado o procedimento de matrícula e inscrição em unidades curriculares (disciplinas) do curso, clicando em Iniciar Processo de matrícula;
  • finalmente, na última secção do ecrã, é mostrada informação referente ao processo de Matrícula e inscrição dos candidatos colocados no Iscte no presente ano lectivo.
 

Para iniciar o procedimento de matrícula e inscrição no curso em que ficou colocado no Iscte, clique em Iniciar Processo de Matrícula, no ecrã Detalhes da candidatura.



Após clicar em Iniciar Processo de Matrícula, encontrará as seguintes etapas relativas ao processo de matrícula e inscrição:

  • consulta das instruções;
  • alteração da palavra-passe;
  • preenchimento dos dados pessoais;
  • preenchimento da filiação;
  • preenchimento da residência;
  • preenchimento dos contactos;
  • preenchimento da opção sobre a cedência de dados pessoais;
  • preenchimento de informação referente ao percurso no ensino secundário;
  • escolha da turma;
  • preenchimento dos dados para o cartão de estudante;
  • nomes próprios, apelidos e endereço de correio eletrónico do Iscte;
  • consulta dos detalhes da candidatura e inscrição em unidades curriculares do curso;
  • impressão do comprovativo de matrícula/inscrição e outros formulários.
 

Após clicar em Iniciar Processo de Matrícula, é apresentado o ecrã com as Instruções.

Para passar à etapa seguinte, clique em Seguinte.

Nesta etapa da matrícula e inscrição, é apresentado o ecrã Palavra-passe que permite:

  • consultar o novo nome de utilizador criado pelo sistema;
  • alterar a Palavra-passe.

É  importante que memorize ou guarde o novo nome de utilizador e a nova palavra-passe.
Estas credenciais servirão para aceder aos recursos informáticos enquanto for utente do Iscte.

A criação da nova palavra-passe segue as instruções apresentadas no ecrã.

O nome de utilizador apresentado e a nova palavra-passe que indicou são as credenciais necessárias para passar a aceder aos recursos informáticos disponibilizados aos estudantes, como por exemplo:

  • o sistema Fénix;
  • o correio eletrónico;
  • a rede sem fios;
  • a VPN (Virtual Private Network);
  • o acesso às estações de trabalho nos laboratórios de informática;
  • o sistema de e-learning.

Nome de utilizador

Após terminar a matrícula, o novo nome de utilizador substitui o número com que acabou de se autenticar, assim, guarde (escreva, fotografe, etc.) o novo nome de utilizador para mais tarde poder consultar caso não se lembre.

Palavra-passe

O campo Palavra-passe antiga já deverá encontrar-se preenchido, caso contrário, preencha-o com a palavra-passe que lhe foi enviada pela DGES – Direcção Geral do Ensino Superior ou pelo Iscte e com que acabou de efetuar a autenticação no sistema Fénix.

No campo da Palavra-passe nova,  indique a nova palavra-passe e indique-a novamente no campo Confirmar nova palavra-passe de acordo com as regras apresentadas no ecrã.

Esta palavra-passe nova substituirá a palavra-passe antiga.
Para passar à etapa seguinte, clique em Seguinte.

Nesta etapa da matrícula e inscrição, é apresentado o ecrã que permite gerir os Dados pessoais.

As datas devem ser preenchidas com o formado dd/mm/aaaa, por exemplo 11/05/2000.



Neste ecrã, alguns dados já se encontra preenchidos.
Relativamente aos dados a preencher, tenha em conta o seguinte:

  • Sexo: selecione o valor na lista de escolha;
  • Tipo de documento de identificação: selecione o valor na lista de escolha;
  • Dígito(s) de controlo (1): indique o(s) dígito(s) de controlo no caso do seu tipo de documento de identificação ser “Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão”;
  • Local de emissão do documento de identificação: preencha com o nome do local de emissão do documento de identificação;
  • Data de emissão do documento de identificação: este campo é de escrita mas também tem a opção de indicar a data escolhendo o dia, o mês e o ano no calendário (no caso de se tratar de cartão de cidadão o preenchimento não é obrigatório uma vez que esta data não está indicada de forma visível no referido cartão);
  • Data de validade do documento de identificação: este campo é de escrita mas também tem a opção de indicar a data escolhendo o dia, o mês e o ano no calendário;
  • Número de Identificação Fiscal Português?: este campo está pré-preenchido, contudo, caso o seu número de identificação fiscal não seja português então deve tirar a plica;
  • Número de Identificação Fiscal: se tiver número de identificação fiscal português deve preenchê-lo neste campo;
  • Profissão: indique a profissão (se é estudante escreva “Estudante”);
  • Sector da profissão: selecione o valor na lista de escolha (se não souber o que indicar escolha “Desconhecido/Não tem”);
  • Condição perante a situação na profissão: selecione o valor na lista de escolha (se não souber o que indicar escolha “Desconhecido/Não tem”);
  • Estado civil: selecione o valor na lista de escolha;
  • Regime de tempo parcial (inscrição limitada entre 30 a 36 ECTS): se pretender inscrever-se em tempo parcial, então, coloque a plica neste campo;
  • Frequenta em simultâneo outros cursos do ensino superior: se frequentar outro curso de ensino superior, então, coloque a plica neste campo;
  • N.º de candidaturas ao ensino superior além desta: indique o número de candidaturas ao ensino superior para além desta;
  • N.º de inscrições em cursos anteriores: indique o número de inscrições anteriores em cursos.

Após terminar o preenchimento, clique em Seguinte para passar à etapa seguinte.

Nesta etapa da matrícula e inscrição, é apresentado o ecrã que permite preencher informação referente à Filiação (nome da mãe, nome do pai, etc.).

Quem nasceu em Portugal, deve preencher obrigatoriamente os campos:
– distrito de nascimento;
– concelho de nascimento;
– freguesia de nascimento. 
As datas devem ser preenchidas com o formado dd/mm/aaaa, por exemplo 11/05/2000.



Neste ecrã, alguns dados já se encontram preenchidos.
Relativamente aos dados a preencher, tenha em conta o seguinte:

  • País de nascimento: selecione o valor pretendido na lista de escolha;
  • Nacionalidade: selecione o valor pretendido na lista de escolha;
  • Segunda nacionalidade: selecione o valor pretendido na lista de escolha;
  • Data de nascimento: este campo é de escrita mas também permite indicar a data de nascimento escolhendo o dia, o mês e o ano no calendário;
  • Distrito de nascimento: selecione o valor pretendido na lista de escolha;
  • Concelho de nascimento: selecione o valor pretendido na lista de escolha (esta lista é mostrada após o preenchimento do campo anterior);
  • Freguesia de nascimento: selecione o valor pretendido na lista de escolha (esta lista é mostrada após o preenchimento do campo anterior);
  • Nome da mãe: preencher com o nome da mãe;
  • Profissão atual da mãe: preencher com a profissão atual da mãe;
  • Condição perante a situação na profissão (mãe): selecione o valor pretendido na lista de escolha;
  • Sector da profissão da mãe: selecione o valor pretendido na lista de escolha;
  • Nível de escolaridade da mãe: selecione o valor pretendido na lista de escolha;
  • Nome do pai: preencher com o nome do pai;
  • Profissão atual do pai: preencher com a profissão atual do pai;
  • Condição perante a situação na profissão (pai): selecione o valor pretendido na lista de escolha;
  • Sector da profissão do pai: selecione o valor pretendido na lista de escolha;
  • Nível de escolaridade do pai: selecione o valor pretendido na lista de escolha.

Após terminar o preenchimento, clique em Seguinte para passar à etapa seguinte.

Nesta etapa da matrícula e inscrição, é apresentado o ecrã que permite preencher a informação da Residência.

Quem reside em Portugal, deve preencher obrigatoriamente o código postal.


Neste ecrã, alguns dados podem já estar preenchidos.
Relativamente aos dados a preencher ou que necessitem de correção, tenha em conta o seguinte:

  • País de residência: selecione o valor pretendido na lista de escolha;
  • Morada: preencher com a morada;
  • Código postal: este campo é de escrita e permite preencher automaticamente os campos, que se encontram a seguir:
    • preencha com o código postal correto e clique no botão à direita que tem a lupa para que sejam preenchidos automaticamente os campos que se encontram a seguir;
    • a área do código postal, a localidade e a freguesia podem ser corrigidas clicando no botão à direita com o lápis;
  • Área do código postal: este campo é de escrita, mas só necessita de alterá-lo no caso da área indicada automaticamente não se encontrar correta;
  • Localidade: este campo é de escrita, mas só necessita de alterá-lo no caso da localidade indicada automaticamente não se encontrar correta;
  • Freguesia: selecione o valor pretendido na lista de escolha, mas só necessitará de o alterar no caso da freguesia indicada automaticamente não se encontrar correta;
  • Concelho: este campo é preenchido automaticamente;
  • Distrito: este campo é preenchido automaticamente.

Após terminar o preenchimento, clique em Seguinte para passar à etapa seguinte.

Nesta etapa da matrícula e inscrição, é apresentado o ecrã que permite preencher a informação dos Contactos.

Indique pelo menos um contacto telefónico.

Recomenda-se a indicação de um endereço de e-mail pessoal.

Os contactos pessoais indicados devem ser válidos e atualizados para ser possível utilizar funcionalidades como a recuperação da palavra-passe.


Neste ecrã, alguns dados podem já estar preenchidos.Relativamente aos dados que se encontram por preencher ou necessitem de correção, deve preenchê-los tendo em conta o seguinte:

  • Telefone: indique um número de telefone válido e atualizado;
  • Telemóvel: indique um número de telemóvel válido e atualizado;
  • Endereço pessoal de correio eletrónico (não transforme as letras minúsculas em maiúsculas): indique um endereço de correio eletrónico pessoal válido e atualizado;
  • Confirme o endereço pessoal de correio eletrónico: indique, novamente, o endereço de correio eletrónico pessoal que indicou no campo anterior para confirmação;
  • Página pessoal de internet: caso pretenda indique uma página de internet pessoal;
  • Disponibilizar o seu endereço pessoal de correio eletrónico aos outros utilizadores: caso pretenda disponibilizar o seu endereço de correio eletrónico aos outros utilizadores coloque a plica neste campo;
  • Disponibilizar a sua página pessoal de internet aos outros utilizadores: caso pretenda disponibilizar a sua página de internet pessoal aos outros utilizadores coloque a plica neste campo;
  • Disponibilizar a sua fotografia aos outros utilizadores: caso pretenda disponibilizar a sua fotografia aos outros utilizadores coloque a plica neste campo.

Após terminar o preenchimento, clique em Seguinte para passar à etapa seguinte.

Nesta etapa da matrícula e inscrição, é apresentado o ecrã que permite preencher a informação referente ao percurso do estudante no ensino secundário.


Neste ecrã, alguns dados podem já estar preenchidos.
Relativamente aos dados que se encontram por preencher ou necessitem de correção, deve preenchê-los tendo em conta o seguinte:

  • Designação do curso: indique a designação do curso que terminou no ensino secundário;
  • Ano civil de conclusão: indique o ano civil em que terminou o ensino secundário;
  • Instituição: indique o nome da instituição em que terminou o ensino secundário;
  • País onde terminou curso: selecione o país em que terminou o ensino secundário;
  • Concelho da instituição: selecione o concelho em que terminou o ensino secundário;
  • N.º de vezes que ficou retido no ensino secundário: se nunca ficou retido no ensino secundário indique o valor zero (0), caso contrário indique o número de vezes;
  • Tipo de estabelecimento frequentado no ensino secundário: selecione o tipo de estabelecimento frequentado no ensino secundário;
  • Habilitação anterior: selecione a designação da habilitação que possui.

Após terminar o preenchimento, clique em Seguinte para passar à etapa seguinte.

Esta etapa da matrícula e inscrição, permite ao candidato escolher a turma para frequência das aulas.

Deve selecionar uma das turmas apresentadas.

A turma que escolher é provisória e está sujeita a aprovação pelos SGE – Serviços de Gestão do Ensino.

Não será possível passar para a etapa seguinte sem selecionar uma turma.

Licenciatura em Gestão permite aos candidatos escolher uma turma com aulas em inglês.

Neste curso, relativamente à escolha de turma o processo é o seguinte:

  • se o candidato pretender frequentar as aulas em inglês, deve colocar a plica no campo Pretende frequentar a turma com aulas leccionadas em Inglês e, a seguir, apenas serão disponibilizadas para escolha as turmas com aulas em inglês;
  • se o candidato não pretender frequentar as aulas em inglês, então não deve colocar a plica no campo Pretende frequentar a turma com aulas leccionadas em Inglês e, a seguir, apenas serão disponibilizadas para escolha as turmas cujas aulas decorram em português.

Assim, apenas neste curso (Licenciatura em Gestão), é mostrado o seguinte ecrã antes do ecrã da escolha de turma.

Clique em Seguinte para passar ao ecrã seguinte.

Se indicou que pretende frequentar as aulas em inglês, então, a seguir será(ão) mostrada(s) apenas a(s) turma(s) de aulas em inglês com vagas.

Clique em Seguinte para passar ao ecrã seguinte.

Se não indicou que pretende frequentar as aulas em inglês, então, a seguir serão mostradas as turma com aulas em português que tenham vagas.


Para consultar o horário de cada turma clique no icon que se encontra à direita do nome de cada turma, no final da linha.


Também pode consultar os horários das turmas na parte pública do Fénix da seguinte forma:

  • aceda a https://fenix.iscte-iul.pt/siteMap.do;
  • clique em horários na linha do curso pretendido;
  • clique no nome da turma pretendida na coluna do Ano 1, por exemplo EA1EA2 ou EA3;
  • clique no nome do semestre pretendido para ver o horário desse semestre, por exemplo 1.º semestre.

Após escolher a turma, clique em Seguinte para passar à etapa seguinte.

Nesta etapa da matrícula e inscrição é apresentado o ecrã que permite preencher dados para o cartão de estudante entre outros.


Neste ecrã, alguns dados podem já estar preenchidos.

Relativamente aos dados que se encontrem por preencher ou necessitem de correcção, deve preenchê-los tendo em conta o seguinte:

  • Nome do cartão: indique o nome que pretende no cartão de estudante;
  • Morada para correspondência: indique a morada para onde pretende que a correspondência seja enviada;
  • Localidade para correspondência: indique a localidade da morada para onde pretende que a correspondência seja enviada;
  • Código postal para correspondência: indique o código postal da morada para onde pretende que a correspondência seja enviada;
  • Área do código postal para correspondência: indique a área da morada para onde pretende que a correspondência seja enviada;
  • Estudante trabalhador: se é trabalhador estudante, coloque a plica neste campo;
  • Entidade patronal: se é trabalhador estudante, indique a entidade patronal;
  • Trabalhador por conta de: se é trabalhador estudante, escolha a opção na lista;
  • Se selecionou “Outra”, diga qual: se é trabalhador estudante e no campo anterior escolheu a opção Outra, indique qual neste campo;
  • Deslocado da residência permanente: se se encontra deslocado da sua residência permanente, coloque a plica neste campo;
  • Tipo de Bolseiro: selecione a opção pretendida na lista de escolha.

Nesta etapa da matrícula e inscrição é apresentado o ecrã que permite preencher dados sobre o nome usado ou escolher o endereço de correio eletrónico institucional.

Confirme as alterações efetuadas colocando a plica no campo Confirmar alterações ainda que não tenha efetuado qualquer alteração nos dados indicados.
Só será possível passar para a etapa seguinte colocando a plica no campo Confirmar alterações.


Neste ecrã, relativamente aos dados que necessitem de correcção deve ter em conta o seguinte:

  • Nomes próprios: indique os seus nomes próprios;
  • Apelidos: indique os seus apelidos;
  • Nomes próprios usados: indique os nomes próprios que pretende usar de acordo com as regras indicadas no ecrã;
  • Apelidos usados: indique os apelidos que pretende usar de acordo com as regras indicadas no ecrã;
  • Endereço de correio eletrónico: caso exista mais do que um endereço na lista, selecione o endereço de correio eletrónico que pretende usar;
  • Confirmar alterações: confirme as alterações colocando a plica (para poder continuar coloque a plica mesmo que não tenha efetuado qualquer alteração).

Após terminar o preenchimento, clique em Seguinte para passar à etapa seguinte.

Nesta etapa, o sistema apresenta o ecrã Detalhes da candidatura.

Neste ecrã, existem as seguintes funcionalidades:

  • pode consultar este manual, clicando em Suporte às inscrições;
  • pode alterar alguns dados pessoais, clicando em Alterar dados pessoais.
  • pode continuar para a próxima etapa do processo de inscrições em unidades curriculares, clicando em Continuar.

No ecrã Detalhes da candidatura, pode aceder ao presente manual de suporte clicando em Suporte às inscrições.

No ecrã Detalhes da candidatura, pode alterar vários dados pessoais clicando em Alterar dados pessoais.


No ecrã Alterar dados pessoais, pode alterar dados nas seguintes secções de informação:

  • secção Dados pessoais;
  • secção Filiação;
  • secção Residência;


Após terminar o preenchimento dos dados pessoais, clique em Submeter para passar ao ecrã seguinte.

No ecrã seguinte, clique em Voltar à página “Detalhes da candidatura”, que permitirá retomar o fluxo de matrícula/inscrições.

Tal com foi referido anteriormente, neste ecrã dos Detalhes da candidatura, existe informação acerca da matrícula efetuada no curso e do estado das inscrições nas unidades curriculares.

Quanto ao estado das inscrições nas unidades curriculares do curso refere-se que o sistema Fénix fará a inscrição automática nas unidades curriculares obrigatórias do 1.º ano curricular (no 1.º e no 2.º semestre) excepto se o estudante requerer o regime de tempo parcial.

Assim, apenas existirá necessidade do próprio estudante fazer as inscrições em unidades curriculares nos seguintes casos:

  • se o estudante tiver indicado que pretende o regime de tempo parcial: neste caso, todas as inscrições em unidades curriculares obrigatórias e optativas, se existirem, têm que ser feitas no Fénix pelo estudante por existir um limite de créditos para inscrição em unidades curriculares;
  • se o curso possuir no 1.º ano curricular unidades curriculares optativas que podem ser optativas livres, optativas da área das competências transversais ou optativas de outras áreas: neste caso a inscrição nas unidades curriculares optativas tem que ser feita pelo estudante uma vez que pode ter que escolher entre várias opções de unidades curriculares e/ou horários.

Então, caso ainda existam inscrições em falta será mostrado, neste ecrã, o seguinte aviso. O aviso vermelho indica que é necessário o estudante concluir as inscrições em unidades curriculares.


Clique em Continuar para passar à etapa seguinte.

Quando já não existam inscrições em falta será mostrado, neste ecrã, o seguinte aviso.

Clique em Continuar para passar à etapa seguinte.

Após no ecrã anterior ter clicado em Continuar, será mostrado o ecrã Inscrever em unidades curriculares (ver imagem a seguir).

O campo do ano lectivo já se encontrará preenchido com o ano lectivo da matrícula/inscrição, caso contrário, altere para o ano lectivo da matrícula/inscrição.

A seguir, no ecrã Informação sobre condições de anulação de matrícula, depois de ler atentamente toda a informação, declare que tomou conhecimento das condições para poder passar à etapa seguinte.

A declaração é efetuada colocando a plica no campo Declaro que tomei conhecimento das condições de anulação de matrícula.

Leia atentamente a informação que consta no ecrã sobre as condições de anulação de matrícula e o regulamento de propinas.

O preenchimento do campo assinalado com (*) é obrigatório.

Não será possível passar para a etapa seguinte sem o seu preenchimento.

Clique em Submeter para passar ao ecrã seguinte.


Após declarar que tomou conhecimento clique em Submeter para passar à etapa seguinte.

Para poder passar à etapa seguinte, depois de ler atentamente toda a informação indicada neste ecrã, coloque a plica no campo Declaro que li as normas e regulamentos e que tenho consciência de que a prática voluntária e intencional de plágio, autoplágio e cópia constituem um ilícito académico.

Leia atentamente a informação que consta no ecrã sobre as condições de anulação de matrícula e o regulamento de propinas.

Declare que leu as normas e regulamentos em vigor.

Não será possível passar para a etapa seguinte sem declarar que leu a informação.


Após declarar que leu as normas e regulamentos e(…), clique em Submeter para passar à etapa seguinte.

No ecrã mostrado a seguir, indique Para a emissão do cartão de estudante pela CGD, a cedência de dados pessoais à CGD – Caixa Geral de Depósitos é obrigatória.

Os campos assinalados com (*) são obrigatórios, sendo os restantes opcionais.

Se pretender a emissão de um cartão de estudante com valência bancária (cartão de débito) deverá também assinalar os campos opcionais.


Clique em Continuar para passar à etapa seguinte.

No ecrã a seguir, são solicitados consentimentos de recolha e uso de informação.

Os consentimentos solicitados podem ser revistos a qualquer momento, pelo estudante, no portal de Estudante deste sistema de gestão académica.

Não obstante, o documento de identificação é indispensável na gestão do processo do estudante, não sendo possível prosseguir sem consentir com a sua recolha e conservação.


Após o preenchimento, clique em Continuar para passar à etapa seguinte.

No ecrã a seguir, por favor, anexe uma cópia digitalizada do seu documento de identificação e um comprovativo de morada em nome próprio (por ex.: extrato bancário; carta de condução; documento das finanças; leitura do cartão de cidadão que inclua morada; outro documento com o nome do estudante e a morada habitual).

 

Neste ecrã, pode ver o ano curricular e a turma da sua matrícula e pode indicar se pretende solicitar o regime de tempo parcial, o regime de trabalhador-estudante ou se é portador de alguma incapacidade, doença, ou perturbação de aprendizagem (ex: dislexia, disgrafia) que dificulte a sua atividade ou participação na vida académica.


Para responder às questões, tenha em conta o seguinte:

  • Deseja inscrever-se em regime de tempo parcial (inscrição limitada entre 30 a 36 ects)?: consulte a secção abaixo sobre o regime de tempo parcial e se pretender inscrever-se em regime de tempo parcial coloque a plica neste campo;
  • É trabalhador-estudante (deve solicitar o estatuto até 30 dias após o inicio das aulas)?: consulte a secção abaixo sobre o regime do trabalhador-estudante e se pretender inscrever-se como trabalhador-estudante coloque a plica neste campo;
  • É portador de alguma incapacidade, doença, ou perturbação de aprendizagem (ex: dislexia, disgrafia) que dificulte a sua atividade ou participação na vida académica?: se pretender solicitar o estatuto coloque a plica neste campo.

A seguir, clique em Guardar para passar à etapa seguinte (se não pretender qualquer dos regimes indicados clique apenas em Continuar).

Os estudantes que selecionarem a opção Deseja inscrever-se em regime de tempo parcial (inscrição limitada entre 30 a 36 ects)?, devem inscrever-se em unidades curriculares obrigatórias e/ou optativas correspondentes a um intervalo de créditos entre o mínimo de 30 e o máximo de 36 créditos.

Ao selecionar esta opção, estará a efetuar o requerimento para lhe ser concedido o regime de tempo parcial.

Este requerimento implica o pagamento da taxa de 10 euros que deve ser feito em simultâneo com o pagamento da taxa de inscrição e da 1ª prestação da propina.

Os estudantes que selecionarem a opção É trabalhador-estudante? deverão entregar nos SGE – Serviços de Gestão do Ensino o respectivo requerimento acompanhado dos documentos previstos no Regulamento do Estatuto do Trabalhador Estudante do Iscte.

De acordo com o que foi referido anteriormente, se o curso tiver unidades curriculares optativas (optativas livres, optativas da área de competências transversais ou de outras áreas) no 1º ano curricular ou se o estudante indicou que pretende inscrever-se em regime de tempo parcial, então, é necessário o estudante terminar ainda o processo de inscrições.

Nesta etapa da matrícula e inscrição, o ecrã permite:

  • consultar este manual, clicando em Suporte às Inscrição > Manual de Inscrição em Unidades Curriculares;
  • consultar os endereços de correio eletrónico das Escolas de cada curso disponíveis para esclarecimento de dúvidas, clicando em Suporte às Inscrição;
  • alterar a informação do questionário inicial da inscrição, clicando em Alterar a informação do questionário inicial da inscrição;
  • consultar o horário das unidades curriculares em que já está inscrito, clicando em Consultar horário;
  • consultar informação genérica sobre as regras de inscrição na caixa com o título “Leia atentamente as regras de inscrição do seu ano no quadro “INSCRIÇÕES”;
  • consultar informação sobre as regras de inscrição nas unidades curriculares do curso, na caixa com o título “DESTAQUE:”;
  • inscrever-se em unidades curriculares.

No 1.º ano curricular, o estudante deve ficar inscrito em unidades curriculares obrigatórias e optativas (se existirem optativas no 1.º ano do curso) que perfaçam o total de 60 créditos, exceto se solicitar o regime de tempo parcial.



Leia atentamente a informação que consta no ecrã sobre as regras de inscrição.

No caso de necessitar de esclarecimento de dúvidas de âmbito académico, envie e-mail para um dos endereços indicados no ecrã tendo em conta a escola do seu curso e mencionando sempre o seu nome, o número de estudante, o curso e as unidades curriculares

O plano curricular de cada curso é constituído por uma árvore de grupos que tem, no nível mais baixo de cada grupo ou “ramo” dessa árvore, as respectivas unidades curriculares associadas a um ano/semestre do curso.

As inscrições nas unidades curriculares obrigatórias do 1.º ano curricular do curso serão criadas automaticamente pelo sistema e encontrar-se-ão marcadas a verde e com a plica na respectiva caixa do lado direito (1), com excepção dos requerentes do regime de tempo parcial (2).

NOTAS

(1) Se o estudante não solicitou o regime de tempo parcial mas verifica que as inscrições nas unidades curriculares obrigatórias do 1.º ano, no 1.º e no 2.º semestre, não se encontram feitas de forma automática, ou seja, que não estão marcadas a verde, então, basta colocar a plica em cada uma para que fiquem marcadas a verde.

(2) Para os requerentes do regime de tempo parcial, não serão criadas quaisquer inscrições automáticas em qualquer unidade curricular pelo que não existirão unidades curriculares marcadas a verde. Neste caso, todas as inscrições obrigatórias e/ou optativas terão que ser feitas neste ecrã pelo estudante.



Para além das inscrições automáticas que forem efetuadas pelo sistema Fénix, apenas existe necessidade do estudante efetuar inscrições em unidades curriculares nos seguintes casos:

– se o curso possuir, no 1.º ano curricular, unidades curriculares optativas (optativas livres, optativas de competências transversais ou de outras áreas);
– se escolher o regime de tempo parcial.

As unidades curriculares optativas podem ou não existir no 1.º ano de cada curso.
Verifique se existem unidades curriculares optativas no 1.º ano do seu curso.

As unidades curriculares optativas, podem ser livres ou da área das competências transversais ou de outra área indicada.

Para se inscrever em unidades curriculares optativas, é necessário que os respectivos grupos e subgrupos se encontrem abertos, ou seja, que tenham a plica na respectiva caixa do lado direito até ao nível em que as unidades curriculares se encontram visíveis.

A seguir indica-se o processo de abertura dos grupos/subgrupos até ao nível em que as unidades curriculares ficam disponíveis para inscrição.

O exemplo mostra a estrutura do plano curricular de um curso mas existem cursos com estruturas diferentes pelo que o estudante deve verificar e seguir a estrutura do seu curso.

Na imagem a seguir, trata-se da inscrição em unidades curriculares optativas, em que o grupo com o nome Optativas ainda está fechado (ou seja, sem a plica à direita).


Após colocarmos a plica na respectiva caixa do lado direito, o grupo Optativas fica aberto e os respectivos subgrupos ficam visíveis (ver na imagem a seguir). No entanto, verifica-se que ainda não existem unidades curriculares disponíveis para inscrição, assim, é necessário abrir os subgrupos.




Após abrirmos o subgrupo com o nome Livres, colocando a plica,verificamos que as suas unidades curriculares não são do 1.º ano curricular pelo que não necessitamos que se mantenha aberto e podemos fechá-lo retirando a plica.


Ao fechar este grupo de optativas Livres, retirando a plica que se tinha colocado, a lista de opções fica novamente invisível.

Qualquer grupo ou subgrupo só pode ser fechado quando os seus subgrupos e/ou unidades curriculares também se encontrarem fechados ou sem inscrição (sem plica).


Agora, para continuar o processo de inscrições, é necessário abrir o subgrupo Competências Transversais colocando a plica.


Com o subgrupo Competências Transversais aberto, verifica-se que ainda não são mostradas quaisquer unidades curriculares para inscrição e que é mostrado o subgrupo Obrigatórias.

É necessário, então, abrir o subgrupo Obrigatórias colocando a plica.


Após a abertura do subgrupo Obrigatórias ficou visível a lista de unidades curriculares e verifica-se que são do 1.º ano curricular, pelo que deve ser feita a inscrição nestas UCs tendo em conta as regras existentes.

É necessário efetuar a inscrição tendo em conta os limites de créditos e outras regras definidos nos grupos e subgrupos e também nas próprias unidades curriculares.

Com os grupos/subgrupos abertos e as respectivas unidades curriculares visíveis, verifique o seguinte:

  • os limites de créditos para inscrição e aprovação definidos nas regras dos grupos e subgrupos (os créditos para inscrição e aprovação encontram-se indicados na linha com o texto a vermelho imediatamente por baixo do nome do grupo/subgrupo);
  • os créditos que obterá pela aprovação em cada unidade curricular (os créditos encontram-se indicados na linha da própria unidade curricular a seguir ao semestre);
  • as regras de inscrição em unidades curriculares, caso existam (as regras encontram-se indicadas na linha com o texto a vermelho imediatamente por baixo do nome da unidade curricular ou do link que permite escolher uma unidade curricular).



Neste caso, no grupo Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias existe a regra Créditos para Aprovação: 6.0, então, as inscrições devem ser efetuadas em unidades curriculares no subgrupo Obrigatórias que perfaçam os total de 6 créditos.

A inscrição numa unidade curricular faz-se colocando a plica na pequena caixa quadrada à direita na respectiva linha e escolhendo o horário (consulte a secção a seguir para saber como é feita a escolha do horário).

A seguir apresenta-se um exemplo de uma situação em que é necessário o estudante escolher unidades curriculares de entre várias opções apresentadas, com regras definidas, mas em que não existe uma lista de escolha direta de unidades curriculares no plano plano curricular do curso.

Na imagem a seguir, o estudante deve inscrever-se em unidades curriculares que perfaçam o total de 6 créditos. Existem várias hipóteses para escolha, pode escolher uma UC de 6 créditos, ou várias UC de 1, 2 ou 3 créditos até atingir o total de 6 créditos. Para escolher, clique em Escolher Opção.


A seguir, escolha a unidade curricular concreta clicando em Inscrever.


E a seguir, escolha o horário da unidade curricular (consulte a secção a seguir para saber como é feita a escolha do horário).

Na imagem mostrada a seguir, no plano curricular de outro curso, no grupo Optativas existe o subgrupo Competências transversais que tem os seguintes subgrupos:

  • subgrupo Obrigatórias com a seguinte regra Créditos para Aprovação: 4.0;
  • subgrupo Facultativas com a seguinte regra Créditos para Aprovação: 2.0.


Neste caso, o estudante tem que se inscrever nas duas unidades curriculares que perfazem os 4 créditos no grupo das Obrigatórias e em unidades curriculares que perfaçam os 2 créditos (1 UC de 2 créditos ou 2 UC de 1 crédito) no grupo das Facultativas para totalizar os 6 créditos indicados no grupo “pai” das Competências transversais.

A inscrição nas unidades curriculares optativas(optativas livres, optativas da área de competências transversais ou de outra área) é efetuada escolhendo um dos horários disponíveis.

Em cada unidade curricular optativa, apenas serão mostrados os horários com vagas.

A inscrição nas unidades curriculares optativas é efetuada da forma indicada a seguir.

Em primeiro lugar, verifique em que semestre ocorre a unidade curricular em que vai inscrever-se. No caso mostrado na imagem a seguir, a unidade curricular ocorre no 2.º semestre.


A seguir, abra o seu horário de estudante numa aba nova do browser clicando em aqui no ecrã das inscrições ou em Horário no menu lateral esquerdo do ecrã.


No seu horário de estudante, que já terá as unidades curriculares obrigatórias no caso do Fénix já ter efetuado a inscrição automática, consulte o horário do semestre correspondente ao semestre da unidade curricular em que se vai inscrever, clicando no respectivo link, neste caso a UC é do 2.º semestre, pelo que clickámos no link do 2º semestre.

Verifique no seu horário de estudante em que períodos está livre (dias da semana e horas).

No exemplo da imagem a seguir, verifica-se que o horário do estudante está livre:

  • em todos os dias da semana, na parte da tarde;
  • em partes das manhãs de 4.ª, 5.ª e 6.ª feira;
  • e ao sábado.


Volte novamente ao ecrã Inscrever em unidades curriculares (na aba ao lado) e coloque a plica na unidade curricular pretendida.

No exemplo mostrado, colocou-se a plica na unidade curricular Apresentações profissionais.

Ao colocar a plica na unidade curricular, é aberta a caixa com a lista de horários disponíveis, ou seja, com vagas.

Na lista apresentada, escolha da forma indicada a seguir o horário que se adequa melhor ao horário que já tem com as unidades curriculares obrigatórias, clicando no botão Escolher.


Em cada horário disponível pode ser consultada a seguinte informação:

  • tipo de aula: no caso assinalado na imagem a seguir trata-se de aulas do tipo Teórico-Prática;
  • o(s) dia(s) da semana em que as aulas ocorrem: no caso assinalado na imagem a seguir trata-se de aulas que ocorrem à quarta-feira – Qua;
  • as horas de início e fim das aulas: no caso assinalado na imagem a seguir, as aulas ocorrem à quarta-feira, entre as 13:00 e as 14:00, entre as 13:00 e as 16:00 e entre as 14:00 e as 16:00, ou seja, é necessário consultar o horário de cada semana para saber a que horas a aula ocorre na quarta-feira dessa semana;
  • o início e fim do período em que as aulas ocorrem neste horário: no caso assinalado na imagem a seguir, as aulas decorrem entre o dia 2018-04-11 e o dia 2018-05-16;
  • a língua de leccionação das aulas: no caso do horário assinalado na imagem a seguir é Português.


Nas unidades curriculares de competências transversais que têm menos de 6 créditos, por norma, o período de aulas não ocupa todo o semestre por terem um menor número de aulas.

Assim, se for necessário, no mesmo semestre pode escolher horários sequenciais de mais do que uma unidade curricular de competências transversais, tendo em conta as datas de início e fim dos períodos de aulas ao longo do semestre, de forma a não haver sobreposições de aulas.

Utilize a informação de cada horário a escolher (o dia da semana, as horas e o período das aulas) para verificar no seu horário de estudante no mesmo semestre com todas as inscrições que já efetuou até ao momento, qual é o horário da unidade curricular em que se está a inscrever que mais lhe convém.

Use o scroll vertical à direita da caixa que tem os horários para consultar a lista completa de horários disponíveis em cada da unidade curricular.

A seguir, clique em Escolher no horário que mais lhe convém.

E a seguir, confirme que não tem sobreposições no seu horário que necessitem de correção.

Para verificar o seu horário após cada inscrição, consulte a aba ao lado no browser onde se encontra o seu horário de estudante e refresque-a (refresh) com a tecla F5.

No exemplo mostrado a seguir, o horário escolhido na unidade curricular não criou sobreposições pelo que está correto. Caso existam sobreposições, serão indicadas na secção Aulas sobrepostas: com o fundo a vermelho (ver imagens das 2 figuras a seguir).

As inscrições/horários podem ser alterados até ao final do período de inscrições mas tenha em atenção que as vagas dos melhores horários são preenchidas rapidamente e que ao retirar a inscrição de um horário está a libertar essa vaga que pode ser rapidamente ocupada por outro estudante.

No horário do exemplo mostrado a seguir, pode ver-se que a unidade curricular Apresentações Profissionais tem aulas às quartas-feiras, mas, existe uma aula com maior duração e duas com menor duração todas no mesmo slot de tempo (entre as 13:00h e as 16:30h). Isto quer dizer que o horário das aulas não é igual em todas as semanas durante o período de aulas definido para a unidade curricular. Assim, para saber qual é o horário efetivo em cada semana, na secção com o nome Escolha o semestre ou a semana, clique no número da semana e consulte o respectivo horário.

No exemplo mostrado a seguir, o horário escolhido na última unidade curricular em que se inscreveu criou sobreposições com o horário que o estudante já tinha das restantes unidades curriculares pelo que tem que ser alterado/corrigido.
O horário escolhido para a unidade curricular Apresentações profissionais necessita de ser substituído por outro horário que não crie sobreposições.

No caso de não existirem outros horários com vagas na unidade curricular, então, deve ser escolhida outra unidade curricular, mas, se não existir outra unidade curricular disponível deverá confirmar a inscrição com as sobreposições e solicitar apoio à escola que gere o curso através de email.


As aulas sobrepostas são indicadas na caixa de aviso (vermelha) com o título Aulas sobrepostas assinalada na imagem acima.

Cada linha indica uma sobreposição de aulas que contém a seguinte informação: os nomes das unidades curriculares, o dia e as horas de início e fim da aula sobreposta.

A sobreposição pode ocorrer entre unidades curriculares optativas ou entre unidades curriculares obrigatórias e unidades curriculares optativas.

O estudante não pode alterar o horário das unidades curriculares obrigatórias mas pode escolher outro horário nas unidades curriculares optativas desde que existam horários com vagas.

No caso apresentado como exemplo na imagem, só pode escolher outro horário na unidade curricular Apresentações profissionais por ser a única unidade curricular que se encontra dentro do grupo de optativas.

Para escolher outro horário, volte à página de inscrição nas unidades curriculares, retire a plica da unidade curricular em que precisa de escolher outro horário e clique em Guardar.

Na aba do browser com o seu horário de estudante, clique em F5 (refresh) para atualizar o seu horário de estudante e consulte os períodos livres.

Volte novamente à página das inscrições, escolha outro horário seguindo o processo já indicado e, no fim, clique em Guardar.

Na aba do browser com o horário de estudante, clique novamente em F5 (refresh) e confirme que o seu horário não tem sobreposições, seguindo estes procedimentos até terminar todas as inscrições em unidades curriculares sem existirem sobreposições no seu horário de estudante.

A regra “Inscrição condicionada“, mostrada na imagem a seguir, aplica-se a casos específicos e não permite que o estudante escolha o grupo ou a unidade curricular em que se encontra esta regra.

Assim, sempre que um grupo ou uma unidade curricular tenham esta regra, o grupo ou a unidade curricular não podem ser usados pelos estudantes para inscrição.

No caso mostrado a seguir, o estudante pode escolher qualquer uma das três unidades curriculares indicadas (“Apresentações profissionais”, “Escrita de Relatórios Técnicos” e “Inglês para negócios”) para obter os 6 créditos necessários no grupo mas, a Optativa 3 não pode usada pelo estudante  por ter a regra Inscrição condicionada.


Após encontrar-se inscrito em 60 créditos (ECTS), nas unidades curriculares do 1.º ano, poderá clicar em Confirmar para continuar para a etapa seguinte da matrícula/inscrição.

No ecrã Inscrever em unidades curriculares, pode alterar alguns parâmetros de inscrição clicando em alterar parâmetros de inscrição.


O ecrã de alteração de alguns dos parâmetros de inscrição é o seguinte:


Para guardar as alterações, clique em Submeter. Para voltar atrás (à página das inscrições) sem fazer qualquer alteração nos dados deste ecrã, clique em Voltar.

Se não tinha requerido o regime de tempo parcial e agora pretende fazer a alteração e para isso colocou a plica no campo do regime de tempo parcial, mas, ao submeter vê a seguinte mensagem de erro, esta situação deve-se a encontrar-se inscrito em mais créditos do que os permitidos pelo regime de tempo parcial (30 a 36 ECTS).

Para corrigir a situação, proceda da forma que se encontra indicada a seguir à imagem.


Pode corrigir a situação da seguinte forma:

  • clique em Voltar, para regressar à página das inscrições;
  • na página das inscrições, retire inscrições obrigatórias e/ou optativas até o total de Créditos inscritos se encontrar entre 30 e 36 e clique em Guardar;
  • ainda na página das inscrições, clique novamente em alterar parâmetros de inscrição;
  • na página de alteração dos parâmetros de inscrição, coloque novamente a plica no campo do regime de tempo parcial;
  • finalmente, clique em Submeter.

Designa-se por estudante em regime de tempo parcial aquele que, num determinado ano letivo, opte pela frequência em regime de tempo parcial inscrevendo-se num número reduzido de unidades curriculares num ciclo de estudos conducente à obtenção de um grau de licenciado ou de mestre, beneficiando de uma redução do valor da propina e regra de prescrição específica.

Os estudantes que requererem o regime de tempo parcial terão que se inscrever nas unidades curriculares pretendidas uma vez que, neste caso, o sistema não fará qualquer inscrição automática em unidades curriculares. O limite de créditos ECTS a que um estudante em regime de tempo parcial se pode inscrever encontra-se entre 30 e 36 créditos.

Para de inscrever em cada unidade curricular obrigatória pretendida do 1.º ano, no 1.º e/ou no 2.º semestre, coloque a plica na pequena caixa quadrada que se encontra do lado direito no fundo da linha da UC.

Caso pretenda inscrever-se em unidades curriculares optativas de competências transversais ou noutro tipo de optativas (desde que existam no 1.º ano do seu curso), inscreva-se como indicado na secção Inscrição em unidades curriculares optativas (optativas livres, optativas da área de competências transversais ou de outras áreas referidas).

Confirme que o seu horário de estudante não tem sobreposições. Caso contrário, as sobreposições devem ser corrigidas. Verifique como corrigir em Sobreposições no horário.

Para poder, finalmente, confirmar as inscrições nas unidades curriculares, deve encontrar-se inscrito em 60 créditos (ECTS) no 1.º ano curricular do curso. Assim, verifique na página de inscrições se o número de Créditos inscritos é igual a 60 tal como é mostrado na imagem.


Se os créditos inscritos forem inferiores a 60, então ainda não se inscreveu a todas as unidades curriculares do 1.º ano e será mostrada a seguinte mensagem pelo que não poderá confirmar a inscrição.

Verifique em que unidades curriculares do 1.º ano é que ainda não se encontra inscrito e inscreva-se de acordo com as regras que existirem do plano curricular até totalizar os 60 créditos inscritos.


Quando se encontrar inscrito em 60 créditos (ECTS) no 1.º ano, clique em Confirmar na página das inscrições.


A seguir será mostrado o último ecrã do processo de matrícula/inscrição no Fénix.

Neste ecrã existe informação importante sobre propinas, existe o link de acesso ao inquérito aos novos alunos e podem ser impressos os documentos referentes à sua matrícula e inscrição:

  • pode verificar que a sua inscrição foi confirmada com sucesso: ver mensagem marcada a verde na imagem abaixo;
  • pode consultar o seu currículo de estudante no Iscte, clicando em Currículo do estudante: agora já atualizado com as inscrições que acabou de confirmar;
  • pode consultar a lista de unidades curriculares em que acabou de se inscrever e os respectivos horários na secção Inscrições efetuadas;
  • pode corrigir as inscrições, clicando em corrigir inscrição: a correção pelo estudante só está disponível até ao último dia do período de inscrições;
  • pode imprimir a declaração de matrícula, clicando em Impressão de Declaração de Matrícula: por favor, não imprima frente e verso. A impressão deste documento é obrigatória;
  • pode imprimir o requerimento para requerer o estatuto de trabalhador-estudante, clicando em requerimento. A impressão deste documento é obrigatória para quem pretende requerer o estatuto de trabalhador-estudante;
  • pode imprimir o formulário para requerer desconto em transportes, clicando em Formulário para Declaração de Transportes. A impressão deste documento é obrigatória para quem pretende requerer descontos em transportes;
  • pode imprimir o formulário de declaração de matrícula para fins como, por exemplo, ADSE, Abono de Família, etc., clicando em Formulário para Declaração de Matrícula (ADSE, Abono de Família, etc.). A impressão deste documento é obrigatória para quem pretende fazer requerimentos para os fins indicados no formulário;
  • responda ao Inquérito para os estudantes que se inscreveram pela 1.ª vez no curso (PARTICIPAÇÃO OBRIGATÓRIA), clicando em Inquérito 1.ª inscrição no curso;
  • pode consultar informação sobre propinas na secção Propinas do ecrã ou clicando em Propinas no menu lateral esquerdo.

Leia atentamente toda a informação disponibilizada, imprima os documentos necessários e responda ao “Inquérito 1.ª inscrição no curso”.


Depois de imprimir os documentos e responder ao “Inquérito 1.ª inscrição no curso”, consulte a restante informação dos passos a seguir e termine os procedimentos da matrícula/inscrição no Iscte da melhor forma.

As referências e prazos para pagamento das propinas por multibanco serão disponibilizadas na funcionalidade Conta Corrente – Propinas 2021/2022 no Fénix. Assim, para não deixar passar prazos, nos próximos dias consulte diariamente a seguinte funcionalidade do Fénix:

  • após efetuar a autenticação no Fénix, clique no portal Estudante;
  • no menu lateral esquerdo, clique em Conta Corrente – Propinas 2021/2022.

Pode consultar os planos curriculares dos cursos aqui. A seguir clique:

  • no link do nome do curso pretendido;
  • a seguir em Plano curricular, no menu lateral esquerdo;
  • a seguir em Currículo, na caixa situada à direita do ecrã;
  • e, finalmente:
    • para visualizar todas as regras, clique em Ver, na linha das Regras: Ver , Esconder:
    • para visualizar todos os grupos de unidades curriculares, clique em Expandir todos, em Expandir todos/Esconder todos.

Pode consultar os planos curriculares dos cursos aqui. A seguir clique em horários na linha do curso pretendido e, na tabela de turmas, clique no nome da turma no semestre que pretende consultar.

Se saiu do Fénix antes de chegar à página das inscrições nas unidades curriculares e pretende retomar o processo de matrícula/inscrição mas não sabe como fazê-lo, então, neste caso, a sua matrícula não ficou terminada pelo que deve efetuar os seguintes procedimentos:

  • efetue a autenticação no Fénix novamente com as credenciais iniciais, recebidas através da DGES ou do Iscte;
  • prossiga com o processo de matrícula/inscrição preenchendo os dados em falta a partir do ecrã mostrado.

Se saiu do Fénix quando já se encontrava na página de inscrições nas unidades curriculares e agora pretende terminá-las, então, deve efetuar os seguintes procedimentos:

  • efetue a autenticação no Fénix com as credencias novas (nome de utilizador e palavra-passe) que foram criadas anteriormente antes de sair do Fénix;
  • prossiga com o processo de inscrição nas unidades curriculares em falta.

Se saiu do Fénix mas não sabe bem em que ecrã se encontrava e pretende retomar o processo de matrícula/inscrição, então, efetue os seguintes procedimentos:

  • tente efetuar a autenticação no Fénix com o conjunto inicial de credenciais (enviadas pela DGES ou pelo Iscte) e continue o processo de matrícula e inscrição até ao fim;
  • se não conseguiu autenticar-se com o conjunto inicial de credenciais e sabe o conjunto de novas credenciais criadas no Fénix, então, efetue a autenticação com estas novas credenciais e continue o processo de matrícula e inscrição até ao fim.

Se conseguiu autenticar-se e vê a página seguinte, então, clique no portal Estudante.

A seguir, para aceder à página onde pode terminar as inscrições, clique em Unidades curriculares, na secção Inscrever do menu lateral esquerdo.

A seguir será mostrado o ecrã Inscrever em unidades curriculares onde pode consultar as etapas seguintes das inscrições.

Os documentos podem ser impressos em casa.

Pode imprimir os documentos da seguinte forma:

  • efetue a autenticação no Fénix para aceder à área privada;
  • a seguir clique no portal Estudante;
  • a seguir, no menu lateral esquerdo, na secção Inscrever, clique em Unidades curriculares;
  • na página mostrada, imprima os documentos que necessitar.

Pode consultar a informação sobre propinas da seguinte forma:

  • efetue a autenticação no Fénix para aceder à área privada;
  • a seguir clique no portal Estudante;
  • a seguir, no menu lateral esquerdo, clique em Conta Corrente – Propinas 2021/2022.