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Estudantes

O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa oferece uma variedade de serviços de apoio informático para os seus estudantes.

Eis alguns dos principais recursos disponíveis:

    • Conta de Utilizador: Necessária para aceder aos recursos informáticos, como o FénixEdu, e-mail institucional, e Office 365.
    • Redes e Internet: Acesso à rede com fios e sem fios (eduroam) em todo o campus.
    • VPN: Permite acesso remoto seguro aos recursos do Iscte fora do campus.
    • Plataforma de e-Learning: Utilização do Moodle para gestão de conteúdos académicos e comunicação entre docentes e estudantes.
    • Salas de aula, auditórios e laboratórios de Informática: Disponíveis para uso académico e investigação.
    • Serviços federados de comunicação e colaboração online: através da FCCN.
    • Software: Acesso a diversos programas.
    • Suporte ao Utente: Suporte online, presencial e telefónico.

 

    • Research Connect – Base de dados dedicada às oportunidades de financiamento nacionais e internacionais.
    • Overton.io – Índice de pesquisa de documentos políticos, diretrizes, publicações de grupos de reflexão e documentos de trabalho.
    • Scopus – Base de dados de resumos e citações de publicações.
    • Web of Science – Plataforma de acesso integrado a base de dados de referências bibliográficas e índices de citações.
    • b-on – Acesso ilimitado e permanente a milhares de periódicos científicos e ebooks.

 

Todos os estudantes têm direito a um cartão de identificação Iscte.

      • O cartão provisório é entregue ativo.
      • O cartão definitivo é ativado pelo estudante em Fénix+ (seja o cartão bancário ou não bancário):

        FENIX+ > ISCTE.solutions > Área pessoal > Meus cartões > Gestão de cartões

Os leitores de registo de assiduidade dos estudantes encontram-se dentro das salas de aula, auditórios e laboratórios e servem para registar a assiduidade dos estudantes às aulas.

      • Verde – A presença fica registada.
      • Vermelho – A presença não fica registada.

Resolução de Problemas na Leitura do Cartão de Assiduidade

      • Se o cartão passar vermelho nos leitores das salas por mais de três dias, o estudante deve confirmar se:
        • O cartão está ativo (consultar Fénix+)
          • Se sim, reportar anomalia para admissions@iscte-iul.pt com o dia, hora e sala em que ocorreram os erros e  informar o docente da situação
      • Se o cartão passar verde, mas ao estudante não aparecer registo da picagem em Fénix+, deve ser confirmado se:
        • Foi marcada assiduidade na sala correta
        • Foi marcada assiduidade até 15min antes ou depois da hora da ocorrência da aula
        • O docente já lançou o sumário

Nota: estas três condições são cumulativas

 

      • Saber + sobre a cartão do Iscte

 

Os SIIC atribuem contas de utilizador a todos os estudantes do Iscte. A conta é pessoail e intransmissível. A titulo exemplificativo, o estudante Xisto Ximenes possui as seguintes credenciais:

      • Nome de utilizador: xxnes@iscte-iul.pt
      • Endereço de correio eletrónico: Xisto_Ximenes@iscte-iul.pt
      • Palavra-passe: Senha.2020
      • Saber + sobre a conta do Iscte

 

O serviço de correio eletrónico (contas individuais, partilhadas e listas de distribuição), suportado pela plataforma Office 365, está disponível para todos os trabalhadores do Iscte.

      • Saber + sobre o Correio eletrónico
Aviso: Os SIIC nunca solicitam aos seus utilizadores o envio de dados pessoais, tais como palavras-passe.
 

 

O Moodle é a plataforma de e-Learning do Iscte. Apresentam-se abaixo alguns tutoriais para ajudar a conhecer e utilizar esta plataforma.

 

Os SIIC asseguram o apoio audiovisual, multimédia e informático e a manutenção dos respetivos equipamentos nos espaços comuns. 

Salas disponíveis por:

    •  

 

    • Colibri/Zoom – Serviço de videoconferência baseado na plataforma Zoom.
    • Educast – Serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição simples de conteúdos académicos (aulas).
    • Filesender – Envio e armazenamento temporário de ficheiros de elevada dimensão.
    • NAU – Plataforma de ensino e formação online para grandes audiências.
    • Online Learning – Plataforma de vídeo-aulas.
    • Videocast – Serviço de transmissão de vídeo, áudio e slides em tempo real.

 

O serviço de redes sem fios do Iscte cobre grande parte do campus sendo acessível através dos SSID eduroam.

      • O eduroam (Education Roaming) é um serviço de mobilidade desenvolvido para a comunidade de ensino e investigação internacional.
      • Usar o instalador automático CAT Eduroam.
      • Saber + sobre a rede eduroam
      • Saber + sobre as redes sem fios no Iscte

Sistemas de Informação Internos:

      • iAjuda – Plataforma de gestão dos serviços de informática do Iscte.
      • Fénix + – Plataforma de gestão do processo de ensino e aprendizagem.

 

Software de apoio ao ensino (licenciamento campus):

      • IBM SPSS AMOS – Permite usar a modelagem de equação estrutural (SEM) para testar hipóteses.
      • Autodesk – Acesso gratuito a software educativo.
      • Eviews – Acesso a ferramentas de previsão e modelação estatística.
      • Intel – Inclui kits de ferramentas de desenvolvimento de software.
      • Limesurvey – Permite criar formulários e inquéritos online.
      • Matlab – Software de computação numérica e programação.
      • MAXQDA – Análise de dados qualitativos e métodos mistos de pesquisa.
      • Microsoft Azure – Software, entre os quais o Windows 10, Microsoft Visio e Microsoft Project.
      • Microsoft Copilot – Ferramenta de IA que facilita a criação, edição e análise de conteúdos.
      • Office365 – Pacote de aplicações da Microsoft.
      • Qualtrics – Produtos de recolha de dados para pesquisa académica.
      • R – Software de estatística computacional.
      • IBM SkillsBuild – Um programa educativo gratuito concebido para ajudar os alunos a desenvolverem competências valiosas e a acederem a oportunidades de carreira, especialmente no domínio da tecnologia.
      • IBM SPSS – Análise estatística avançada.
      • Stata – Programa de estatística.
      • think-cell – O think-cell é um suplemento do Microsoft Office para PowerPoint e Excel, que se integra nestes aplicativos facilitando a construção e visualização de gráficos, simples ou complexos.

      • Saber + sobre Software.

 

Uma rede privada virtual (VPN) é uma tecnologia que cria uma ligação segura e encriptada através de uma rede menos segura, como a Internet. Eis alguns pontos-chave sobre a VPN:

      • Segurança e privacidade: As VPNs encriptam o seu tráfego de Internet, dificultando a interceção e a leitura dos seus dados por qualquer pessoa. Isto é especialmente útil quando se utilizam redes Wi-Fi públicas.
      • Acesso remoto: As VPNs permitem que os utilizadores acedam à sua rede doméstica ou de escritório remotamente, como se estivessem fisicamente presentes nesse local.
      • Anonimato: Ao mascarar o seu endereço IP, as VPNs podem ajudar a proteger a sua identidade e localização online.
      • Contornar restrições geográficas: As VPNs podem ajudá-lo a aceder a conteúdos restritos com base na sua localização geográfica, encaminhando a sua ligação através de servidores em diferentes países. Se está a considerar utilizar uma VPN, é importante escolher uma que se adeqúe às suas necessidades, quer seja para aumentar a segurança, a privacidade ou para aceder a conteúdos restritos.