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VoIP

Última atualização: 2023-02-14

Acesso Rápido

O serviço de voz sobre IP (Voice over Internet Protocol), é fornecido pelos SIIC a todos os trabalhadores do Iscte (docentes, investigadores e pessoal técnico). Além dos terminais VoIP, pode ser utilizado em computadores e/ou smartphones.

  • Consulte a lista com os código de captura de chamada por unidade orgânica aqui.

Configuração de Softphones

A utilização de softphones encontra-se disponível apenas para os Serviços do Iscte.

  1. Obter a aplicação aqui, escolhendo “Microsoft Windows installers“.

  2. Abrir o ficheiro descarregado (jitsi-2.10.5550-x64). Clicar em “Next“, para iniciar a a parametrização da instalação.



  3. Aceitar os termos do acrodo de licenciamento e clicar em “Next“.



  4. Definir a pasta de destino e clicar em “Next“.



  5. Reproduzir as definições abaixo e clicar em “Next“.



  6. Clicar em “Install“, para iniciar a instalaçãpo propriamente dita.



  7. Autorizar a instalação da aplicação.

  8. Clicar em “Finish“.



  9. Reproduzir a configuração abaixo e clicar em “Allow access“.



  10. Preencher os campos Username e Password, em que xxxx é  a extensão pessoal e clicar em “Sign in“.

     

Consultar o Manual: Softphone_Jitsi_MAC OSX (PT)

  1. Obter a aplicação aqui, escolhendo “MAC OS X packages“.




  2. Abrir o ficheiro descarregado (jitsi-2.10.5550.dmg).
  1. Aceder à APP STORE.

  2. Pesquisar por “portsip“, instalar e abrir.

  3. Preencher os campos “Nome do Usuário“, “Senha” e “Domínio” e clicar em “Iniciar sessão“.

Consultar o Manual: Softphone_Mobile-IOS-e-Android (PT)

  1. Aceder ao GOOGLE PLAY.

  2. Pesquisar por “portsip” e instalar.

  3. Clicar em “Abrir“.

  4. Preencher os campos “Nome do Usuário“, “Senha” e “Domínio” e clicar em “Iniciar sessão“.

Consultar o Manual: Softphone_Mobile-IOS-e-Android (PT)

As credenciais de acesso são individuais e podem ser consultadas no Fénix. Para o efeito, executar os seguintes passos:

  1. Aceder ao Fénix em https://fenix.iscte-iul.pt/

  2. Aceder ao separador separador “Pessoal” e clicar em “Informação pessoal“.



  3. Aceder aos “Contatos” e clicar em “Ver informação VOIP“ na linha relativa à extensão.



Reencamihamento de Chamadas

Os pedidos de reencaminhamento de números de telefone de serviço devem ser efetuados pelo coordenador da unidade orgânica através do Portal de Serviços iAjuda.