Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Notícias

ZOOM APPS

Com a atualização da nova versão do ZOOM, o COLIBRI passou a permitir a integração de aplicativos de terceiros, nas suas videoconferências.  

As ZOOM APPS, são aplicativos de terceiros que aparecem dentro da sua reunião e que permitem o aumento da sua interatividade nas reuniões.  

O objetivo é facilitar o acesso dos utilizadores aos softwares de produtividade, bem estar e entretenimento. 

Com as ZOOM APPS, ficará com um espaço do seu ecrã, disponível para trabalhar colaborativamente, enquanto reúne. 

Deixamos aqui algumas aplicações já testadas pela equipa da FCCN e prontas a instalar no vosso cliente ZOOM. 

Kahoot | Miro | Mural | Mentimeter | Survey monkey | Dot collector | Virtual Backgrounds | Pexels | Draw with Scribble Together Whiteboard | Meeting Timer, Agenda Timer & Clock Countdown | Notejoy | Allo


With the update of the new ZOOM version, COLIBRI now allows the integration of third-party applications in your videoconferences.

ZOOM APPS, are third-party applications that appear inside your meeting and allow you to increase your interactivity in meetings.

The goal is to make it easier for users to access productivity, wellness, and entertainment software.

With ZOOM APPS, you will have a space of your screen available for collaborative work while you meet.

Here are some applications already tested by the FCCN team and ready to install on your ZOOM client.

Kahoot | Miro | Mural | Mentimeter | Survey monkey | Dot collector | Virtual Backgrounds | Pexels | Draw with Scribble Together Whiteboard | Meeting Timer, Agenda Timer & Clock Countdown | Notejoy | Allo

Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos. | If you want to get detailed information, please contact us.

Nova plataforma plataforma iAjuda

Entrou hoje em funcionamento a nova plataforma https://iajuda.iscte-iul.pt. Esta plataforma tem como objetivo gerir os serviços de informática prestados à comunidade. Nela será possível fazer pedidos de serviço, reportar incidentes, saber em tempo real qual o seu estado e no final avaliar a qualidade do serviço prestado. 

Em relação à plataforma anterior há algumas diferenças que gostaríamos de salientar: 

  • deixa de ser possível fazer pedidos para o email iajuda@iscte-iul.pt
  • existe um SLA (tempo máximo de resposta) definido para cada pedido/incidente; 
  • é possível fazer o seguimento dos pedidos de forma mais fácil. 

O preenchimento de um pedido de serviço ou incidente tem um formulário próprio. Se tiver dúvidas no seu preenchimento pode consultar o seguinte vídeo de ajuda

Em caso de dúvida, ou alguma dificuldade, poderá obter mais informação aqui ou contactar os serviços pelos canais habituais


The new https://iajuda.iscte-iul.pt platform went live today. This platform aims to manage the IT services provided to the community. In this app you can make service requests, report incidents, know what their status is in real time and, in the end, evaluate the quality of the service provided. 

In relation to the previous platform, there are some differences that we would like to point out: 

  • it is no longer possible to make requests to the email iajuda@iscte-iul.pt
  • there is an SLA (maximum response time) defined for each request/incident; 
  • it is possible to track requests more easily. 

Filling in a service request or incident has its own form. If you have doubts about how to fill it out, you can watch the following help video

If you have any doubts or difficulties, you may consult more information here or contact us

A Cibersegurança tem alguma coisa a ver comigo?

A Cibersegurança tem alguma coisa a ver comigo? Todos os dias temos acesso a um vasto conjunto de informações de caráter pessoal, institucional, bancária, de saúde, investigação, propriedade intelectual, entre outras.

Estamos seguros nestes passos do nosso dia-a-dia? Sabe que o seu papel na cibersegurança é relevante?

A MetaRed Portugal pretende avaliar o nível de conhecimento sobre esta temática na sociedade e a sua participação é fundamental. Colabore através do preenchimento do questionário de autoavaliação disponível aqui.

A MetaRed Portugal é uma associação de instituições de ensino superior públicas e privadas portuguesas, da qual o Iscte faz parte, e que está aberta igualmente a outras entidades da administração pública que desenvolvam atividade relevante no domínio das TIC e em particular na sua aplicação no âmbito do ensino superior.

#ProtegeOTeuCampus

Sensibilização em Cibersegurança

O Iscte- Instituto Universitário de Lisboa associou-se à iniciativa de “Sensibilização em Cibersegurança” nas Instituições de Ensino Superior (IES), um projeto de colaboração entre a Rede Colaborativa MetaRed e o Instituto de Cibersegurança de Espanha (INCIBE).

A campanha #ProtegeOTeuCampus (https://www.metared.org/pt/ProtegeOTeuCampus.html) vem no sentido de sensibilizar e informar as comunidades académicas para os riscos e as boas práticas na área da cibersegurança. Faz sentido que os jovens aprendam na universidade as melhores práticas para agirem e se defenderem neste âmbito.

Informação| Correio eletrónico | Palavras-passe | Posto de trabalho | Dispositivos pessoais | Redes sociais

Novas Salas de Videoconferência

Decorre até ao próximo dia 23 de outubro a instalação de sistemas de videoconferência em auditórios e salas de aula do Edifício II.

Esta renovação abrangerá:

  • A substituição da infraestrutura de projeção analógica (VGA) por uma infraestrutura digital (HDMI), com a eliminação do comutador VGA;
  • A substituição das câmara web usb (colocadas sobre a mesa do docente) por câmaras, com microfone onidirecional (colocados no teto da sala);
  • A colocação de duas colunas som em todas as salas de aula.

Estes espaços ficarão, assim, devidamente preparados para a realização de aulas e outros eventos em ambiente híbrido, i.e., com participantes presenciais e remotos.

Nas salas de aula, a ligação do computador (desktop da sala ou portátil) aos sistemas de videoprojeção e videoconferência é assegurada por um único cabo USB 3.0.

Nos auditórios, a ligação do computador (desktop da sala ou portátil) ao sistema de videoprojeção é assegurada por uma cabo HDMI e a ligação ao sistema de videoconferência é assegurada por um cabo USB 3.0.

Nos auditórios, os sistemas de videoprojeção e de videoconferência usam o respetivo sistema de som (microfones, amplificador e colunas do auditório).

Em cada sala de aula/auditório existirá um sistema de controlo que permitirá:

  1. Ligar | Desligar o videoprojetor;
  2. Ligar | Desligar a câmara de vídeo;
  3. Controlar o volume do áudio;
  4. Escolher um dos quatro cenários de filmagem predefinidos (Presets).

CONSULTAR MAIS DETALHES AQUI