Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Salas de Conferências



ED4-A202   ED4-B226

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

AVISO: O monitor e a barra de colaboração, com câmara de vídeo, microfone e coluna de som incorporados, estão prontos a ser utilizados E NÃO DEVEM SER DESLIGADOS nos respetivos botões de alimentação.

  1. Ligar o dispositivo “ClickShare“, da Barco, à porta USB do computador.


    Nota
    : Se o computador tiver apenas portas USB, será necessário usar um adaptador USB (computador) para USB-C (ClickShare).

  2. O ClickShare surgirá como uma unidade USB no seu computador. Selecionar esta unidade e executar o software “OneClick“.


    Nota
    : O Barco ClickShare permite que vários dispositivos partilhem o ecrã em simultâneo.

  3. Clicar no botão para partilhar o ecrã do computador. Clicar novamente para terminar a partilha.
  1. Existem dois botões ClickSahare por sala de conferência.
  2. Não existem cabos HDMI/VGA nas salas de conferência.
  3. O Barco ClickShare utiliza uma ligação USB-C para partilhar o conteúdo o seu computador. Se tiver um dispositivo que só tenha USB, precisará de um adaptador USB-C para USB.
  4. A Barco não tem uma aplicação para Linux.
  5. Utilizadores de Mac O/S 10.15.x (Catalina): A recente atualização do Catalina OSx desactivou a partilha de ecrã nos dispositivos Apple como predefinição. Um dos efeitos é a interrupção da utilização do Clickshare. Siga os passos abaixo para reativar a partilha de ecrã no seu dispositivo:
    • Ligar o dongle ao dispositivo Mac;
    • Clicar na aplicação “Clickshare” quando esta aparecer no ambiente de trabalho;
    • Selecionar “Preferências do Sistema => Segurança e Privacidade => Privacidade” e ir para baixo até à gravação de ecrã;
    • selecionar a caixa que diz “Clickshare“;
    • Desligar o dongle do dispositivo;
    • Ligar novamente o dongle ao dispositivo;
    • Clicar no aplicativo “Clickshare” quando ele surgir na área de trabalho;
    • Clicar no botão Clickshare no dongle.

Microsoft Windows

  • Seleccionar o ícone do altifalante no canto inferior direito da barra de tarefas.
  • Selecionar o dispositivo de saída e escolher “ClickShare/USB”.
  • Selecionar o dispositivo de entrada (microfone) e escolher “ClickShare/USB”.

Apple Mac OS X:

  • Aceder a “System Preferences” (Preferências do Sistema) e depois a “Sound” (Som).
  • Selecionar “Output” (saída) e escolher “ClickShare/USB”.
  • Selecionar “Input” (Entrada) e escolher “ClickShare/USB”.
  1. Junte-se à uma reunião Zoom.
  2. Prima a seta para cima junto ao ícone da câmara de vídeo no canto inferior esquerdo da janela de conferência para selecionar uma câmara. Em seguida, seleccione a “Room Camera“.

    511c7afe-5aa3-4ffa-8846-de2d413c4104.png

  3. Prima a seta para cima junto ao ícone do microfone no canto inferior esquerdo da janela de conferência para selecionar um microfone e um altifalante. Em ambos os casos, seleccione “Echo Cancelling Speakerphone (Room Speakerphone)“.

    1686953c-703a-49fe-9a73-7b2811526258.png

Partilhar remotamente o ecrã da sala de reuniões utilizando o Zoom

Pode partilhar a vista local do ecrã da sala de reuniões utilizando o Zoom para permitir que os participantes remotos se juntem às discussões. Esta funcionalidade também permite que os convidados partilhem com a sala de reuniões local enquanto um funcionário partilha todo o conteúdo do ecrã da sala de reuniões com os participantes remotos. Para utilizar esta funcionalidade, siga estes passos:

  1. Abra a vista local do ecrã da sala premindo o ícone de menu na aplicação ClickShare e seleccione “view room display“.

    0fc2d961-66c8-49b3-8522-44fefa4f4424.png

  2. Abra a sua conferência Zoom e prima o botão “Compartilhar tela” (quadrado com uma seta para cima). Em seguida, seleccione “Room Display – ClicShare” na lista de janelas que pode partilhar. Por fim, prima “Compartilhar tela” no canto inferior direito da janela de seleção para começar a partilhar o ecrã local da sala de reuniões com os utilizadores remotos da conferência.

    92200b3c-da8a-42e7-8e47-b4ef745461e9.png

  1. Junte-se a uma reunião do Microsoft Teams.

    83e42171-ef2a-4d28-9418-fd12846862b9.png

  2. Selecione a opção “Áudio do computador“. Este passo é necessário para usar o “speakerphone do ClickShare Room“.

    Dica! Para verificar ou alterar as configurações do dispositivo antes de entrar numa chamada no Microsoft Teams: clique no ícone de roda dentada ao lado da opção de câmara ou no ícone de controle deslizante vertical abaixo de “Áudio do computador” na janela do Microsoft Teams.

    8c18c425-f28f-4b2c-a0a6-6a4371201c29.png

  3. Para alterar as definições do dispositivo depois de entrar na chamada do Microsoft Teams: Explore o menu “Mais opções” utilizando o botão com 3 pontos horizontais (…) e, de seguida, seleccione “Definições do dispositivo“, para abrir o painel de seleção de periféricos.

    155fc11c-082c-4546-8d3e-3b8429b76b11.png

  4. No painel de seleção de periféricos (ou Definições do dispositivo), certifique-se de que os seguintes dispositivos estão seleccionados para desfrutar das vantagens do ClickShare Conference:
    • Dispositivos de áudio: Seleccione o “Room Speakerphone” (Altifalante da sala)
    • Altifalante: Seleccione o “Altifalante com cancelamento de eco (altifalante de sala)”
    • Microfone: Selecionar “Altifalante com cancelamento de eco (altifalante da sala)”
    • Câmara: Selecionar a “Câmara da sala”

Partilhar remotamente o ecrã da sala de reuniões utilizando o Microsoft Teams

Pode partilhar a vista local do ecrã da sala de reuniões utilizando o Microsoft Teams para permitir que os participantes remotos se juntem às discussões. Esta funcionalidade também permite que os convidados partilhem com a sala de reuniões local enquanto um funcionário partilha todo o conteúdo do ecrã da sala de reuniões com os participantes remotos. Para utilizar esta funcionalidade, siga estes passos:

  1. Abra a visualização local da exibição da sala pressionando o ícone de menu no aplicativo ClickShare e selecione “view room display”.

    0fc2d961-66c8-49b3-8522-44fefa4f4424.png

  2. Abra sua conferência do Microsoft Teams e pressione o botão para “compartilhar conteúdo” (quadrado com seta para cima). Por fim, seleccione a “Apresentação da sala” na lista de janelas que pode partilhar.

    2f2b93c8-6423-423f-a751-121fe985167c.png

  1. Junte-se a uma reunião Webex.
  2. Explore o menu “Mais opções” utilizando o botão com 3 pontos e, em seguida, seleccione “Speaker, Microphone and Camera (Altifalante, microfone e câmara)” para abrir a janela de seleção de periféricos. Em alternativa, também pode clicar no menu “Áudio” na barra de menus da aplicação e selecionar “Speaker, microphone and camera…”.

    5384c8da-5fa5-4000-8aa2-686990cdee96.png
    25b5c96b-2b6c-4074-b413-c41663c79f88.png

  3. Nas definições de “Speaker, Microphone and Camera (Altifalante, Microfone e Câmara)”, certifique-se de que os seguintes dispositivos estão seleccionados para desfrutar das vantagens do ClickShare Conference:

    8b9b57ea-8156-4906-83e4-6a84c3347c94.png

     

    • Speaker (Altifalante): Select the “Echo Cancelling Speakerphone – Room Speakerphone”.
    • Camera (Câmara): Select the “Room Camera”.
    • Microphone (Microfone): Select the “Echo Cancelling Speakerphone – Room Speakerphone”.

Partilhar o ecrã da sala de reuniões remotamente utilizando o Webex

Pode partilhar a vista local do ecrã da sala de reuniões utilizando o Webex para permitir que os participantes remotos se juntem aos debates. Esta funcionalidade também permite que os convidados partilhem a sala de reuniões local enquanto um funcionário partilha todo o conteúdo do ecrã da sala de reuniões com os participantes remotos. Para utilizar esta funcionalidade, siga estes passos:

  1. Abra a visualização local do ecrã da sala premindo o ícone de menu na aplicação ClickShare e seleccione “view room display”.

    a316ebe4-375f-4a7f-9b4c-6271e9b9fd6f.png

  2. Abra sua conferência Webex, pressione o botão para “compartilhar conteúdo” (quadrado com seta para cima) e selecione a janela chamada “ClickShare Client” ou “Room Display” para compartilhar com participantes remotos.

    Dica! Certifique-se de que selecciona “Otimizar para movimento e vídeo” quando partilhar conteúdos de vídeo.

    d9c87276-8537-47a4-b1d4-83094e30cb04.png

Pode transferir e instalar a aplicação de ambiente de trabalho ClickShare no seu computador. Para obter mais informações sobre o aplicativo de desktop, clique aqui.

Aceder a My Booking (Utilizar as credenciais do Iscte-IUL, ex.: xxnes@iscte-iul.pt)

  1. SOS – Ligar para (+351) 911749573
  2. Abrir um pedido no iAjuda

Saber + sobre o suporte ao utente.