Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Apoio ao ensino

Os estudantes e os docentes têm à sua disposição um vasto conjunto de serviços de apoio ao ensino e à aprendizagem, quer na vertente presencial (apoio aos espaços), quer à distância (Zoom, Videocast); usando o e-learning ou o online learning); recorrendo às plataformas colaborativas (Office365, Google Apps) e de partilha de conteúdos (Educast, Filesender), tendo por base o sistema de gestão académica.

Colibri/Zoom

^

O serviço Colibri/Zoom da FCCN, baseado na plataforma Zoom,  é um serviço de videoconferência que se encontra disponível para todas as instituições pertencentes à RCTS.

Para criar ou gerir as suas reuniões será necessário autenticar-se usando as credenciais de acesso à conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e respetiva palavra-passe).
VER MAIS

Videocast

^

O Videocast permite transmitir video, áudio e slides em tempo real, através de uma simples página Web. Poderá ainda incluir chat, twitter e acesso controlado dos utilizadores.

O Videocast está disponível para a comunidade académica e científica e é utilizado maioritariamente em eventos institucionais, palestras e workshops.
VER MAIS

e-learning

^

Em complemento às atividades presenciais, o Iscte disponibiliza duas plataformas de e-learning que, além de permitirem a gestão e distribuição de conteúdos, reforçam a interação entre docentes e estudantes:

  • Repositório de conteúdos nos portais de Estudante e Docente no Fénix
    VER MAIS

Software anti-plágio

^

O sistema de anti-plágio utilizado no Iscte é o Urkund. Este sistema não é usado diretamente pela comunidade Iscte, não havendo portanto uma interface direta de utilização por docentes e estudantes, uma vez que é o próprio fénix que usa este sistema internamente através da integração por web services.

Qualquer questão sobre a utilização deste serviço de anti-plágio, deve ser direcionada para a equipa do Gabinete de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (gdsi@iscte-iul.pt).

Online learning

^

Com o sistema de online learning do Iscte pode assistir a vídeo-aulas e aceder a outros conteúdos em qualquer sítio e em qualquer dispositivo. Esta plataforma está disponível para todos os utilizadores com conta válida do Iscte e utilizadores externos com uma conta Google ou Microsoft.
VER MAIS.

Office365

^

O Office365 permite, quer a execução online das aplicações da Microsoft, quer o seu descarregamento e instalação em computadores e dispositivos móveis. Pode instalar o Office em até 5 PCs ou Macs, 5 tablets e 5 smartphones.
VER MAIS

No apoio ao ensino, destacam-se as seguintes aplicações do Office 365:

  • Teams
    A criação de Teams é exclusivamente efetuada pelos SIIC, a pedido, sendo a sua gestão da responsabilidade dos donos das equipas. De momento, poderão ser criados Teams para as seguintes finalidades:
    • Grupos de trabalho de projetos de investigação;
    • Orientações (orientador(es) + estudante);
    • Unidades curriculares (docente(s) + estudantes);
    • Grupos para unidades orgânicas (Serviços, Gabinetes e Unidades de Investigação).
  • Onedrive
    É o serviço de armazenamento na nuvem integrado quer no Windows 10, quer no Office 365. Cada utilizador do Iscte dispõe de 1 TB para alojamento, partilha e salvaguarda de documentos, controlando, nomeadamente, quem os pode ver, editar ou trabalhar em simultâneo.
    VER MAIS

Google Apps

^

O Google Apps for Education possibilita o acesso a um conjunto de ferramentas colaborativas:

  • Armazenamento e partilha de documentos (Google Drive)
  • Calendário (Google Calendar)
  • Criação de formulários (Google Forms)
  • Criação de diversos tipos de documentos (Google Docs, Google Sheets, Google Slides)

Para se ter acesso ao GoogleApps é necessário proceder à respetiva ativação no menu “Serviços”, do portal “Pessoal”, da plataforma Fenix.
VER MAIS

Educast

^

O Educast é um serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição simples de conteúdos lectivos (aulas). O sistema central garante o pós-processamento necessário para que estes fiquem disponíveis aos alunos através da Internet. Este serviço resulta de uma parceria entre a FCT|FCCN e a sua homologa Suiça, Switch.
VER MAIS

Filesender

^

Este serviço da FCCN assume-se como a solução ideal para os trabalhos que envolvem a partilha de ficheiros pesados. O Filesender permite o envio de ficheiros até ao limite máximo de 100 GB. Enquanto ferramenta exclusiva para uso de estudantes, professores e investigadores, o Filesender é a melhor opção para a partilha segura dos ficheiros de grandes dimensões.

Gestão académica

^

A plataforma de gestão académica Fénix (https://fenix.iscte-iul.pt/), disponibiliza serviços e funcionalidades aos diferentes atores envolvidos no processo do ensino e aprendizagem:

Apoio espaços comuns

^

O SIIC asseguram o apoio audiovisual, multimédia e informático e a manutenção dos respectivos equipamentos nos espaços comuns. Siga as ligações abaixo para consultar a página referente aos edifícios, auditórios, laboratórios, salas de aula e salas de videoconferência.
VER MAIS

Impressão e digitalização

^

O serviço de impressão e digitalização é reservado aos trabalhadores do Iscte (docentes, investigadores e pessoal técnico).

A impressora “Iscte on printers.iul.intra” faz parte da instalação padrão dos computadores afetos aos trabalhadores.

A impressora “Iscte” pode ser instalada em qualquer computador pessoal dos trabalhadores do Iscte.
VER MAIS

Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos.