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Docentes, Investigadores e Técnicos

Os trabalhadores do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa têm acesso a uma variedade de recursos informáticos para facilitar suas atividades diárias. Eis alguns dos principais recursos disponíveis:

    • Conta de utilizador: Acesso ao FénixEdu, e-mail institucional e Office 365.
    • Redes e Internet: Conexão à rede interna e externa, incluindo acesso via VPN.
    • Plataforma digital de gestão documental: Disponível para docentes e funcionários.
    • Software: Acesso a diversos programas necessários para o trabalho.
    • Serviços federados de comunicação e colaboração online: através da FCCN.
    • Google Apps ISCTE-IUL: Ferramentas adicionais para colaboração e produtividade.
    • Serviço de impressão, cópia e digitalização.

 

Todos os trabalhadores têm direito a um cartão de identificação Iscte.

Cartão Provisório

      • No início de funções no Iscte, a Unidade de Recursos Humanos atribui um cartão provisório devidamente ativado ao trabalhador.
      • Noutras situações, os cartões são ativados na sala de atendimento (Edifício II, piso 7, sala C7.04).

Cartão Definitivo

      • Cartão não bancário – É levantado na Unidade de Recursos Humanos (Edifício Sedas Nunes, átrio 1W, sala 1W01).
      • Cartão bancário – É levantado em qualquer agência da CGD ou é entregue na morada do titular.
      • Os cartões definitivos podem ser ativados na sala de atendimento (Edifício II, piso 7, sala C7.04).

 

Os SIIC atribuem contas de utilizador a todos os trabalhadores do Iscte. A conta é pessoail e intransmissível. A titulo exemplificativo, o trabalhador Xisto Ximenes possui as seguintes credenciais:

      • Nome de utilizador: xxnes@iscte-iul.pt
      • Endereço de correio eletrónico: Xisto.Ximenes@iscte-iul.pt
      • Palavra-passe: Senha.2020

      • Saber + sobre a conta do Iscte

 

O serviço de correio eletrónico (contas individuais, partilhadas e listas de distribuição), suportado pela plataforma Office 365, está disponível para todos os trabalhadores do Iscte.

      • Saber + sobre o Correio eletrónico

Aviso: Os SIIC nunca solicitam aos seus utilizadores o envio de dados pessoais, tais como palavras-passe.

 

 

    • Colibri/Zoom – Serviço de videoconferência
    • Educast – Serviço de gestão de vídeo
    • Filesender – Envio e armazenamento temporário de ficheiros de elevada dimensão
    • NAU – Plataforma de ensino e formação online para grandes audiências
    • Online Learning – Plataforma de vídeo-aulas promovido pelo LLCT Iscte
    • Videocast – Serviço de transmissão de vídeo, áudio e slides em tempo real

 

O serviço de impressão e digitalização é reservado aos trabalhadores do Iscte (docentes, investigadores e pessoal técnico).

Saber + sobre o serviço de impressão e digitalização

 

Licenciamento campus

      • IBM SPSS AMOS – Permite usar a modelagem de equação estrutural (SEM) para testar hipóteses.
      • Autodesk – Acesso gratuito a software educativo.
      • Eviews – Acesso a ferramentas de previsão e modelação estatística.
      • Intel – Inclui kits de ferramentas de desenvolvimento de software.
      • Limesurvey – Permite criar formulários e inquéritos online.
      • Matlab – Software de computação numérica e programação.
      • MAXQDA – Análise de dados qualitativos e métodos mistos de pesquisa.
      • Microsoft Azure – Software, entre os quais o Windows 10, Microsoft Visio e Microsoft Project.
      • Microsoft Copilot – Ferramenta de IA que facilita a criação, edição e análise de conteúdos.
      • Office365 – Pacote de aplicações da Microsoft.
      • Qualtrics – Produtos de recolha de dados para pesquisa académica.
      • R – Software de estatística computacional.
      • IBM SkillsBuild – Um programa educativo gratuito concebido para ajudar os alunos a desenvolverem competências valiosas e a acederem a oportunidades de carreira, especialmente no domínio da tecnologia.
      • IBM SPSS – Análise estatística avançada.
      • Stata – Programa de estatística.
      • think-cell – O think-cell é um suplemento do Microsoft Office para PowerPoint e Excel, que se integra nestes aplicativos facilitando a construção e visualização de gráficos, simples ou complexos.

    • Saber + sobre Software.

 

Sistemas de Informação Internos:

      • edoc – Sistema de gestão documental.
      • Fénix + – Plataforma de gestão do processo de ensino e aprendizagem.
      • iAjuda – Plataforma de gestão dos serviços de informática do Iscte.
      • MyIscte – Intranet do Iscte.
      • Singap – Gestão financeira, gestão patrimonial, gestão de recursos humanos e gestão de projetos.
  •  

 

O serviço de redes sem fios do Iscte cobre grande parte do campus sendo acessível através dos SSID eduroam.

      • O eduroam (Education Roaming) é um serviço de mobilidade desenvolvido para a comunidade de ensino e investigação internacional.
      • Usar o instalador automático CAT Eduroam.
      • Saber + sobre a rede eduroam
      • Saber + sobre as redes sem fios no Iscte

 

Uma rede privada virtual (VPN) é uma tecnologia que cria uma ligação segura e encriptada através de uma rede menos segura, como a Internet. Eis alguns pontos-chave sobre a VPN:

      • Segurança e privacidade: As VPNs encriptam o seu tráfego de Internet, dificultando a interceção e a leitura dos seus dados por qualquer pessoa. Isto é especialmente útil quando se utilizam redes Wi-Fi públicas.
      • Acesso remoto: As VPNs permitem que os utilizadores acedam à sua rede doméstica ou de escritório remotamente, como se estivessem fisicamente presentes nesse local.
      • Anonimato: Ao mascarar o seu endereço IP, as VPNs podem ajudar a proteger a sua identidade e localização online.
      • Contornar restrições geográficas: As VPNs podem ajudá-lo a aceder a conteúdos restritos com base na sua localização geográfica, encaminhando a sua ligação através de servidores em diferentes países. Se está a considerar utilizar uma VPN, é importante escolher uma que se adeqúe às suas necessidades, quer seja para aumentar a segurança, a privacidade ou para aceder a conteúdos restritos.