Easyvista
Atualizado/Updated: 2024-09-27
O portal de serviços dos SIIC encontra-se acessível em https://iajuda.iscte-iul.pt/
Em relação à plataforma anterior há algumas diferenças:
- deixa de ser possível fazer pedidos através do endereço de correio iajuda@iscte-iul.pt;
- existe um tempo máximo de resposta definido para cada pedido de serviço/incidente;
- é possível fazer o seguimento dos pedidos de forma mais fácil.
O Catálogo de Serviços é uma estrutura em árvore (categoria/sub-categoria/…), cujos primeiros ramos são:
- Aplicações – Serve para a requisição de acessos, configurações ou pedidosa de esclarecimento relativos às várias plataformas e aplicações usadas no Iscte (Blackboard, Easyvista, Fénix, Gestão Documental, MyIscte, Onedrive, SAP, Sharepoint, Singap, Teams, Unicard, Zoom, entre outras.
- Centro de Dados – Serve para a requisição de serviços relacionados com o Centro de Dados do Iscte, incluindo acessos e configurações de servidores, DMZ, sites e backups.
- Cibersegurança – Serve quer para a requisição de auditórias de segurança, quer para o esclarecimento de questões de cibersegurança.
- Contas e Email – Serve para a requisição de acessos e configurações de contas do Iscte, incluindo o correio eletrónico e ativação do cartão do Iscte.
- Equipamentos – Serve para a requisição de serviços relativos a equipamentos (hardware) do Iscte , incluindo o aprovisionamento, a instalação, o suporte e o empréstimo.
- Formação – Serve para a requisição de ações de formação.
- Impressão e Digitalização – Serve para a requisição de servços relacionados com o sistema de impressão e digitalização, incluindo o aprovisionamento de equipamento, a instalação e o apoio na configuração deste serviço nos dispositivos do utilizador.
- Manutenção de espaços – Serve quer para a requisição serviços relacionados com os espaços comuns (auditórios, laboratórios e salas de aula, sala datos, focus group, grande auditório), quer para o apoio na utilização dos serviços federados da FCCN ccomo o Zoom, o Educast, o Videocast, entre outros.
- Redes, Internet e Comunicações – Serve quer para a requisição de serviços relacionados com a rede por cabo ou sem fios, incluindo a VPN e a comunicação VoIP.
- Software, Licenças e Contratos – Serve para a requisição de serviços relacionados com a gestão de software, licenças e contratos.
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC em https://iajuda.iscte-iul.pt/.
- Clicar em “Novo Pedido“.
- Selecionar a “Categoria/Subcategoria/…“, navegando no Catálogo de Pedidos de Serviço.
- Clicar em “Criar Pedido“.
- Preencher o questionário e clicar em “Ok“.
Beneficiário – Pré-preenchido com a identificação do utilizador autenticado no portal que pode indicar outro benefiiciário.
Urgência – Escolher uma das opções disponíveis: “Alta“, “Média” e “Baixa“.
Tipo de Localização – Escolher uma das tioplogias disponíveis. Por ex., “Auditório“, “Laboratório“, “Sala de Aula“.
Localização – Escolher um local navegando na estrutura em árvore.
Equipamento – Indicar o número de inventário do equipamento.
Título – Atribuir um título ao incidente.
Descrição – Descrever o mais detalhamente possível (passo a passo), o incidente mencionando os síntomas, as falhas, os erros, ocorrências anteriores e as tentativas efetuadas para a sua resolução.
Anexos – Sempre que possível anexar documentação: mensagens de erro, logs.
Contato Alternativo – Indicar um contato alternativo (pessoal).
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC em https://iajuda.iscte-iul.pt/.
- Clicar em “Os Meus Tickets“.
- Selecionar o “pedido de serviço“.
Aplicar um dos 5 filtros disponibilizados pelo iAjuda para facilitar a identificação do ticket: “Em Resolução“, “Fechados“, “Pendentes“, “Registados” e “Resolvidos“. - Para cada “pedido de serviço” é possível executar 3 tipos de ações: “Detalhes“, “Atualizar” e “Anexos“.
Detalhes – Confere acesso aos detalhes (histórico e anexos) quer do incidente, quer do pedido de serviço.
Atualizar – Permite adicionar informação quer ao incidente, quer ao pedido de serviço.
Anexos – Permite adicionar anexos quer ao incidente, quer ao pedido de serviço.
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC em https://iajuda.iscte-iul.pt/.
- Clicar em “Validações“.
- Selecionar o “pedido de serviço“.
- Clicar em “Aceitar“.
- Classificação de 1 (insuficiente) a 5 (excelente) a resolução do incidente quer quanto à “Rapidez da intervenção“, quer como a “Qualidade da intervenção”. Se entender que é pertinente, adicionar um comentário.
- Clicar em “Ok“.
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC em https://iajuda.iscte-iul.pt/.
- Clicar em “Validações“.
- Selecionar o “pedido de serviço“.
- Clicar em “Rejeitar“.
- Escrever uma justificação.
- Clicar em “Ok“.
Um incidente refere-se a uma perturbação ou degradação no desempenho de um serviço, equipamento, aplicação ou sistema.
O Catálogo de incidentes é uma estrutura em arvóre (categoria/sub-categoria/…), cujos primeiros ramos são:”
- Aplicações – Serve para registar incidentes relacionados com aplicações ou softwares, incluindo falhas, erros, indisponibilidade ou degradação de desemepenho.
- Centro de Dados – Serve para registar incidentes relacionados com serviços fornecidos pelo Centro de Dados do Iscte, incluindo falhas, erros, indisponibilidade ou degradação de desemepenho quer em equipamentos, quer em serviços.
- Cibersegurança – Serve para registar incidentes de segurança (código malicioso, conteúdo abusivo, fraude, tentativas de intrusão, violação de privacidade, entre outras ameaças).
- Contas e Email – Serve para registar falhas, erros, indisponibilidade ou degradação de desemepenho na conta de correio eletrónico
- Equipamentos – Serve para registar falhas, erros, indisponibilidade ou degradação de desemepenho, avaria ou furto de um equipamento.
- Impressão e Digitalização – Serve para registar falhas, erros, degradação de desemepenho, avaria ou outras dificuldades no acesso ao serviço de impressão e digitalização.
- Redes, Internet e Comunicações – Serve para registar falhas, erros, indisponibilidade degradação de desemepenho, avaria ou qualquer outra dificuldade de acesso às redes por cabo ou sem fios (wifi), incluindo à VPN e às comunicações VoIP.
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC em https://iajuda.iscte-iul.pt/.
- Clicar em “Novo Incidente“.
- Selecionar a “Categoria/Subcategoria/…“, navegando no Catálogo de Incidentes.
- Clicar em “Criar Incidente“.
- Preencher o questionário e clicar em “Ok“.
Beneficiário – Pré-preenchido com a identificação do utilizador autenticado no portal que pode indicar outro beneficiário.
Urgência – Escolher uma das opções disponíveis: “Alta“, “Média” e “Baixa“.
Tipo de Localização – Escolher uma das tioplogias disponíveis. Por ex., “Auditório“, “Laboratório“, “Sala de Aula“.
Localização – Escolher um local navegando na estrutura em árvore.
Equipamento – Indicar o número de inventário do equipamento.
Título – Atribuir um título ao incidente.
Descrição – Descrever o mais detalhamente possível (passo a passo), o incidente mencionando os síntomas, as falhas, os erros, ocorrências anteriores e as tentativas efetuadas para a sua resolução.
Anexos – Sempre que possível anexar documentação: mensagens de erro, logs.
Contato Alternativo – Indicar um contato alternativo (pessoal).
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC em https://iajuda.iscte-iul.pt/.
- Clicar em “Os Meus Tickets“.
- Selecionar o “incidente“.
Aplicar um dos 5 filtros disponibilizados pelo iAjuda para facilitar a identificação do ticket: “Em Resolução“, “Fechados“, “Pendentes“, “Registados” e “Resolvidos“. - Para cada “Incidente” é possível executar 3 tipos de ações: “Detalhes“, “Atualizar” e “Anexos“.
Detalhes – Confere acesso aos detalhes (histórico e anexos) quer do incidente, quer do pedido de serviço.
Atualizar – Permite adicionar informação quer ao incidente, quer ao pedido de serviço.
Anexos – Permite adicionar anexos quer ao incidente, quer ao pedido de serviço.
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC em https://iajuda.iscte-iul.pt/.
- Clicar em “Validações“.
- Selecionar o “incidente“.
- Clicar em “Aceitar“.
- Classificação de 1 (insuficiente) a 5 (excelente) a resolução do incidente quer quanto à “Rapidez da intervenção“, quer como a “Qualidade da intervenção”. Se entender que é pertinente, adicionar um comentário.
- Clicar em “Ok“.
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC em https://iajuda.iscte-iul.pt/.
- Clicar em “Validações“.
- Selecionar o “incidente“.
- Clicar em “Rejeitar“.
- Classificação de 1 (insuficiente) a 5 (excelente) a resolução do incidente quer quanto à “Rapidez da intervenção“, quer como a “Qualidade da intervenção”. Se entender que é pertinente, adicionar um comentário.
- Clicar em “Ok“.