Serviços
Como acompanhar o pedido de resolução de um incidente?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC.
- Clicar em “Os Meus Tickets“.
- Selecionar o “incidente“.
Aplicar um dos 5 filtros disponibilizados pelo iAjuda para facilitar a identificação do ticket: “Em Resolução“, “Fechados“, “Pendentes“, “Registados” e “Resolvidos“. - Para cada “Incidente” é possível executar 3 tipos de ações: “Detalhes“, “Atualizar” e “Anexos“.
Como acompanhar a execução de um pedido de serviço?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC.
- Clicar em “Os Meus Tickets“.
- Escolher o “pedido de serviço“.
Aplicar um dos 5 filtros disponibilizados pelo iAjuda para facilitar a identificação do ticket: “Em Resolução“, “Fechados“, “Pendentes“, “Registados” e “Resolvidos“. - Para cada “Pedido de serviço” é possível executar 3 tipos de ações: “Detalhes“, “Atualizar” e “Anexos“.
Como posso registar um pedido de serviço?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC.
- Clicar em “Novo Pedido“.
- Selecionar a “Categoria/Subcategoria/…“, navegando no Catálogo de Pedidos de Serviço.
- Clicar em “Criar Pedido“.
- Preencher o questionário e clicar em “Ok“.
Como posso registar um incidente?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC acessível em https://iajuda.iscte-iul.pt/.
- Clicar em “Novo Incidente“.
- Selecionar a “Categoria/Subcategoria/…“, navegando no Catálogo de Incidentes.
- Clicar em “Criar Incidente“.
- Preencher o questionário e clicar em “Ok“.
Catálogo de Incidentes
Atualizado/Updated: 2024-09-28
Âmbito: Comunidade do Iscte
O Catálogo de Incidentes de TI do Iscte encontra-se disponivel no “Portal de Serviços dos SIIC” acessível em https://iajuda.iscte-iul.pt/
Um incidente refere-se a uma perturbação ou degradação no desempenho de um serviço, equipamento, aplicação ou sistema.
O Catálogo de incidentes é uma estrutura em arvóre (categoria/sub-categoria/…), cujos primeiros ramos são:”
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- Aplicações – Serve para registar incidentes relacionados com aplicações ou softwares, incluindo falhas, erros, indisponibilidade ou degradação de desemepenho.
- Centro de Dados – Serve para registar incidentes relacionados com serviços fornecidos pelo Centro de Dados do Iscte, incluindo falhas, erros, indisponibilidade ou degradação de desemepenho quer em equipamentos, quer em serviços.
- Cibersegurança – Serve para registar incidentes de segurança (código malicioso, conteúdo abusivo, fraude, tentativas de intrusão, violação de privacidade, entre outras ameaças).
- Contas e Email – Serve para registar falhas, erros, indisponibilidade ou degradação de desemepenho na conta de correio eletrónico
- Equipamentos – Serve para registar falhas, erros, indisponibilidade ou degradação de desemepenho, avaria ou furto de um equipamento.
- Impressão e Digitalização – Serve para registar falhas, erros, degradação de desemepenho, avaria ou outras dificuldades no acesso ao serviço de impressão e digitalização.
- Redes, Internet e Comunicações – Serve para registar falhas, erros, indisponibilidade degradação de desemepenho, avaria ou qualquer outra dificuldade de acesso às redes por cabo ou sem fios (wifi), incluindo à VPN e às comunicações VoIP.
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Consulte aqui o glossário do Iscte.
Catálogo de Serviços
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
O Catálogo de Serviços de TI do Iscte encontra-se disponivel no “Portal de Serviços dos SIIC” acessível em https://iajuda.iscte-iul.pt/
É uma estrutura em árvore (categoria/sub-categoria/…), cujos primeiros ramos são:
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- Aplicações – Serve para a requisição de acessos, configurações ou pedidosa de esclarecimento relativos às várias plataformas e aplicações usadas no Iscte (Blackboard, Easyvista, Fénix, Gestão Documental, MyIscte, Onedrive, SAP, Sharepoint, Singap, Teams, Unicard, Zoom, entre outras.
- Centro de Dados – Serve para a requisição de serviços relacionados com o Centro de Dados do Iscte, incluindo acessos e configurações de servidores, DMZ, sites e backups.
- Cibersegurança – Serve quer para a requisição de auditórias de segurança, quer para o esclarecimento de questões de cibersegurança.
- Contas e Email – Serve para a requisição de acessos e configurações de contas do Iscte, incluindo o correio eletrónico e ativação do cartão do Iscte.
- Equipamentos – Serve para a requisição de serviços relativos a equipamentos (hardware) do Iscte , incluindo o aprovisionamento, a instalação, o suporte e o empréstimo.
- Formação – Serve para a requisição de ações de formação.
- Impressão e Digitalização – Serve para a requisição de servços relacionados com o sistema de impressão e digitalização, incluindo o aprovisionamento de equipamento, a instalação e o apoio na configuração deste serviço nos dispositivos do utilizador.
- Manutenção de espaços – Serve quer para a requisição serviços relacionados com os espaços comuns (auditórios, laboratórios e salas de aula, sala datos, focus group, grande auditório), quer para o apoio na utilização dos serviços federados da FCCN ccomo o Zoom, o Educast, o Videocast, entre outros.
- Redes, Internet e Comunicações – Serve quer para a requisição de serviços relacionados com a rede por cabo ou sem fios, incluindo a VPN e a comunicação VoIP.
- Software, Licenças e Contratos – Serve para a requisição de serviços relacionados com a gestão de software, licenças e contratos.
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Consulte aqui o glossário do Iscte.
Sou estudante do Iscte e tenho a seguinte dúvida relativamente à assiduidade às aulas: Passa o cartão antes ou depois do docente?
Atualizado/Updated: 2024-09-28
Âmbito: Estudante do Iscte
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- A passagem do cartão, pelo docente, no leitor exterior à sala serve apenas para abrir a porta da sala.
- A passagem do cartão, pelo estudante, no leitor que se encontra no interior da sala serve para registar a presença do estudante na aula.
- Para a assiduidade à aula ser correctamente contabilizada, a passagem do cartão no leitor deve ser efectuada no período a partir dos 10 minutos anteriores ao início da aula e até 10 minutos antes do fim da aula, ou seja:
- Numa aula das 8:00 às 9:30, o cartão deve ser passado no leitor no período das 7:50 às 9:19;
- Numa aula das 9:30 às 11:00, o cartão deve ser passado no leitor no período das 9:20 às 10:49.
Sou docente externo. Como obtenho o cartão do Iscte para usar na abertura de portas das salas de aula?
Atualizado/Updated: 2024-09-28
Âmbito: Docente externo do Iscte
Deve dirigir-se ao Atendimento dos SIIC para solicitar um cartão de serviço (não personalizado).
Qual o significado das cores quando passo o cartão do Iscte num leitor de cartões RFID?
Atualizado/Updated: 2024-10-17
Leitores de registo de assiduidade dos alunos – Estes leitores encontram-se dentro das salas de aula, auditórios e laboratórios e servem para registar a assiduidade dos estudantes às aulas.
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- Verde – A presença fica registada.
- Vermelho – A presença não fica registada.O estudante deve verificar se o cartão se encontra associado e activo.
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Leitores para acesso às salas – Estes leitores encontram-se fora das salas de aula, auditórios e laboratórios e servem para abrir as portas.
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- Verde/Amarelo – Acesso autorizado. A porta deve abrir.
- Vermelho – Acesso não autorizado. A porta não deve abrir.O utilizador deve verificar se o cartão se encontra associado e activo.
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