ISCTE-IUL Portal 2.0 Cidadania e Segurança
Atualizado/Updated: 2024-09-25
Projeto co-financiado
Identificação do Projeto
Designação do projeto: ISCTE-IUL Portal 2.0 – Cidadania e Segurança
Código do projeto: POCI-05-5762-FSE-000132
Objetivo do projeto: Melhorar a mobilidade e acessibilidade dos meios digitais
Região de intervenção: Lisboa
Entidade beneficiária: Iscte-IUL
Dados de Aprovação
Data de aprovação: 25/09/2018
data de início: 01/10/2019
Data de conclusão: 31/09/2021
Custo elegível: 791.050,17 €
Apoio financeiro da UE-FSE: 446.233,42 €
Taxa de execução: 99%
Objetivos
O objetivo deste projeto é evoluir as bases já existentes no ISCTE-IUL, baseadas no Ensino, Investigação e Qualidade para cidadãos da era digital, para a mobilidade e acessibilidade (em qualquer hora ou local) a todos os serviços e conteúdos, tendo em consideração as preocupações e mecanismos de segurança informática atuais. Quer-se um ISCTE-IUL de referência nacional e internacional ao nível da inovação e segurança dos processos e meios digitais utilizados na Instituição e que sirva de suporte para entidades parceiras.
A operação é composta em 3 eixos que se irão dividir em Projetos / Atividades:
-
-
- Eixo 1 – Diagnóstico
- Eixo 2 – Serviços
- Eixo 3 – Segurança
-
O diagnóstico compreende o levantamento e análise de todos os processos do ISCTE-IUL, orientando todo o trabalho à prestação de um serviço mais eficaz, simples e rápido mas tendo sempre em orientação com os novos desafios levantados pelo cumprimento do GPDR (Regulamento Geral de Proteção de Dados). Este eixo compreende as seguintes atividades:
-
-
- GDPR (Regulamento Geral de Protecção de Dados)
- Sistema de Gestão de Identidades
-
O eixo dos serviços tem como objetivo a implementação de serviços e formulários de Balcão Único 2.0 no ISCTE-IUL. Implementação da prestação de serviços de acordo com o princípio “only once” permitindo ao estudante / docente / não docente interagir de forma integrada com todo o ISCTE-IUL sem necessidade de navegar entre aplicações ou de se deslocar a diferentes serviços. Irá permitir a reorganização dos Serviços de Atendimento do ISCTE-IUL como um todo no cumprimento da RCM 55-A/2014, bem como com as indicações do GPDR. Este eixo é composto pelas seguintes atividades:
-
-
- Balcão único 2.0 – Portal do Recrutamento
- Balcão único 2.0 – Portal do Visitante
- Extensão da Gestão Documental à Cloud e Integração com o Sistema Fenix via web services
-
Em termos de segurança, o projeto tem como objetivo a implementação dos processos identificados e descritos no eixo 1, através de ferramentas preferencialmente opensource e que possam ser replicadas por outras entidades. O projeto pretende também a adaptação dos processos e sistemas de informação atualmente utilizados no ISCTE-IUL para adoção das normas identificadas no eixo 1 e no GPDR (Regulamento Geral de Proteção de Dados). Este eixo tem como atividades:
-
-
- Autenticação Gov.pt
- CSIRT – Certificação de Segurança CSIRT e pertencer à rede de CSIRT Nacional
- DNSSEC
- Network Operation Control (NOC)
- Security Operation Center (SOC)
-