Colibri (Zoom)
Atualizado/Updated: 2024-08-02
O serviço Colibri da FCCN é um serviço de videoconferência que se encontra disponível para todas as instituições pertencentes à RCTS.
Baseado no sistema de videoconferência Zoom, suporta até 300 participantes por sessão e pode ser usado a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel (Wndows, MacOSX, Linux, iOS, Android, Blackberry, salas Zoom e sistemas H.323/SIP).
Esta plataforma utiliza o Sistema de Federação de Contas RCTSaai gerido pela FCCN.
-
- Aceder à plataforma Colibri em https://videoconf-colibri.zoom.us/ ou através do cliente Zoom instalado no computador.
- Realizar autenticação federada (SSO) usando as credenciais da conta do Iscte (e.g., xxnes@iscte-iul.pt e respectiva palavra-passe).
- Selecionar “Sign In“.
- Selecionar “Sign In with SSO“.
- Definir o “Domain (domínio)“: videoconf-colibri.
- Selecionar o “Iscte“.
- Memorizar a instituição (Iscte).
- Usar as credenciais do Iscte.
- Confirmar abertura do Zoom.
- Selecionar “Sign In“.
O serviço Colibri/Zoom oferece três tipos de conta: Basic, Pro e Webinar.
Contas Básicas
-
-
- Permitem realizar reuniões com uma duração máxima de 40 minutos e um número máximo de 100 participantes por sessão.
-
Contas Pro / Licensed
-
-
- Permitem realizar reuniões com mais de 40 minutos e um máximo de 300 participantes por sessão (disponíveis para contas staff ou faculty);
- Possibilidade de gravação na cloud (durante 10 dias – aconselhamos a transferir para o EDUCAST);
- Polls;
- Ligação a terminais de videoconferência (H.323);
- Breakout rooms.
-
Webinar
-
-
- Permitem realizar reuniões com mais de 40 minutos;
- Reuniões com 300 a 500 participantes ou com 500 a 1000 participantes (disponíveis para contas staff ou faculty);
- Partilha de vídeo apenas para oradores;
- Os participantes não interagem com áudio.
- Como saber de que tipo é a minha conta Zoom?
- Tabela comparativa tipos de conta
-
O licenciamento funciona em regime flutuante, que atribui contas Pro, mediante login federado na plataforma.
O relatório exibe informações de reuniões encerradas há, pelo menos, 15 minutos. O relatório é retido na nuvem durante 1 mês, pelo que deve ser descarregado antes.
-
-
- Iniciar sessão na plataforma Zoom/Colibri conforme descrito no separador “Como aceder?“.
- Selecionar “Relatórios” (“Reports“, em língua inglesa).
- Selecionar “Uso” (“Usage“, em língua inglesa).
- Definir um intervalo de tempo e pesquisar a reunião.
- Na linha referente a aula, selecionar o número de participantes na coluna “Participants” e, de seguida, exportar os dados para um ficheiro CSV, clicando no botão “Export”.
-
O serviço é oferecido em dois ambientes: Conferência Web e Videoconferência.
-
-
- Conferência Web – Orientado para sessões em que se privilegia a partilha de documentos e a interação entre os participantes em detrimento da qualidade de vídeo.
- Videoconferência – Orientado para sessões em que a qualidade de vídeo é superior e a interoperabilidade com terminais tradicionais (H.323) é fundamental para a sessão.
-
-
- Troca de mensagens entre participantes por instant messaging (chat).
- Partilha de ecrã, documentos e aplicações multimédia.
- Possibilidade de ligação a terminais H.323.
- Gravação de sessões locais ou na cloud, com possibilidade de download.
- Autenticação federada.
- Multidispositivo (computadores, tablets, smartphones, terminais H.323).
- Multilíngue (Português e Inglês).