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Glossário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A

Abrir uma sessão

Abrir uma sessão remotamente

Acessibilidade
(do inglês Accessibility)

Na era das tecnologias da informação e comunicação, possibilidade de aceder a recursos informáticos e de informação, dada ao maior número possível de membros de uma população, independentemente das respetivas aptidões físicas ou tecnológicas, incluindo portanto as pessoas portadoras de alguma deficiência.

Acesso
(do inglês Access)

No contexto das tecnologias da informação e comunicação, possibilidade ou capacidade de ter à sua disposição um recurso informático ou de informação.

Exemplos: acesso a um ficheiro, acesso a uma página Web, acesso a um serviço, acesso a um servidor

Acordo de Nível de Serviço – ANS
(do inglês Service Level Agreement – SLA)

Um acordo entre um fornecedor de serviços de TI e um cliente. O ANS descreve o serviço de TI, documenta metas de nível de serviço e especifica as responsabilidades do fornecedor de serviços de TI e do cliente. Um único ANS pode cobrir múltiplos serviços de TI ou múltiplos clientes.

Acordo de Nível Operacional – ANO
(do inglês Operational Level Agreement – OLA)

Um acordo entre um fornecedor de serviços de TI e outra parte da mesma organização. Um ANO suporta o fornecimento de serviços de TI do fornecedor de serviços de TI aos seus clientes. O ANO define os produtos ou serviços a fornecer e as responsabilidades de ambas as partes. Por exemplo, pode haver um ANO entre o fornecedor de serviços de TI e o departamento de compras para obter hardware dentro de um prazo acordado; pode haver um ANO entre a central de serviços e um grupo de suporte para fornecer resoluções de incidentes dentro de um prazo acordado.

Autenticação Multifator
(do inglês Multi-Factor Authentication, MFA)

A autenticação multifator (MFA) é um método através do qual um utilizador confirma a sua identidade através de duas ou mais provas apresentadas com sucesso.

No caso do Iscte, consideramos o nome de utilizador e password como sendo o primeiro fator de autenticação. A escolha do segundo fator caberá ao utilizador, que pode escolher entre:

          • Aplicação OKTA Verify (Recomendado);
          • Aplicação Google Authenticator ou outra compatível com TOTP; e
          • Chave de segurança.
          • Ver aqui como configurar aautenticação multifator no Iscte.

Autenticação Única
(do inglês Single Sign-On, SSO)

Mecanismo de identificação que permite ao utilizador aceder a vários recursos informáticos (como aplicações e sítios Web) através de uma única autenticação efetuada aquando do acesso inicial à rede.

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B

BYOD
(do inglês Bring Your Own Device, BYOD)

BYOD significa “bring your own device” (traga o seu próprio dispositivo), e o significado mais comummente aceite de BYOD é quando os funcionários utilizam os seus próprios dispositivos pessoais para se ligarem à rede da organização e acederem ao que precisam para fazer o seu trabalho. Isto inclui dados e informações que podem ser potencialmente sensíveis ou confidenciais.

Os dispositivos utilizados para BYOD podem incluir smartphones, tablets, computadores pessoais, computadores portáteis ou unidades USB. Isto oferece aos empregados mais liberdade para utilizar os dispositivos que os tornam mais capazes de realizar as tarefas do dia a dia, o que, a longo prazo, poupa dinheiro aos empregadores. No entanto, o BYOD tem de ser cuidadosamente gerido com o objetivo de manter a segurança e a produtividade.

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C

Catálogo de Incidentes
(do inglês Incident Catalog)

O Catálogo de Incidentes de TI do Iscte encontra-se disponível no “Portal de Serviços dos SIIC”, acessível em https://iajuda.iscte-iul.pt/

Catálogo de Serviços
(do inglês Service Catalog)

Uma base de dados ou documento estruturado com informação sobre todos os serviços de TI em produção, incluindo aqueles disponíveis para implantação.

O Catálogo de Serviços de TI do Iscte encontra-se disponível no “Portal de Serviços dos SIIC”, acessível em https://iajuda.iscte-iul.pt/

Central de Serviços
(do inglês Service Desk)

O ponto único de contacto entre o fornecedor de serviços e os utilizadores. Uma central de serviços típica gere incidentes, pedidos de serviços e também a comunicação com os utilizadores.

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D

Dados
(do inglês Data)

Representação da informação sob uma forma convencional adequada à comunicação, à interpretação ou ao processamento. Os dados podem ser processados através de meios humanos ou automáticos.

Dados Abertos
(do inglês Open Data)

Dados que podem ser livremente usados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa, sem restrições de direitos de autor, patentes ou outros mecanismos de controlo, e que estejam sujeitos, quando muito, à exigência de citação da fonte.

Disponibilidade
(do inglês Availability)

Em tecnologias da informação e da comunicação, capacidade de uma unidade funcional permanecer em estado de realizar uma determinada função dentro de condições determinadas, num dado instante ou num dado intervalo de tempo, supondo que estão assegurados os necessários meios exteriores.

Disponibilidade de um Serviço
(do inglês Serviceability)

Capacidade de um serviço ser obtido a pedido de um utilizador e continuar a ser fornecido durante o período solicitado, com tolerâncias específicas e dentro de determinadas condições.

          • Verificar aqui o estado de alguns serviços fornecidos aos utilizadores do Iscte

Domínio
(do inglês Domain)

Grupo de computadores e dispositivos de uma rede, em particular da Internet, que são administrados como uma unidade, com regras e procedimentos comuns, e que partilham um nome comum (nome do domínio).

Domínio de Topo
(do inglês Top Domain)

Domínio no mais alto nível do Sistema de Nomes de Domínios.

Um domínio de topo pode ter como fundamento o elemento geográfico ou o elemento organizacional; por exemplo, o nome de domínio ?pt? caracteriza os sítios Web atribuídos a Portugal e o nome de domínio “com” já pode surgir em qualquer país e identifica os sítios Web com fins comerciais.

Os nomes dos domínios de topo são escritos na parte mais à direita dos correspondentes endereços URL.

Domínio Público
(do inglês Public Domain)

Estatuto legal de obras ou invenções não protegidas por direitos de autor ou patentes, por exemplo devido a terem expirado os respetivos prazos.

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E

Em Linha
(do inglês Online)

Qualificativo da operação de uma unidade funcional, quando subordinada ao controlo direto de um computador.

Em Segundo Plano
(do inglês Background)

Qualificativo de uma tarefa ou programa executados ao mesmo tempo que um programa principal, mas com uma menor prioridade.

Encerramento
(do inglês Shutdown)

Execução de uma ordem de interrupção do funcionamento ou do desempenho de um sistema informático, fechando todas as aplicações e o sistema operativo.

Encriptação
(do inglês Encryption)

Utilização de uma cifra na conversão de uma mensagem original numa mensagem não inteligível (criptograma), que não permita a sua leitura por pessoas não autorizadas.

Endereço
(do inglês Address)

Valor que serve para a localização unívoca de uma entidade.

Exemplos: endereço de uma posição de memória de um computador, endereço de um servidor, endereço de uma página Web, endereço de correio eletrónico de uma pessoa.

Endereço de Correio Eletrónico
(do inglês E-mail Address)

Endereço graças ao qual uma pessoa pode comunicar por correio eletrónico com outras pessoas (enviar e receber mensagens).

O endereço eletrónico tem a seguinte estrutura: nome do utilizador@nome do domínio, em que o nome do domínio é normalmente o do servidor de correio eletrónico onde o utilizador tem a sua caixa de correio.

A titulo exemplificativo, no Iscte, o utilizador Xisto Ximenes possui o seguinte tipo de endereço de correio eletrónico:

          • Nome de utilizador: xxnes@iscte-iul.pt
          • Endereço de correio eletrónico: Xisto_Ximenes@iscte-iul.pt (estudantes) | Xisto.Ximenes@iscte-iul.pt (trabalhadores)

Endereço Internet
(do inglês IP Address)

Endereço de 32 bits de um computador ou outro dispositivo ligado à Internet, representado habitualmente por uma notação decimal de quatro grupos de algarismos separados por pontos.

Exemplo: 195.23.245.193

Endereço IP
(do inglês Internet Protocol Address)

Endereço de 32 bits de um computador ou outro dispositivo ligado à Internet, representado habitualmente por uma notação decimal de quatro grupos de algarismos separados por pontos.

Exemplo: 195.23.245.193

Endereço Web
(do inglês Web Address)

Endereço pelo qual documentos e outros recursos são conhecidos e acedidos na Internet com a ajuda de um programa de navegação. Integra carateres identificadores do protocolo, do domínio e do caminho para atingir o recurso e apresenta-se com a seguinte estrutura:

          • id. do protocolo://nome do domínio/nome do caminho/nome do recurso.

Nota: Embora o endereçoURL seja também conhecido por endereço Web, na realidade, o primeiro conceito é mais abrangente, pois pode referenciar recursos fora da WorldWide Web (sítios FTP ou fóruns Usenet, por exemplo).

Erro Informático
(do inglês Bug, Computer Error)

Falha de um programa ou de uma aplicação de computador que impede a conclusão bem sucedida de uma função, como consequência de um engano, anomalia ou defeito.

Esquema XML
(do inglês XML Schema)

Especificação de um tipo de documento XML, normalmente expressa em restrições à estrutura e ao conteúdo dos documentos desse tipo, que se sobrepõem às limitações sintáticas básicas impostas pela própria linguagem XML.

Um esquema é análogo a uma gramática de uma língua: define o vocabulário que a língua pode utilizar e que frases (sintaticamente) são válidas.

Estação de Trabalho
(do inglês workstation)

Computador cliente numa rede local ou alargada, utilizado para executar aplicações, e que está ligado a um servidor, a partir do qual obtém dados partilhados com outros computadores.

O termo estação de trabalho” também é utilizado para descrever um computador pessoal com uma arquitetura específica e um ou mais microprocessadores de elevado desempenho.”

Ethernet
(do inglês Ethernet)

Arquitectura muito utilizada para conexão física de redes locais, desenvolvida pela Xerox. Uma rede Ethernet usa uma topologia em barramento ou em estrela e suporta um tráfego de alto débito.

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F

Falha Fatal
(do inglês Crash)

Falha súbita que acontece quando o computador deixa de responder ao utilizador ou o programa informático aborta inesperadamente.

Fiabilidade
(do inglês Reliability)

Capacidade de um sistema informático, de informação ou de telecomunicações ter um desempenho consistente e preciso de acordo com as suas especificações e requisitos, dando plena confiança aos utilizadores durante o ciclo de vida do sistema.

Ficheiro
(do inglês File)

Conjunto identificado de dados relacionados (fichas ou registos) apresentados numa certa ordem e armazenados em suportes de natureza diversa, desde o papel até dispositivos magnéticos ou óticos.

Filtro anti-spam
(do inglês Anti-spam Filter)

Filtro de segurança que analisa o texto de uma mensagem eletrónica a fim de obter a probabilidade de ela ser ou não indesejável. Uma vez identificada, a mensagem considerada indesejável pode ser automaticamente apagada ou movida para um local à parte.

Formatar
(do inglês Format (to))

Processo através do qual se define a estrutura de um objeto, que pode ter diferentes significados, consoante a área do conhecimento.

Exemplos: Na área da gestão documental, corresponde à disposição geral dos elementos visuais de um documento. Na área das tecnologias da informação, corresponde à definição da estrutura básica de um dispositivo de armazenamento, eliminando todos os dados que ali se encontravam armazenados, de forma a torná-lo compatível com os equipamentos onde vai ser utilizado.

Formato Aberto
(do inglês Open Format)

Formato de armazenamento de dados digitais de acordo com uma especificação publicada e livremente acessível, geralmente mantida por uma organização normativa, e que está livre de restrições legais ao seu uso. Em contraste com o formato aberto, um formato fechado é controlado e defendido por interesses particulares da empresa detentora dos seus direitos.

Formato AVI
(do inglês Audio Video Interleave, AVI)

Tipo de ficheiro criado pela Microsoft para armazenar vídeo e som encapsulados. Durante a leitura de um ficheiro deste formato, os dados de vídeo e áudio são reproduzidos em simultâneo, de forma a aumentar a velocidade de restituição.

Formato Fechado
(do inglês Proprietary Format)

Formato de ficheiro, propriedade de uma organização ou indivíduo, que define um esquema de codificação, secreto ou com uma licença associada, para a ordenação e armazenamento de dados. A sua descodificação só é possível utilizando software e/ou hardware específicos, também propriedade da mesma organização ou indivíduo.

Nota: O oposto do formato fechado é o formato aberto, que não coloca limitações aos utilizadores finais.

Formato GIF
(do inglês Graphic Interchange Format)

Formato de ficheiro, desenvolvido pela sociedade CompuServe, que permite armazenar e transferir imagens gráficas comprimidas contendo de 2 até 256 cores.

Nota: A maioria das imagens na Internet encontra-se disponibilizada neste formato.

Formato JPEG
(do inglês Joint Photographers Expert Group Format)

Formato de imagem gráfica definido pelo JPEG (Joint Photographers Expert Group), que se tornou uma alternativa ao formato GIF para imagens pequenas e compactas. Todas as imagens JPEG (identificadas pelo sufixo .jpg) podem usar 16,7 milhões de cores, com uma taxa de compressão muito mais alta do que a do formato GIF.

Formato MP3
(do inglês MPEG-1 Audio Layer-3 Format)

ecnologia e formato padrão para compressão de sequências áudio em ficheiros de pequena dimensão, preservando a qualidade do som de acordo com o nível de compressão. Estes ficheiros podem ser criados pelo utilizador a partir das suas fontes de áudio (normalmente discos compactos) usando software adequado, ou adquiridos através de sítios Web que os comercializam. A música assim digitalizada pode ser ouvida recorrendo a um leitor de música digital. O formato MP3 foi desenvolvido sob a supervisão do Moving Pictures Expert Group (MPEG).

Formato MP4
(do inglês MP4 Format)

Formato específico para o armazenamento digital de áudio e vídeo. É parte da especificação MPEG-4, desenvolvido pelo ISO/IEC 14496-14. A extensão oficial do ficheiro é .mp4, embora possamos também encontrar .m4a ou .m4p..

Formato MPEG
(do inglês Moving Pictures Expert Group Format)

Formato multimédia obtido pela compressão de sequências áudio e vídeo, segundo as normas internacionais MPEG (Moving Pictures Expert Group).

Formato PNG
(do inglês Portable Network Graphics)

Formato de ficheiro que permite armazenar imagens só a preto e branco ou em 256 cores e também em cores reais. Suporta transparência e permite que a imagem seja apresentada progressivamente no ecrã.

Formato RSS
(do inglês Really Simple Syndication Format)

Formato baseado na linguagem XML para programar fornecimentos Web (Web feeds) e que atualmente, na sua versão 2.0, é o mais utilizado para esse fim.

          • Os ficheiros com este formato têm a terminação .xml, .rss ou .rdf .
          • Os conteúdos são referenciados nos fornecimentos Web e são disponibilizados ao utilizador através de um agregador.

Formato WMA
(do inglês Windows Media Audio Format)

Tecnologia e formato padrão para compressão de sequências áudio em ficheiros de pequena dimensão, desenvolvido pela Microsoft. Tem características e funcionalidades semelhantes às do formato MP3, mas também suporta de origem tecnologia de gestão de direitos digitais, permitindo o controlo dos ficheiros de música neste formato ao nível das licenças de utilização.

O WMA consegue uma compressão superior para o mesmo nível de amostragem do que o formato MP3, obtendo-se assim ficheiros mais pequenos para qualidade similar.

Formato WMF
(do inglês Windows Metafile Formatt)

Formato de imagens vetoriais nativo do sistema operativo Windows, utilizado principalmente em documentos do Microsoft Office.

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G

Gestão de incidente
(do inglês Incident Management)

O processo responsável por gerir o ciclo de vida de todos os incidentes. O principal objetivo da gestão de incidentes é restabelecer o serviço de TI aos utilizadores o mais rápido possível.

A gestão de incidentes (registo, acompanhamento, resolução e avaliação) é efetuada no “Portal de Serviços dos SIIC” acessível em https://iajuda.iscte-iul.pt/

Gestão do Conhecimento
(do inglês Knowledge Management)

Definição e implementação de procedimentos destinados a maximizar a capacidade das pessoas de uma organização para encontrarem a informação crítica de que necessitam, adquirindo conhecimento que lhes permita tomar decisões adequadas.

Gestão do Risco
(do inglês Risk Management)

Definição e implementação de procedimentos para avaliar os riscos enfrentados por uma organização, com o objetivo de tomar as medidas preventivas adequadas.

Gestão Documental
(do inglês Documentation Management)

Área da gestão responsável por um controlo eficiente e sistemático da produção, receção, manutenção, utilização e destino de documentos.

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H

Hardware
(do inglês Hardware)

Totalidade ou parte dos componentes físicos de um sistema de processamento de dados.

Exemplos: Computadores, periféricos e cabos de ligação.

Hiperligação
(do inglês Hyperlink)

Referência de algum ponto de um hipertexto para um ponto do mesmo ou de outro documento; uma tal referência é normalmente especificada de uma forma diferenciada do resto do hipertexto (por exemplo, usando palavras sublinhadas).

Nota: Quando o contexto o permitir, pode usar-se simplesmente ligação”, em vez de “hiperligação”.”

Hipertexto
(do inglês Hypertext)

Documento que, além da informação que veicula, contém hiperligações ao mesmo ou a outros textos, permitindo assim uma leitura não linear.

Nota: O hipertexto é o princípio básico da World Wide Web (WWW).

Hospedeiro
(do inglês Host)

Computador ou outro dispositivo integrado numa rede de computadores, constituindo um nó da rede com um endereço associado. Pode oferecer recursos de informação, serviços e aplicações a outros nós da rede.

Nota: Computadores participantes da Internet são chamados hospedeiros da Internet ou nós da Internet e têm um endereço IP.

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I

Identificação por Radiofrequência
(do inglês Radio Frequency Identification, RFID)

Tecnologia de recolha de dados que usa dispositivos móveis eletrónicos para armazenar dados permanentemente e mecanismos de radiofrequência para ler e extrair, sempre que necessário, os dados registados nesses dispositivos.

Identificador Universal Único
(do inglês Universal Unique Identifier, UUID)

Número de identificação composto por cerca de 128 bits. Devido à precisão do seu algoritmo, a probabilidade de existirem dois números iguais é praticamente impossível, por esse facto este identificador é um apoio importante para a interoperabilidade.

Incidente
(do inglês Incident)

Uma interrupção não planeada de um serviço de TI ou uma redução da qualidade de um serviço de TI. Uma falha de um item de configuração que ainda não tenha tido impacte num serviço de TI é também um incidente. Por exemplo: A falha de um disco rígido de um conjunto de discos em espelho.

Indisponibilidade
(do inglês Downtime)

O tempo durante o qual um item de configuração ou um serviço de TI não está disponível durante o tempo de serviço acordado. A disponibilidade de um serviço de TI é normalmente calculada a partir do tempo de serviço acordado e da sua indisponibilidade.

Iniciar uma sessão
(do inglês Log in to, Log on to, Sign in to, Sign on to)

Processo de aceder a um sistema informático, habitualmente pela introdução da identificação do utilizador e de uma palavra-passe.

Nota: O processo cria uma sessão de trabalho na máquina destino, eventualmente com limitações nas ações do utilizador impostas pelo software de sistema no momento da entrada.

Iniciar uma sessão remotamente
(do inglês Remote Login)

Capacidade de aceder a um sistema informático, para iniciar uma sessão, num local físico diferente do do sistema.

Insensível a maiúsculas e minúsculas
(do inglês non case-sensitive, case insensitive)

Respeitante a todo o programa que não faz uma distinção entre as letras maiúsculas e minúsculas, e que portanto trata da mesma maneira os dados ou os comandos quer venham com maiúsculas quer com minúsculas.

Internet
(do inglês InterNet)

Rede de área alargada que é uma confederação de redes de computadores das universidades e de centros de pesquisa, do Governo, do comércio e da indústria, com base no protocolo TCP/IP. Proporciona acesso a sítios Web, correio electrónico, bases de dados, fóruns de discussão, etc.

Internet2
(do inglês Internet2)

Rede de área alargada com tecnologias mais avançadas do que as da Internet tradicional, permitindo uma muito maior velocidade de transmissão de dados. Este projeto está a ser conduzido e posto em prática em universidades americanas, em parceria com a indústria e o governo, e destina-se a permitir a execução de aplicações que exigem recursos não disponíveis na Internet atual.

Nota: Não confundir Internet2 com Web 2.0.

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J

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K

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L

Largura de Banda
(do inglês Bandwidth)

Capacidade de transmissão de dados de um determinado canal, que se exprime pela quantidade máxima de informação que é possível transmitir por unidade de tempo.

Nota: Em sistemas analógicos, a largura de banda é usualmente expressa em ciclos por segundo (hertzs) e, em sistemas digitais, em bits por segundo (bps) ou, ocasionalmente, em bytes por segundo (Bps).

Latência
(do inglês Latency)

Latência é a diferença de tempo entre o instante em que uma ação é desencadeada e o momento em que os seus efeitos se podem verificar.

Exemplo: Em redes de computadores, latência é o atraso que se verifica entre o envio e a entrega de pacotes de dados, ou seja, o tempo que demora a entregar a informação enviada.

Licença Creative Commons
(do inglês Creative Commons)

Tipo de licença mundial, perpétua e gratuita, na qual o autor de uma obra define, perante a organização Creative Commons, as condições sob as quais essa obra pode ser partilhada com terceiros.

Ligação
(do inglês Link)

(1) Via de transmissão ou de telecomunicação entre dois pontos com características bem definidas.

(2) Em hipertextos, sinónimo de \hiperligação\”.”

Ligue e Use
(do inglês Plug and Play, PnP)

Reconhecimento e configuração automática de um dispositivo que seja ligado a um computador, eliminando portanto a necessidade de uma configuração manual.

Lista de Correio
(do inglês Mailing List)

Lista de endereços de correio electrónico com um nome atribuído, cuja utilização permite enviar uma mensagem a todos os membros dessa lista.

Nota: Ao contrário da lista de distribuição, não possui um endereço único, sendo mais um meio de organização de endereços de destinatários sob uma determinada designação, que o sistema de correio eletrónico vai entender, e consequentemente discriminar todos os destinatários que a constituem.

Lista de Distribuição
(do inglês Distribution List)

Funcionalidade dos sistemas de correio eletrónico que permite que um grande número de endereços de correio eletrónico seja representado por um único endereço. Remeter uma mensagem para esse endereço único faz com que ela seja enviada para todos os membros da lista de distribuição.

Localhost
(do inglês Localhost)

Nome pelo qual se refere o próprio computador, aquando da sua ligação a uma rede de computadores. Permite fazer testes de comunicação numa rede, sem utilizar a placa de rede para o efeito.

Nota: Na maior parte dos sistemas, localhost refere-se ao endereço IPv4 127.0.0.1, e em sistemas com IPv6 refere-se ao endereço 0:0:0:0:0:0:0:1.

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M

Melhor Prática
(do inglês Best Pratice)

As atividades ou os processos que comprovadamente obtiveram sucesso quando usados em várias organizações. O ITIL é um exemplo de melhor prática.

Mensagens Instantâneas
(do inglês Instant Messaging)

As mensagens instantâneas (MI) são um tipo de comunicação baseada em texto na qual duas ou mais pessoas participam numa conversação em tempo real através dos computadores ou dispositivos móveis.

Motor de Busca
(do inglês Search Engine)

Programa que permite ao utilizador fazer pesquisas de informação na Internet por palavras-chave.

Exemplos: Google, Firefox, Bing, Safari.

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N

Negação de Serviço
(do inglês Denial of Service)

Ataque a um sistema ou a uma rede que impede o acesso aos utilizadores; tipicamente causa a perda de conexão à rede e aos serviços disponíveis, por consumir a largura de banda da rede ou por sobrecarregar os recursos computacionais do sistema vítima.

Nota: Se o ataque tiver origem em vários computadores e não num único, a negação de serviço diz-se distribuída.

Net
(do inglês Internet, Net)

Rede de área alargada que é uma confederação de redes de computadores das universidades e de centros de pesquisa, do Governo, do comércio e da indústria, com base no protocolo TCP/IP. Proporciona acesso a sítios Web, correio electrónico, bases de dados, fóruns de discussão, etc.

Nome Alternativo
(do inglês Nickname)

Nome fictício, geralmente pequeno e incisivo, utilizado por cibernautas nas suas comunicações em linha com outros cibernautas.

Nome de Domínio
(do inglês Domain Name)

Nome único que identifica um determinado domínio na Internet. Os nomes de domínio têm geralmente duas ou mais partes, separadas por pontos, sendo a parte da esquerda a mais específica e a parte da direita a mais geral. Se um domínio se reportar a um único computador, é frequente falar em ?nome de hospedeiro? em vez de ?nome de domínio?.

Exemplo: siic.iscte-iul.pt é o nome de domínio dos Serviços de Infraestrutura Informática e de Comunicações (siic) do Iscte-IUL (iscte-iul) no domínio de topo Portugal (pt).

Nome de Utilizador
(do inglês User Name)

Cadeia de carateres alfanuméricos que é atribuída a um utilizador para o distinguir dos outros utilizadores de um sistema informático.

Exemplo: Além da sua identificação, o utilizador deve normalmente possuir também uma palavra-passe confidencial, que deve fornecer sempre que iniciar uma sessão.

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O

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P

Página Principal
(do inglês Home Page)

Página de abertura de um sítio Web.

Nota: Serve como índice ou sumário de documentos armazenados naquele sítio ou em sítios relacionados.

Página Web
(do inglês Web Page)

Documento de hipertexto na World Wide Web, normalmente escrito em linguagem HTML, que pode ser visualizado através do respetivo endereço URL, recorrendo a um programa de navegação.

Exemplo: https://siic.iscte-iul.pt/

Palavra-passe
(do inglês Password)

Sequência de caracteres ou palavras que um sujeito apresenta a um sistema, como informação de autenticação.

          • Ver aqui como definir a palavra-passe da conta do Iscte.
          • Ver aqui como recuperar a palavra-passe na Okta.

Pedido de Serviço
(do inglês Service Request)

Um pedido de informação, aconselhamento, uma alteração padrão ou acesso a um serviço de TI por parte de um utilizador. Por exemplo, para reinicializar uma palavra-passe ou para ser fornecido um conjunto de serviços de TI padronizado a um novo utilizador.

Os pedidos de serviço são geralmente tratados pela central de serviços e não requerem a abertura de um pedido de alteração (PDA).

O pedidos de serviços de TI do Iscte devem ser registados no “Portal de Serviços dos SIIC” acessível em https://iajuda.iscte-iul.pt/

Perfil de Acesso
(do inglês Access Profile)

Requisitos de acesso a redes e aplicações informáticas, estabelecendo uma política comum baseada num conjunto de níveis de segurança.

Política de Informação
(do inglês Information Policy)

Conjunto de orientações ou diretrizes relativas à utilização ou divulgação de informação, tais como as respeitantes à privacidade, aos direitos de cópia e à propriedade intelectual. A sua aplicação ao meio digital coloca novos desafios, tanto ao nível da redefinição da política como da sua aplicabilidade e do seu controlo.

Ponto de Acesso Único
(do inglês Single Access Point)

Local único de acesso centralizado a serviços eletrónicos, onde é possível aceder a uma grande diversidade de serviços governamentais em linha.

Protocolo
(do inglês Protocol)

Em termos genéricos, conjunto de convenções necessárias para estabelecer cooperação entre entidades geralmente distantes, em particular para estabelecer e manter trocas de informações entre elas.

Em tecnologias da informação e da comunicação, conjunto das convenções e regras que devem ser seguidas no intercâmbio de dados entre computadores.

Protocolo cXML Resources
(do inglês commerce eXtensible Markup Language Resources)

Protocolo que se destina à comunicação de documentos entre aplicações de compra e fornecedores.

Nota: O cXML Resources é baseado em XML e fornece esquemas XML formais para transações comerciais padrão, permitindo que programas modifiquem e validem documentos sem conhecimento prévio da sua forma.

Protocolo ESMTP
(do inglês Extended Simple Mail Transfer Protocol, ESMPT)

Evolução do protocolo SMTP, que proporciona mais facilidades, tais como o uso dos acentos nas mensagens entregues através de correio eletrónico.

Protocolo FTP
(do inglês File Transfer Protocol)

Protocolo para permitir e controlar a cópia de ficheiros, normalmente via Internet.

Nota: Tipicamente, quando se fala em programas FTP”, está a fazer-se uma referência a programas que permitem copiar ficheiros de um computador para outro, via Internet.”

Protocolo HTTP
(do inglês HyperText Transfer Protocol)

Protocolo utilizado para transferência de páginas Web de hipertexto: é o protocolo de comunicação da World Wide Web (WWW).

Protocolo HTTPS
(do inglês HyperText Transfer Protocol over Secure Socket Layer)

Versão segura do protocolo HTTP. Foi criada pela Netscape Communications Corporation para fornecer autenticação e comunicação cifrada e é usada no comércio electrónico.

Protocolo IMAP4
(do inglês Internet Message Access Protocol – version 4)

Protocolo que permite que um utilizador de correio eletrónico aceda à sua conta num servidor remoto.Nota: Ao contrário do protocolo POP3, quando se utiliza o protocolo IMAP4, as mensagens ficam sempre armazenadas no servidor de correio eletrónico.

Protocolo IP
(do inglês Internet Protocol)

Protocolo da família TCP/IP que controla a circulação de dados na Internet, fragmentando-os na origem sob a forma de pacotes de comprimento variável que incluem o endereço do destinatário, e reunindo-os na chegada.

Protocolo IP versão 4
(do inglês Internet Protocol version 4, IPv4)

Implementação do protocolo IP que permite que qualquer tipo de equipamento se conecte à Internet de forma individualizada, adquirindo um endereço composto por 4 grupos de até 3 dígitos, separados por um ponto.

Nota: Este protocolo suporta cerca de 4 mil milhões e endereços IP, o que se tem revelado insuficiente para o número crescente de novos equipamentos que todos os dias se ligam à rede.”

Exemplo: 189.034.242.229

Protocolo IP versão 6
(do inglês Internet Protocol version 6, IPv6)

Implementação do protocolo IP que vai permitir que qualquer tipo de equipamento se conecte à Internet de forma individualizada, adquirindo um endereço composto por 8 grupos de até 4 caracteres do sistema hexadecimal, separados por dois pontos.

Nota: Este protocolo está a ser implementado progressivamente e deve funcionar lado a lado com o IPv4 durante algum tempo, prevendo-se que a longo prazo o IPv6 venha a substituir o IPv4, aumentando o número de endereços disponíveis para cerca de 3,4×10^38.

Exemplo: FEDC:2D9D:DC28:7654:3210:FC57:D4C8:1FFF

Protocolo LDAP
(do inglês Light Weight Directory Access Protocol, LDAP)

Protocolo de aplicação aberto de acesso a serviços de diretório e outros recursos para manter serviços de informação de diretório distribuídos sobre uma rede IP. Estes serviços desempenham um papel importante no desenvolvimento de aplicações intranet e Internet, permitindo a partilha de informações sobre utilizadores, sistemas, redes, serviços e aplicações através da rede.

Protocolo MIME
(do inglês Multipurpose Internet Mail Extensions, MIME)

Protocolo que permite o envio, por correio eletrónico, de ficheiros que não sejam exclusivamente de texto.

Exemplo: Transmissão de carateres especiais, assim como de imagens, áudio e vídeo.

Protocolo POP3
(do inglês Post Office Protocol – version 3, POP3)

Versão do protocolo normalizado POP para receção de correio eletrónico. Trata-se de um protocolo cliente-servidor que permite ao cliente recuperar as mensagens de correio eletrónico recebidas e guardadas num servidor da Internet.

Protocolo SMTP
(do inglês Simple Mail Transfer Protocol, SMTP)

Norma de facto que rege a transmissão de correio eletrónico através da Internet. A maioria dos sistemas de correio eletrónico na Internet usam o protocolo SMTP para enviar mensagens de um servidor para outro, podendo as mensagens ser recuperadas por um cliente usando, por exemplo, o protocolo POP3.

Protocolo SSL
(do inglês Transmission Control Protocol, TCP)

Procolo da autoria da Netscape Communications Corporation, que assegura a confidencialidade dos dados trocados emtre um programa de navegação e um servidor Web.

Protocolo TCP
(do inglês Secure Socket Layer, SSL)

Protocolo da família TCP/IP que permite o estabelecimento de comunicação entre aplicações em execução em diferentes computadores de uma rede e a consequente troca de pacotes de dados, com garantia do controlo de eventuais erros.

Protocolo TCP/IP
(do inglês Transmission Control Protocol/Internet Protocol, TCP/IP)

Conjunto dos protocolos de comunicação usados na Internet para gerir a circulação de dados na rede, fragmentando a informação na origem sob a forma de pacotes de dados e reunindo-a novamente no destino, assim como controlando eventuais erros de transmissão.

Protocolo Telnet
(do inglês Telnet protocol)

Protocolo cliente-servidor, baseado em TCP que, numa rede computadores, permite emular (traduzir/adaptar) um terminal à distância, isto é, que permite executar comandos escritos no teclado de um computador remoto.

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Q

Qualidade de Serviço
(do inglês Quality of Service, QoS)

Medida coletiva do nível de serviço disponibilizado ao utilizador. A qualidade de serviço pode ser caracterizada por critérios de desempenho como, por exemplo, disponibilidade, ocorrência de erros, tempo de resposta e capacidade de produção.

Nota: Os fornecedores de serviços podem garantir um determinado nível de qualidade de serviço (definido por um acordo de nível de serviço) aos seus clientes.

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R

Rastreabilidade
(do inglês Traceability)

Capacidade de seguir a história, o uso ou a localização de uma entidade através das suas identificações registadas.

RCTS

A Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) é a infraestrutura digital de Conectividade e Computação, direcionada para a comunidade de Investigação e Ensino.

RCTSaai

A RCTSaai está integrada na federação de identidade RCTS e permite a utilização de uma chave única para aceder a todos os serviços RCTSaai.

Realidade Aumentada
(do inglês Augmented Reality), AR

Tecnologia interativa que consiste em sobrepor, em simultâneo, imagens virtuais e informação complementar a imagens do mundo real, a partir de um dispositivo de visualização específico.

Dependendo do dispositivo utilizado, as informações serão apresentadas diretamente no campo visual do utilizador ou sobrepostas a uma cena da vida real visualizada no ecrã.

Realidade Virtual
(do inglês Virtual Reality)

Tecnologia interativa que consiste em sobrepor, em simultâneo, imagens virtuais e informação complementar a imagens do mundo real, a partir de um dispositivo de visualização específico.

Simulação interativa e em tempo real da realidade, através da criação em computador, com a ajuda de imagens de síntese, de um ambiente virtual em três dimensões (3D), no qual o utilizador pode evoluir, dando-lhe a impressão de uma imersão no mundo real.

Reconhecimento Automático de Conteúdos
(do inglês Automatic Content Recognition, ACR)

Tecnologia de identificação que permite aos dispositivos que a suportam reconhecer o conteúdo reproduzido num dispositivo de multimédia, obtendo rapidamente informações adicionais sobre o conteúdo analisado.

Recuperação da Informação
(do inglês Information Retrieval)

Processo utilizado para pesquisar seletivamente e obter a informação relevante num conjunto de recursos de informação. Este processo é efetuado através da definição de critérios de pesquisa para a filtragem da informação, normalmente por meios eletrónicos.

Recuperação de Dados
(do inglês Data Recovery)

Processo de restauro de dados que foram perdidos, apagados, destruídos ou tornados inacessíveis por algum motivo.

Recuperação de Desastre
(do inglês Disaster Recovery)

Conjunto de procedimentos que deverão ser adotados após um desastre, visando a reativação dos processos operacionais que tenham sido paralisados, total ou parcialmente.

Recursos de Informação
(do inglês Information Resources)

Recursos disponíveis, de natureza intangível, relacionados com a informação.

Nota: O termo é mais aplicado aos recursos deste tipo acessíveis por via eletrónica.

Rede
(do inglês Network)

Conjunto formado por entidades e as suas interconexões.

Nota: Em topologia de rede ou numa estrutura abstrata, as entidades interconectadas são pontos e as interconexões são linhas num esquema; numa rede de computadores, as entidades interconectadas são computadores ou equipamentos de comunicação de dados e as interconexões são ligações de dados.

Rede Aberta
(do inglês Open Network)

Rede de telecomunicações baseada numa arquitetura que permite criar sistemas de comunicação combinando equipamentos de diferentes construtores.

Nota: Na indústria de computadores, aberto” é o oposto de “proprietário”.”

Rede Área Alargada
(do inglês Wide Area Network, WAN)

Rede de computadores que se estende por uma grande área geográfica, ligando possivelmente várias redes locais ou metropolitanas e recorrendo, na maior parte dos casos, a redes públicas para a transmissão de dados.

Nota: A maior rede alargada existente é a Internet.

Rede de Área Local Sem Fios
(do inglês Wireless Local Area Network, Wireless LAN, WLAN)

Rede de área local onde a transmissão de sinais é efetuada sem recorrer a fios ou a cabos como, por exemplo, através da utilização de ondas rádio.

Rede de Área Local
(do inglês Local Area Network, LAN)

Rede de computadores que se distribuem por uma área relativamente pequena, normalmente dentro de um edifício ou conjunto de edifícios.

Rede Privada Virtual
(do inglês Vitual Private Network, VPN)

Rede virtual de comunicação privada que utiliza uma infraestrutura pública de telecomunicações para transmitir dados que são protegidos devido à utilização de técnicas de cifragem ou de encapsulação.

Rede Proprietária
(do inglês Proprietary Network

Rede de telecomunicações utilizada por grupos fechados, que geralmente não está em conformidade com os padrões universais.

Nota: Na indústria de computadores, proprietário” é o oposto de “aberto”.”

Registo(do inglês Record)

Conjunto de dados associados que constituem um elemento de base de um ficheiro.

Nota: No caso de um ficheiro informático, um registo (eletrónico) é um conjunto de dados ligados fisicamente e manipulados em bloco, se se verificar um intercâmbio entre diferentes unidades de um computador ou no caso de um processamento no interior de um programa.

Registo de incidente
(do inglês incident record)

Um registo contendo os pormenores de um incidente. Cada registo de incidente documenta o ciclo de vida de um único incidente.

Reinicializar (o computador)
(do inglês Reboot (to))

Processo de rearranque de um computador, habitualmente utilizado quando deixou de funcionar por um bloqueio do sistema operativo.

Roaming
(do inglês Roaming, i.e., itinerância)

Processo de reencaminhamento de chamadas entre redes de telefones celulares, que permite a um utilizador receber chamadas da sua rede através de outra rede (normalmente quando está fora do seu país), devido aos acordos celebrados entre os proprietários dessas redes.

Roteador
(do inglês Router, i.e., encaminhador)

Equipamento de interconexão, instalado num nó de uma rede de computadores, que se destina a otimizar a transmissão de dados, determinando qual o melhor caminho que eles devem seguir.

Roubo de Identidade
(do inglês Identity Theft)

Crime informático que consiste na obtenção indevida de dados pessoais fundamentais de outra pessoa, tais como o número do bilhete de identidade ou de contribuinte, que depois são utilizados para mascarar as atividades ilícitas do criminoso.

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S

Satisfação de Pedidos
(do inglês request fulfilment)

O processo responsável por gerir o ciclo de vida de todos os pedidos de serviço.

Os pedidos de serviço de TI do Iscte são geridos no “Portal de Serviços dos SIIC” acessível em https://iajuda.iscte-iul.pt/

Sensível a maiúsculas e minúsculas
(do inglês case-sensitive, non case-sensiyive)

Respeitante a todo o programa que faz uma distinção entre as letras maiúsculas e minúsculas, e que portanto não trata da mesma maneira os dados ou os comandos que venham com maiúsculas e os que venham com minúsculas.

Ver também: Insensível a maiúsculas e minúsculas

Serviço
(do inglês service)

(1) Resposta a uma necessidade ou a um objetivo de uma organização através de um conjunto de elementos que pode incluir software, hardware, instalações, pessoal e processos de gestão.

(2) Organização que presta um serviço no sentido acima descrito.

Serviço de apoio
(do inglês help desk)

Serviço de assistência criado para responder a questões relacionadas com a instalação, o uso de produtos ou os problemas neles detetados.

Nota: Muitas vezes os serviços de apoio destinam-se a clientes de tecnologias da informação.

          • Ver também: Núcleo de Apoio ao Utilizador, Equipa de Apoio Técnico e Informático aos Espaços Comuns, central de serviços

Serviço de TI
(do inglês IT service)

Um serviço fornecido a um ou mais clientes por um fornecedor de serviços de TI. Um serviço de TI baseia-se na utilização de tecnologias da informação e apoia os processos de negócio de clientes. Um serviço de TI é composto por uma combinação de pessoas, processos e tecnologias que devem ser definidas através de um acordo de nível de serviço.

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T

TI
(do inglês IT)

Ver tecnologia da informação.

TIC
(do inglês ICT)

Ver tecnologia da informação e comunicação.

Tecnologia da informação.
(do inglês information technology)

Tecnologias necessárias para o processamento da informação ou, mais especificamente, a utilização de hardware e software para converter, armazenar, proteger, tratar, transmitir e recuperar a informação, a partir de qualquer lugar e em qualquer momento.

Nota: Embora nesta definição esteja incluída a componente de comunicação da informação, os desenvolvimentos atuais do multimédia e das telecomunicações, designadamente as redes de computadores e em especial a Internet, levaram à adoção generalizada do termo “tecnologias da informação e comunicação”.

Tecnologia da informação e comunicação
(do inglês information and communication technology)

Integração de métodos, processos de produção, hardware e software, com o objetivo de proporcionar a recolha, o processamento, a disseminação, a visualização e a utilização de informação, no interesse dos seus utilizadores.

Teletrabalho
(do inglês teleworking, e-working, electronic working)

Trabalho efetuado usando a infraestrutura da informação e comunicação, num local diferente daquele onde os resultados desse trabalho são necessários.

Nota: Esta definição abrange os teletrabalhadores, em casa ou deslocando-se, e as empresas de telesserviço que oferecem serviços específicos a outras empresas e a particulares.

          • Ver também: Infraestrutura da informação e comunicação, telesserviço.

Teleserviço
(do inglês teleservice)

Serviço que é fornecido de uma localização remota usando a infraestrutura da informação e comunicação.

Exemplos: O serviço de mensagem vocal, o correio eletrónico, a telecópia (fax) e a videoconferência.

          • Ver também: Infraestrutura da informação e comunicação.

tempo (de espera) excedido
(do inglês timeout)

Acontecimento que surge após o esgotamento do intervalo de tempo previamente definido para a execução de uma operação.

Terminar uma sessão
(do inglês log off to, log out to, sign off to, sign out to)

Processo de finalizar uma sessão de trabalho num sistema informático por remoção das credenciais do utilizador

Turno

Um turno é um conjunto de aulas de determinado tipo (laboratorial, teórica, teórico-prática, etc.) que ocorrem durante o período lectivo de uma unidade curricular.

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U

Unidade de Competência

Denominação utilizada quando uma unidade de ensino é criada no sistema Fénix, ancorada numa área científica e sem integrar, ainda, qualquer plano curricular de um curso. Quando é associada a um plano curricular de um curso toma a designação de unidade curricular.

Segundo o DL n.º 74/2006, é uma unidade de ensino com objectivos de formação próprios que é objecto de inscrição administrativa e de avaliação traduzida numa classificação final.

Unidade de Execução
(do inglês information technology)

Refere-se à execução de uma unidade curricular num determinado período lectivo, quando associada a um plano curricular de um curso. Por exemplo, a unidade curricular Introdução à Informática, no 1.º semestre, do 1.º ano curricular da Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática, do ano lectivo 2012/2013.

URL
(do inglês uniform resource locator)

 

Urgência
(do inglês urgency)

É uma avaliação da rapidez com a qual é necessário resolver um incidente, problema ou alteração de forma a minorar o seu impacte no negócio. Por exemplo, um incidente de impacte elevado pode ser classificado com uma urgência baixa se não vier a afetar o negócio a médio ou longo prazo. Impacte e urgência são usados para calcular a prioridade.

Utilizador
(do inglês user)

Uma pessoa que usa o serviço de TI no seu dia-a-dia. Os utilizadores são diferentes dos clientes, pois alguns clientes não usam o serviço de TI diretamente.

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