Atribuição automática de salas
De seguida lista-se os passos necessários para atribuir automaticamente salas no Fénix usando o software externo Alocador Automático de Salas.
Sempre que é necessário fazer a atribuição automática de salas deve ser criada uma nova integração.
Consultar Integração
No sistema Fénix deve-se, seleccionar o Portal “Gestão de Recursos“, seleccionar a opção menu lateral esquerda “Atribuição de salas” ->”Automática a Aulas“
O sistema apresenta as integrações existentes para o semestre lectivo actual.

Para alterar os critérios de pesquisa deve seleccionar:
- Semestre
- Sala
De seguida, deve premir o botão Procurar.
Criar Nova Integração
Para criar nova integração deve premir o botão Criar nova integração. O sistema apresenta a seguinte mensagem:

De seguida deve Premir o botão “Ok“.

O sistema apresenta para cada integração a seguintes informação:
- Estado
- Data de criação da integração
- Número de ocorrências de aulas às quais vão ser atribuídas as salas
- Número de aulas (conjuntos de ocorrências) às quais vão ser atribuídas as salas
- Número de ocorrências de aulas a enviar ao sistema Alocador Automático de Salas
- Número de turmas a enviar ao sistema Alocador Automático de Salas
- Número de unidades de execução (disciplinas) a enviar ao sistema Alocador Automático de Salas
- Número de atribuição de salas com erro
- Número de atribuição de salas com sucess
Editar integração
Para adicionar informação à integração deve premir Editar.
De seguida é apresentada a informação da integração seleccionada

Adicionar informação à integração
Para adicionar informação (Unidades de execução, turmas, aulas, ocorrências) à integração deve premir o botão “Adicionar informação“.

O utilizador tem a possibilidade de pesquisar a informação que pretende adicionar à integração. Deve seleccionar
- Tipo de curso
- Curso
- Turma (opcional)
- Unidade de execução (opcional)
- Indicação de aulas sem sala (opcional)
De seguida, deve premir o botão Procurar.

Adicionar Unidade de execução
Para adicionar toda a informação associada à unidade de execução deve premir existente junto ao nome da unidade de execução pretendida. O sistema apresenta a seguinte mensagem:

De seguida deve Premir o botão “Ok“.
Adicionar Turno
Para adicionar toda a informação associada ao turno da unidade de execução deve premir existente junto ao nome do turno pretendido. O sistema apresenta a seguinte mensagem:

De seguida deve Premir o botão “Ok“.
Adicionar Turmas
Para adicionar toda a informação associada à turma deve premir existente junto ao nome da turma pretendida. O sistema apresenta a seguinte mensagem:

De seguida deve Premir o botão “Ok“.
Adicionar Aula
Para adicionar toda a informação associada à aula deve premir existente junto à aula pretendida. O sistema apresenta a seguinte mensagem:

De seguida deve Premir o botão “Ok“.
Adicionar Curso
Para adicionar toda a informação associada ao curso apresentado deve premir o botão Adicionar Curso.
Adicionar Semestre
Para adicionar toda a informação associada ao semestre da integração deve premir o botão Adicionar Semestre.
Atribuir Sala
Para atribuir sala às ocorrências deve premir existente junto à aula pretendida. Ver Atribuição de salas a aulas.
Consultar Horário de Unidade de Execução
Para consultar o horário da unidade de execução deve seleccionar existente junto ao nome da unidade de execução pretendida.
Consultar Horário da Turma
Para consultar o horário da turma deve seleccionar existente junto ao nome da turma pretendida.
Remover informação associada à integração
Para remover informação associada à integração deve premir Remover existente junto ao semestre, unidade de execução, turmas, turnos ou aulas adicionadas à integração.

Integrar com o alocador automático de salas
Após de adicionar a informação necessária para integração deve premir o botão “Integrar” para a integração ficar no estado “Em Integração”.
Alocador Automático de Salas
No sistema da Alocador automático de salas deve-se:
- Efectuar o login
- Escolher os critérios de ponderaçã
- Seleccionar o botão “->” existente na mesma linha de Prosseguir para a geração
- Resolver problemas
- Optimizar
- Pausar optimização
- Enviar horário (para o Fénix)
Relatório de Integração
De volta no sistema Fénix deve-se premir Relatório de integração para analisar as situações de erro detectadas.
O sistema apresenta uma lista com a seguintes informação da integração:
- Unidade curricular
- Turno
- Aula
- Lotação
- Inscritos (número de alunos inscrito)
- Turmas
- Ocorrências
- Dia
- Sala actual (a sala que actualmente está atribuída à ocorrência da aula)
- Nova sala (são as salas recebidas do Alocador automático de salas)
- Mensagem Erro (recebida do Alocador automático de salas)

Para que as salas recebidas do Alocador automático de salas sejam actualizados no sistema deve premir o botão Atribuir espaços recebidos.
Simulação
Para realizar uma simulação do Alocador automático de salas, deverá ser feito todos os passos descritos anteriormente excepto o passo de Atribuir espaços recebidos.
Noutro ambiente, com cópia dos dados de produção, poderá ser experimentado.