Colibri (Zoom)
Atualizado/Updated: 2024-12-19
O Colibri é um serviço de colaboração na Web fornecido pela FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional) que facilita reuniões, aulas e trabalhos de grupo em linha.
Eis algumas das suas principais caraterísticas:
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- Videoconferência: Realização de sessões com múltiplos participantes, incluindo suporte para sistemas H.323/SIP.
- Integração com o Zoom: Utiliza a plataforma Zoom para uma experiência perfeita.
- Acessibilidade: Disponível para desktop (Windows, Mac, Linux) e dispositivos móveis (iOS, Android).
- Tipos de utilizadores: Oferece diferentes tipos de contas, incluindo contas Pro para funcionários e professores, e contas Basic para estudantes e investigadores.
O Colibri foi concebido para apoiar a comunidade académica e científica em Portugal, proporcionando um ambiente seguro e intuitivo para a colaboração remota.
O serviço Colibri/Zoom oferece três tipos de conta: Basic, Pro e Webinar.
Contas Básicas
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- Permitem realizar reuniões com uma duração máxima de 40 minutos e um número máximo de 100 participantes por sessão.
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Contas Pro / Licensed
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- Permitem realizar reuniões com mais de 40 minutos e um máximo de 300 participantes por sessão (disponíveis para contas staff ou faculty);
- Possibilidade de gravação na cloud (durante 10 dias – aconselhamos a transferir para o EDUCAST);
- Polls;
- Ligação a terminais de videoconferência (H.323);
- Breakout rooms.
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Webinar
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- Permitem realizar reuniões com mais de 40 minutos;
- Reuniões com 300 a 500 participantes ou com 500 a 1000 participantes (disponíveis para contas staff ou faculty);
- Partilha de vídeo apenas para oradores;
- Os participantes não interagem com áudio.
- Como saber de que tipo é a minha conta Zoom?
- Tabela comparativa tipos de conta
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Esta plataforma utiliza o Sistema de Federação de Contas RCTSaai gerido pela FCCN.
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- Aceder à plataforma Colibri em https://videoconf-colibri.zoom.us/ ou através do cliente Zoom instalado no computador.
- Realizar autenticação federada (SSO) usando as credenciais da conta do Iscte (e.g., xxnes@iscte-iul.pt e respectiva palavra-passe).
- Selecionar “Sign In“.
- Selecionar “Sign In with SSO“.
- Definir o “Domain (domínio)“: videoconf-colibri.
- Selecionar o “Iscte“.
- Memorizar a instituição (Iscte).
- Usar as credenciais do Iscte.
- Confirmar abertura do Zoom.
- Selecionar “Sign In“.
O licenciamento funciona em regime flutuante, que atribui contas Pro, mediante login federado na plataforma.
O serviço é oferecido em dois ambientes: Conferência Web e Videoconferência.
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- Conferência Web – Orientado para sessões em que se privilegia a partilha de documentos e a interação entre os participantes em detrimento da qualidade de vídeo.
- Videoconferência – Orientado para sessões em que a qualidade de vídeo é superior e a interoperabilidade com terminais tradicionais (H.323) é fundamental para a sessão.
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- Troca de mensagens entre participantes por instant messaging (chat).
- Partilha de ecrã, documentos e aplicações multimédia.
- Possibilidade de ligação a terminais H.323.
- Gravação de sessões locais ou na cloud, com possibilidade de download.
- Autenticação federada.
- Multidispositivo (computadores, tablets, smartphones, terminais H.323).
- Multilíngue (Português e Inglês).
Como garantir uma conta Pro?
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- Autenticar sempre no serviço Colibri (colibri.fccn.pt) antes de começar uma nova reunião.
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Como sei se tenho uma conta Pro ativa?
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- Fazer login no serviço
- Aceder ao meu perfil em “Profile”
- Verificar o meu tipo de Licença na seção Account: Licensed (Pro)
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Quem tem acesso a contas Pro (licensed)?
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- Staff e Docentes das entidades aderentes.
- As contas “Licensed” têm acesso a reuniões com duração superior a 40 minutos por sessão.
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Quem tem acesso a contas basic?
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- Alunos e investigadores.
- As contas “basic” têm acesso a reuniões com a duração máxima de 40 minutos por sessão.
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Happy Hour Estudantes
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- Alunos e investigadores têm agora acesso a contas “pro”, que estão disponíveis entre as 19:00 e as 7:00 da manhã.
- Fora deste período apenas têm acesso a contas “basic”.
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