Estudantes
Atualizado/Updated: 2024-12-03
O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa oferece uma variedade de serviços de apoio informático para os seus estudantes.
Eis alguns dos principais recursos disponíveis:
- Conta de Utilizador: Necessária para aceder aos recursos informáticos, como o FénixEdu, e-mail institucional, e Office 365.
- Redes e Internet: Acesso à rede com fios e sem fios (eduroam) em todo o campus.
- VPN: Permite acesso remoto seguro aos recursos do Iscte fora do campus.
- Plataforma de e-Learning: Utilização do Moodle para gestão de conteúdos académicos e comunicação entre docentes e estudantes.
- Salas de aula, auditórios e laboratórios de Informática: Disponíveis para uso académico e investigação.
- Serviços federados de comunicação e colaboração online: através da FCCN.
- Software: Acesso a diversos programas.
- Suporte ao Utente: Suporte online, presencial e telefónico.
- Research Connect – Base de dados dedicada às oportunidades de financiamento nacionais e internacionais.
- Overton.io – Índice de pesquisa de documentos políticos, diretrizes, publicações de grupos de reflexão e documentos de trabalho.
- Scopus – Base de dados de resumos e citações de publicações.
- Web of Science – Plataforma de acesso integrado a base de dados de referências bibliográficas e índices de citações.
- b-on – Acesso ilimitado e permanente a milhares de periódicos científicos e ebooks.
Todos os estudantes têm direito a um cartão de identificação Iscte.
- O cartão provisório é entregue ativo.
- O cartão definitivo é ativado pelo estudante em Fénix+ (seja o cartão bancário ou não bancário):
FENIX+ > ISCTE.solutions > Área pessoal > Meus cartões > Gestão de cartões
Os leitores de registo de assiduidade dos estudantes encontram-se dentro das salas de aula, auditórios e laboratórios e servem para registar a assiduidade dos estudantes às aulas.
- Verde – A presença fica registada.
- Vermelho – A presença não fica registada.
Resolução de Problemas na Leitura do Cartão de Assiduidade
- Se o cartão passar vermelho nos leitores das salas por mais de três dias, o estudante deve confirmar se:
- O cartão está ativo (consultar Fénix+)
- Se sim, reportar anomalia para admissions@iscte-iul.pt com o dia, hora e sala em que ocorreram os erros e informar o docente da situação
- O cartão está ativo (consultar Fénix+)
- Se o cartão passar verde, mas ao estudante não aparecer registo da picagem em Fénix+, deve ser confirmado se:
- Foi marcada assiduidade na sala correta
- Foi marcada assiduidade até 15min antes ou depois da hora da ocorrência da aula
- O docente já lançou o sumário
- Se o cartão passar vermelho nos leitores das salas por mais de três dias, o estudante deve confirmar se:
Nota: estas três condições são cumulativas
- Saber + sobre a cartão do Iscte
Os SIIC atribuem contas de utilizador a todos os estudantes do Iscte. A conta é pessoail e intransmissível. A titulo exemplificativo, o estudante Xisto Ximenes possui as seguintes credenciais:
- Nome de utilizador: xxnes@iscte-iul.pt
- Endereço de correio eletrónico: Xisto_Ximenes@iscte-iul.pt
- Palavra-passe: Senha.2020
- Saber + sobre a conta do Iscte
O serviço de correio eletrónico (contas individuais, partilhadas e listas de distribuição), suportado pela plataforma Office 365, está disponível para todos os trabalhadores do Iscte.
- Saber + sobre o Correio eletrónico
O Moodle é a plataforma de e-Learning do Iscte. Apresentam-se abaixo alguns tutoriais para ajudar a conhecer e utilizar esta plataforma.
- Pagina do serviço
- Saber + sobre o Moodle no Iscte
Os SIIC asseguram o apoio audiovisual, multimédia e informático e a manutenção dos respetivos equipamentos nos espaços comuns.
Salas disponíveis por:
- Edifícios: Edifício 1, Edifício 2, Edifício 3, Edifício 4.
- Tipologia: Auditórios, Laboratórios, Salas de Aula (Edifícios 1, 2 e 3), Salas de Aula (Edifício 4), Salas Multiusos, Sala de Provas de Doutoramento.
- Saber + sobre o apoio aos espaços
- Colibri/Zoom – Serviço de videoconferência baseado na plataforma Zoom.
- Educast – Serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição simples de conteúdos académicos (aulas).
- Filesender – Envio e armazenamento temporário de ficheiros de elevada dimensão.
- NAU – Plataforma de ensino e formação online para grandes audiências.
- Online Learning – Plataforma de vídeo-aulas.
- Videocast – Serviço de transmissão de vídeo, áudio e slides em tempo real.
O serviço de redes sem fios do Iscte cobre grande parte do campus sendo acessível através dos SSID eduroam.
- O eduroam (Education Roaming) é um serviço de mobilidade desenvolvido para a comunidade de ensino e investigação internacional.
- Usar o instalador automático CAT Eduroam.
- Saber + sobre a rede eduroam
- Saber + sobre as redes sem fios no Iscte
Software de apoio ao ensino (licenciamento campus):
- IBM SPSS AMOS – Permite usar a modelagem de equação estrutural (SEM) para testar hipóteses.
- Autodesk – Acesso gratuito a software educativo.
- Eviews – Acesso a ferramentas de previsão e modelação estatística.
- Intel – Inclui kits de ferramentas de desenvolvimento de software.
- Limesurvey – Permite criar formulários e inquéritos online.
- Matlab – Software de computação numérica e programação.
- MAXQDA – Análise de dados qualitativos e métodos mistos de pesquisa.
- Microsoft Azure – Software, entre os quais o Windows 10, Microsoft Visio e Microsoft Project.
- Microsoft Copilot – Ferramenta de IA que facilita a criação, edição e análise de conteúdos.
- Office365 – Pacote de aplicações da Microsoft.
- Qualtrics – Produtos de recolha de dados para pesquisa académica.
- R – Software de estatística computacional.
- IBM SkillsBuild – Um programa educativo gratuito concebido para ajudar os alunos a desenvolverem competências valiosas e a acederem a oportunidades de carreira, especialmente no domínio da tecnologia.
- IBM SPSS – Análise estatística avançada.
- Stata – Programa de estatística.
- think-cell – O think-cell é um suplemento do Microsoft Office para PowerPoint e Excel, que se integra nestes aplicativos facilitando a construção e visualização de gráficos, simples ou complexos.
- Saber + sobre Software.
Uma rede privada virtual (VPN) é uma tecnologia que cria uma ligação segura e encriptada através de uma rede menos segura, como a Internet. Eis alguns pontos-chave sobre a VPN:
- Segurança e privacidade: As VPNs encriptam o seu tráfego de Internet, dificultando a interceção e a leitura dos seus dados por qualquer pessoa. Isto é especialmente útil quando se utilizam redes Wi-Fi públicas.
- Acesso remoto: As VPNs permitem que os utilizadores acedam à sua rede doméstica ou de escritório remotamente, como se estivessem fisicamente presentes nesse local.
- Anonimato: Ao mascarar o seu endereço IP, as VPNs podem ajudar a proteger a sua identidade e localização online.
- Contornar restrições geográficas: As VPNs podem ajudá-lo a aceder a conteúdos restritos com base na sua localização geográfica, encaminhando a sua ligação através de servidores em diferentes países. Se está a considerar utilizar uma VPN, é importante escolher uma que se adeqúe às suas necessidades, quer seja para aumentar a segurança, a privacidade ou para aceder a conteúdos restritos.