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Colibri (Zoom)

O serviço Colibri da FCCN é uma plataforma de colaboração através da internet (webconference), que se encontra disponível para todas as instituições pertencentes à RCTS.

Baseado no sistema de videoconferência Zoom, suporta até 300 participantes em cada sessão e pode ser usado a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel (Wndows, MacOSX, Linux, iOS, Android, Blackberry, salas Zoom e salas com sistemas H.323/SIP).

Para participar numa reunião basta saber o ID dessa reunião. O acesso via desktop ou dispositivo móvel requer a instalação de uma aplicação cliente. Será encaminhado automaticamente para uma página de instalação aquando a utilização deste serviço.

Para criar ou gerir as suas reuniões será necessário autenticar-se usando as credenciais de acesso à Federação RCTSaai.

Tipos de contas Zoom

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Contas Pro / Licensed

Permitem realizar reuniões com mais de 40 minutos e um máximo de 300 participantes por sessão.

  • Possibilidade de gravação na cloud.
  • Polls.
  • Ligação a terminais de videoconferência.
  • Breakout rooms.

Contas Básicas

Permitem realizar reuniões com uma duração máxima de 40 minutos e um número máximo de 100 participantes por sessão.

Possibilidade de gravação local.

Modelo de licenciamento

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O licenciamento funciona num regime flutuante, que atribui contas Pro, mediante login federado na plataforma. As licenças Pro têm, de momento, uma duração de duas horas após o último login realizado na plataforma, se não houver atividade.

Ambientes

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O COLIBRI é oferecido em dois ambientes: Conferência Web e Videoconferência.

  • Conferência Web – Orientado para sessões em que se privilegia a partilha de documentos e a interação entre os participantes em detrimento da qualidade de vídeo.
  • Videoconferência – Orientado para sessões em que a qualidade de vídeo é superior e a interoperabilidade com terminais tradicionais (H.323) é fundamental para a sessão.

Funcionalidades

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Para além de canais de vídeo e áudio bidirecionais para todos os participantes, o Colibri/Zoom inclui:

  • Troca de mensagens entre participantes por instant messaging (chat);
  • Partilha de ecrã, documentos e aplicações multimédia;
  • Possibilidade de ligação a terminais H.323;
  • Gravação de sessões locais ou na cloud, com possibilidade de download;
  • Autenticação federada;
  • Multidispositivo (computadores, tablets, smartphones, terminais H.323);
  • Multilíngue (Português e Inglês).

Autenticação federada

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  1. Aceder à plataforma Colibri em https://colibri.fccn.pt/ ou através do cliente Zoom instalado no computador.
  2. Realizar autenticação federada (SSO) usando as credenciais da conta do Iscte (e.g., xxnes@iscte-iul.pt e respectiva palavra-passe).
    • Selecionar “Sign In“.


    • Selecionar “Sign In with SSO“.


    • Definir o “Domain (domínio)“: videoconf-colibri.


    • Selecionar o “Iscte“.


    • Memorizar a instituição (Iscte).


    • Usar as credenciais do Iscte.


    • Confirmar abertura do Zoom.


Extrair relatórios

O relatório exibe informações de reuniões encerradas há, pelo menos, 15 minutos. O relatório é retido na nuvem durante 1 mês, pelo que deve ser descarregado antes.

  1. Iniciar sessão na plataforma Zoom/Colibri conforme descrito na secção autenticação federada):
  2. Selecionar “Relatórios” (“Reports“, em língua inglesa).
  3. Selecionar “Uso” (“Usage“, em língua inglesa).
  4. Definir um intervalo de tempo e pesquisar a reunião.
  5. Na reunião pretendida, selecionar o número de participantes e, de seguida, exportar os daddos para um ficheiro CSV.

Assiduidade dos estudantes

Na extração do relatório, ter em conta o seguinte:

  1. Na linha referente a aula, selecionar o número de participantes na coluna “Participants“.
  2. Clicar no botão “Export” (Não selecionar a opção “Export with meeting data“).

Recursos

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De forma a garantir o bom funcionamento do serviço Colibri/Zoom, visite recursos abaixo:

Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos.