Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

RAC – Relatório de autoavaliação de curso

Última atualização: 11/05/2022

O RAC – Relatório de autoavaliação de curso permite obter informação sistematizada de cada curso.

O RAC é produzido, de forma dinâmica, com a informação das inscrições dos estudantes no curso, a procura, a empregabilidade e a apreciação do curso e das unidades curriculares.

1. Estrutura do RAC

Índice

1. Identificação do curso.

2. Pessoal docente
    2.1. Equipa docente do ciclo de estudos
        2.1.1. Unidades curriculares obrigatórias
        2.1.2. Unidades curriculares optativas
    2.2. Apreciação da Unidade Curricular – Perspectiva dos docentes
        2.2.1. Opinião dos docentes sobre o funcionamento das unidades curriculares do ciclo de estudos (por ano curricular)

3. Estudantes
   
3.1. Caracterização dos estudantes por sexo
    3.2. Caracterização dos estudantes por idade
    3.3. Caracterização dos estudantes por região de proveniência
    3.4. Número de estudantes por ano curricular
    3.5. Procura do ciclo de estudos por parte dos potenciais estudantes
    3.6. Apreciação da Unidade Curricular – Perspectiva dos estudantes
        3.6.1. Opinião dos estudantes sobre o funcionamento das unidades curriculares do ciclo de estudos (por ano curricular)
    3.7. Opinião dos estudantes sobre o curso

4. Resultados
    4.1. Resultados académicos
        4.1.1. Objectivos de aprendizagem (quando aplicável)
        4.1.2. Taxa de sucesso das unidades curriculares do ciclo de estudos
        4.1.3. Eficiência formativa do ciclo de estudos – transição de ano curricular
        4.1.4. Eficiência formativa do ciclo de estudos – conclusão do ciclo de estudos
        4.1.5. Empregabilidade
    4.2. Nível de internacionalização
    4.3. Outros resultados

5. Follow UP: Grau de concretização das propostas de acções de melhoria apresentadas no ano lectivo anterior

6. Análise dos pontos fortes e a melhorar no ciclo de estudos

7. Medidas concretas a implementar no ano seguinte

8. Comentários gerais

9. Anexos
    9.1. Apreciação da Unidade Curricular – Perspectiva dos docentes
        9.1.1. Opinião dos docentes sobre o funcionamento das unidades curriculares do ciclo de estudos (por unidade curricular)
        9.1.2. Follow UP: Grau de concretização das propostas de acções de melhoria apresentadas na edição anterior das unidades curriculares
        9.1.3. Análise dos pontos fortes e a melhorar nas unidades curriculares
        9.1.4. Medidas concretas a implementar na edição seguinte das unidades curriculares
    9.2. Apreciação da Unidade Curricular – Perspectiva dos Estudantes
        9.2.1. Opinião dos estudantes sobre o funcionamento das unidades curriculares do ciclo de estudos (por unidade curricular)

2. Fluxo de estados do RAC

3. Estados do RAC

Rascunho: neste estado pode ser preenchida e marcada como preenchida a informação usada para o processamento do RAC sobre a procura, a empregabilidade e a apreciação do curso e das UC.

Preenchido: após os campos da procura e da empregabilidade do curso se encontrarem preenchidos e marcados como preenchidos, o estado do RAC é alterado automaticamente para “Preenchido”. Neste estado, o gabinete de qualidade já poderá bloquear as alterações ao RAC.

Bloqueado: neste estado, os campos de preenchimento obrigatório já não poderão ser alterados (campos da procura, da empregabilidade e da apreciação do curso e das UC). Este estado permitirá que os ficheiros .pdf com a versão final do RAC possam ser inseridos no sistema pelo gabinete de qualidade.

Pendente: após a inserção dos ficheiros .pdf com a versão final do RAC, o estado do RAC é alterado automaticamente para “Pendente”. Neste estado, a versão final do RAC poderá ser publicada pelo gabinete de qualidade.

Publicado: neste estado, na funcionalidade de visualização do RAC, passam a ser disponibilizados os ficheiros .pdf inseridos no sistema para consulta da versão final do RAC.

 

3.1 Rascunho

O estado “Rascunho “ é o estado inicial do RAC. Neste estado pode ser inserida a seguinte informação:

  • A procura do curso por potenciais estudantes, cujo preenchimento é efectuado pelos serviços.
  • A empregabilidade do curso, cujo preenchimento é efectuado pelos serviços.
  • A apreciação do curso, cujo preenchimento é efectuado pelo director de curso.
  • A apreciação das unidades curriculares do curso, cujo preenchimento é efectuado pelo coordenador da unidade curricular.

Após a conclusão do preenchimento da informação indicada, esta deve ser marcada como preenchida no campo “Marcada/não marcada como preenchida“, da caixa “Estado de preenchimento da informação“. Este procedimento permitirá que o gabinete de qualidade obtenha de forma sistematizada o estado de preenchimento da informação.

Após a marcação da informação como preenchida deixa de ser possível alterá-la. No entanto, enquanto não se encontrar bloqueada pelo gabinete de qualidade é possível desmarcá-la e alterá-la.

O estado do RAC será actualizado automaticamente para o estado “Preenchido“, quando a marcação da “procura” e da “empregabibilidade” do curso se encontrarem marcadas como preenchidas.

3.2 Preenchido

Após a “procura” e a “empregabibilidade” do curso se encontrarem” marcadas como preenchidas“, o estado do RAC será actualizado automaticamente para o estado “Preenchido“.

Neste estado, as alterações à informação podem ser bloqueadas pelo gabinete de qualidade com vista à disponibilização da versão final do RAC.

Quando as alterações forem bloqueadas, o estado do RAC será automaticamente alterado para o estado seguinte “Bloqueado“.

3.3 Bloqueado

Após as alterações à informação serem bloqueadas, pelo gabinete de qualidade, o estado do RAC será actualizado automaticamente para o estado “Bloqueado“.

Neste estado, não será possível alterar a seguinte informação:

  • a procura do curso por potenciais estudantes;
  • a empregabilidade do curso;
  • a apreciação do curso;
  • a apreciação das unidades curriculares do curso.

O estado “Bloqueado” permitirá que sejam inseridos no Fénix os dois ficheiros (.pdf) com a versão final do RAC. Um ficheiro deverá conter o ponto 9. dos anexos e o outro ficheiro não deverá conter o referido ponto 9. dos anexos.

Para a criação dos dois ficheiros (.pdf) com a versão final do RAC de cada curso devem ser efectuados os seguintes procedimentos:

  1. O RAC deverá ser processado, com e sem anexos, através da funcionalidade “Visualizar RAC“.
  2. Cada um dos processamentos anteriores deverá ser guardado num ficheiro (.pdf) usando o comando/btão “print” do próprio browser.
  3. Cada um dos dois ficheiros anteriores deve ser carregado no Fénix através da funcionalidade “Visualizar RAC“, na lista de ficheiros (ficheiro com ou sem o ponto 9. dos anexos).

Após os dois ficheiros (.pdf) serem inseridos no Fénix, o estado do RAC será automaticamente alterado para o estado seguinte “Pendente“.

Caso seja necessário efectuar alterações à procura do curso, à empregabilidade do curso, à apreciação do curso ou à apreciação da UC após o RAC se encontrar no estado bloqueado, deverão ser utilizados os seguintes procedimentos:

  • Não deverão existir ficheiros (.pdf) inseridos no Fénix pelo que, caso existam, deverão ser eliminados.
  • O estado do RAC deverá ser desbloqueado pelo gabinete de qualidade.
  • As alterações podem então ser efectuadas.
  • Após a conclusão das alterações, o estado do RAC deverá ser novamente bloqueado pelo gabinete de qualidade.

Se as alterações forem desbloqueadas, o estado do RAC reverte automaticamente para o estado anterior de “Bloqueado” para “Preenchido” e será novamente actualizado de forma automática para “Bloqueado” quando as alterações forem novamente bloqueadas.

3.4 Pendente

Quando os dois ficheiros (.pdf), com a versão final do RAC, se encontrarem inseridos no Fénix, o estado do RAC será actualizado automaticamente para o estado “Pendente“.

Neste estado, a versão final do RAC poderá ser publicada pelo gabinete de qualidade.

Enquanto o RAC se encontrar no estado “Pendente“, os dois ficheiros (.pdf) podem ser eliminados e podem ser inseridos outros no seu lugar.

Se os ficheiros forem eliminados, o estado do RAC reverterá automaticamente para o estado anterior “Bloqueado“. Assim que os ficheiros forem novamente inseridos, o estado do RAC será actualizado de forma automática para “Pendente“.

O estado do RAC será alterado de forma automática para “Publicado” quando o gabinete de qualidade publicar a versão final do RAC.

3.5 Publicado

O estado “Publicado” é o estado final do RAC.

O estado do RAC será alterado de forma automática para “Publicado” assim que o gabinete de qualidade publicar a versão final do RAC.

Após a publicação do RAC, a funcionalidade “Visualizar RAC” deixará de processar os dados do RAC existentes no momento no sistema e disponibilizará de forma automática os dois ficheiros (.pdf) para poder ser descarregada a versão final do RAC.

O gabinete de qualidade continuará com a possibilidade de efectuar o processamento do RAC com os dados existentes no momento no sistema.

4. Funcionalidades no portal “Qualidade”

No portal “Qualidade“, no menu lateral esquerdo na secção “RAC – Relatório de Autoavaliação de Curso“, existem as seguintes funcionalidades de gestão de informação do RAC:

Gerir RAC     Exportar informação para excel     Consultar apreciação do curso     Consulta apreciação da UC     Visualizar RAC     Estados do RAC

4.1 Gerir RAC

Esta funcionalidade permite consultar e gerir a seguinte informação por ano lectivo:

  1. Consultar a lista de directores do curso.
  2. Consultar o estado do RAC.
  3. Alterar o estado do RAC na aba “Estado do RAC“.
  4. Gerir os dados da procura do curso por potenciais estudantes na respetiva aba.
    • No caso dos cursos com preenchimento de vagas através do CNAE (Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior), os dados são inseridos pelos serviços.
    • Nos restantes cursos os dados são obtidos automaticamente através dos dados existentes no sistema.
  5. Gerir os dados sobre a empregabilidade do curso na respetiva aba.
  6. Consultar a apreciação do curso inserida pelo director do curso na respetiva aba.
  7. Na aba “Estado do RAC“, encontram-se as seguintes secções:
    • Estado de preenchimento da informação” que indica se a informação está ou não marcada como preenchida.
    • Gestão do estado de bloqueio das alterações” em que é possível bloquear/desbloquear o preenchimento da informação.
    • Gestão dos ficheiros” que permite gerir os dois ficheiros (.pdf) com a versão final do RAC.
    • Gestão do estado de publicação do RAC” que permite publicar/despublicar o RAC.

4.2 Exportar informação dos RAC para excel

Esta funcionalidade permite criar um ficheiro Excel com a seguinte informação dos RAC para um dado ano lectivo e tipo de curso:

  • Dados sobre a identificação dos cursos.
  • Os dados da procura dos cursos.
  • Os dados da empregabilidade dos cursos.
  • A lista de coordenadores e a apreciação dos cursos.

4.3 Consultar apreciação do curso

Esta funcionalidade permite consultar a apreciação do curso introduzida pelo director:

  • Outros resultados (preenchimento facultativo);
  • Grau de concretização (preenchimento obrigatório): o grau de concretização é indicado relativamente a cada proposta de acção de melhoria apresentada na SWOT realizada no ano lectivo anterior e pode ser indicada, por exemplo, a seguinte informação:
    • Finalizada
    • Concretizada (a manter)
    • Concretizada (a desenvolver)
    • Não concretizada
  • Pontos fortes e fracos (preenchimento facultativo);
  • Acções de melhoria a implementar (preenchimento facultativo):
    • em cada acção de melhoria devem ser preenchidos os campos Aspecto a melhorarProposta de melhoriaPrioridade e Indicador de implementação;
    • Podem ser criadas várias propostas de acções de melhoria.
    • Só podem ser alteradas ou eliminadas as propostas de acções de melhoria cujo grau de concretização não exista.
  • Comentários gerais (preenchimento facultativo).
 

4.4 Consultar apreciação da UC

Esta funcionalidade permite consultar a informação sobre a apreciação das unidades curriculares introduzida pelos coordenadores:

  • Satisfação (campos numéricos de preenchimento obrigatório): podem ser inseridos números entre 0 e 5;
  • Grau de concretização (campo de texto de preenchimento obrigatório): o grau de concretização é indicado relativamente a cada proposta de acção de melhoria apresentada na SWOT realizada no ano lectivo anterior e podem ser indicada, por exemplo, a seguinte informação:
    • Finalizada
    • Concretizada (a manter)
    • Concretizada (a desenvolver)
    • Não concretizada
  • Pontos fortes e fracos (dois campos de texto de preenchimento facultativo): Identificação dos pontos fortes e aspectos a melhorar no funcionamento de alguns dos seguintes aspectos, tendo em conta a opinião e os contributos dos docentes e outras partes interessadas relevantes (ex: empregadores):
    • inovação pedagógica;
    • objectivos gerais do ciclo de estudos;
    • organização interna e mecanismos de garantia da qualidade;
    • recursos materiais e parcerias;
    • pessoal docente e não docente;
    • estudantes e ambientes de ensino/aprendizagem;
    • processos;
    • resultados.
  • Acções de melhoria a implementar (campos de texto de preenchimento facultativo):
    • em cada acção de melhoria devem ser preenchidos os campos Aspecto a melhorarProposta de melhoriaPrioridade e Indicador de implementação;
    • Podem ser criadas várias propostas de acções de melhoria.
    • Só podem ser alteradas ou eliminadas as propostas de acções de melhoria cujo grau de concretização não exista.
  • Consulta da apreciação dos estudantes (resultados obtidos das respostas ao inquérito efectuado aos estudantes).

4.5 Visualizar RAC

A funcionalidade “Visualizar RAC” permite obter o relatório de autoavaliação de curso (RAC) por ano lectivo.

A visualização é efectuada da seguinte forma:

  • Enquanto o RAC se encontrar em qualquer dos estados, excepto o publicado (esta excepção não se aplica ao gabinete de qualidade), será disponibilizado o relatório obtido com os dados existentes no momento no sistema:
    • Nesta visualização será necessário ter em conta que os dados das matrículas/inscrições dos estudantes usados no RAC se encontram em constante actualização pelo que o RAC visualizado em cada momento pode eventualmente conter alguma da informação diferente daquela que já tenha sido mostrada;
    • Neste procedimento será possível:
      • Consultar a versão portuguesa e a versão inglesa do RAC;
      • Consultar o RAC com ou sem os “Anexos (Ponto 9.)“;
      • Imprimir o documento do RAC, que contém a versão em português seguida da versão em inglês, através da funcionalidade de impressão do browser.
    • Este procedimento de visualização de consulta do RAC pode ser demorado pelo que deve aguardar pelo seu termo antes de repetir o pedido de consulta;
  • Quando o RAC se encontrar no estado “Publicado”, serão disponibilizados para download dois ficheiros (.pdf) com a versão final do RAC (um ficheiro com o ponto 9. dos anexos e outro ficheiro sem o referido ponto 9. dos anexos) deixando, assim, de ser necessário o processamento dos dados do momento. Neste procedimento deixa de existir o tempo de espera do processamento dos dados uma vez que apenas é necessário fazer o download do(s) ficheiro(s) disponibilizado(s).

4.5.1 Consultar o RAC em português ou inglês sem alterar a língua definida na área do Fénix

Para consultar a informação do RAC em português ou em inglês sem alterar a língua definida na área do Fénix deve efetuar os seguintes procedimentos:

  • Efetuar os procedimentos para Visualizar o RAC;
  • Na página de visualização do RAC em português, clicar na hiperligação Consultar em inglês e na visualização do RAC em inglês, clicar na hiperligação Consultar em português.

4.6 Estado dos RAC

Esta funcionalidade permite:

  • Obter a listagem do estado dos RAC filtrando por parâmetros;
  • Efectuar acções em bloco para alteração dos estados dos RAC (indicadas a seguir).

4.6.1 Marcar os RAC como preenchidos em bloco

Existem duas funcionalidades (botões) que permitem marcar os RAC como preenchidos, em bloco:

  • Marcar como preenchidos: esta funcionalidade (botão) verifica os cursos mostrados na tabela e marca como preenchidos aqueles em que a procura e a empregabilidade ainda não se encontrem marcadas como preenchidas – o RAC passa automaticamente do estado rascunho ao estado preenchido;
  • Marcar como preenchidos se seleccionados: esta funcionalidade (botão) verifica os cursos seleccionados na tabela (a selecção dos cursos é feita na primeira coluna do lado esquerdo da tabela) e marca como preenchidos aqueles em que a procura e a empregabilidade ainda não se encontrem marcadas como preenchidas – o RAC passa automaticamente ao estado preenchido.

4.6.2 Bloquear os RAC em bloco

Existem duas funcionalidades (botões) que permitem bloquear os RAC em bloco:

  • Bloquear alterações: esta funcionalidade (botão) verifica os cursos mostrados na tabela e bloqueia as alterações naqueles em que a procura e a empregabilidade já se encontrem marcadas como preenchidas – o RAC passa automaticamente do estado preenchido ao estado bloqueado;
  • Bloquear alterações se seleccionados: esta funcionalidade (botão) verifica os cursos seleccionados na tabela (a selecção dos cursos é feita na primeira coluna do lado esquerdo da tabela) – o RAC passa automaticamente ao estado bloqueado. e bloqueia as alterações naqueles em que a procura e a empregabilidade já se encontrem marcadas como preenchidas

4.6.3 Desbloquear os RAC em bloco

Existem duas funcionalidades que permitem desbloquear os RAC em bloco:

  • Desbloquear alterações: esta funcionalidade (botão) verifica os cursos mostrados na tabela e desbloqueia as alterações naqueles em que não existam ficheiros .pdf para publicação do RAC – o estado do RAC é revertido automaticamente do estado bloqueado para o estado preenchido;
  • Desbloquear alterações se seleccionados: esta funcionalidade (botão) verifica os cursos seleccionados na tabela (a selecção dos cursos é feita na primeira coluna do lado esquerdo da tabela) e desbloqueia as alterações naqueles em que não existam ficheiros .pdf para publicação do RAC – o estado do RAC é revertido automaticamente do estado bloqueado para o estado preenchido.

4.6.4 Publicar os RAC em bloco

Existem duas funcionalidades que permitem publicar os RAC em bloco:

  • Publicar: esta funcionalidade (botão) verifica os cursosmostrados na tabela e publica aqueles que se encontrem no estado pendente e tenham os dois ficheiros .pdf para publicação do RAC – o RAC passa automaticamente do estado pendente ao estado publicado.
  • Publicar se seleccionados: esta funcionalidade (botão) verifica os cursos seleccionados na tabela (a selecção dos cursos é feita na primeira coluna do lado esquerdo da tabela) e publica aqueles que se encontrem no estado pendente e tenham os dois ficheiros .pdf para publicação do RAC – o RAC passa automaticamente do estado pendente ao estado publicado.

4.6.5 Despublicar os RAC em bloco

Existem duas funcionalidades que permitem despublicar os RAC em bloco:

  • Despublicar: esta funcionalidade (botão) verifica os cursosmostrados na tabela e reverte o estado publicado para pendente nos cursos cujo RAC se encontre no estado publicado – os ficheiro .pdf deixaram de ser disponibilizados no Fénix excepto às pessoas que podem inseri-los ou retirá-los do sistema.
  • Despublicar se seleccionados: esta funcionalidade (botão) verifica os cursos seleccionados na tabela (a selecção dos cursos é feita na primeira coluna do lado esquerdo da tabela) e reverte o estado publicado para pendente nos cursos cujo RAC se encontre no estado publicado – os ficheiro .pdf deixaram de ser disponibilizados no Fénix excepto às pessoas que podem inseri-los ou retirá-los do sistema.

5. Funcionalidades no portal “Direcção de curso”

No portal “Direcção de curso”, existem as seguintes funcionalidades de gestão de informação do RAC:

  • Imediatamente após clicar no portal “Direcção de curso”, no menu lateral esquerdo, na secção “RAC – Relatório de Autoavaliação de Curso“, existe a seguinte funcionalidade:
    • Visualizar RAC: esta funcionalidade permite consultar o RAC de um curso por ano lectivo.
  • No contexto de um curso, ou seja, após clicar no nome de um curso para aceder à área específica desse curso, no menu lateral esquerdo, na secção “RAC – Relatório de Autoavaliação de Curso“, existem as seguintes funcionalidades:
    • Visualizar RAC: esta funcionalidade permite consultar o RAC do curso em contexto por ano lectivo.
    • Preencher RAC: esta funcionalidade permite inserir ou consultar a apreciação do curso em contexto por ano lectivo.
 

5.1 Visualizar RAC

A funcionalidade Visualizar RAC permite obter o relatório de autoavaliação de curso (RAC) por ano lectivo.

A visualização é efectuada da seguinte forma:

  • Enquanto o RAC se encontrar em qualquer dos estados, excepto o publicado (esta excepção não se aplica ao gabinete de qualidade), será disponibilizado o relatório obtido com os dados existentes no momento no sistema:
    • Nesta visualização será necessário ter em conta que os dados das matrículas/inscrições dos estudantes usados no RAC se encontram em constante actualização pelo que o RAC visualizado em cada momento pode eventualmente conter alguma da informação diferente daquela que já tenha sido mostrada;
    • Neste procedimento será possível:
      • Consultar a versão portuguesa e a versão inglesa do RAC;
      • Consultar o RAC com ou sem os “Anexos (Ponto 9.)“;
      • Imprimir o documento do RAC, que contém a versão em português seguida da versão em inglês, através da funcionalidade de impressão do browser.
    • Este procedimento de visualização de consulta do RAC pode ser demorado pelo que deve aguardar pelo seu termo antes de repetir o pedido de consulta;
  • Quando o RAC se encontrar no estado “Publicado”, serão disponibilizados para download dois ficheiros (.pdf) com a versão final do RAC (um ficheiro com o ponto 9. dos anexos e outro ficheiro sem o referido ponto 9. dos anexos) deixando, assim, de ser necessário o processamento dos dados do momento. Neste procedimento deixa de existir o tempo de espera do processamento dos dados uma vez que apenas é necessário fazer o download do(s) ficheiro(s) disponibilizado(s).

5.1.1 Consultar o RAC em português ou inglês sem alterar a língua definida na área do Fénix

Para consultar a informação do RAC em português ou em inglês sem alterar a língua definida na área do Fénix deve efetuar os seguintes procedimentos:

  • Efetuar os procedimentos para “Visualizar o RAC“;
  • Na página de visualização do RAC em português, clicar na hiperligação “Consultar em inglês” e, na visualização do RAC em inglês, clicar na hiperligação “Consultar em português“.

5.2 Preencher RAC

Esta funcionalidade permite ao director de curso inserir a apreciação do curso por ano lectivo.

  • Outros resultados (preenchimento facultativo);
  • Grau de concretização (preenchimento obrigatório): o grau de concretização é indicado relativamente a cada proposta de acção de melhoria apresentada na SWOT realizada no ano lectivo anterior e pode ser indicada, por exemplo, a seguinte informação:
    • Finalizada
    • Concretizada (a manter)
    • Concretizada (a desenvolver)
    • Não concretizada
  • Pontos fortes e fracos (preenchimento facultativo);
  • Acções de melhoria a implementar (preenchimento facultativo):
    • em cada acção de melhoria devem ser preenchidos os campos Aspecto a melhorarProposta de melhoriaPrioridade e Indicador de implementação;
    • Podem ser criadas várias propostas de acções de melhoria.
    • Só podem ser alteradas ou eliminadas as propostas de acções de melhoria cujo grau de concretização não exista.
  • Comentários gerais (preenchimento facultativo).

6. Funcionalidades no portal “Director de Escola”

No portal “Director de escola“, existe a seguinte funcionalidade para visualização do RAC, no menu lateral esquerdo, na secção “RAC – Relatório de Autoavaliação de Curso“:

6.1 Visualizar RAC

A funcionalidade Visualizar RAC permite obter o relatório de autoavaliação de curso (RAC) por ano lectivo.

A visualização é efectuada da seguinte forma:

  • Enquanto o RAC se encontrar em qualquer dos estados, excepto o publicado (esta excepção não se aplica ao gabinete de qualidade), será disponibilizado o relatório obtido com os dados existentes no momento no sistema:
    • Nesta visualização será necessário ter em conta que os dados das matrículas/inscrições dos estudantes usados no RAC se encontram em constante actualização pelo que o RAC visualizado em cada momento pode eventualmente conter alguma da informação diferente daquela que já tenha sido mostrada;
    • Neste procedimento será possível:
      • consultar a versão portuguesa e a versão inglesa do RAC;
      • consultar o RAC com ou sem os “Anexos (Ponto 9.)“;
      • imprimir o documento do RAC, que contém a versão em português seguida da versão em inglês, através da funcionalidade de impressão do browser.
    • Este procedimento de visualização de consulta do RAC pode ser demorado pelo que deve aguardar pelo seu termo antes de repetir o pedido de consulta;
  • Quando o RAC se encontrar no estado “Publicado”, serão disponibilizados para download dois ficheiros (.pdf) com a versão final do RAC (um ficheiro com o ponto 9. dos anexos e outro ficheiro sem o referido ponto 9. dos anexos) deixando, assim, de ser necessário o processamento dos dados do momento. Neste procedimento deixa de existir o tempo de espera do processamento dos dados uma vez que apenas é necessário fazer o download do(s) ficheiro(s) disponibilizado(s).

6.1.1 Consultar o RAC em português ou inglês sem alterar a língua definida na área do Fénix

Para consultar a informação do RAC em português ou em inglês sem alterar a língua definida na área do Fénix deve efetuar os seguintes procedimentos:

  • Efetuar os procedimentos para Visualizar o RAC;
  • Na página de visualização do RAC em português, clicar na hiperligação Consultar em inglês e na visualização do RAC em inglês, clicar na hiperligação Consultar em português.