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Docentes, Investigadores e Técnicos

O Iscte oferece um vasto leque de recursos tecnológicos aos seus trabalhadores.

Conta do Iscte

Para o utilizador aceder ao Fénix pela primeira vez necessita de efetuar a recuperação da palavra-passe.

  1. Aceder a https://fenix-mais.iscte-iul.pt
  2. Clicar em “Não consigo aceder”

  3. Iniciar o processo de recuperação da palavra-passe



Ativar Conta

  1. Aceder a https://fenix-mais.iscte-iul.pt > MyFenix > Outros serviços > Ativar conta



  2. Introduzir a nova password

  3. Obter o username definitivo
    Após clicar no botão “Submeter” surge o seguinte:



  4. O nome de utilizador definitivo permitirá o acesso ao email institucional e à autenticação Okta. Para isso, deverá  ativar no Okta a sua conta de utilizador do Iscte.

    Irá receber uma notificação do Okta no seu endereço de email pessoal (ver imagem abaixo):



  5. Deverá clicar no botão azul “Ativar Conta do Okta“.

    Será aberta uma nova janela no navegador predefinido, na qual será solicitado para inserir uma nova palavra-passe.

    Opcionalmente poderá introduzir um número de telemóvel que poderá ser usado para recuperar a conta.

  6. Deverá escolher uma imagem e carregar no botão criar conta/create my account.

  7. A página para autenticar-se e aceder às aplicações é https://login.iscte-iul.pt/.

Importante: O acesso às aplicações do Iscte e Office 365, apenas ficará a funcionar 48 horas depois da ativação da conta.

Os SIIC atribuem contas de utilizador a todos os trabalhadores do Iscte. A conta é pessoail e intransmissível. A titulo exemplificativo, o trabalhador Xisto Ximenes possui as seguintes credenciais:

Nome de utilizador: xxnes@iscte-iul.pt
Endereço de correio eletrónico: Xisto_Ximenes@iscte-iul.pt
Palavra-passe: Senha.2020

Para recuperar a palavra-passe, executar os seguintes passos:

  1. Aceder a https://login.iscte-iul.pt/.
  2. Clicar em “Precisa de ajuda para aceder?“.

  3. Seguir a ligação “Esqueceu-se da palavra-passe?“.


  4. Preencher o campo “E-mail ou nome de usuário”.

     

  5. Carregar no botão “Reconfigurar via e-mail“.

     

  6. Aceder à conta de correio eletrónico.
  7. Irá receber um e-mail automático no seu endereço email pessoal do endereço <noreply.login@iscte-iul.pt>, onde deverá clicar no botão “Redefinir senha“.

     

  8. Será aberta uma nova janela do login.iscte-iul.pt no navegador predefinido. Efetuar imediatamente a alteração da palavra-passe e depois clicar no botão “Redefina a senha“.

     

A palavra-passe da conta do iscte deve obedecer aos seguintes requisitos:

  • Deve ter no mínimo 10 caracteres.
  • Não deve reutilizar uma palavra-passe antiga.
  • Não deve conter o seu nome de utilizador (excluindo o sufixo @iscte-iul.pt) nem qualquer dos seus nomes usados, excluindo partículas com menos de três caracteres.
  • Não deve conter caracteres considerados ilegais (;, , %, *, espaço-em-branco).
  • Deve conter caracteres de pelo menos três das seguintes categorias:
    • Maiúsculas não acentuadas (‘A’ a ‘Z’).
    • Minúsculas não acentuadas (‘a’ a ‘z’).
    • Dígitos decimais (‘0’ a ‘9’).
    • Caracteres não alfanuméricos (!#&, etc.).
  • As palavras-passe devem ser confidenciais.
  • Não guardar as palavras-passe em papéis ou locais visíveis.
  • Mudar regularmente a palavra-passe mesmo em sistemas que não obriguem a fazê-lo.
  • Não gravar de forma automática nos sistemas (por exemplo, browsers).
  • Não usar as mesmas palavras-passe em contexto académico e em contexto pessoal.
  • Para criar uma palavra-passe segura pensar numa frase fácil de memorizar e depois definir um método para transformar essa frase numa palavra-passe.

Por exemplo:

Frase: como definir uma password segura em 2020!

Método: primeira letra de cada palavra, terceira palavra em maísculas, usar apenas os últimos dois algarismos de números e manter caracteres especiais.

Password: cdUMApse20! (Não utilizar este exemplo).


Saber + sobre a conta do Iscte

Cartão do Iscte

No início de funções no Iscte, a Unidade de Recursos Humanos atribui um cartão provisório devidamente ativado ao trabalhador.

Noutras situações, os cartões são ativados na sala de atendimento (Edifício II, piso 7, sala C7.04).

Cartão não bancário – É levantado na Unidade de Recursos Humanos (Edifício Sedas Nunes, átrio 1W, sala 1W01).

Cartão bancário – É levantado em qualquer agência da CGD ou é entregue na morada do titular.

Os cartões definitivos podem ser ativados pelo titular ou na sala de atendimento (Edifício II, piso 7, sala C7.04).

Ferramentas de Colaboração e Conhecimento

A Biblioteca do conhecimento online disponibiliza o acesso ilimitado e permanente a milhares de periódicos e ebooks de alguns dos principais fornecedores de conteúdos científicos internacionais.

Saber + sobre a b-on

Serviço de videoconferência que se encontra disponível para todas as instituições pertencentes à RCTS.

Baseado no sistema de videoconferência Zoom, suporta até 300 participantes por sessão e pode ser usado a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel (Wndows, MacOSX, Linux, iOS, Android, Blackberry, salas Zoom e sistemas H.323/SIP).

Saber + sobre o Colibri/Zoom

Serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição simples de conteúdos lectivos (aulas).

Saber + sobre o Educast

Aplicação que permite aos utilizadores enviar e armazenar temporariamente ficheiros de elevada dimensão.

  • Número máximo de destinatários de correio eletrónico: 100 (os endereços de correio eletrónico deverão ser separados por ponto e virgula).
  • Tempo disponível para descarregar o ficheiro: máximo 30 dias (após esta data os ficheiros são apagados e não é feita copia de segurança).
  • Número de ficheiros a enviar: 1 (pode comprimir vários ficheiros num único tipo 7zip, zip, rar, e outros).
  • Tamanho máximo para o envio de ficheiros: 100 GB.

Saber + sobre o Filesender

A intranet do Iscte, denominada MyIscte, é reservada aos seus trabalhadores (docentes, investigadores e técnicos).

Página do Serviço     Ler + sobre o MyIscte

Plataforma de ensino e formação online para grandes audiências.

Saber + sobre a plataforma NAU

Plataforma de vídeo-aulas promovido pelo LLCT (Laboratório de Línguas e Competências Transversais do Iscte).

Cursos disponíveis nesta plataforma

O Videocast permite transmitir video, áudio e slides em tempo real, através de uma simples página Web. Poderá ainda incluir chat, twitter e acesso controlado dos utilizadores.

  • Transmissão de eventos em direto
  • Página de suporte à criação e gestão de uma videodifusão
  • Personalização do layout de apresentação
  • Integração de vídeo, apresentação e chat
  • Transcodificação automática para formatos móveis
  • Partilha nas redes sociais
  • Estatísticas de acesso e monitorização em tempo real
  • Acesso controlado por palavra-chave
  • Autenticação federada RCTSaai

Saber + sobre o Videocast

Saber + sobre Colaboração e Conhecimento

Correio eletrónico

O serviço de correio eletrónico (contas individuais, partilhadas e listas de distribuição), suportado pela plataforma Office 365, está disponível para todos os trabalhadores do Iscte.

Os SIIC nunca solicitam aos seus utilizadores o envio de dados pessoais, tais como palavras-passe.

Outlook Web     Computadores     Smartphones     Contas partilhadas     Listas de distribuição

Saber + sobre o Correio eletrónico

Gestão Académica

A plataforma Fénix + disponibiliza serviços e funcionalidades aos diferentes atores envolvidos no processo do ensino e aprendizagem.

Gestão Documental

O sistema de gestão documental é suportado pelo edoclink.

Este serviço permite:

  • Gerir e automatizar fluxos de trabalho, eliminando tarefas repetitivas e melhorando os níveis de serviço;
  • Assegurar a gestão centralizada e eficaz de toda a documentação relacionada com um processo interno;
  • Melhorar a celeridade, eficiência e segurança do acesso à informação constante de um processo interno;
  • Tratar todos os documentos, processos e correspondência recebida e emitida por um organismo e cada uma das unidades orgânicas que o compõem.

Saber + a Gestão Documental no Iscte

Impressão e Digitalização

O serviço de impressão e digitalização é reservado aos trabalhadores do Iscte (docentes, investigadores e pessoal técnico).

  1. Tocar no écran tatil para ativar o equipamento (impressora ou multifunções) e selecionar a opção “Follow-You Printing“.

    Follow-You Printing
  2. Aproximar o cartão do Iscte ao leitor de cartões.

  3. Selecionar os documentos que que se pretende imprimir e tocar em “Imprimir“.

  4. Encerrar a sessão usando o cartão do Iscte ou tocando em “EncerrSessão“.

  1. Tocar no écran tatil para ativar a multifunções e selecionar uma das seguintes opções ( “Scan-to-Me” (para digitalizar documentos com poucas páginas) ou “Digitalizar-para email” (para digitalizar documentos com muitas páginas).

    scan-to-me

    ou

  2. Aproximar o cartão do Iscte ao leitor de cartões.

  3. Colocar os originais alimentador de documentos, tendo em conta a orientação.

  4. Verificar/alterar o endereço do destinatário (pré-preenchido com o email do utilizador autenticado) ou adicionar CC/.

    Scan-to-Me – Permite adicionar CC/

    Digitalizar-para email – Permite alterar destinatário e adicionar CC/

  5. Tocar em “Digitalizar“.

  6. Encerrar a sessão usando o cartão do Iscte ou tocando em “EncerrSessão“.

  1. Tocar no écran tatil para ativar a multifunções e selecionar a opção “Enable Copier“.

  2. Aproximar o cartão do Iscte ao leitor de cartões.

  3. Colocar os originais alimentador de documentos, tendo em conta a orientação.

  4. Tocar em “Iniciar“.
  5. Encerrar a sessão usando o cartão do Iscte ou tocando em “EncerrSessão“.

Saber + sobre o serviço de impressão e digitalização

Redes sem Fios

O serviço de redes sem fios do Iscte cobre grande parte do campus sendo acessível através dos SSID eduroam.

O eduroam (Education Roaming) é um serviço de mobilidade desenvolvido para a comunidade de ensino e investigação internacional.

Usar o instalador automático CAT Eduroam.

Saber + sobre a rede eduroam

Saber + sobre as redes sem fios.

Teletrabalho

Em teletrabalho os dispositivos e meios de conectividade não estão na infraestrutura do Iscte e por esse motivo a atenção deve ser redobrada.

Antes de deslocar o posto de trabalho para casa, o trabalhador deve obter a devida autorização do responsável do serviço.

Este deve encaminhar o pedido aos SIIC através do preenchimento do formulário disponibilizado aqui.

Os trabalhadores que não possuem privilégios de administração do seu posto de trabalho (computador de secretária ou portátil), devem solicitar a configuração da VPN antes da deslocação do equipamento para casa.

Se o posto de trabalho for um computador de secretária, devem solicitar um cabo de rede para acesso à internet em casa, pois os computadores de secretária do Iscte não possuem placa de rede sem fios.

Os pedidos de reencaminhamento de chamadas telefónicas devem ser feitos pelo responsável do serviço através do iAjuda.

Consultar os manuais de configuração dos softphone VoIP do Iscte aqui.

Em teletrabalho todas as recomendações de utilização de meios informáticos em trabalho presencial são igualmente aplicáveis.

Abaixo é apresentado um resumo das principais recomendações

Dispositivos

  • É preciso garantir a exclusividade de utilização. Não havendo esta possibilidade, é preciso garantir perfis de utilização distintos.
  • Atualização do Antivírus e dos programas em geral.
  • Bloqueio automático de sessão.
  • Não frequentar sites de streaming piratas e derivados.
  • Utilizar passwords diferentes para contas pessoais e de trabalho.

Redes e Conectividades

  • Utilizar a conectividade de rede doméstica. Evitar a utilização de conectividade de espaços públicos.
  • Não utilizar serviços de VPN comerciais para ligar aos recursos da Organização (ex: Nordvpn).
Saber + sobre Boas Práticas

Saber + sobre Teletrabalho