Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Redes e conetividade

O serviço de redes e conetividade assegura o acesso:

  • às redes com fios e sem fios do Iscte, que integram a RCTS (Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, gerida pela FCCN);
  • a uma ligação segura entre o computador pessoal (rede doméstica) e a rede do Iscte (VPN);
  • aos serviços de videoconferência e de videodifusão;
  • ao serviço de voz sobre IP (apenas para docentes, investigadores e técnicos).

Rede com fios

^

O serviço de redes com fios permite o acesso à rede através da infraestrutura física de dados do Iscte. Este acesso é apenas para equipamento terminal, não estando autorizada a ligação de equipamentos de rede ou outro semelhante. Nos espaços comuns (salas de aula, auditórios, laboratórios e salas de estudo) basta ligar o computador à tomada de rede de dados. Nos restantes espaços (gabinetes e serviços), é necessário requerer o registo do endereço físico da placa de rede do computador pessoal.
VER MAIS

Rede sem fios

^

O serviço de redes sem fios do Iscte cobre grande parte do campus e é acessível através das redes eduroam e Iscte-iul-guest. O eduroam (Education Roaming) é um serviço de mobilidade internacional que garante o acesso seguro à internet a estudantes, docentes, investigadores e colaboradores institucionais, através da rede sem fios da sua instituição ou de qualquer instituição aderente que estejam a visitar. Em Portugal, a integração na rede eduroam é garantida a todas as instituições que tenham uma ligação à rede RCTS, como é o caso do Iscte.
VER MAIS.

VPN

^

Os SIIC disponibilizam a toda a comunidade do Iscte um serviço de rede privada virtual (Virtual Private Network), que pode ser configurado e utilizado em locais externos ao campus, em diferentes sistemas operativos (Windows, MacOSX). Através da VPN é possível aceder a partir de qualquer lugar a serviços só disponíveis na rede interna do Iscte, como por exemplo o serviço b-on.
VER MAIS.

VoIP

^

O serviço de voz sobre IP (Voice over Internet Protocol), é fornecido pelos SIIC a todos os membros das unidades orgânicas do Iscte (docentes, investigadores e pessoal técnico). O VoIP do Iscte usa o Simple Initiation Protocol (SIP) para estabelecer chamadas de voz. Além dos terminais VoIP instalados no Iscte, este serviço pode ser usado em computadores e/ou smartphones.
VER MAIS.

Videoconferência

^

Para comunicação e colaboração à distância, os SIIC disponibilizam o serviço de videoconferência fornecido pela FCCN.
VER MAIS.

Videodifusão

^

Para a transmissão de eventos em direto pela internet, os SIIC recomendam o uso do serviço videocast da FCCN.
VER MAIS.

Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos.