Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Notícias

Zoom (Colibri) indisponível

Os Serviços de Infraestruturas Informáticas e de Comunicações (SIIC) informam a comunidade Iscte que no dia 6 de Agosto pelas 12:00 horas (sábado) o serviço Colibri (Zoom), será alvo de uma intervenção técnica por parte da FCCN que pressupõe a interrupção do serviço com uma duração expectável de duas horas.

Durante este período não será possível aceder ao serviço nem realizar reuniões na plataforma. O histórico de dados meeting reports, Cloud recordings, e outras funcionalidades disponíveis via interface web podem levar algumas horas, ou dias, a serem atualizadas nas contas dos utilizadores.

+++

The IT Services inform the Iscte community that on August 6th at 12:00 pm (Saturday) the Colibri (Zoom) service will be the subject of a technical intervention by the FCCN which presupposes the interruption service with an expected duration of two hours.

During this period, it will not be possible to access the service or hold meetings on the platform. Data history, meeting reports, Cloud recordings, and other features available via the web interface may take a few hours, or days, to be updated in user accounts.

Colibri/Zoom – Como ter uma conta PRO?

O Colibri, trabalha habitualmente com contas flutuantes, para todos os membros da rede RCTS. As contas Pro são válidas até uma horas após ter sido realizado o login federado na plataforma.

  • Caso já tenha feito o login durante o decorrer do dia, antes de iniciar uma nova reunião, deverá voltar a efectuar o login, para garantir que a sua conta volta a estar com o estatuto PRO.
  • Limpe o cache e cookies do browser, ou opte por entrar numa janela anônima do browser (ou sem registo), para colocar novamente as suas credenciais institucionais.
  • Uma forma de verificar se a sua conta está PRO, durante a sessão de trabalho, é validar se na barra da aplicação ZOOM:
    • aparece a opção Polls ativa,
    • consegue gravar a reunião na Cloud;
    • tem a opção Breakout Rooms,
    • Caso contrário, a sua conta está no modo BASIC, pelo que deve repetir os passos de autenticação.

Mudança de plataforma de e-Learning

O Iscte vai mudar a sua plataforma de e-Learning para Moodle no próximo ano letivo.

Foi enviado um email a todos os docentes com o roadmap da migração, que inclui o calendário provisório para formação e instruções sobre como exportar as unidades curriculares e bancos de perguntas atualmente no Blackboard.

Caso não tenha recebido o email, entre em contacto com os serviços em https://iajuda.iscte-iul.pt (Novo pedido —> Aplicações —> Moodle).

Brevemente será disponibilizada mais informação na página dos SIIC.

Spam/Phishing

Encontra-se a circular um email que simula ser enviado pela Microsoft a solicitar as credenciais de acesso ao serviço de correio eletrónico.

Deste modo os SIIC esclarecem que esta mensagem:

  • Não tem origem nos serviços da Microsoft nem nos serviços técnicos dos SIIC.
  • Deve ser considerada lixo e eliminada.
  • Deve, se possível, em https://mail.iscte-iul.pt  sinalizar a mensagem como SPAM/PHISHING para que em futuras tentativas de envio seja bloqueada – Veja aqui como fazê-lo.

Mais se afirma que os SIIC nunca solicitam ou requisitam aos seus utilizadores, quer por email, quer pessoalmente, o envio de dados pessoais e sigilosos como senhas de acesso.

Em caso de dúvida  deverá contatar o suporte dos SIIC.

Exemplo da mensagem suspeita:

ZOOM APPS

Com a atualização da nova versão do ZOOM, o COLIBRI passou a permitir a integração de aplicativos de terceiros, nas suas videoconferências.  

As ZOOM APPS, são aplicativos de terceiros que aparecem dentro da sua reunião e que permitem o aumento da sua interatividade nas reuniões.  

O objetivo é facilitar o acesso dos utilizadores aos softwares de produtividade, bem estar e entretenimento. 

Com as ZOOM APPS, ficará com um espaço do seu ecrã, disponível para trabalhar colaborativamente, enquanto reúne. 

Deixamos aqui algumas aplicações já testadas pela equipa da FCCN e prontas a instalar no vosso cliente ZOOM. 

Kahoot | Miro | Mural | Mentimeter | Survey monkey | Dot collector | Virtual Backgrounds | Pexels | Draw with Scribble Together Whiteboard | Meeting Timer, Agenda Timer & Clock Countdown | Notejoy | Allo


With the update of the new ZOOM version, COLIBRI now allows the integration of third-party applications in your videoconferences.

ZOOM APPS, are third-party applications that appear inside your meeting and allow you to increase your interactivity in meetings.

The goal is to make it easier for users to access productivity, wellness, and entertainment software.

With ZOOM APPS, you will have a space of your screen available for collaborative work while you meet.

Here are some applications already tested by the FCCN team and ready to install on your ZOOM client.

Kahoot | Miro | Mural | Mentimeter | Survey monkey | Dot collector | Virtual Backgrounds | Pexels | Draw with Scribble Together Whiteboard | Meeting Timer, Agenda Timer & Clock Countdown | Notejoy | Allo

Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos. | If you want to get detailed information, please contact us.

Nova plataforma plataforma iAjuda

Entrou hoje em funcionamento a nova plataforma https://iajuda.iscte-iul.pt. Esta plataforma tem como objetivo gerir os serviços de informática prestados à comunidade. Nela será possível fazer pedidos de serviço, reportar incidentes, saber em tempo real qual o seu estado e no final avaliar a qualidade do serviço prestado. 

Em relação à plataforma anterior há algumas diferenças que gostaríamos de salientar: 

  • deixa de ser possível fazer pedidos para o email iajuda@iscte-iul.pt
  • existe um SLA (tempo máximo de resposta) definido para cada pedido/incidente; 
  • é possível fazer o seguimento dos pedidos de forma mais fácil. 

O preenchimento de um pedido de serviço ou incidente tem um formulário próprio. Se tiver dúvidas no seu preenchimento pode consultar o seguinte vídeo de ajuda

Em caso de dúvida, ou alguma dificuldade, poderá obter mais informação aqui ou contactar os serviços pelos canais habituais


The new https://iajuda.iscte-iul.pt platform went live today. This platform aims to manage the IT services provided to the community. In this app you can make service requests, report incidents, know what their status is in real time and, in the end, evaluate the quality of the service provided. 

In relation to the previous platform, there are some differences that we would like to point out: 

  • it is no longer possible to make requests to the email iajuda@iscte-iul.pt
  • there is an SLA (maximum response time) defined for each request/incident; 
  • it is possible to track requests more easily. 

Filling in a service request or incident has its own form. If you have doubts about how to fill it out, you can watch the following help video

If you have any doubts or difficulties, you may consult more information here or contact us

A Cibersegurança tem alguma coisa a ver comigo?

A Cibersegurança tem alguma coisa a ver comigo? Todos os dias temos acesso a um vasto conjunto de informações de caráter pessoal, institucional, bancária, de saúde, investigação, propriedade intelectual, entre outras.

Estamos seguros nestes passos do nosso dia-a-dia? Sabe que o seu papel na cibersegurança é relevante?

A MetaRed Portugal pretende avaliar o nível de conhecimento sobre esta temática na sociedade e a sua participação é fundamental. Colabore através do preenchimento do questionário de autoavaliação disponível aqui.

A MetaRed Portugal é uma associação de instituições de ensino superior públicas e privadas portuguesas, da qual o Iscte faz parte, e que está aberta igualmente a outras entidades da administração pública que desenvolvam atividade relevante no domínio das TIC e em particular na sua aplicação no âmbito do ensino superior.

#ProtegeOTeuCampus