Zoom
Como adicionar legendas numa reunião?
Atualizado/Updated: 2024-11-26
Âmbito: Comunidade do Iscte
Sendo o owner da sessão, poderá adicionar legendas à sua reunião, através de uma plataforma online gratuita. Saiba como através do tutorial – Legendas em tempo real numa reunião, da FCCN.
Como agendar um Webinar?
Atualizado/Updated: 2024-12-17
Âmbito: Comunidade do Iscte
O serviço Colibri fornece a possibilidade de requisição de Webinars. Este serviço encontra-se disponível através de uma requisição para as instituições aderentes à RCTS (Rede Ciência Tecnologia e Sociedade).
A componente do serviço Webinar é dedicada a eventos online dirigidos para grandes audiências, pelo que deverá ser apenas solicitado para eventos, que tenham como requisito um mínimo de 300 participantes. O licenciamento atual permite uma lotação máxima de 1000 participantes em cada webinar.
As requisições do serviço webinar devem ser realizadas com dois dias úteis de antecedência (48 horas) . Os pedidos encontram-se sujeitos a uma análise e aprovação da nossa equipa de suporte e as reservas poderão ser condicionadas pela tipologia do evento, disponibilidade de licenciamento e/ou reservas previamente agendadas.
Pode fazer a requisição em: videoconf-colibri.fccn.pt/utils/user/webinar
Como agendar uma reunião no site do Colibri?
Atualizado/Updated: 2024-12-07
Âmbito: Comunidade do Iscte
O Zoom oferece diversos métodos para agendar uma reunião. Um anfitrião tem o controle sobre as opções das suas reuniões agendadas, com exceção das configurações que um administrador tenha bloqueado para todos os usuários na conta ou para todos os membros de um grupo específico.
- Agende uma reunião a partir do Cliente Zoom para Desktop ou do aplicativo móvel.
- Agende uma reunião a partir do Portal Web Zoom.
- Agende uma reunião para outra pessoa.
Para agendar uma reunião através do portal web:
- Iniciar sessão no Colibri (https://videoconf-colibri.zoom.us) utilizando as suas credenciais da federação RCTSaai (xxnes@iscte-iul.pt).
- Clicar em “Reuniões” e, de seguida, em “Agendar uma reunião”.
- Selecione as opções da reunião. Tenha em atenção que algumas destas opções podem não estar disponíveis se tiverem sido desactivadas e bloqueadas na posição “off” ao nível da conta ou do grupo.
- Clicar em “Salvar” para finalizar o agendamento.
Saber + aqui
Como agendar uma reunião no site do Colibri?
Atualizado/Updated: 2024-11-26
Âmbito: Comunidade do Iscte
Para se autenticar na aplicação Zoom deve proceder da seguinte depois de abrir a aplicação:
- Aceder à página do serviço em https://videoconf-colibri.zoom.us/
- Autenticar-se conforme as instruções em como me devo autenticar na aplicação Zoom.
- Escolher a opção “Reuniões“, no meu de navegação.
- Carregar no botão “Agendar uma reunião“.
- Definir os detalhes da reunião.
- Terminar a parametrização clicando em “Salvar“.
Como agendar uma reunião usando a aplicação Zoom?
Atualizado/Updated: 2024-12-07
Âmbito: Comunidade do Iscte
Para agendar uma reunião usando a aplicação Zoom deve abrir a aplicação e proceder do seguinte modo:
- Inicie sessão no Zoom Desktop Client, usando as suas credenciais da federação RCTSaai (xxnes@iscte-iul.pt).
- Confira aqui como proceder.
- Clique no ícone “Agendar”.
- Escolha as configurações da reunião. Observe que algumas dessas opções podem não estar disponíveis se tiverem sido desabilitadas e estiverem desativadas no nível de conta ou grupo.
- Clicar em “Salvar” para concluir e abrir o serviço de calendário selecionado para adicionar a reunião.
- Inicie sessão no Zoom Desktop Client, usando as suas credenciais da federação RCTSaai (xxnes@iscte-iul.pt).
- Saber + aqui
Como agendar uma reunião usando a aplicação Zoom?
Atualizado/Updated: 2024-11-26
Âmbito: Comunidade do Iscte
Para se autenticar na aplicação Zoom deve proceder da seguinte depois de abrir a aplicação:
- Abrir a aplicação “Zoom“.
- Autenticar-se conforme as instruções em como me devo autenticar na aplicação Zoom.
- Carregar no botão “Página Inicial | Home“, no meu de navegação.
- Carregar no botão “Agendar | Schedule“.
- Definir os deltahles da reunião.
- Terminar a paremetrização da reunião clicando em “Salvar | Save“.
Como me devo autenticar na aplicação Zoom?
Atualizado/Updated: 2024-11-26
Âmbito: Trabalhadores do Iscte
Para se autenticar na aplicação Zoom deve proceder da seguinte forma:
-
- Abrir a aplicação Zoom.
- Escolher a opção “Entrar“.
- Escolher a opção “SSO“.
- No campo “Domínio“, escrever “videoconf-colibri“(em linux deve também acrescentar .zoom.us).
- Clicar em “Continuar“.
- Será reencaminhado para a página de selecção da instituição onde deverá seleccionar o “Iscte” e autenticar-se com as credênciais da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
Como posso alterar o idioma no cliente Zoom no Android?
Atualizado/Updated: 2024-11-26
Âmbito: Comunidade do Iscte
No Android, o idioma do Zoom é determinado pelo idioma padrão do sistema operativo.
- Abrir as “Configurações” no seu dispositivo Android.
- Tocar no “Idioma de entrada“.
- Tocar no novo idioma.
- O Zoom é automaticamente reiniciado com o novo idioma.
Como posso alterar o idioma no cliente Zoom no iOS?
Atualizado/Updated: 2024-11-26
Âmbito: Comunidade do Iscte
No iOS, o idioma do Zoom é determinado pelo idioma padrão do sistema operativo.
- Abrir as Configurações no seu dispositivo iOS.
- Rolar para baixo e tocar em “Geral“.
- Rolar para baixo e tocar em “Idioma e região“.
- Tocar em “Idioma do iPhone/iPad“.
- Escolher o idioma.
- Tocar em “Concluído“.
- O Zoom é automaticamente reiniciado com o novo idioma.
Como posso alterar o idioma no cliente Zoom no Windows?
Atualizado/Updated: 2024-11-26
Âmbito: Comunidade do Iscte
- Selecionar o ícone “^” na barra de tarefas do Windows.
- Clicare com o botão direito do rato no ícone do Zoom na bandeja de notificação.
- Escolher a opção “Trocar idioma | Switch languages“.
- O Zoom é automaticamente reiniciado com o novo idioma.
Como posso autenticar no serviço Colibri?
Âmbito: Comunidade do Iscte
O serviço Colibri usa o serviço de autenticação federada RCTSaai, e pode ser acedido através do site Colibri, num Browser de internet, ou através da aplicação Zoom, usando a opção de autenticação SSO (Single Sign-On).
Como posso manter uma reunião segura?
Atualizado/Updated: 2024-12-17
Âmbito: Comunidade do Iscte
No decorrer de uma reunião Zoom o anfitrião e anfitrião alternativo (Co-host) tem acesso às Ferramentas do anfitrião.
Este menu centraliza o controle de segurança da reunião, permitindo que o anfitrião ou coanfitrião consigam gerir os participantes, as opções de vídeo, áudio, chat e entre outras opções importantes.
A maioria das configurações pode ser pré-definida no momento de agendamento da reunião.
Este menu disponibiliza uma visão clara dos recursos de segurança em vigor, em que o anfitrião pode:
- Bloquear reunião: bloqueia a reunião, impedindo que novos participantes entrem na reunião.
- Habilitar sala de espera: ativa a sala de espera para novos participantes ou para mover os participantes atuais para a sala de espera.
- Ocultar fotos de perfil: oculta todas fotos de perfil, incluindo a do anfitrião. Ao invés disso, os nomes serão exibidos.
- Pode definir de forma independente as seguintes permissões dos participantes: Compartilhar tela; Chat; Renomear a si mesmo; Ativar o próprio áudio; Iniciar vídeo; Anotação sobre conteúdo compartilhado; Partilhar quadros brancos; Compartilhar anotações; Gravar no computador; Solicitar para gravar no computador; Solicitar ao anfitrião para iniciar a gravação na nuvem; Colaborar com o Zoom Apps; Definir temporizadores de reunião.
- Remover participante: permite a remoção de um participante da reunião. O participante não pode voltar novamente a menos que permita que os participantes removidos voltem a ingressar nas configurações da Reunião.
- Suspender atividades do participante: desativar o vídeo, áudio, Zoom Apps e capacidade de partilhar o ecrã de todos os participantes. Também bloqueia a reunião para impedir que os participantes entrem. Esta opção será aplicada a todos os participantes.
Consulte o seguinte artigo de ajuda da Zoom para obter mais informações.
Como saber de que tipo é a minha conta Zoom?
Atualizado/Updated: 2024-11-26
Âmbito: Comunidade do Iscte
O serviço Colibri é um serviço que requer a autenticação do utilizador por parte da federação RCTSaai.
O processo de autenticação é realizado por si, usando as credenciais da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
De forma a verificar de que tipo é a sua conta, clique aqui. Uma vez autenticado, irá aparecer toda a informação sobre a sua conta. No campo “affiliation” aparece de que tipo é a sua conta (students, staff ou faculty).
Como usar o ZOOM APPS?
Atualizado/Updated: 2024-11-26
Âmbito: Comunidade do Iscte
- Deverá descarregar a versão mais recente do Zoom.
- No cliente ZOOM, clique no separador “APPS”, no desktop, ou aceda através da barra de ferramentas na reunião.
- Clique em “Descobrir” para ver a lista de apps disponíveis e adicione os seus favoritos.
Nota: O acesso direto à API da Zoom continua a ser restrito à FCCN por questões de segurança e gestão do serviço.
Confirme o seu endereço de e-mail
Âmbito: Comunidade do Iscte
Quando faz a autenticação no serviço Colibri e aparece-lhe a mensagem: “Confirme o seu endereço de e-mail”.
Deverá entrar em contato com os SIIC de forma a que sejam corrigidos os atributos do utilizador necessários, para autenticação no serviço Colibri.
Pode consultar os artibutos do seu utilizador no site do serviço RCTSaai na secção My Profile.
Não consigo adicionar Anfitriões alternativos (Co-hosts)
Atualizado/Updated: 2024-12-17
Âmbito: Comunidade do Iscte
No serviço Colibri só é possível adicionar anfitriões alternativos (Co-hosts) outros utilizadores Colibri pertencentes à rede RCTSaai, que tenham atribuída conta PRO no momento do convite.
Para garantir o sucesso no momento do convite, deverá solicitar ao utilizador que faça a autenticação no serviço Colibri, de forma a passar a ser um utilizador PRO nesse instante.
Durante o decorrer de uma reunião, o anfitrião pode definir qualquer participante como anfitrião alternativo (Co-host).
Não consigo adicionar CO-HOSTs
Atualizado/Updated: 2024-11-26
Âmbito: Comunidade do Iscte
Na criação/configuração de uma reunião, quando estou a tentar adicionar um CO-HOST (anfitrião alternativo), aparece uma mensagem “não é um usuário pago”.
Deverá solicitar a esse utilizador que faça a autenticação no serviço Colibri, de forma a passar a ser um utilizador PRO, nesse instante. Só assim é que irá conseguir adicioná-lo como CO-HOST (anfitrião alternativo).
Veja aqui como efetuar a autenticação no serviço Colibri, de forma a passar a ser um utilizador PRO.
Não me consigo autenticar no serviço Colibri
Âmbito: Comunidade do Iscte
Caso esteja com problemas em autenticar-se no serviço Colibri, deve proceder da seguinte forma:
- No seu Browser de internet, abrir uma janela de navegação privada.
Para abrir uma janela de navegação privada no Google Chrome ou Microsoft Edge, poderá usar o atalho de teclado “Ctrl+Shit+N“, ou clicar no ícone com três pontos, e clicar em “Nova janela de navegação privada“. - Aceder a colibri.fccn.pt, e clique no botão “Entrar“.
- Será reencaminhado para a página de seleção da instituição onde deverá selecionar “Iscte” e autenticar-se com as credênciais da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe)..
Caso consiga aceder ao serviço Colibri com sucesso, deve seguir os seguintes passos:
-
- Fechar janela de navegação privada.
- Ir às opções do Browser de internet, e limpar a cache do browser.
- Fechar o browser de internet, e voltar a abrir;
- Aceder e fazer autenticação no serviço Colibri.
Consulte os seguintes artigos de ajuda para saber como limpar a cache:
O que são as Zoom APPS?
Atualizado/Updated: 2024-11-26
Âmbito: Comunidade do Iscte
Com a atualização da nova versão do ZOOM, o COLIBRI passou a permitir a integração de aplicativos de terceiros, nas suas videoconferências.
As ZOOM APPS, são aplicativos de terceiros que aparecem dentro da sua reunião e que permitem o aumento da sua interatividade nas reuniões.
O objetivo é facilitar o acesso dos utilizadores aos softwares de produtividade, bem estar e entretenimento.
Com as ZOOM APPS, ficará com um espaço do seu ecrã, disponível para trabalhar colaborativamente, enquanto reúne.
Deixamos aqui algumas aplicações já testadas pela equipa da FCCN e prontas a instalar no vosso cliente ZOOM.
Kahoot | Miro | Mural | Mentimeter | Survey monkey | Dot collector | Virtual Backgrounds | Pexels | Draw with Scribble Together Whiteboard | Meeting Timer, Agenda Timer & Clock Countdown | Notejoy | Allo