Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Colibri (Zoom)

 

Página do serviço

O serviço Colibri da FCCN é um serviço de videoconferência que se encontra disponível para todas as instituições pertencentes à RCTS.

Baseado no sistema de videoconferência Zoom, suporta até 300 participantes por sessão e pode ser usado a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel (Wndows, MacOSX, Linux, iOS, Android, Blackberry, salas Zoom e sistemas H.323/SIP).

Como garantir uma conta Pro?

    • Autenticar sempre no serviço Colibri (colibri.fccn.pt) antes de começar uma nova reunião.

Como sei se tenho uma conta Pro ativa?

    1. Fazer login no serviço
    2. Aceder ao meu perfil em “Profile”
    3. Verificar o meu tipo de Licença na seção Account: Licensed (Pro)

Quem tem acesso a contas Pro (licensed)?

    • Staff e Docentes das entidades aderentes.
    • As contas “Licensed” têm acesso a reuniões com duração superior a 40 minutos por sessão.

Quem tem acesso a contas basic?

    • Alunos e investigadores.
    • As contas “basic” têm acesso a reuniões com a duração máxima de 40 minutos por sessão.

Happy Hour Estudantes

    • Alunos e investigadores têm agora acesso a contas “pro”, que estão disponíveis entre as 19:00 e as 7:00 da manhã.
    • Fora deste período apenas têm acesso a contas “basic”.

 

 

Esta plataforma utiliza o Sistema de Federação de Contas RCTSaai gerido pela FCCN.

    1. Aceder à plataforma Colibri em https://videoconf-colibri.zoom.us/ ou através do cliente Zoom instalado no computador.
    2. Realizar autenticação federada (SSO) usando as credenciais da conta do Iscte (e.g., xxnes@iscte-iul.pt e respectiva palavra-passe).
      • Selecionar “Sign In“.

      • Selecionar “Sign In with SSO“.

      • Definir o “Domain (domínio)“: videoconf-colibri.

      • Selecionar o “Iscte“.

      • Memorizar a instituição (Iscte).

      • Usar as credenciais do Iscte.

      • Confirmar abertura do Zoom.

 

 

O serviço Colibri/Zoom oferece três tipos de conta: Basic, Pro e Webinar.


Contas Básicas

      • Permitem realizar reuniões com uma duração máxima de 40 minutos e um número máximo de 100 participantes por sessão.

Contas Pro / Licensed

      • Permitem realizar reuniões com mais de 40 minutos e um máximo de 300 participantes por sessão (disponíveis para contas staff ou faculty);
      • Possibilidade de gravação na cloud (durante 10 dias – aconselhamos a transferir para o EDUCAST);
      • Polls;
      • Ligação a terminais de videoconferência (H.323);
      • Breakout rooms.

Webinar

 

O licenciamento funciona em regime flutuante, que atribui contas Pro, mediante login federado na plataforma.

 

O relatório exibe informações de reuniões encerradas há, pelo menos, 15 minutos. O relatório é retido na nuvem durante 1 mês, pelo que deve ser descarregado antes.

      1. Iniciar sessão na plataforma Zoom/Colibri conforme descrito no separador “Como aceder?“.
      2. Selecionar “Relatórios” (“Reports“, em língua inglesa).
      3. Selecionar “Uso” (“Usage“, em língua inglesa).

      4. Definir um intervalo de tempo e pesquisar a reunião.

      5. Na linha referente a aula, selecionar o número de participantes na coluna “Participants” e, de seguida, exportar os dados para um ficheiro CSV, clicando no botão “Export”.

 

O serviço é oferecido em dois ambientes: Conferência Web e Videoconferência.

      • Conferência Web – Orientado para sessões em que se privilegia a partilha de documentos e a interação entre os participantes em detrimento da qualidade de vídeo.
      • Videoconferência – Orientado para sessões em que a qualidade de vídeo é superior e a interoperabilidade com terminais tradicionais (H.323) é fundamental para a sessão.

 

    • Troca de mensagens entre participantes por instant messaging (chat).
    • Partilha de ecrã, documentos e aplicações multimédia.
    • Possibilidade de ligação a terminais H.323.
    • Gravação de sessões locais ou na cloud, com possibilidade de download.
    • Autenticação federada.
    • Multidispositivo (computadores, tablets, smartphones, terminais H.323).
    • Multilíngue (Português e Inglês).