Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Notícias

Novas Salas de Videoconferência

Decorre até ao próximo dia 23 de outubro a instalação de sistemas de videoconferência em auditórios e salas de aula do Edifício II.

Esta renovação abrangerá:

  • A substituição da infraestrutura de projeção analógica (VGA) por uma infraestrutura digital (HDMI), com a eliminação do comutador VGA;
  • A substituição das câmara web usb (colocadas sobre a mesa do docente) por câmaras, com microfone onidirecional (colocados no teto da sala);
  • A colocação de duas colunas som em todas as salas de aula.

Estes espaços ficarão, assim, devidamente preparados para a realização de aulas e outros eventos em ambiente híbrido, i.e., com participantes presenciais e remotos.

Nas salas de aula, a ligação do computador (desktop da sala ou portátil) aos sistemas de videoprojeção e videoconferência é assegurada por um único cabo USB 3.0.

Nos auditórios, a ligação do computador (desktop da sala ou portátil) ao sistema de videoprojeção é assegurada por uma cabo HDMI e a ligação ao sistema de videoconferência é assegurada por um cabo USB 3.0.

Nos auditórios, os sistemas de videoprojeção e de videoconferência usam o respetivo sistema de som (microfones, amplificador e colunas do auditório).

Em cada sala de aula/auditório existirá um sistema de controlo que permitirá:

  1. Ligar | Desligar o videoprojetor;
  2. Ligar | Desligar a câmara de vídeo;
  3. Controlar o volume do áudio;
  4. Escolher um dos quatro cenários de filmagem predefinidos (Presets).

CONSULTAR MAIS DETALHES AQUI

Conclusão da migração do sistema de impressão e digitalização

O processo de migração do sistema de impressão e digitalização do Iscte está concluído.

Relembramos que:

  1. Este novo sistema requer a confirmação da instalação do novo driver;
  2. A autenticação é feita usando o cartão do Iscte, isto é, o cartão registado no sistema Fénix usado para abertura de portas e registo de assiduidade;
  3. Caso tenha dificuldade em utilizar o seu cartão deverá verificar se está ativo no Fénix;
  4. A mudança de cartão no Fénix reflete-se no sistema de impressão nos 30 minutos seguintes.

Use os canais habituais para esclarecimento de qualquer questão.

Alerta de Segurança

Os SIIC tiveram conhecimento de tentativas de recolha de dados indevidos através de contacto telefónico, em que os autores das chamadas se identificaram como sendo do suporte técnico da Microsoft.

Este esquema de engenharia social, no contexto de segurança da informação, refere-se à tentativa de manipulação psicológica de pessoas para a execução de ações, visando a obtenção de informações confidenciais.

A equipa dos SIIC, nunca e em momento algum, solicita dados desta natureza.

Deste modo, esclarecemos que:

  • estes contatos telefónicos não têm origem nos nossos serviços;
  • nunca solicitamos dados pessoais e sigilosos, como credenciais ou senhas de acesso, quer por email, quer por telefone ou pessoalmente.

Em caso de dúvida, por favor, contacte-nos.

Email – Problemas de autenticação

No dia 1 de Fevereiro de 2021, a Microsoft substitui o sistema de autenticação básico por um modelo mais seguro: OAuth2.0. Esta alteração afeta os serviços de email tais como: Gmail, Thunderbird, Mail Mac, Outlook, entre outros.

As contas de email com configurações realizadas para IMAP/POP, através do modelo antigo, deixarão de comunicar tornando-se necessária a sua reconfiguração para Exchange.

Veja aqui como configurar a sua conta de email.

Mais informação

Zoom – Interpretação de idiomas em reuniões e webinars

Já é possível incluir intérpretes nas reuniões ou em webinars. Veja aqui como proceder.

Pré-requisitos:

  • Cliente Zoom para desktop
    • Windows: 4.5.3261.0825 ou posterior
    • macOS: 4.5.3261.0825 ou posterior
  • Aplicativo Zoom para telemóvel
    • Android: 4.5.3261.0825 ou versão posterior
    • iOS: 4.5.0 (3261.0825) ou versão posterior
  • Reunião com um ID da reunião gerado automaticamente

Zoom – Apoio a docentes

À semelhança do semestre passado, foi ativada uma linha de apoio dedicada ao Zoom, que estará disponível todos os dias úteis, das 10:00 às 16:00 horas. Consulte a sua caixa de correio para aceder ao link da linha de apoio.

Para atendimentos fora dessa janela horária, os docentes devem contactar os SIIC pelos canais habituais.

Intervenção em equipamento de rede no dia 23 Novembro (URGENTE)

Em virtude da instabilidade no acesso à rede cablada e sem fios, afetando os gabinetes do corpo D do edifício II e alguns laboratórios de informática do piso D1, surgiu a necessidade urgente de substituir um equipamento crítico.

Assim, está previsto a troca do referido equipamento na próxima segunda-feira dia 23 de Novembro. Prevê-se um período de indisponibilidade no acesso à rede das 8h00 até às 12h00 (no máximo), em todos os gabinetes do corpo D do edifício II e nos laboratórios de informática D105, D107, D112 e D114.