Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Notícias

Autenticação Multifator (MFA)

O Iscte vai iniciar a adoção de autenticação multifator (MFA), que é um método através do qual um utilizador confirma a sua identidade através de duas ou mais provas apresentadas com sucesso. No caso do ISCTE, consideramos o nome de utilizador e password como sendo o primeiro fator de autenticação. A escolha do segundo fator caberá ao utilizador, que pode escolher entre: 

  • Aplicação OKTA Verify (Recomendado) 
  • Aplicação Google Authenticator ou outra compatível com TOTP 
  • Chave de segurança ou autenticador biométrico

Para poder ativar o segundo fator deverá primeiro confirmar a sua identidade em https://identity.iscte-iul.pt

As instruções de configuração podem ser consultadas no site dos SIIC em https://siic.iscte-iul.pt/mfa/

O serviço de VPN foi reposto no endereço habitual https://vpn.iscte-iul.pt e o acesso ao serviço requererá ter o MFA configurado.

Quaisquer questões poderão contactar os serviços via https://iajuda.iscte-iul.pt ou telefonicamente para o 210 464 010 (ou ext. 291000) durante o horário das 9h00 às 18h.

Problemas acesso Office 365

Os serviços da Microsoft Office 365 estão com problemas que estão a afetar alguns utilizadores de forma intermitente.

Lamentamos o incómodo causado e esperamos que a Microsoft resolva o problema com a máxima brevidade possível.

Temos recebido indicação de alguns utilizadores que com a VPN ligada o problema é ultrapassado. Poderá instalar a VPN seguindo as instruções aqui:

Zoom (Colibri) indisponível

Os Serviços de Infraestruturas Informáticas e de Comunicações (SIIC) informam a comunidade Iscte que no dia 6 de Agosto pelas 12:00 horas (sábado) o serviço Colibri (Zoom), será alvo de uma intervenção técnica por parte da FCCN que pressupõe a interrupção do serviço com uma duração expectável de duas horas.

Durante este período não será possível aceder ao serviço nem realizar reuniões na plataforma. O histórico de dados meeting reports, Cloud recordings, e outras funcionalidades disponíveis via interface web podem levar algumas horas, ou dias, a serem atualizadas nas contas dos utilizadores.

+++

The IT Services inform the Iscte community that on August 6th at 12:00 pm (Saturday) the Colibri (Zoom) service will be the subject of a technical intervention by the FCCN which presupposes the interruption service with an expected duration of two hours.

During this period, it will not be possible to access the service or hold meetings on the platform. Data history, meeting reports, Cloud recordings, and other features available via the web interface may take a few hours, or days, to be updated in user accounts.

Intervenção na infraestrutura de rede

Hoje, dia 4 de julho de 2023, por volta das 22h será realizada uma intervenção na infraestrutura de rede que causará interrupções momentâneas na ligação à internet e à generalidade dos serviços internos (ex: Fenix e Moodle). A intervenção tem a duração prevista de 1 hora. Os serviços que não serão afetados são o O365 (email, onedrive, sharepoint, teams etc..), o Zoom, G Suite (Google).

Mensagens de Zoom Marketplace

A pedido da comunidade a FCCN ativou um conjunto de aplicações no Marketplace Zoom, daí a série de notificações. Trata-se de um procedimento habitual da Zoom ao ativar as Apps. Pedimos desculpa por qualquer incómodo causado.

Colibri/Zoom – Como ter uma conta PRO?

O Colibri, trabalha habitualmente com contas flutuantes, para todos os membros da rede RCTS. As contas Pro são válidas até uma horas após ter sido realizado o login federado na plataforma.

  • Caso já tenha feito o login durante o decorrer do dia, antes de iniciar uma nova reunião, deverá voltar a efectuar o login, para garantir que a sua conta volta a estar com o estatuto PRO.
  • Limpe o cache e cookies do browser, ou opte por entrar numa janela anônima do browser (ou sem registo), para colocar novamente as suas credenciais institucionais.
  • Uma forma de verificar se a sua conta está PRO, durante a sessão de trabalho, é validar se na barra da aplicação ZOOM:
    • aparece a opção Polls ativa,
    • consegue gravar a reunião na Cloud;
    • tem a opção Breakout Rooms,
    • Caso contrário, a sua conta está no modo BASIC, pelo que deve repetir os passos de autenticação.