Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

VoIP

Última atualização: 2023-02-14

Acesso Rápido

O serviço de voz sobre IP (Voice over Internet Protocol), é fornecido pelos SIIC a todos os trabalhadores do Iscte (docentes, investigadores e pessoal técnico). Além dos terminais VoIP, pode ser utilizado em computadores e/ou smartphones.

  • Consulte a lista com os código de captura de chamada por unidade orgânica aqui.

Configuração de Softphones

A utilização de softphones encontra-se disponível apenas para os Serviços do Iscte.

  1. Obter a aplicação aqui, escolhendo “Microsoft Windows installers“.

  2. Abrir o ficheiro descarregado (jitsi-2.10.5550-x64). Clicar em “Next“, para iniciar a a parametrização da instalação.



  3. Aceitar os termos do acrodo de licenciamento e clicar em “Next“.



  4. Definir a pasta de destino e clicar em “Next“.



  5. Reproduzir as definições abaixo e clicar em “Next“.



  6. Clicar em “Install“, para iniciar a instalaçãpo propriamente dita.



  7. Autorizar a instalação da aplicação.

  8. Clicar em “Finish“.



  9. Reproduzir a configuração abaixo e clicar em “Allow access“.



  10. Preencher os campos Username e Password, em que xxxx é  a extensão pessoal e clicar em “Sign in“.

     

Consultar o Manual: Softphone_Jitsi_MAC OSX (PT)

  1. Obter a aplicação aqui, escolhendo “MAC OS X packages“.




  2. Abrir o ficheiro descarregado (jitsi-2.10.5550.dmg).
  1. Aceder à APP STORE.

  2. Pesquisar por “portsip“, instalar e abrir.

  3. Preencher os campos “Nome do Usuário“, “Senha” e “Domínio” e clicar em “Iniciar sessão“.

Consultar o Manual: Softphone_Mobile-IOS-e-Android (PT)

  1. Aceder ao GOOGLE PLAY.

  2. Pesquisar por “portsip” e instalar.

  3. Clicar em “Abrir“.

  4. Preencher os campos “Nome do Usuário“, “Senha” e “Domínio” e clicar em “Iniciar sessão“.

Consultar o Manual: Softphone_Mobile-IOS-e-Android (PT)

As credenciais de acesso são individuais e podem ser consultadas no Fénix. Para o efeito, executar os seguintes passos:

  1. Aceder ao Fénix em https://fenix.iscte-iul.pt/

  2. Aceder ao separador separador “Pessoal” e clicar em “Informação pessoal“.



  3. Aceder aos “Contatos” e clicar em “Ver informação VOIP“ na linha relativa à extensão.



Reencamihamento de Chamadas

Os pedidos de reencaminhamento de números de telefone de serviço devem ser efetuados pelo coordenador da unidade orgânica através do Portal de Serviços iAjuda.

VoIP

Last updated: 14/06/2022

The Voice over Internet Protocol (VoIP) service is provided by SIIC to all the Iscte workers (teachers, researchers and technical staff). Besides VoIP terminals, it can be used in computers and/or smartphones.

View the list with the call capture codes per organic unit here.

Softphones Configuration

The use of softphones is only available for Iscte Services.

View Manual: Softphone_Jitsi_Windows (PT)

View Manual: Softphone_Jitsi_MAC OSX (PT)

The access credentials are individual and can be found in Fénix plataform:

  • In the tab “Personal” – “Personal area” – “Personal information

  • Contacts” – Extension – View VOIP information

Call Fowarding

Requests for forwarding service phone numbers should be made by the coordinator of the organic unit through the iAjuda Services Portal.