Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Notícias

ZOOM APPS

Com a atualização da nova versão do ZOOM, o COLIBRI passou a permitir a integração de aplicativos de terceiros, nas suas videoconferências.  

As ZOOM APPS, são aplicativos de terceiros que aparecem dentro da sua reunião e que permitem o aumento da sua interatividade nas reuniões.  

O objetivo é facilitar o acesso dos utilizadores aos softwares de produtividade, bem estar e entretenimento. 

Com as ZOOM APPS, ficará com um espaço do seu ecrã, disponível para trabalhar colaborativamente, enquanto reúne. 

Deixamos aqui algumas aplicações já testadas pela equipa da FCCN e prontas a instalar no vosso cliente ZOOM. 

Kahoot | Miro | Mural | Mentimeter | Survey monkey | Dot collector | Virtual Backgrounds | Pexels | Draw with Scribble Together Whiteboard | Meeting Timer, Agenda Timer & Clock Countdown | Notejoy | Allo


With the update of the new ZOOM version, COLIBRI now allows the integration of third-party applications in your videoconferences.

ZOOM APPS, are third-party applications that appear inside your meeting and allow you to increase your interactivity in meetings.

The goal is to make it easier for users to access productivity, wellness, and entertainment software.

With ZOOM APPS, you will have a space of your screen available for collaborative work while you meet.

Here are some applications already tested by the FCCN team and ready to install on your ZOOM client.

Kahoot | Miro | Mural | Mentimeter | Survey monkey | Dot collector | Virtual Backgrounds | Pexels | Draw with Scribble Together Whiteboard | Meeting Timer, Agenda Timer & Clock Countdown | Notejoy | Allo

Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos. | If you want to get detailed information, please contact us.

A Cibersegurança tem alguma coisa a ver comigo?

A Cibersegurança tem alguma coisa a ver comigo? Todos os dias temos acesso a um vasto conjunto de informações de caráter pessoal, institucional, bancária, de saúde, investigação, propriedade intelectual, entre outras.

Estamos seguros nestes passos do nosso dia-a-dia? Sabe que o seu papel na cibersegurança é relevante?

A MetaRed Portugal pretende avaliar o nível de conhecimento sobre esta temática na sociedade e a sua participação é fundamental. Colabore através do preenchimento do questionário de autoavaliação disponível aqui.

A MetaRed Portugal é uma associação de instituições de ensino superior públicas e privadas portuguesas, da qual o Iscte faz parte, e que está aberta igualmente a outras entidades da administração pública que desenvolvam atividade relevante no domínio das TIC e em particular na sua aplicação no âmbito do ensino superior.

#ProtegeOTeuCampus

Sensibilização em Cibersegurança

O Iscte- Instituto Universitário de Lisboa associou-se à iniciativa de “Sensibilização em Cibersegurança” nas Instituições de Ensino Superior (IES), um projeto de colaboração entre a Rede Colaborativa MetaRed e o Instituto de Cibersegurança de Espanha (INCIBE).

A campanha #ProtegeOTeuCampus (https://www.metared.org/pt/ProtegeOTeuCampus.html) vem no sentido de sensibilizar e informar as comunidades académicas para os riscos e as boas práticas na área da cibersegurança. Faz sentido que os jovens aprendam na universidade as melhores práticas para agirem e se defenderem neste âmbito.

Informação| Correio eletrónico | Palavras-passe | Posto de trabalho | Dispositivos pessoais | Redes sociais

Novas Salas de Videoconferência

Decorre até ao próximo dia 23 de outubro a instalação de sistemas de videoconferência em auditórios e salas de aula do Edifício II.

Esta renovação abrangerá:

  • A substituição da infraestrutura de projeção analógica (VGA) por uma infraestrutura digital (HDMI), com a eliminação do comutador VGA;
  • A substituição das câmara web usb (colocadas sobre a mesa do docente) por câmaras, com microfone onidirecional (colocados no teto da sala);
  • A colocação de duas colunas som em todas as salas de aula.

Estes espaços ficarão, assim, devidamente preparados para a realização de aulas e outros eventos em ambiente híbrido, i.e., com participantes presenciais e remotos.

Nas salas de aula, a ligação do computador (desktop da sala ou portátil) aos sistemas de videoprojeção e videoconferência é assegurada por um único cabo USB 3.0.

Nos auditórios, a ligação do computador (desktop da sala ou portátil) ao sistema de videoprojeção é assegurada por uma cabo HDMI e a ligação ao sistema de videoconferência é assegurada por um cabo USB 3.0.

Nos auditórios, os sistemas de videoprojeção e de videoconferência usam o respetivo sistema de som (microfones, amplificador e colunas do auditório).

Em cada sala de aula/auditório existirá um sistema de controlo que permitirá:

  1. Ligar | Desligar o videoprojetor;
  2. Ligar | Desligar a câmara de vídeo;
  3. Controlar o volume do áudio;
  4. Escolher um dos quatro cenários de filmagem predefinidos (Presets).

CONSULTAR MAIS DETALHES AQUI

Email – Problemas de autenticação

No dia 1 de Fevereiro de 2021, a Microsoft substitui o sistema de autenticação básico por um modelo mais seguro: OAuth2.0. Esta alteração afeta os serviços de email tais como: Gmail, Thunderbird, Mail Mac, Outlook, entre outros.

As contas de email com configurações realizadas para IMAP/POP, através do modelo antigo, deixarão de comunicar tornando-se necessária a sua reconfiguração para Exchange.

Veja aqui como configurar a sua conta de email.

Mais informação

Zoom – Interpretação de idiomas em reuniões e webinars

Já é possível incluir intérpretes nas reuniões ou em webinars. Veja aqui como proceder.

Pré-requisitos:

  • Cliente Zoom para desktop
    • Windows: 4.5.3261.0825 ou posterior
    • macOS: 4.5.3261.0825 ou posterior
  • Aplicativo Zoom para telemóvel
    • Android: 4.5.3261.0825 ou versão posterior
    • iOS: 4.5.0 (3261.0825) ou versão posterior
  • Reunião com um ID da reunião gerado automaticamente

Zoom – Apoio a docentes

À semelhança do semestre passado, foi ativada uma linha de apoio dedicada ao Zoom, que estará disponível todos os dias úteis, das 10:00 às 16:00 horas. Consulte a sua caixa de correio para aceder ao link da linha de apoio.

Para atendimentos fora dessa janela horária, os docentes devem contactar os SIIC pelos canais habituais.

Lançamento do site dos SIIC

Está online o novo site dos serviços de infraestrutura informática e de comunicações (SIIC).

Brevemente será publicada a versão em Inglês.


The new website of SIIC (IT Infrastructure and Communications Services) is online.

The English version will be published shortly.