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Moodle Iscte

O Moodle é a plataforma de e-Learning do Iscte. Apresentam-se abaixo alguns tutoriais para ajudar a conhecer e utilizar a nova versão desta plataforma.
Clique neste link para aceder ao Moodle: https://moodle23.iscte-iul.pt/

Migração de conteúdos do Moodle 22/23 para o Moodle 23/24

É possível copiar todos ou apenas alguns conteúdos de uma unidade curricular para outra, dentro das mesmas instâncias ou para instâncias diferentes.
Atenção que os Utilizadores, grupos e Agrupamentos não devem ser incluídos na cópia.

  1. No Moodle 22, dentro da UC, ir a roda das configurações no canto superior direito, selecionar Cópia de segurança
  2. Retirar todas as opções relativas a grupos, agrupamentos e participantes e carregar no botão abaixo Seguinte
  3. Carregar no botão Processar, depois Continuar e logo clicar em Descarregar no último ficheiro de back-up criado
  4. Aceder na UC no Moodle 23/24, clicar no menu Mais e selecionar Reutilizar disciplina
  5. Escolher a opção Restaurar no menu de ação e arrastar o arquivo de back-up e para o botão Restaurar
  6. Selecionar Restaurar nesta disciplina, carregar nos botões Continuar / Seguinte e no fim Realizar restauro

Conhecer o Moodle

O painel de Utilizador é uma página personalizável com blocos úteis e informativos, como por exemplo o cronograma, que alerta para as atividades cujo prazo está a terminar, e o calendário onde constam todas as atividades configuradas com datas.

  1. No menu superior de navegação, selecionar Painel do utilizador 
  2. Ativar o modo de edição para poder editar o painel de utilizador 
  3. Abrir o painel dos blocos clicando no menu lateral direito. Para adicionar blocos, selecionar + Adicionar bloco  
  4. Para alterar a ordem dos blocos na página, é preciso arrastar o bloco pretendido  
  5. Para não guardar as alterações, basta clicar em Restaurar página para os valores predefinidos 

O bloco calendário exibe o calendário mensal onde estão assinalados eventos com datas de início e fim de atividades criadas pelos Professores e visíveis aos alunos.

É possível criar eventos para determinados grupos e eventos de utilizador, que neste caso serão visíveis apenas para o próprio utilizador.

  1. No menu de navegação, selecionar Painel do utilizador, vai aparecer por defeito o bloco Calendário 
  2. Para inserir um evento, clicar em Novo Evento
  3. Para editar e/ou apagar um evento, clicar no evento e de seguida nos botões, Editar e/ou Apagar

O Quickmail é um bloco existente dentro da página da disciplina que permite o envio de emails a todos ou determinados utilizadores inscritos e também a grupos. É ainda possível agendar uma data para o envio.

  1. Ativar modo de edição no canto superior direito, abrir o painel dos blocos à direita e adicionar bloco Quickmail 
  2. Clicar em Compose Course Message 
  3. Escolher os destinatários da mensagem, definir o assunto e escrever a mensagem. É possível adicionar anexos ou agendar a mensagem 
  4. Clicar em Enviar mensagem

Gestão da Unidade Curricular

É possível agregar várias Unidades Curriculares através da ferramenta Meta-link de forma a que os alunos de todas elas fiquem inscritos na principal e que seja nesta que toda a gestão de conteúdos seja feita.

  1. Selecionar a Unidade Curricular pretendida. Clique em Participantes 
  2. No menu de ação, selecionar Métodos de inscrição e em Adicionar método escolher o método Sincronização com disciplina 
  3. No campo Sincronizar inscrições com, selecionar as Unidades Curriculares das quais pretende sincronizar as inscrições e clique no botão Adicionar método
  4. Para ocultar a visibilidade para os alunos das Unidades Curriculares das quais foram sincronizadas as inscrições, voltar ao menu Minhas disciplinas > selecionar a(s) UC(s) pretendida(s) > clicar em Configurações > no campo Visibilidade da disciplina escolher Ocultar
  5. Este procedimento permite que os alunos visualizem apenas a Unidade Curricular na qual o professor irá disponibilizar todo o conteúdo 
  6. No caso de Grupos, clicar no ícone abaixo

O recurso Ficheiro permite que um professor insira um ficheiro como um recurso de uma disciplina. 

O recurso Pasta permite que o professor disponibilize vários ficheiros apenas com uma hiperligação, evitando assim o excesso de ficheiros na página principal da disciplina. 

O URL permite ao professor disponibilizar uma hiperligação para um conteúdo externo na página principal da disciplina.

  1. Aceder à página da UC e ativar modo de edição no canto superior direito 
  2. Clicar em Adicionar uma atividade ou um recurso, selecionar Ficheiro, Pasta ou URL

A atividade Fórum permite aos participantes ter discussões em modo assíncrono.

Os participantes podem subscrever um fórum de forma a receber notificações sempre que são submetidas novas mensagens no mesmo.

Se necessário, os alunos podem ser impedidos de inserir mais do que um determinado número de mensagens num determinado período de tempo, no sentido de impedir que alguns alunos dominem as discussões.

  1. Aceder à página da UC pretendida e ativar modo de edição no canto superior direito
  2. Clicar em Adicionar uma atividade ou um recurso, selecionar Fórum
  3. Dentro das configurações, definir a designação, descrição, disponibilidade e as outras opções necessárias
  4. Carregar no botão Guardar alterações e voltar à disciplina, clicar no link do Fórum e depois clicar em Criar um novo tópico
  5. Definir os campos obrigatórios Assunto e Mensagem e carregar no botão Submeter

A atividade Scheduler permite agendar compromissos com os alunos. Os professores especificam intervalos de tempo para as reuniões e os alunos escolhem um ou mais slots.

  1. Aceder à página da UC pretendida e ativar modo de edição no canto superior direito 
  2. Clicar em Adicionar uma atividade ou um recurso, selecionar Scheduler
  3. Dentro das configurações, definir a designação, descrição e as outras opções necessárias 
  4. Clicar no botão Guardar alterações e voltar à disciplina, depois aceder à atividade criada do Scheduler e no menu de ação selecionar + Adicionar vagas repetitivas
  5. Definir as datas, dias da semana, intervalo de tempo, duração da vaga e outras informações úteis para os alunos. Existe a possibilidade de colocar intervalo de pausa entre as vagas, adicionando o tempo Intervalo entre vagas. É obrigatório escolher o professor para o compromisso e por último carregar no botão Guardar alterações

A atividade Scheduler também permite agendar compromissos para grupos.

  1. Dentro da UC pretendida, ativar modo de edição no canto superior direito 
  2. Clicar em Adicionar uma atividade ou um recurso, selecionar Scheduler 
  3. Dentro das configurações, definir a designação, descrição e as outras opções necessárias 
  4. Clicar no botão Guardar alterações e voltar à disciplina, depois aceder à atividade criada do Scheduler e no menu de ação selecionar + Adicionar vagas repetitivas 
  5. Definir as datas, dias da semana, intervalo de tempo, duração da vaga e outras informações úteis para os alunos. Existe a possibilidade de colocar intervalo de pausa entre as vagas, adicionando o tempo Intervalo entre vagas 
    Atenção: É necessário desativar a opção Máximo de alunos por vaga 
  6. É obrigatório escolher o professor para o compromisso e por último carregar no botão Guardar alterações

A criação manual ou automática de grupos ou agrupamentos permite ao Professor gerir os acessos a determinadas Atividades ou Recursos.

Criar Grupos 

  1. Dentro da UC, em Participantes selecionar Grupos no menu de ação à esquerda 
  2. Carregar no botão Criar grupo
  3. Escolher nome do grupo e descrição (opcional) e depois Guardar alterações 
  4. Selecionar grupo e clicar na segunda coluna o botão adicionar/remover membros 

Criar Agrupamentos 

  1. Dentro da UC, em Participantes selecionar Agrupamentos no menu de ação à esquerda 
  2. Clicar em Criar Agrupamento
  3. Escolher nome e descrição (opcional) e depois Guardar alterações 
  4. Editar e selecionar grupos

Gerir acessos 

  1. Dentro da UC, selecionar Disciplina e ativar modo de edição no canto superior direito 
  2. Dentro do tópico pretendido do lado direito do conteúdo (tópico, separador, atividade, etc.), edite selecionando a opção Editar tópico 
  3. Clicar em Condições de acesso e carregar no botão Adicionar condição. Escolher a condição de acesso de Grupo ou Agrupamento e Guardar alterações 

A atividade Escolha de grupo permite aos alunos escolherem os seus próprios grupos de trabalho. Enquanto o Professor pode definir num ponto de entrega que apenas os alunos inscritos nesses grupos podem submeter trabalhos.

Escolha de grupos 

  1. Dentro da UC, ativar modo de edição no canto superior direito, selecionar Participantes e escolher Grupos no menu de ação à esquerda   
  2. Clicar no botão Criação automática de grupos, definir se criar com base em Número de grupos ou Membros por grupo e escolher o número de grupos ou de membros 
  3. Na secção Membros do grupo no campo Atribuir membros, selecionar Sem atribuições e na secção Agrupamento é possível criar um novo agrupamento e definir o nome do agrupamento 
  4. Adicionar atividade Escolher Grupo num tópico e configurar as opções / informações necessárias  
  5. Dentro das configurações da atividade, na secção Grupos, adicionar o agrupamento criado e clicar em Submeter 

Configuração de ponto de entrega 

  1. Dentro da UC, ativar modo de edição no canto superior direito e adicionar uma atividade num tópico e selecionar Trabalho   
  2. Configurar os campos Designação, Descrição e as restantes opções 
  3. Se for o caso, na secção Configurações das submissões em grupo no campo Os alunos submetem em grupo, selecionar Sim e configurar as restantes opções 

Gestão de conteúdo de avaliação

O Urkund é a ferramenta de deteção de plágio disponível nas configurações da Atividade Trabalho no Moodle. O link para o relatório pode ser acedido na página de submissões de trabalhos. 

  1. Na página geral da Disciplina, adicionar uma Atividade Trabalho 
  2. Configurar todos os campos e no campo Ouriginal módulo de plágio ativamos o Urkund
  3. No campo Permitir todos os tipos de ficheiros suportados se optarem por escolher Não, devem de selecionar quais os tipos de ficheiros que aceitam na submissão de trabalhos
  4. Guardar alterações e voltar à disciplina 

Dentro da página de submissões de trabalhos, é possível descarregar alguns ou todos os trabalhos submetidos. 

  1. Dentro do Trabalho, aceder a Ver todas as submissões 
  2. Selecionar a primeira caixa que seleciona todos os utilizadores 
  3. No menu inferior Com os selecionados executar a ação, escolher a opção Descarregar as submissões selecionadas 
  4. Será descarregado um ficheiro zip para o seu computador com todos os trabalhos selecionados 

A atividade Teste permite aos professores criar testes com diversos tipos de perguntas, tais como, escolha múltipla, verdadeiro/falso, correspondência, de resposta curta, calculadas, etc.
Há vários parâmetros que devem ser configurados tais como a disponibilidade, definindo um limite de tempo para a sua realização, e o número de tentativas, que irá permitir ou não várias tentativas de realização.

Cada tentativa é avaliada e registada na pauta da Unidade Curricular.

  1. Na página geral da Disciplina, adicionar uma Atividade Teste 
  2. Preencher os campos apresentados com especial atenção a: 
  • Nome e descrição 
  • Disponibilidade e duração 
  • Avaliação 
  • Estrutura 
  • Comportamento das perguntas 
  • Informação exibida na revisão do teste 

    3. Guardar as alterações 

Após a criação e configuração do teste, é possível adicionar as perguntas de um banco de perguntas ou uma nova pergunta. São do tipo Escolha múltipla, Verdadeiro/Falso, Correspondência, Resposta curta , Numérica , Desenvolvimento , Arrastar e largar num texto , Arrastar e largar numa área , Arrastar e largar numa imagem, Correspondência de respostas curtas aleatórias , Escolha múltipla com variáveis, Numérica com variáveis, Numérica com variáveis simples, Respostas incorporadas , Selecionar palavras em falta.

  1. Dentro do teste criado e configurado, aceder no menu superior a Perguntas, 
  2. Adicionar pergunta 
  3. As perguntas podem ser de vários tipos e o valor de cada uma pode ser alterado na página geral das Perguntas ou dentro da própria pergunta 
  4. Todas as perguntas criadas são automaticamente gravadas na Base de dados de Perguntas

O Moodle permite adicionar exceções na realização de um teste para determinado aluno ou para determinados grupos. Esta exceção pode por exemplo ser útil no caso dos alunos com necessidades educativas especiais que requerem mais tempo para a sua realização.

  1. Dentro do Teste, no menu superior Mais, aceda a Exceções 
  2. Adicione uma exceção por utilizador ou por grupo 
  3. Pode definir uma disponibilidade diferente do configurado para os restantes alunos e um tempo extra 
  4. Guardar as alterações 

É possível arquivar todos os testes em formato PDF no computador ou imprimir o arquivo total em lote.

  1. Dentro do Teste, no menu superior em Resultados, aceder a Arquivo 
  2. Será apresentada uma página com todos os testes realizados. No menu do Browser fazer imprimir ou gravar em PDF 

O Moodle permite a cópia integral de conteúdos, ou selecionar conteúdos específicos, de uma determinada Unidade Curricular para outra, como por exemplo um Teste.

  1. Dentro do Teste que se pretende copiar, no menu superior Mais, selecionar Cópia de segurança 
  2. Remover as opções de utilizador, grupos e agrupamentos 
  3. Ir para a Etapa Final e Continuar 
  4. Restaurar e Continuar 
  5. Selecionar a Unidade Curricular para o qual se pretende copiar o teste 
  6. Continuar, seguinte e Realizar restauro 

O banco de perguntas é uma ferramenta que permite aos professores criar, visualizar, editar e organizar perguntas por categorias num banco de dados e usá-los nas atividades Teste ou Lição.

Este banco pode ser permanentemente alimentado e importado para outras Unidades Curriculares.

  1. Dentro da Unidade Curricular, no menu superior em Mais, selecionar Base de dados de Perguntas 
  2. Pode criar novas categorias no Menu Categorias para organizar a base de dados 
  3. É possível editar as perguntas, adicionar novas perguntas, e mover para determinadas categorias

Perguntas frequentes sobre Moodle