Mestrado – Dissertação, Trabalho de projeto
Atualizado/Updated: 2022-05-14
Última atualização: 14/05/2022
Este manual tem como objectivo auxiliar os estudantes gerirem a informação relacionada com a Dissertação, Trabalho de projeto.
Para aceder à secção do Trabalho Académico, seguir os seguintes passos:
- Aceder à plataforma de gestão académica do Iscte em https://fenix.iscte-iul.pt
- Selecionar o separador “Página de Entrada (Login)”.
- Efetuar a autenticação usando as credencias da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
- Aceder ao separador “Trabalho Académico”.
- Selecionar a opção “Mestrado – Dissertação, Trabalho de projecto”, no menu lateral esquerdo.
Os estudantes podem criar ou editar a informação relacionada com a Dissertação, Trabalho de projeto no Portal Estudante.

Para poder criar registo de tema, o estudante:
- Não pode ter nenhum registo de tema ativo para o mesmo curso.
- Tem a matrícula com estado ativo.
- Está inscrito no 2º ano.
- Não tem dívidas.
- Para criar o registo de tema de dissertação ou trabalho de projeto, o estudante deve premir o botão “Criar“.
- Na lista de matrículas do estudante deve clicar em “Criar registo” na linha da matrícula.
- Preencher a informação do registo.
- Orientador (Obrigatório)
Se o orientador ou o coorientador for docente ou investigador do Iscte, ou seja, se já possui conta de utilizador na plataforma Fénix deve premir o botão “Adicionar“.
Se o orientador ou o coorientador não tem conta em Fénix, deve premir o botão “Criar pessoa externa“.
- Coorientador (Opcional)
- Anexar documento de aceitação de orientação (apenas obrigatório se foi criada pessoa externa)
- Tema em português e em inglês (Obrigatório)
- Tema em português e em inglês (Opcional)
- Tema em português e em inglês (Opcional)
- Orientador (Obrigatório)
- Premir botão


Para criar o registo de tema de dissertação ou trabalho de projeto, o estudante deve premir o botão
2. Na lista de matrículas do estudante deve premir da matrícula pretendida:

3. Preencher a informação do registo:
3.1 Orientador (Obrigatório)
- Se o orientador ou o coorientador for docente, investigador ou docente do ISCTE-IUL, ou já tem utilizador em Fénix deve premir o botão
.
- Se o orientador ou o coorientador não tem conta em Fénix, deve premir o botão
.
3.2. Coorientador (Opcional)
3.3. Anexar documento de aceitação de orientação (apenas obrigatório se foi criada pessoa externa)
3.4 Tema em português e em inglês (Obrigatório)
3.5 Tema em português e em inglês (Opcional)
3.6 Tema em português e em inglês (Opcional)
3.7 Premir botão


O botão abre um ecrã que permite a pesquisa de pessoas no sistema.
2. Deve introduzir o Nome ou o Email e premir .
3. É apresentada a lista de pessoas existentes de acordo com a pesquisa.
4. Premir .


No caso da pessoa a adicionar como orientadora ou coorientadora não tem relação com ISCTE-IUL e não foi devolvida na pesquisa do botão, deve ser criada uma pessoa externa.
1. Introduzir a informação:
1.1. Nome (Obrigatório)
1.2. Género (Obrigatório)
1.3. Email (Obrigatório)
1.4. Contacto telefónico (Obrigatório)
2. Premir .
3. É apresentada a lista de pessoas existentes de acordo com a pesquisa.
3.1. Se a pessoa pretendida estiver na lista apresentada, deve ser selecionada apenas a pessoa pretendida. De seguida premir .
3.2. Se não existir a pessoa pretendida estiver, deve premir .


1. Para consultar a informação do registo de tema de dissertação ou trabalho de projeto, o estudante deve premir em do registo pretendido.
2. O ecrã de detalhe da informação do registo de tema está divido em 3 zonas:
2.1 Detalhes
Informação do estudante, estado e data do estado do registo do estudante
2.2. Operações
Botão de operações que podem ser efetuadas.Se não existir nenhum botão é porque não existe nenhuma ação pendente do utilizador em sessão.
2.3.Separadores com informação detalhada
