Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Notícias

Autenticação Multifator (MFA)

O Iscte vai iniciar a adoção de autenticação multifator (MFA), que é um método através do qual um utilizador confirma a sua identidade através de duas ou mais provas apresentadas com sucesso. No caso do ISCTE, consideramos o nome de utilizador e password como sendo o primeiro fator de autenticação. A escolha do segundo fator caberá ao utilizador, que pode escolher entre: 

  • Aplicação OKTA Verify (Recomendado) 
  • Aplicação Google Authenticator ou outra compatível com TOTP 
  • Chave de segurança ou autenticador biométrico

Para poder ativar o segundo fator deverá primeiro confirmar a sua identidade em https://identity.iscte-iul.pt

As instruções de configuração podem ser consultadas no site dos SIIC em https://siic.iscte-iul.pt/mfa/

O serviço de VPN foi reposto no endereço habitual https://vpn.iscte-iul.pt e o acesso ao serviço requererá ter o MFA configurado.

Quaisquer questões poderão contactar os serviços via https://iajuda.iscte-iul.pt ou telefonicamente para o 210 464 010 (ou ext. 291000) durante o horário das 9h00 às 18h.

Colibri/Zoom – Como ter uma conta PRO?

O Colibri, trabalha habitualmente com contas flutuantes, para todos os membros da rede RCTS. As contas Pro são válidas até uma horas após ter sido realizado o login federado na plataforma.

  • Caso já tenha feito o login durante o decorrer do dia, antes de iniciar uma nova reunião, deverá voltar a efectuar o login, para garantir que a sua conta volta a estar com o estatuto PRO.
  • Limpe o cache e cookies do browser, ou opte por entrar numa janela anônima do browser (ou sem registo), para colocar novamente as suas credenciais institucionais.
  • Uma forma de verificar se a sua conta está PRO, durante a sessão de trabalho, é validar se na barra da aplicação ZOOM:
    • aparece a opção Polls ativa,
    • consegue gravar a reunião na Cloud;
    • tem a opção Breakout Rooms,
    • Caso contrário, a sua conta está no modo BASIC, pelo que deve repetir os passos de autenticação.

ZOOM APPS

Com a atualização da nova versão do ZOOM, o COLIBRI passou a permitir a integração de aplicativos de terceiros, nas suas videoconferências.  

As ZOOM APPS, são aplicativos de terceiros que aparecem dentro da sua reunião e que permitem o aumento da sua interatividade nas reuniões.  

O objetivo é facilitar o acesso dos utilizadores aos softwares de produtividade, bem estar e entretenimento. 

Com as ZOOM APPS, ficará com um espaço do seu ecrã, disponível para trabalhar colaborativamente, enquanto reúne. 

Deixamos aqui algumas aplicações já testadas pela equipa da FCCN e prontas a instalar no vosso cliente ZOOM. 

Kahoot | Miro | Mural | Mentimeter | Survey monkey | Dot collector | Virtual Backgrounds | Pexels | Draw with Scribble Together Whiteboard | Meeting Timer, Agenda Timer & Clock Countdown | Notejoy | Allo


With the update of the new ZOOM version, COLIBRI now allows the integration of third-party applications in your videoconferences.

ZOOM APPS, are third-party applications that appear inside your meeting and allow you to increase your interactivity in meetings.

The goal is to make it easier for users to access productivity, wellness, and entertainment software.

With ZOOM APPS, you will have a space of your screen available for collaborative work while you meet.

Here are some applications already tested by the FCCN team and ready to install on your ZOOM client.

Kahoot | Miro | Mural | Mentimeter | Survey monkey | Dot collector | Virtual Backgrounds | Pexels | Draw with Scribble Together Whiteboard | Meeting Timer, Agenda Timer & Clock Countdown | Notejoy | Allo

Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos. | If you want to get detailed information, please contact us.

A Cibersegurança tem alguma coisa a ver comigo?

A Cibersegurança tem alguma coisa a ver comigo? Todos os dias temos acesso a um vasto conjunto de informações de caráter pessoal, institucional, bancária, de saúde, investigação, propriedade intelectual, entre outras.

Estamos seguros nestes passos do nosso dia-a-dia? Sabe que o seu papel na cibersegurança é relevante?

A MetaRed Portugal pretende avaliar o nível de conhecimento sobre esta temática na sociedade e a sua participação é fundamental. Colabore através do preenchimento do questionário de autoavaliação disponível aqui.

A MetaRed Portugal é uma associação de instituições de ensino superior públicas e privadas portuguesas, da qual o Iscte faz parte, e que está aberta igualmente a outras entidades da administração pública que desenvolvam atividade relevante no domínio das TIC e em particular na sua aplicação no âmbito do ensino superior.

#ProtegeOTeuCampus

Sensibilização em Cibersegurança

O Iscte- Instituto Universitário de Lisboa associou-se à iniciativa de “Sensibilização em Cibersegurança” nas Instituições de Ensino Superior (IES), um projeto de colaboração entre a Rede Colaborativa MetaRed e o Instituto de Cibersegurança de Espanha (INCIBE).

A campanha #ProtegeOTeuCampus (https://www.metared.org/pt/ProtegeOTeuCampus.html) vem no sentido de sensibilizar e informar as comunidades académicas para os riscos e as boas práticas na área da cibersegurança. Faz sentido que os jovens aprendam na universidade as melhores práticas para agirem e se defenderem neste âmbito.

Informação| Correio eletrónico | Palavras-passe | Posto de trabalho | Dispositivos pessoais | Redes sociais

Novas Salas de Videoconferência

Decorre até ao próximo dia 23 de outubro a instalação de sistemas de videoconferência em auditórios e salas de aula do Edifício II.

Esta renovação abrangerá:

  • A substituição da infraestrutura de projeção analógica (VGA) por uma infraestrutura digital (HDMI), com a eliminação do comutador VGA;
  • A substituição das câmara web usb (colocadas sobre a mesa do docente) por câmaras, com microfone onidirecional (colocados no teto da sala);
  • A colocação de duas colunas som em todas as salas de aula.

Estes espaços ficarão, assim, devidamente preparados para a realização de aulas e outros eventos em ambiente híbrido, i.e., com participantes presenciais e remotos.

Nas salas de aula, a ligação do computador (desktop da sala ou portátil) aos sistemas de videoprojeção e videoconferência é assegurada por um único cabo USB 3.0.

Nos auditórios, a ligação do computador (desktop da sala ou portátil) ao sistema de videoprojeção é assegurada por uma cabo HDMI e a ligação ao sistema de videoconferência é assegurada por um cabo USB 3.0.

Nos auditórios, os sistemas de videoprojeção e de videoconferência usam o respetivo sistema de som (microfones, amplificador e colunas do auditório).

Em cada sala de aula/auditório existirá um sistema de controlo que permitirá:

  1. Ligar | Desligar o videoprojetor;
  2. Ligar | Desligar a câmara de vídeo;
  3. Controlar o volume do áudio;
  4. Escolher um dos quatro cenários de filmagem predefinidos (Presets).

CONSULTAR MAIS DETALHES AQUI