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Glossário

Última atualização: 06/01/2022

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A

B

C

Catálogo de Incidentes

O Catálogo de Incidentes de TI do Iscte encontra-se disponivel no “Portal de Serviços dos SIIC” acessível em https://iajuda.iscte-iul.pt/

Catálogo de Serviços
(do inglês service catalog)

Uma base de dados ou documento estruturado com informação sobre todos os serviços de TI em produção, incluindo aqueles disponíveis para implantação.

O Catálogo de Serviços de TI do Iscte encontra-se disponivel no “Portal de Serviços dos SIIC” acessível em https://iajuda.iscte-iul.pt/

D

E

F

G

H

I

Incidente
(do inglês incident)

Uma interrupção não planeada de um serviço de TI ou uma redução da qualidade de um serviço de TI. Uma falha de um item de configuração que ainda não tenha tido impacte num serviço de TI é também um incidente. Por exemplo: A falha de um disco rígido de um conjunto de discos em espelho.

J

K

L

M

N

O

P

Pedido de serviço
(do inglês service request)

Um pedido de informação, aconselhamento, uma alteração padrão ou acesso a um serviço de TI por parte de um utilizador. Por exemplo, para reinicializar uma palavra-passe ou para ser fornecido um conjunto de serviços de TI padronizado a um novo utilizador.

Os pedidos de serviço são geralmente tratados pela central de serviços e não requerem a abertura de um pedido de alteração (PDA). Ver satisfação de pedidos.

O pedidos de serviços de TI do Iscte devem ser registados no “Portal de Serviços dos SIIC” acessível em https://iajuda.iscte-iul.pt/

Ver aqui como solicitar um pedido de serviço no “Portal de Serviços dos SIIC”.

Q

R

RCTS

A Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) é a infraestrutura digital de Conectividade e Computação, direccionada para a comunidade de Investigação e Ensino.

RCTSaai

A RCTSaai está integrada na federação de identidade RCTS e permite a utilização de uma chave única  para aceder a todos os serviços RCTSaai.

S

Satisfação de pedidos
(do inglês request fulfilment)

O processo responsável por gerir o ciclo de vida de todos os pedidos de serviço.

Os pedidos de serviço de TI do Iscte são geridos no “Portal de Serviços dos SIIC” acessível em https://iajuda.iscte-iul.pt/

Serviço de TI
(do inglês IT service)

Um serviço fornecido a um ou mais clientes por um fornecedor de serviços de TI. Um serviço de TI baseia-se na utilização de tecnologias da informação e apoia os processos de negócio de clientes. Um serviço de TI é composto por uma combinação de pessoas, processos e tecnologias que devem ser definidas através de um acordo de nível de serviço.

Unidade de competência

Denominação utilizada quando uma unidade de ensino é criada no sistema Fénix, ancorada numa área científica e sem integrar, ainda, qualquer plano curricular de um curso. Quando é associada a um plano curricular de um curso toma a designação de unidade curricular.

Unidade de curricular

Segundo o DL n.º 74/2006, é uma unidade de ensino com objectivos de formação próprios que é objecto de inscrição administrativa e de avaliação traduzida numa classificação final.

Unidade de execução

Refere-se à execução de uma unidade curricular num determinado período lectivo, quando associada a um plano curricular de um curso. Por exemplo, a unidade curricular Introdução à Informática, no 1.º semestre, do 1.º ano curricular da Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática, do ano lectivo 2012/2013.

Turno

Um turno é um conjunto de aulas de determinado tipo (laboratorial, teórica, teórico-prática, etc.) que ocorrem durante o período lectivo de uma unidade curricular.

Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos.