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Teletrabalho

Em teletrabalho ou trabalho à distância todas as recomendações de utilização de meios informáticos em trabalho presencial são igualmente aplicáveis. No entanto, os dispositivos e meios de conectividade não estão na infraestrutura da organização e por esse motivo a atenção deve ser redobrada.

Abaixo é apresentado um resumo das principais recomendações:

Dispositivos

  • É preciso garantir a exclusividade de utilização. Não havendo esta possibilidade, é preciso garantir perfis de utilização distintos;
  • Atualização do Antivírus e dos programas em geral;
  • Bloqueio automático de sessão;
  • Não frequentar sites de streaming piratas e derivados;
  • Utilizar passwords diferentes para contas pessoais e de trabalho.

Redes e Conectividades

  • Utilizar a conectividade de rede doméstica. Evitar a utilização de conectividade de espaços públicos;
  • Não utilizar serviços de VPN comerciais para ligar aos recursos da Organização (ex: Nordvpn).

Para mais detalhes, o Centro Nacional de Cibersegurança disponibiliza, na sua página sobre boas práticas, um conjunto sugestões de segurança que devem ser tomadas em consideração no âmbito do trabalho a partir de casa.

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Deslocação do posto de trabalho do Iscte

Antes de deslocar o posto de trabalho para casa, o trabalhador deve obter a devida autorização do responsável do serviço. Este deve encaminhar o pedido aos SIIC através do preenchimento do formulário disponibilizado aqui.

Os trabalhadores que não possuem privilégios de administração do seu posto de trabalho (computador de secretária ou portátil), devem solicitar a configuração da VPN antes da deslocação do equipamento para casa.

Se o posto de trabalho for um computador de secretária, devem solicitar um cabo de rede para acesso à internet em casa, pois os computadores de secretária do Iscte não possuem placa de rede sem fios.

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VPN

Através da VPN é possível aceder a partir de qualquer lugar a serviços só disponíveis na rede interna do Iscte.
VER MAIS.

  • Para aceder ao posto de trabalho do Iscte a partir de casa, seguir as instruções disponíveis aqui.
  • Não é necessário ligar a VPN para aceder às plataformas (Fénix) e aplicações (Office 365, incluindo o Outlook), fornecidas pelo Iscte com a exceção da gestão documental (Edoc) e do MyIscte.

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Reencaminhamento de chamadas telefónicas

Os pedidos de reencaminhamento de chamadas telefónicas devem ser feitos pelo responsável do serviço para iajuda.covid19@iscte-iul.pt.

Pode encontrar os manuais de configuração dos softphone VoIP do Iscte aqui.

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Boas práticas

  1. Como garantir a confidencialidade e segurança dos dados?

    O Centro Nacional de Cibersegurança disponibiliza, na sua página sobre boas práticas, um conjunto sugestões de segurança que devem ser tomadas em consideração no âmbito do trabalho a partir de casa.
  2. Quais são as boas práticas em videochamadas?

    É importante ter um local, de preferência com luz e com os equipamentos e condições necessários para as reuniões por videochamada. MAIS DICAS
  3. Conta do Iscte
  4. Estamos ON

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Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos.