VoIP
2 Dezembro 2019 by André Faria
Atualizado/Updated: 2024-12-19
O VoIP (Voice over Internet Protocol) é uma tecnologia que permite efetuar chamadas de voz utilizando uma ligação à Internet em vez de uma linha telefónica tradicional. Eis alguns pontos-chave sobre o VoIP:
-
- Como funciona: O VoIP converte a sua voz em pacotes de dados digitais e transmite-os através da Internet. Este processo envolve a digitalização do sinal de voz, a sua codificação e o seu envio como pacotes IP.
- Vantagens: O VoIP oferece frequentemente custos mais baixos, melhor qualidade de áudio e mais flexibilidade em comparação com os sistemas telefónicos tradicionais. Suporta funcionalidades como correio de voz, reencaminhamento de chamadas e chamadas de vídeo.
- Utilização: O VoIP pode ser utilizado em vários dispositivos, incluindo computadores, smartphones e telefones VoIP dedicados. É popular tanto em ambientes pessoais como empresariais.
- Obter a aplicação aqui, escolhendo “Microsoft Windows installers“.
- Abrir o ficheiro descarregado (jitsi-2.10.5550-x64). Clicar em “Next“, para iniciar a a parametrização da instalação.
- Aceitar os termos do acrodo de licenciamento e clicar em “Next“.
- Definir a pasta de destino e clicar em “Next“.
- Reproduzir as definições abaixo e clicar em “Next“.
- Clicar em “Install“, para iniciar a instalaçãpo propriamente dita.
- Autorizar a instalação da aplicação.
- Clicar em “Finish“.
- Reproduzir a configuração abaixo e clicar em “Allow access“.
- Preencher os campos Username e Password, em que xxxx é a extensão pessoal e clicar em “Sign in“.
Consultar o Manual: Softphone_Jitsi_MAC OSX (PT)
- Obter a aplicação aqui, escolhendo “MAC OS X packages“.
- Abrir o ficheiro descarregado (jitsi-2.10.5550.dmg).
- Aceder à APP STORE.
- Pesquisar por “portsip“, instalar e abrir.
- Preencher os campos “Nome do Usuário“, “Senha” e “Domínio” e clicar em “Iniciar sessão“.
Consultar o Manual: Softphone_Mobile-IOS-e-Android (PT)
- Aceder ao GOOGLE PLAY.
- Pesquisar por “portsip” e instalar.
- Clicar em “Abrir“.
- Preencher os campos “Nome do Usuário“, “Senha” e “Domínio” e clicar em “Iniciar sessão“.
Consultar o Manual: Softphone_Mobile-IOS-e-Android (PT)
As credenciais de acesso são individuais e podem ser consultadas no Fénix. Para o efeito, executar os seguintes passos:
- Aceder ao Fénix em https://fenix.iscte-iul.pt/
- Aceder ao separador separador “Pessoal” e clicar em “Informação pessoal“.
- Aceder aos “Contatos” e clicar em “Ver informação VOIP“ na linha relativa à extensão.
Os pedidos de reencaminhamento de números de telefone de serviço devem ser efetuados pelo coordenador da unidade orgânica através do Portal de Serviços iAjuda.
Unidade orgânica | código de captura de chamada |
---|---|
1.º Ciclo da IBS | *441 |
2.º Ciclo da IBS | *451 |
BRU | *191 |
CEI | *291 |
CIES | *181 |
CIS | *171 |
CRIA | *571 |
Dinamia | *311 |
UATA-ECSH | *161 |
UATA-ESPP | *151 |
Expediente | *541 |
Gabinete Acesso | *481 |
GAI | *531 |
GC | *371 |
GCSA | *331 |
GDSI | *411 |
GEAPQ | *381 |
GR | *111 |
GRI | *551 |
IBS-International | *142 |
IBS-Marketing | *144 |
IBS-Quality Assurance | *143 |
UATA-IBS | *141 |
IPPS | *211 |
UATA-ISTA | *131 |
IUL-Projectos | *221 |
LCT | *201 |
SAS | *391 |
SID | *521 |
SIIC-Atendimento | *101 |
SIIC-Secretariado | *102 |
UER | *501 |
UF | *561 |
UGC | *121 |
UGE | *502 |
UPC | *511 |
URH | *401 |