Sala de Provas de Doutoramento
Atualizado/Updated: 2024-07-24
INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO
1. Ligar o cabo USB/USB-C disponível na mesa do candidato ao seu computador.
2. Recorrer ao sistema de controlo colocado sobre a mesa do candidato para ligar/desligar o videoprojetor e a câmara de vídeo e para regular o volume do som.
Dica: Se a imagem do computador não surgir na tela, deve instalar o driver “DisplayLink USB Graphics“, conferindo-lhe as devidas autorizações.
Botão 1 – Liga e desliga o videoprojetor.
Botão 2 – Liga e desliga a câmara de vídeo.
Botões 3 e 4 – Regulam o volume do som.
Dica: Em sessões híbridas (por exemplo, Zoom, Teams), os microfones e altifalantes dos restantes computadores devem estar silenciados.
3. Em sessões híbridas, usar os botões P1, P2, P3 ou P4 para alternar entre quatro cenários de filmagem predefinidos.
Botão P1 – Capta quase toda a sala de provas.
Botão P2 – Capta aproximadamente metade da sala de provas.
Botão P3 – Capta essencialmente o lugar do candidato.
Botão P4 – Capta o quadro branco com uma melhor definição.
- Agendar uma sessão de testes até 48 horas antes da data/hora da provas de doutoramento/agregação. Para este efeito, contatar a Unidade de 3.º Ciclo que fornecerá igualmente o “Guião de Testes“.
- Na data/hora da sessão de testes, desclocar-se à sala de Provas de Doutoramento (Ed4-B228), com 15 minutos de antecedência.
- Iniciar os preparativos dos testes, copiando todos os documentos necessários para para a realização das provas para o desktop do portátil da sala.
- Abrir todos os documentos necessários para a realização das provas.
- Abrir a mensagem de correio eletrónico enviada pela Unidade de 3.º Ciclo com a ligação para a reunião.
- Abrir o “Guião de Testes“.
- Ligar o projetor de vídeo da sala usando, para o efeito, o botão 1 do sistema de controlo localizado na mesa do candidato.
- Ligar a câmara de vídeo da sala usando, para o efeito, o botão 2 do sistema de controlo localizado na mesa do candidato.
- Ingressar na reunião das Provas de Doutoramento.
- Testar o audio (altifalantes e microfones).
- Testar o vídeo.
- Testar a partilha de conteúdos.
- Testar todas as ligações a páginas web referenciadas na apresentação.
- Testar todos os vídeos e áudios referenciados na apresentação.
- Clicar no link do convite que foi enviado, por e-mail, pela Unidade de 3.º Ciclo.
- Clicar no botão “Open Zoom Meetings“.
- Selecionar a opção “Junte-se com o áudio do computador“.
Em alternativa:
- Abrir o Zoom desktop client.
- Escolher a opção “Ingressar em uma reunião“.
- Inserir a ID da reunião enviado, por e-mail, pela Unidade de 3.º Ciclo bem como o “Seu nome“.
- Clicar no botão “Ingressar“.
- Se necessário, “Iniciar o vídeo” e clicar novamente em “Ingressar“.
- Selecionar a opção “Junte-se com o áudio do computador“.
- Aguarde na sala de espera pela autorização para entrar na reunião que será conferida pelo anfitrião (um membro da Unidade do 3.º Ciclo).
- Clicar no botão “Silenciar / Ativar áudio“, localizado no canto inferior esquerdo da barra de ferramentas dos controlos de reunião.
- Próximo do botão “Silenciar / Ativar áudio“, clicar no ícone “seta para cima” e escolher a última opção: “Configurações Áudio…“, para testar os altifalantes e os microfones da sala.
- Confirmar que os altifalantes da sala (“T-pod Air Pro Dual“) estão selecionados por omissão e clicar em “Testar alto-falantes“.
- Confirmar que ouve um toque de teste nas colunas da sala. Regular o volume deslocando o respetivo botão para a esquerda (diminuir) ou para a direita (aumentar). Para finalizar o teste, clicar em “Interromper”.
- Confirmar que os microfones da sala (“T-Pod Air Pro Dual“) estão selecionados por omissão e clicar no botão “Testar Microfone“.
- Para iniciar o teste dos microfones, clicar em “Gravação”.
- O Zoom inicia a gravação do áudio da sala. Para isso, simular uma apresentação proferindo algumas palavras. Ao fim de alguns segundos, o Zoom reproduzirá o que foi gravado. Durante a gravação pode verificar o nível de entrada. À semelhança dos altifalantes, pode regular o volume de captação dos microfones deslocando o respetivo botão para a esquerda (diminuir) ou para a direita (aumentar).
- Fechar a janela das “Configurações”.
Saber + sobre o Colibri/Zoom
- Clicar no botão “Iniciar vídeo / Parar vídeo“, localizado próximo do canto inferior esquerdo da barra de ferramentas dos controlos de reunião, conforme necessário, para controlar o seu vídeo.
- Próximo do botão “Iniciar vídeo / Parar vídeo“, clicar no ícone “seta para cima” e escolher a última opção: “Configurações Vídeo…“, para testar a câmara de vídeo da sala.
- Confirmar que a câmara de vídeo da sala (“Cute 12X AI“) está selecionada por omissão.
- Fechar a janela das “Configurações”.
Saber + sobre o Colibri/Zoom
A visão do apresentador do PowerPoint mostra-lhe o diapositivo atual, o próximo slide e as suas notas.
- Aceder ao ficheiro PowerPoint.
- Selecionar o separador “Apresentação de Diapositivos”.
- Selecionar a caixa de verificação “Utilizar Vista do Apresentador”.
- Selecionar em que monitor quer apresentar a “Vista do Apresentador”: “Automático”.
- Selecione “Partir do Início”ou prima F5.
- Aceder à janela da reunião Zoom, maximizando-a.
- Clicar no botão “Compartilhar tela”, localizado da barra de ferramentas dos controlos de reuniões.
- Escolher a “Tela 2”. ATENÇÃO: Se a apresentação envolver reprodução de conteúdos multimédia (áudio e vídeo) é necessário selecionar a opção “Compartilhar som”, localizado no canto inferior esquerdo.
- No final da apresentação, clicar em “Interromper Compartilhamento”.
Saber + sobre o Colibri/Zoom
- Aceder ao ficheiro PowerPoint.
- Selecionar o separador “Apresentação de Diapositivos”.
- Não selecionar a caixa de verificação “Utilizar Vista do Apresentador”.
- Selecione “A Partir do Início” ou prima F5.
- Aceder à janela da reunião Zoom, maximizando-a.
- Clicar no botão “Compartilhar tela”, localizado na barra de ferramentas dos controlos de reuniões.
- Escolher o “Powerpoint Slide Show” e clicar em “Compartilhar”. ATENÇÃO: Se a apresentação envolver reprodução de conteúdos multimédia (áudio e vídeo) é necessário selecionar a opção “Compartilhar som”, localizado no canto inferior esquerdo.
- No final da apresentação, clicar em “Interromper Compartilhamento”.
Saber + sobre o Colibri/Zoom
- Aceder ao ficheiro PDF, usando, de preferência, o Acrobat Reader.
- Premir, em simultâneo, as teclas CTRL e L (CTRL+L), para ativar a vista de apresentação.
- Clicar no botão “Compartilhar tela”, localizado barra de ferramentas dos controlos de reunião.
- Escolher o “PDF” e clicar em “Compartilhar”. ATENÇÃO: Se a apresentação envolver reprodução de conteúdos multimédia (áudio e vídeo) é necessário selecionar a opção “Compartilhar som”, localizado no canto inferior esquerdo.
- No final da apresentação, clicar em “Interromper Compartilhamento”.
Saber + sobre o Colibri/Zoom
- Clicar no botão “Participantes”, localizado na barra de ferramentas dos controlos de reunião.
- Passe o rato sobre o seu nome e clique nas reticências “…”.
- Clicar em “Renomear”.
- Escrever o seu nome e clicar em “Alterar”.
Saber + sobre o Colibri/Zoom
Contactar a Unidade 3.º Ciclo (phd@iscte-iul.pt)