FAQ
O feedback em grupos de trabalho pode ser dado individualmente a cada aluno?
Atualizado/Updated: 2022-07-11
Sim, na correção do trabalho, no feedback, pode ativar ou não a opção feedback e nota em grupo.
O IBM SPSS Amos está disponível para o sistema operativo macOS?
Atualizado/Updated: 2025-01-17
Não.
O Iscte tem licenças do software NVivo?
Atualizado/Updated: 2024-11-05
Âmbito: Comunidade Iscte
Não. O Iscte tem licenças do software MAXQDA, que é considerado um concorrente do software NVivo.
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- Mais informações aqui.
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O Moodle tem uma ferramenta de plágio (tal como existia no Blackboard)?
Atualizado/Updated: 2024-08-07
Sim, a ferramenta de plágio no Moodle designa-se Turnitin. Mais informações aqui.
O que é a b-on?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) é uma biblioteca online que disponibiliza o acesso ao texto integral de milhares periódicos e ebooks de algumas das principais editoras científicas internacionais.
O que é um incidente?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
Um incidente é uma interrupção não planeada de um serviço de TI ou uma redução da qualidade de um serviço de TI. Uma falha de um item de configuração que ainda não tenha tido impacte num serviço de TI é também um incidente. Por exemplo: A falha de um disco rígido de um conjunto de discos em espelho.
Mais exemplos de incidentes: o computador da sala de aula não liga, o videoprojetor não liga, não tenho acesso à internet no desktop do gabinete, a impressora self-service do piso C5 tem papel encravado, não consigo autenticar-me no e-learning do Iscte.
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- Ver como registar | acompanhar | aceitar | rejeitar um incidente
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- Consulte aqui o glossário do Iscte.
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O que é um pedido de serviço?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
Um pedido de informação, aconselhamento, uma alteração padrão ou acesso a um serviço de TI por parte de um utilizador. Por exemplo, para reinicializar uma palavra-passe ou para ser fornecido um conjunto de serviços de TI padronizado a um novo utilizador.
Os pedidos de serviço são geralmente tratados pela central de serviços e não requerem a abertura de um pedido de alteração (PDA). Ver satisfação de pedidos.
O pedidos de serviços de TI do Iscte devem ser registados no “Portal de Serviços dos SIIC” acessível em https://iajuda.iscte-iul.pt/
Ver como registar | acompanhar | aceitar | rejeitar um pedido de serviço no “Portal de Serviços dos SIIC”.
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- Consulte aqui o glossário do Iscte.
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O que é um turno?
Atualizado/Updated: 2024-09-28
Âmbito: Comunidade do Iscte
Um turno é um conjunto de aulas de determinado tipo (laboratorial, teórica, teórico-prática, etc.) que ocorrem durante o período letivo de uma unidade curricular.
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- Consulte aqui o glossário do Iscte.
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O que é uma Unidade de Competência?
Atualizado/Updated: 2022-01-26
Última atualização: 24/01/2022
Âmbito: Comunidade do Iscte
Denominação utilizada quando uma unidade de ensino é criada no sistema Fénix, ancorada numa área científica e sem integrar, ainda, qualquer plano curricular de um curso.
Quando é associada a um plano curricular de um curso toma a designação de unidade curricular.
Consulte aqui o glossário do Iscte.
Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos.
O que é uma Unidade de Curricular?
Atualizado/Updated: 2024-09-28
Âmbito: Comunidade do Iscte
Segundo o DL n.º 74/2006, é uma unidade de ensino com objectivos de formação próprios que é objecto de inscrição administrativa e de avaliação traduzida numa classificação final.
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- Consulte aqui o glossário do Iscte.
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O que é uma Unidade de Execução?
Atualizado/Updated: 2024-09-28
Âmbito: Comunidade do Iscte
Refere-se à execução de uma unidade curricular num determinado período lectivo, quando associada a um plano curricular de um curso.
Por exemplo, a unidade curricular “Introdução à Informática“, no “1.º semestre“, do “1.º ano curricular” da “Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática“, do ano lectivo 2012/2013.
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- Consulte aqui o glossário do Iscte.
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O que são as Zoom APPS?
Atualizado/Updated: 2025-01-15
EN
Âmbito: Comunidade do Iscte
Com a atualização da nova versão do ZOOM, o COLIBRI passou a permitir a integração de aplicativos de terceiros, nas suas videoconferências.
As ZOOM APPS, são aplicativos de terceiros que aparecem dentro da sua reunião e que permitem o aumento da sua interatividade nas reuniões.
O objetivo é facilitar o acesso dos utilizadores aos softwares de produtividade, bem estar e entretenimento.
Com as ZOOM APPS, ficará com um espaço do seu ecrã, disponível para trabalhar colaborativamente, enquanto reúne.
Deixamos aqui algumas aplicações já testadas pela equipa da FCCN e prontas a instalar no vosso cliente ZOOM.
Kahoot | Miro | Mural | Mentimeter | Survey monkey | Dot collector | Virtual Backgrounds | Pexels | Draw with Scribble Together Whiteboard | Meeting Timer, Agenda Timer & Clock Countdown | Notejoy | Allo
Ocorreu um erro enquanto tentava fazer login com SSO
Atualizado/Updated: 2025-01-15
EN
Âmbito: Comunidade do Iscte
Quando aparece esta mensagem de erro, significa que anteriormente entrou com o seu e-mail institucional no site da ZOOM.
Terá de apagar essa conta, seguindo estes passos:
- Inicie sessão no portal web do Zoom com o seu e-mail institucional.
- No menu de navegação, clique em “Gerenciamento de conta” e, em seguida, em “Perfil da conta“.
- Clique em “Encerrar minha conta“.
- Clique em “Sim” para confirmar que deseja encerrar a sua conta Zoom. Isso excluirá a sua conta Zoom permanentemente.
- Será redirecionado para a página inicial do Zoom e será exibida uma mensagem a informar que a sua conta foi encerrada com sucesso.
Nota: Após este passo o utilizador já poderá aceder ao serviço colibri: colibri.fccn.pt e realizar a autenticação federada no serviço.
Opção bloqueada pelo administrador
Atualizado/Updated: 2025-01-15
EN
Âmbito: Comunidade do Iscte
A maior parte das opções das configurações têm a possibilidade de ser editadas, pelo próprio utilizador: activar (modo azul) ou desactivar (modo cinza).
As opções com a nota: “Bloqueado pelo administrador”, estão activas por defeito. Deste modo, essa funcionalidade estará sempre disponível.
Os alunos recebem notificação por email dos anúncios?
Atualizado/Updated: 2022-07-11
Sim. As notificações dos Anúncios e Fóruns de discussão também são enviadas por email, para além de aparecem no menu das Notificações dentro da própria plataforma.
Porque não consigo aceder aos conteúdos que aparecem com o ícone do cadeado?
Atualizado/Updated: 2024-08-22
Os conteúdos da disciplina são geridos pelo(s) professor(es) e os conteúdos que aparecem com o ícone do cadeado (ver imagem abaixo) foram restritos a grupos específicos pelo(s) professor(es).
Se considerar que deveria poder ver este conteúdo bloqueado, contacte o(s) professor(es) e peça para ser adicionado ao grupo pretendido.
Posso aceder à b-on a partir de casa?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
É possível aceder à b-on fora do Iscte através da VPN (Virtual Private Network).
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- Veja aqui como configurar e usar a VPN do Iscte.
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Quais são as diferenças entre conta BASIC, PRO ou WEBINAR?
Atualizado/Updated: 2024-11-26
Âmbito: Comunidade do Iscte
Os tipos de conta Zoom utilizados na videoconferência Colibri são os seguintes:
Basic
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- Reuniões com duração máxima de 40 minutos.
- Até 100 participantes por sessão.
- Os estudantes só possuem conta BASIC.
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Pro/Licensed
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- Reuniões sem duração máxima.
- Até 300 participantes por sessão.
- Possibilidade de gravação na cloud.
- Polls.
- Ligação a terminais de videoconferência (H.323).
- Breakout rooms.
- Apenas disponíveis para contas “staff” ou “faculty“.
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Webinar
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- Apenas por requisição.
- Acima dos 300 participantes até 1.000 por sessão.
- Possibilidade de gravação na cloud.
- Polls.
- Q&As
- Sala de treino.
- Apenas disponíveis para contas “staff” ou “faculty“.
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Através desta tabela comparativa, consegue analisar as diferenças entre estas três contas.
Clique aqui para saber de que tipo é a sua conta.
Qual é a diferença entre OneDrive e SharePoint
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
As semelhanças entre os programas
- O Sharepoint como o OneDrive têm funções de armazenamento em nuvem parecidas.
- Ambos oferecem uma proteção de nível empresarial e estão em conformidade com as principais legislações de proteção de dados.
As principais diferenças
- O Sharepoint é um sistema para armazenamento colaborativo, focado nas necessidades de equipas. O OneDrive é um sistema de armazenamento pessoal, ou seja, não colaborativo.
- O Sharepoint é uma plataforma projetada especificamente para promover o trabalho colaborativo em ambiente online. É um ambiente empresarial em que os colaboradores compartilham pastas e ficheiros, incluindo a edição de ficheiros em simultâneo.
- A usubilidade do Sharepoint é bem mais ampla do que a do OneDrive, pois pode ser adaptado para funcionar como uma intranet. Além de poder ser integrado com o Teams.