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Colibri (Zoom)

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O serviço Colibri da FCCN é um serviço de videoconferência que se encontra disponível para todas as instituições pertencentes à RCTS.

Baseado no sistema de videoconferência Zoom, suporta até 300 participantes por sessão e pode ser usado a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel (Wndows, MacOSX, Linux, iOS, Android, Blackberry, salas Zoom e salas com sistemas H.323/SIP).

Para participar numa reunião basta conhecer o ID dessa reunião. O acesso via desktop ou dispositivo móvel requer a instalação de uma aplicação cliente. O utilizador é encaminhado automaticamente para uma página de instalação aquando da primeira utilização deste serviço.

Para criar ou gerir as suas reuniões será necessário autenticar-se usando as credenciais de acesso à conta do Iscte (p.ex., xxnes@iscte-iul.pt e respetiva palavra-passe).

Tipos de contas
Zoom

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O serviço Colibri/Zoom oferece três tipos de conta: Pro, Basic, Webinar.

Autenticação
federada

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Para efetuar autenticação federada, seguir os seuintes passos:

  1. Aceder à plataforma Colibri em https://videoconf-colibri.zoom.us/ ou através do cliente Zoom instalado no computador.
  2. Realizar autenticação federada (SSO) usando as credenciais da conta do Iscte (e.g., xxnes@iscte-iul.pt e respectiva palavra-passe).
    • Selecionar “Sign In“.
    • Selecionar “Sign In with SSO“.
    • Definir o “Domain (domínio)“: videoconf-colibri.
    • Selecionar o “Iscte“.
    • Memorizar a instituição (Iscte).
    • Usar as credenciais do Iscte.
    • Confirmar abertura do Zoom.
Clicar aqui para ver imagens
  1. Aceder à plataforma Colibri em https://videoconf-colibri.zoom.us/ ou através do cliente Zoom instalado no computador.
  2. Realizar autenticação federada (SSO) usando as credenciais da conta do Iscte (e.g., xxnes@iscte-iul.pt e respectiva palavra-passe).
    • Selecionar “Sign In“.


    • Selecionar “Sign In with SSO“.


    • Definir o “Domain (domínio)“: videoconf-colibri.


    • Selecionar o “Iscte“.


    • Memorizar a instituição (Iscte).


    • Usar as credenciais do Iscte.


    • Confirmar abertura do Zoom.



Extrair
relatórios

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O relatório exibe informações de reuniões encerradas há, pelo menos, 15 minutos. O relatório é retido na nuvem durante 1 mês, pelo que deve ser descarregado antes.

  1. Iniciar sessão na plataforma Zoom/Colibri conforme descrito na secção autenticação federada.
  2. Selecionar “Relatórios” (“Reports“, em língua inglesa).
  3. Selecionar “Uso” (“Usage“, em língua inglesa).
  4. Definir um intervalo de tempo e pesquisar a reunião.
  5. Na linha referente a aula, selecionar o número de participantes na coluna “Participants” e, de seguida, exportar os dados para um ficheiro CSV, clicando no botão “Export”.
Clicar aqui para ver imagens
  1. Iniciar sessão na plataforma Zoom/Colibri conforme descrito na secção autenticação federada.
  2. Selecionar “Relatórios” (“Reports“, em língua inglesa).
  3. Selecionar “Uso” (“Usage“, em língua inglesa).


  4. Definir um intervalo de tempo e pesquisar a reunião.


  5. Na linha referente a aula, selecionar o número de participantes na coluna “Participants” e, de seguida, exportar os dados para um ficheiro CSV, clicando no botão “Export”.


Modelo de
licenciamento

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O licenciamento funciona em regime flutuante, que atribui contas Pro, mediante login federado na plataforma. As licenças Pro têm, de momento, uma duração de duas horas após o último login realizado na plataforma.

Ambientes

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O serviço é oferecido em dois ambientes: Conferência Web e Videoconferência.

  • Conferência Web – Orientado para sessões em que se privilegia a partilha de documentos e a interação entre os participantes em detrimento da qualidade de vídeo.
  • Videoconferência – Orientado para sessões em que a qualidade de vídeo é superior e a interoperabilidade com terminais tradicionais (H.323) é fundamental para a sessão.

Funcionalidades

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Para além de canais de vídeo e áudio bidirecionais para todos os participantes, o Colibri/Zoom inclui:

  • Troca de mensagens entre participantes por instant messaging (chat);
  • Partilha de ecrã, documentos e aplicações multimédia;
  • Possibilidade de ligação a terminais H.323;
  • Gravação de sessões locais ou na cloud, com possibilidade de download;
  • Autenticação federada;
  • Multidispositivo (computadores, tablets, smartphones, terminais H.323);
  • Multilíngue (Português e Inglês).

Recursos

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Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos.