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Avaliações Escritas – Gestão de Recursos

Atribuir Sala a Avaliações Escritas

Para pesquisar as avaliações escritas já marcadas deve, no Portal de Gestão de Recursos:

  • Seleccionar a opção “Atribuir Salas” existente no menu lateral esquerdo
  • Seleccionar a informação pretendida:
    • Semestre lectivo
    • Tipo de curso
    • Plano Curricular do curso (opcional)
    • Anos Curriculares (opcional)
    • Tipo de Avaliação (opcional)
    • Data (opcional)
    • Salas (todas as avaliações escritas, sem salas, sem salas suficientes

De seguida deve premir o botão Procurar.

O resultado da pesquisa apresenta todas as avaliações já definidas. O utilizador tem a possibilidade para cada avaliação consultar o detalhe da mesma e atribuir sala(s).

Atribuir Sala

Para atribuír sala(s) a avaliação escrita deve seleccionar o link Editar Salas existente na mesma linha da avaliação escrita pretendida.

De seguida, é apresenta a informação detalhada da avaliação escrita.

Para atribuir sala(s) deve:

  • Indicar a capacidade pretendida (opcional)
  • Indicar a característica da sala (opcional)
  • Premir o botão Procurar
  • Seleccionar a sala pretendida em “Sala a adicionar
  • Premir o botão Adicionar

Exportar Avaliações Escritas

Para exportar as avaliações escritas, para um ficheiro com formato Excel, deve no Portal de Gestão de Recursos:

  • Seleccionar a opção “Atribuir Salas” existente no menu lateral esquerdo
  • Seleccionar a informação pretendida:
    • Semestre lectivo
    • Tipo de curso
    • Plano Curricular do curso (opcional)
    • Anos Curriculares (opcional)
    • Tipo de Avaliação (opcional)
    • Data (opcional)
    • Salas (todas as avaliações escritas, sem salas, sem salas suficientes

De seguida deve premir o botão Exportar.

Marcar Avaliações Escritas

Para consultar as avaliações escritas deve, no Portal de Gestão de Recursos:

  • Seleccionar a opção “Marcar” existente no menu lateral esquerdo
  • Seleccionar a informação pretendida:
    • Período de Execução
    • Curso
    • Período (Todos, Aulas, Exames)
    • Ano Curricular

De seguida, pode-se consultar para o curso, período de Execução e ano(s) curricular(es) seleccionados consultar a seguinte informação:

  • Avaliações escritas definidas

Lista de unidades curriculares para curso, período de Execução e ano(s) curricular(es) seleccionados para os quais já existe pelo menos uma avaliação escrita definida.

É apresentada a informação detalhada da avaliação: Época, data e horas de início e de fim, salas atribuídas, comentário e o número de alunos inscritos assim como a lotação.

Se existirem lugares em falta (alunos sem lugares), o valor é apresentado a vermelho. Caso contrário é apresentado o número de lugares em excesso.

  • Unidades curriculares sem avaliações escritas definidas

Lista de unidades curriculares para curso, período de Execução e ano(s) curricular(es) seleccionados para os quais ainda não foram criados pelo menos uma avaliação escrita definida.

  • Calendário

Calendário do período seleccionado. Apresenta as avaliações escritas já definidas nas devidas datas.

Criar Avaliações Escritas

Para criar as avaliações escritas deve, na consulta de avaliações escritas pode:

  • Na lista de Avaliações escritas definidas, seleccionar o link Criar Avaliação existente na mesma linha da unidade curricular pretendida;
  • Na lista de Unidades curriculares sem avaliações escritas definidas, seleccionar o link Criar Avaliação existente na mesma linha da unidade curricular pretendida ou
  • No calendário seleccionar o dia pretendido.

Escolher unidade curricular

Após de iniciar a criação da avaliação, deve indicar, caso não esteja preenchida a seguinte Informação:

  • Tipo de avaliação (Testes ou Exame)
  • Unidade Curricular

De seguida deve premir o botão Continuar.

Marcar Exame

Após a selecção da unidade curricular deve, indicar:

  • Data da avaliação
  • Hora início da avaliação
  • Hora início da avaliação
  • Época (1ª Época, 2ª Época), apenas se a avaliação for um exame
  • Definir Sala(s) – Ver abaixo
  • Unidades curriculares associadas, apenas se a unidade curricular for partilhada em vários planos e que a avaliação vai ser realizada em conjunto

De seguida deve premir o botão Criar.

Associar Unidade Curricular

Se existirem unidades curriculares sem execução partilhadas mas que a data do exame vai ser a mesma do exame que estamos a criar, deve-se associá-las à marcação deste exame.

Para associar unidade curricular deve premir Associar unidade curricular.

De seguida, deve indicar:

  • o semestre que a unidade curricular é leccionada;
  • o Curso onde a unidade curricular é leccionada;
  • o ano curricular da unidade curricular;
  • a unidade curricular.

De seguida deve premir o botão Associar.

A marcação do exame vai ser apresentado em todos os cursos que foram associados ao exame.

Dissociar Unidade Curricular

Para disssociar alguma unidade curricular associada deve premir Disssociar unidade curricular existente na mesma linha da unidade curricular pretendida.

Definir comentário

Para introduzir comentários que devam ser apresentados aos alunos na parte pública do Fénix deve premir o link definir comentário.

De seguida, deve introduzir o comentário e premir o botão Inserir.

Publicar Mapa de Exames

É possível marcar todas as avaliações escritas e apenas disponibilizá-las na parte pública do Fénix no final.

Para publicar o mapa de exames, na parte pública do Fénix, deve no Portal de Gestão de Recursos:

  • Seleccionar a opção “Publicar mapa de exames” existente no menu lateral esquerdo;
  • Seleccionar a informação pretendida:
    • Período de Execução
  • Premir o botão Seleccionar;
  • Para alterar o estado:
    • para todos os cursos premir Publicado ou Temporário
    • Para um curso em específico, premir (Alterar)