Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Inquérito de Monitorização Pedagógica (pt)

Última atualização: 14/05/2022

Regras em vigor

  1. Tendo em atenção quer o envolvimento e responsabilização dos estudantes na qualidade do ensino, quer a relevância destes Inquéritos para os processos de avaliação exigidos pela legislação em vigor, o inquérito de monitorização pedagógica é de participação obrigatória.
  2. O inquérito de monitorização pedagógica é ativado quando inicia o período de resposta da primeira UC a terminar ao longo do semestre.
  3. O período de resposta ao inquérito relativo a cada UC/Docente(s) inicia-se quando é atingido os últimos 20% do período de aulas de cada UC. Exemplos: se o período de aulas for 100 dias, o estudante pode iniciar a resposta a partir do 80º dia; se o período de aulas for 50 dias, o aluno pode iniciar resposta a partir do 40º dia, e assim sucessivamente.
  4. Durante o período de resposta dos inquéritos os estudantes têm a possibilidade de participar no inquérito indicando que não querem responder ao mesmo, submetendo uma justificação.
  5. De acordo com o Código de Conduta Académica do Iscte (Artigo 8.º, alínea f), os estudantes devem “Responder atempadamente a todos os inquéritos institucionais que o Iscte tem que aplicar no âmbito quer do seu sistema de garantia da qualidade quer das exigências das agências de certificação e acreditação nacionais e internacionais.
  6. A não participação no inquérito implica o bloqueio do acesso ao Curriculum no Fénix sempre que exista pelo menos um inquérito onde já tenha decorrido pelo menos 90% das aulas e o estudante ainda não tenha respondido ao inquérito respetivo.
  7. Todos os blocos do inquérito deverão ter resposta – incluindo os blocos dos inquéritos dos docentes com os quais não se teve contacto através da escolha da opção “Não frequentei aulas” – para evitar o bloqueio temporário do acesso ao currículo.
  8. O período de bloqueio do acesso à visualização do currículo do estudante termina quando não existe nenhum inquérito pendente de resposta e que esteja abrangido pelo ponto anterior. Uma vez terminado o período de recolha de resposta aos inquéritos, o bloqueio será levantado, mesmo não havendo resposta.
  9. A submissão final do inquérito só é possível após os estudantes terem respondido ao bloco geral do inquérito, aos blocos dos inquéritos de todas as UC em que estão inscrito(a)s e a pelo menos um docente em cada UC.

Regras em vigor

  1. A participação dos estudantes nos inquéritos de monitorização pedagógica é da maior importância para o ISCTE-IUL tendo em atenção quer o envolvimento e responsabilização dos estudantes na qualidade do ensino, quer a relevância destes inquéritos para os processos de avaliação externa exigidos pela legislação em vigor. De acordo com o Código de Conduta Académica do ISCTE-IUL (Artigo 8.º, alínea d), os estudantes devem “Responder atempadamente a todos os inquéritos institucionais que o ISCTE -IUL tem que aplicar no âmbito quer do seu sistema de garantia da qualidade quer das exigências das agências de certificação e acreditação nacionais e internacionais”.
  2. O período de resposta ao inquérito relativo a cada UC/Docente(s) corresponde aos últimos 20% do período de aulas de cada UC. Exemplos: se o período de aulas for 100 dias, o estudante deve responder nos últimos 20 dias; se o período de aulas for 50 dias, o aluno deve responder nos últimos 10 dias, e assim sucessivamente (no entanto se a UC tiver uma duração de apenas 2 semanas, o inquérito estará disponível durante a última semana de aulas).
  3. A submissão final do inquérito só é possível após os estudantes terem respondido ao bloco geral do inquérito, aos blocos dos inquéritos de todas as UC em que estão inscrito(a)s e a pelo menos um docente em cada UC.

Regras em vigor

  1. Tendo em atenção quer o envolvimento e responsabilização dos estudantes na qualidade do ensino, quer a relevância destes Inquéritos para os processos de avaliação exigidos pela legislação em vigor, o inquérito de monitorização pedagógica é de participação obrigatória.
  2. O inquérito de monitorização pedagógica é ativado quando inicia o período de resposta da primeira UC a terminar ao longo do semestre.
  3. O período de resposta ao inquérito relativo a cada UC/Docente(s) corresponde aos últimos 20% do período de aulas de cada UC. Exemplos: se o período de aulas for 100 dias, o estudante deve responder nos últimos 20 dias; se o período de aulas for 50 dias, o aluno deve responder nos últimos 10 dias, e assim sucessivamente (no entanto se a UC tiver uma duração de apenas 2 semanas, o inquérito estará disponível durante a última semana de aulas).
  4. Durante o período de resposta dos inquéritos das UC (últimos 20% da duração do período de aulas de cada UC) os estudantes têm a possibilidade de participar no inquérito respondendo que não querem responder ao mesmo, submetendo apenas essa resposta.
  5. A não participação no inquérito implica o bloqueio nesse semestre do acesso ao Curriculum no Fénix (Despacho nº9/2016 do Reitor do ISCTE-IUL, disponível no Fénix).
  6. Contudo, caso não tenham respondido aos inquéritos das UC durante o seu período de resposta, nem tiverem respondido que não querem responder ao inquérito, os estudantes têm a possibilidade de evitar o bloqueio do seu currículo até ao final do semestre se entretanto preencherem os inquéritos das UC em falta.
  7. A submissão final do inquérito do presente semestre só é possível após o estudante ter respondido ao bloco geral do inquérito, a todas as UC em que estão inscritos e a pelo menos um docente em cada UC.

Períodos de resposta e de bloqueio definidos nas UC

 

Regras em vigor

  1. período de resposta ao inquérito de uma UC pode durar até 40 dias (ver na imagem o período marcado a verde) e é definido tendo em conta o período de aulas da UC.
  2. Início e fim do período de resposta ao inquérito de uma UC
    • O período de resposta ao inquérito tem início 30 dias antes do último dia de aulas de cada UC, exceptuando os casos em que a duração da UC é inferior a este período de 30 dias. Nesta situação, o inquérito será aberto no dia seguinte ao primeiro dia de aulas dessa mesma UC.
    • O período de resposta ao inquérito termina 10 dias depois do último dia de aulas da UC.
  3. Tendo em atenção quer o envolvimento e responsabilização dos estudantes na qualidade do ensino, quer a relevância destes inquéritos para os processos de avaliação exigidos pela legislação em vigor, a aplicação deste inquérito é de participação obrigatória, incluindo, naturalmente, a possibilidade de o estudante responder que não responde. A não participação neste inquérito implica o bloqueamento temporário do acesso ao Curriculum no Fénix (Despacho n.º 73/2010 do Reitor do ISCTE/IUL).
  4. Para os alunos que não respondam ao inquérito de uma UC, o período de bloqueio do acesso ao currículo é de 20 dias e é definido da seguinte forma:
    • Nos últimos 10 dias do período de resposta ao inquérito da UC, é aplicado o bloqueio de acesso ao currículo, mas, se o aluno responder ao inquérito durante este período o bloqueio é imediatamente eliminado (ver na imagem o período marcado a laranja).
    • Nos 10 dias a seguir ao fim do período de resposta ao inquérito da UC, é aplicado o bloqueio de acesso ao currículo sem possibilidade de resposta ao inquérito da UC (ver na imagem o período marcado a vermelho.
  5. Uma vez que o bloqueio de acesso ao currículo é aplicado tendo em conta o período de resposta de cada UC, poderão sobrepor-se bloqueios referentes a várias UC.
  6. Caso não tenham preenchido o inquérito de uma UC, os alunos podem continuar a responder ao inquérito das restantes UC que se encontrem no respectivo período de resposta.