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Atribuição automática de salas

De seguida lista-se os passos necessários para atribuir automaticamente salas no Fénix usando o software externo Alocador Automático de Salas.
Sempre que é necessário fazer a atribuição automática de salas deve ser criada uma nova integração.

Consultar Integração

No sistema Fénix deve-se, seleccionar o Portal “Gestão de Recursos“, seleccionar a opção menu lateral esquerda “Atribuição de salas” ->”Automática a Aulas

O sistema apresenta as integrações existentes para o semestre lectivo actual.

Para alterar os critérios de pesquisa deve seleccionar:

  • Semestre
  • Sala

De seguida, deve premir o botão Procurar.

Criar Nova Integração

Para criar nova integração deve premir o botão Criar nova integração. O sistema apresenta a seguinte mensagem:

De seguida deve Premir o botão “Ok“.

O sistema apresenta para cada integração a seguintes informação:

  • Estado
  • Data de criação da integração
  • Número de ocorrências de aulas às quais vão ser atribuídas as salas
  • Número de aulas (conjuntos de ocorrências) às quais vão ser atribuídas as salas
  • Número de ocorrências de aulas a enviar ao sistema Alocador Automático de Salas
  • Número de turmas a enviar ao sistema Alocador Automático de Salas
  • Número de unidades de execução (disciplinas) a enviar ao sistema Alocador Automático de Salas
  • Número de atribuição de salas com erro
  • Número de atribuição de salas com sucess

Editar integração

Para adicionar informação à integração deve premir Editar.

De seguida é apresentada a informação da integração seleccionada

Adicionar informação à integração

Para adicionar informação (Unidades de execução, turmas, aulas, ocorrências) à integração deve premir o botão “Adicionar informação“.

O utilizador tem a possibilidade de pesquisar a informação que pretende adicionar à integração. Deve seleccionar

  • Tipo de curso
  • Curso
  • Turma (opcional)
  • Unidade de execução (opcional)
  • Indicação de aulas sem sala (opcional)

De seguida, deve premir o botão Procurar.

Adicionar Unidade de execução

Para adicionar toda a informação associada à unidade de execução deve premir existente junto ao nome da unidade de execução pretendida. O sistema apresenta a seguinte mensagem:

De seguida deve Premir o botão “Ok“.

Adicionar Turno

Para adicionar toda a informação associada ao turno da unidade de execução deve premir existente junto ao nome do turno pretendido. O sistema apresenta a seguinte mensagem:

De seguida deve Premir o botão “Ok“.

Adicionar Turmas

Para adicionar toda a informação associada à turma deve premir existente junto ao nome da turma pretendida. O sistema apresenta a seguinte mensagem:

De seguida deve Premir o botão “Ok“.

Adicionar Aula

Para adicionar toda a informação associada à aula deve premir existente junto à aula pretendida. O sistema apresenta a seguinte mensagem:

De seguida deve Premir o botão “Ok“.

Adicionar Curso

Para adicionar toda a informação associada ao curso apresentado deve premir o botão Adicionar Curso.

Adicionar Semestre

Para adicionar toda a informação associada ao semestre da integração deve premir o botão Adicionar Semestre.

Atribuir Sala

Para atribuir sala às ocorrências deve premir existente junto à aula pretendida. Ver Atribuição de salas a aulas.

Consultar Horário de Unidade de Execução

Para consultar o horário da unidade de execução deve seleccionar existente junto ao nome da unidade de execução pretendida.

Consultar Horário da Turma

Para consultar o horário da turma deve seleccionar existente junto ao nome da turma pretendida.

Remover informação associada à integração

Para remover informação associada à integração deve premir Remover existente junto ao semestre, unidade de execução, turmas, turnos ou aulas adicionadas à integração.

Integrar com o alocador automático de salas

Após de adicionar a informação necessária para integração deve premir o botão “Integrar” para a integração ficar no estado “Em Integração”.

Alocador Automático de Salas

No sistema da Alocador automático de salas deve-se:

  • Efectuar o login
  • Escolher os critérios de ponderaçã
  • Seleccionar o botão “->” existente na mesma linha de Prosseguir para a geração
  • Resolver problemas
  • Optimizar
  • Pausar optimização
  • Enviar horário (para o Fénix)

Relatório de Integração

De volta no sistema Fénix deve-se premir Relatório de integração para analisar as situações de erro detectadas.

O sistema apresenta uma lista com a seguintes informação da integração:

  • Unidade curricular
  • Turno
  • Aula
  • Lotação
  • Inscritos (número de alunos inscrito)
  • Turmas
  • Ocorrências
  • Dia
  • Sala actual (a sala que actualmente está atribuída à ocorrência da aula)
  • Nova sala (são as salas recebidas do Alocador automático de salas)
  • Mensagem Erro (recebida do Alocador automático de salas)

Para que as salas recebidas do Alocador automático de salas sejam actualizados no sistema deve premir o botão Atribuir espaços recebidos.

Simulação

Para realizar uma simulação do Alocador automático de salas, deverá ser feito todos os passos descritos anteriormente excepto o passo de Atribuir espaços recebidos

Noutro ambiente, com cópia dos dados de produção, poderá ser experimentado.